Educação

Campina Grande do Sul ganha prêmio inédito no Ação Destaque – SEFE 2019

Publicado

em

Durante o VII Seminário Nacional de Gestores Públicos, realizado em Curitiba no dia 9/10, aconteceu a nona edição do Prêmio Ação Destaque. A premiação é organizada pelo Sistema Sefe – Sistema Educacional Família e Escola da Editora Opet, reconhecendo e promovendo as boas práticas de professores e gestores parceiros, recebendo projetos de todo o país.

Na edição deste ano, Campina Grande do Sul inscreveu 23 trabalhos da educação infantil das escolas municipais e Cmeis – Centros Municipais de Educação Infantil, recebendo uma indicação inédita como finalista na Categoria 2 – Educação Infantil, que participou de uma banca avaliadora.

Durante a cerimônia foi anunciado o prêmio inédito para Campina Grande do Sul. A Karen Regina Alves, educadora do Infantil 3 do Cmei Lucia Gueno Ferrarini, recebeu o primeiro lugar com o trabalho “A importância da conservação da água na educação infantil”, realizado em conjunto com a educadora Taís Riquetta. Além do troféu de 1º lugar, a vencedora recebeu uma premiação de R$ 2.000,00.

“Este prêmio vem valorizar ainda mais a educação de Campina Grande do Sul. É um prêmio inédito e tem uma importância ainda maior, pois é a primeira premiação alcançada por uma educadora infantil”, disse Andrea Zanchettin, coordenadora da educação infantil da Secretaria Municipal da Educação.

Parceria Prefeitura – Sefe

A parceria iniciou em 2018 parceria com o Sistema Sefe, adquirindo materiais pedagógicos que são direcionados às crianças com até cinco anos de idade, matriculados nos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) e nas escolas municipais de Campina Grande do Sul.

Dentro do projeto são realizadas capacitações para os educadores infantis e para os professores que irão trabalhar com o material junto aos alunos, além de receberem apoio da Secretaria Municipal da Educação.

 

Fotos: Editora Opet e SME/CGS

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Secretaria Municipal de Educação de Piraquara divulga período de cadastros, matrículas e rematrículas na Educação Infantil

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação divulga o cronograma do período de cadastros, matrícula e rematrícula para a Educação Infantil. O cronograma inicia do dia 18/09 a 29/09 com o acolhimento das crianças em Idade Obrigatória – Infantil IV – nascidos de 01/04/2019 a 31/03/2020 e Infantil V – nascidos de 01/04/2018 a 31/03/2019. As famílias devem buscar a Instituição de Ensino mais próxima da sua residência para que o acolhimento seja realizado.

Os cadastros iniciam dia 02 de outubro para as crianças nascidas de 01/04/2020 a 01/04/2022 por meio de formulário eletrônico que será divulgado nas redes sociais da Prefeitura posteriormente.

É importante que os responsáveis se atentem às datas de cada demanda, e tenham consciência de que o cadastro não é garantia de vaga!

Em casos de dúvidas os pais/responsáveis devem procurar a instituição mais próxima para maiores orientações. (SCPMP)

Continuar Lendo

Educação

Ensino superior do Paraná está entre os mais bem avaliados do Brasil

Publicado

em

O Paraná está entre os estados mais bem posicionados no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e no Índice Geral de Cursos (IGC), referentes a 2021. Os dois indicadores fazem parte do ciclo de resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), calculados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

O Enade 2021 avaliou 30 tipos de cursos em diferentes áreas do conhecimento.

O CPC e o IGC são dois dos quatro indicadores que avaliam a qualidade da educação superior no Brasil. Em ambos, o ensino superior paranaense figura entre os mais bem avaliados. O resultado do IGC, por exemplo, classifica as instituições com notas de 1 a 5, a partir de uma média ponderada trienal de cursos de graduação e de pós-graduação, levando em conta outras avaliações e índices, além do Enade.

O Paraná está em quarto lugar entre os estados com o maior número de cursos no top 20% nacional do CPC, somando 149 graduações nesse estrato da avaliação, atrás apenas do Rio Grande do Sul (210 cursos), de Minas Gerais (217 cursos) e São Paulo (294 cursos), nessa ordem.

No top 20% do IGC, o Paraná ocupa a quinta posição, com 29 instituições entre as melhores classificadas. Nesse grupo estão Rio de Janeiro (34), Rio Grande do Sul (36), Minas Gerais (61) e São Paulo (80), respectivamente.

AVALIAÇÃO – O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destaca a importância desses indicadores como instrumentos de avaliação da qualidade da educação superior.

“Esses índices demonstram o desempenho dos estudantes no Enade e avaliam o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos e outros aspectos da educação superior”, afirma o gestor, destacando que as métricas subsidiam o reconhecimento e o recredenciamento de instituições de ensino.

Além de auxiliar na definição de políticas públicas e avaliações institucionais, os resultados do CPC e IGC são utilizados como critérios em processos de supervisão e regulação da educação superior brasileira e autorização para oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Os indicadores também servem como requisitos para a implementação de programas federais, alguns desenvolvidos pelas universidades estaduais do Paraná, como o Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid).

SISTEMA ESTADUAL – As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), Centro-Oeste (Unicentro) e do Norte do Paraná (UENP) estão na faixa 4 do IGC. Líderes no Estado, UEL, UEM e Unioeste figuram também entre as 30 instituições de ensino superior mais bem classificadas do Brasil, nessa faixa. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está na faixa 3, atendendo plenamente aos critérios de qualidade do MEC.

Ao todo, foram avaliadas 2.012 instituições brasileiras de ensino superior para o Índice Geral de Cursos. No CPC, foram avaliados 629 cursos paranaenses de graduação, sendo 281 de instituições públicas. Nesse contexto, as universidades estaduais do Paraná somam 167 cursos, o que representa 26,55% do total de graduações avaliadas em todo o Estado, entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos.

Juntas, as estaduais somam 50 cursos no top 20% nacional do CPC, com destaque para Unicentro, UEM e Unespar, com 14, 12 e 11 cursos entre os melhores avaliados, respectivamente. No top 20% nacional do IGC estão em destaque UEL, UEM, Unioeste, Unicentro e UEPG.

CURSOS – No CPC, 113 cursos das instituições ligadas ao Governo do Paraná alcançaram desempenho nas faixas 4 e 5, que colocam os cursos e as universidades estaduais paranaenses como referência de qualidade e excelência no ensino. Os cursos de licenciatura em Música e bacharelado em Química da UEL e os cursos de bacharelado em Ciências Biológicas e em Ciências Sociais da UEM obtiveram nota 5, no CPC.

O curso de licenciatura em História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), ofertado no campus avançado de Coronel Vivida, na região Sudoeste do Paraná, figura como o terceiro mais bem avaliado do Brasil, na faixa 4 do CPC. Já o curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), no campus de Apucarana, no Vale do Ivaí, ocupa o quarto lugar nacional na faixa 3 (CPC contínuo), nota considerada satisfatória.

ÍNDICES – O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade dos cursos de graduação. No cálculo, são considerados: o Conceito Enade (desempenho dos alunos na prova do exame); o valor agregado pelo curso, medido pelo Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); o corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho); e a percepção dos estudantes sobre o processo de formação.

O cálculo do Índice Geral de Cursos (IGC) leva em conta: a média do CPC, considerando o último ciclo do Enade; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na avaliação mais recente; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu). (Foto: Arnaldo Alves/arquivo AEN)

Continuar Lendo

Educação

Conferência de Educação de Pinhais está com inscrições abertas

Publicado

em

O Conselho Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Educação promovem a VI Conferência Municipal de Educação (Comep) para avaliar o Plano Municipal de Educação – 2017 a 2020. O evento será realizado no dia 6 de novembro em formato online.

As inscrições estão abertas até o dia 28 de outubro e aqueles que desejam participar como delegados precisam ficar atentos à quantidade de vagas, e à divisão dos setores de representatividade: Rede Municipal de Ensino; Rede Estadual de Ensino; Rede Privada de Ensino; Conselhos Municipais; Sociedade Civil Organizada.

A Comep será realizada para avaliação do Plano Municipal de Educação (PME), conforme a Lei nº 1658, de 24 de junho de 2015. A legislação prevê que a execução do PME e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pela Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação.

Serviço

As inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura (www.pinhais.pr.gov.br). Mais informações pelos telefones 3912-5490 ou 3912-5404. A Conferência será no dia 6 de novembro, das 8h às 12h, pela plataforma Google Meet. (Fonte: SCP)

Continuar Lendo

Tendência