Home / Cotidiano / Arte em nó de pinho
Arte em nó de pinho

Arte em nó de pinho

QUATRO BARRAS – Nó de Pinho, troncos e galhos de árvores encontrados na mata, matéria prima utilizada por artesões e transformados em peças de artesanato como chaleiras, jarras, bules, cuias, canecos, charretes, coração, entre outros. Ideal para cultivar plantas como as orquídeas.

Levi Simões, morador da Borda do Campo em Quatro Barras, comercializa as peças que são confeccionadas em Guarapuava em parceria com o artesão Francisco Roberto. Amigos do tempo do exército que viram no artesanato uma forma de aumentar a renda familiar.

De acordo com Levi toda matéria prima vem da natureza como galhos e troncos de árvores caídos e o nó de pinho de araucária que ao longo dos anos foram caindo, seus troncos se desintegrando completamente, exceto os nós de pinho, pois, são de difícil decomposição, eles são encontrados geralmente enterrados.

“Buscamos com essa atividade mostrar a comunidade e ao comércio local e regional que podemos fazer belas obras de arte com madeiras encontradas na natureza, sem mesmo cortar uma única árvore. Tudo que usamos no nosso artesanato é catado em meio à mata. Com eles desenvolvemos nossa criatividade e com nossas ferramentas criamos obra de arte, que além de aumentar nossa renda familiar, encantam ainda mais os ambientes das casas”, declara Simões.

Contato pelo whats (41) 99839-7852

Rua: Ulisses Zatoni, 79 – Borda do Campo, Quatro Barras PR

Da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Vá para o topo