Home / Agenda de Eventos / Notícias / 165 famílias recebem documentos dos Imóveis em Guaratuba
165 famílias recebem documentos dos Imóveis em Guaratuba

165 famílias recebem documentos dos Imóveis em Guaratuba

Henrique Imóvel Legal é a empresa responsável pela Regularização Fundiária – 

O sábado (28) foi especial para 165 famílias do bairro Mirim em Guaratuba litoral do Paraná, que receberam dos representantes da Cohapar e da prefeitura os documentos preliminares para a regularização dos imóveis. As famílias aguardavam há décadas pelo reconhecimento de propriedade e foram beneficiadas por uma ação conjunta dos órgãos dentro do programa Morar Legal Paraná. A iniciativa envolve investimentos de mais de R$ 1 milhão em recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, criado pelo Governo do Estado e administrado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

O evento foi realizado no salão da Capela São José Operário e contou com a presença de centenas de pessoas. A mesa foi composta pelo prefeito de Guaratuba Roberto Justus, o vice-prefeito Jean Colbert Dias, o presidente da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus, o deputado estadual Nelson Justus, a procuradora geral do município, Dra. Denise Gouveia, representando a Câmara Municipal, a vereadora Maria da Silva Batista, do escritório Henrique Imóvel Legal, o advogado Edson Henrique do Amaral (Edinho), representando o prefeito municipal de Matinhos, Ruy Hauer Reichert, o secretário municipal de turismo Ivo Hauer. Estiveram presentes ainda no evento, secretários municipais, vereadores, representantes da Copel e Sanepar.

 Regularização Fundiária – O Henrique Imóvel Legal é a empresa responsável pela Regularização Fundiária dos imóveis. O diretor da empresa, o advogado Edson Henrique do Amaral, explicou que ao todo 1000 (mil) famílias localizadas nos bairros Piçarras, Mirim e Carvoeiro serão beneficiadas. “Hoje é uma data especial para as 165 famílias que há décadas esperam pelos documentos dos imóveis. O trabalho do Henrique é muito importante, ele vem trazer um grande impacto social para estas famílias que até hoje viviam de forma irregular nos seus imóveis. Ouvimos muitos relatos dos moradores contando que eram apontados como invasores, grileiros ou posseiros, a partir de agora elas são reconhecidas como proprietárias dos imóveis. É um trabalho realizado em parceria com a comunidade, a prefeitura de Guaratuba, a COHAPAR e o Governo do Paraná”, destaca Edinho, que explica ainda que dentro de 60 dias mais 300 títulos serão entregues e até dezembro todas as 1000 famílias estarão com os documentos dos seus imóveis em mãos. “Para nós do Henrique é muito gratificante realizar este trabalho, hoje podemos ver a alegria e as emoções das famílias que aqui estão recebendo a documentação do seu imóvel. Esse trabalho é de extrema importância, trará mais qualidade de vida à comunidade que a partir de agora poderá contar com toda uma infraestrutura em seu bairro”, declara Edinho.

Qualidade de vida

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, destacou a importância do momento para as famílias e o município. “Esta semana é especial para nós que estamos comemorando 247 anos de Guaratuba. É um resgate de cidadania de dignidade para essas famílias que só quem mora numa área de posse, sabe a diferença de ter o imóvel no nome e poder dizer: está tudo certo, é meu. Os proprietários podem adquirir linhas de crédito e investir em melhorias de suas casas, a prefeitura pode entrar com fornecimento de todos os serviços públicos, muda a vida dessas famílias e de toda a cidade”, afirmou.

 

De acordo com o presidente da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus, que representou a governadora Cida Borghetti, a população de Guaratuba é a primeira a receber os benefícios do programa porque a prefeitura cumpriu com todas as exigências e contrapartidas necessárias. “A administração municipal fez o serviço de casa e agora nós estamos fazendo a entrega do projeto piloto do programa, que é uma referência nacional pelo seu modelo de gestão”, afirma.

 

 

Para Jilberto Saroba, que é do Conselho das Cidade de Matinhos, a regularização fundiária é muito importante para o município. “Estamos hoje prestigiando este evento a convite do Henrique que está trabalhando com a regularização fundiária aqui em Guaratuba. Há uns três meses ele levou essa proposta para ser implantada em Matinhos. Como é um trabalho pioneiro dele, viemos prestigiar o evento, a entrega de documentos e observar como é o trabalho que a empresa vem desenvolvendo tanto em Guaratuba como em outras cidades. A regularização fundiária é muito importante para os municípios”, ressalta.

 

Realização de um sonho

Moacir da Silva (66 anos), a mais de duas décadas espera pela regularização do seu imóvel, após receber a documentação – muito emocionado disse: “este é um momento histórico em minha vida, estou muito feliz, é maravilhoso. Assim que saiu nossa rua fui o primeiro morador, pensei que nunca ia conseguir os documentos da minha casa, minha família vai morar melhor”, contou Silva.

 

O aposentado Edésio Coutinho que completa 79 anos no mês de maio, conta que há 12 anos luta para regularizar seu imóvel. Edésio foi o primeiro morador a ser atendido no escritório do Henrique Imóvel Legal em Guaratuba. “Na reunião que participei, informaram que seriam 1000 escrituras e o povo aqui é bastante, fui logo no primeiro dia, às 4h30 da manhã, fui ciente que já deveriam ter muitas pessoas na fila, mas fiquei sozinho até as 5h30 quando chegou meu vizinho. Levei meu banquinho e uma garrafa de café, mas a gente que precisa tem que andar cedo. Hoje estou aqui recebendo essa documentação, isso representa uma vitória, nem quando jogava futebol tive uma vitória tão grande. As pessoas achavam que não era verdade, que era apenas política, ainda hoje, vindo para cá receber a documentação, ouvi pessoas falando isso, mas não é, estão fazendo o que o povo necessita que é a documentação. Nós, estando com os documentos do imóvel em mãos, pagando os impostos, podemos exigir da prefeitura benfeitorias no bairro”, afirma.

 

SOBRE O HENRIQUE IMÓVEL LEGAL

“O processo de Regularização Fundiária vai muito além de uma entrega de matrícula. É um processo de conhecimento, de vivência na comunidade, de inserção dos moradores em seus direitos sociais mais básicos, é a realização de sonhos”. É com esse lema que o Henrique Imóvel Legal atua no ramo de Regularização Fundiária, atendendo famílias de áreas irregulares tanto urbanas quanto rurais. Cada trabalho é executado com a máxima eficiência, com comprometimento total e visando a total resolução da situação. Para isso, contamos com equipe de profissionais que desempenham papel fundamental na intermediação entre a família e o meio jurídico, atendendo de maneira clara e com total engajamento e transparência.

O Henrique Imóvel Legal já regularizou 2.500 imóveis entre as cidades de Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba), e no interior do estado em Juranda, Campina da Lagoa, Pinhão e Laranjeiras do Sul e até o final de 2018 mais 1000 imóveis em Guaratuba (litoral do Paraná).  (www.henriqueimovellegal.com.br)

Da Redação/Por Jane Rita Lentcsh/Fotos: Face da Notícia

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Vá para o topo