Home / Agenda de Eventos / Notícias / Desfile da Independência reúne 20 mil pessoas na Avenida Cândido de Abreu
Desfile da Independência reúne 20 mil pessoas na Avenida Cândido de Abreu

Desfile da Independência reúne 20 mil pessoas na Avenida Cândido de Abreu

CURITIBA – O desfile cívico em comemoração aos 196 anos da Independência do Brasil levou 20 mil pessoas para a Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, nesta sexta-feira (7/9). O evento encerrou as comemorações da Semana da Pátria, iniciadas em 24 de agosto, com a celebração ao Dia do Soldado, na Praça Rui Barbosa. Foram realizadas atividade cívicas, apresentação de fanfarras e aulas de História nas dez regionais da cidade.

“Nenhuma outra Cidade do Brasil comemorou a Semana da Pátria com o brilho e a intensidade da nossa amada Curitiba”, destacou o prefeito Rafael Greca. Foram doze celebrações:  oito Atos Cívicos e aulas de História nas Ruas de Cidadania, três Desfiles Cívicos (Fazendinha, Pinheirinho e Centro), e o concerto público do pianista Artur Moreira Lima, na Rua de Cidadania do Cajurú.

“Insisto em motivar nosso amor à Pátria. As crianças precisam aprender que não estamos sozinhos. Somos um povo. Toda família é parte da história do povo brasileiro e não poderia existir sem as gerações que a precederam”, disse Greca.

Estudantes municipais

O desfile desta sexta-feira foi aberto pela Guarda Mirim, por estudantes das escolas municipais CEI Maestro Bento Mossurunga (Boqueirão), Professora Miracy Rodrigues de Araújo (Sítio Cercado) e Rio Negro (Bairro Novo) e por estudantes de escolas estaduais.  Depois marcharam os alunos dos colégios militares, as tropas das Forças Armadas, polícias civil, militar e rodoviária e a Guarda Municipal.  A Banda Lyra Curitibana também se apresentou na avenida.

Entre os milhares de pessoas que prestigiaram o desfile estava a senhora Lucy Hassler, 85 anos, que contou ser uma apaixonada por desfiles cívicos. “Desde criança. Sempre desfilei, mas na minha época tinha mais civismo”. Ela estava acompanhada da nora, a servidora pública federal, Célia Westphal Hassler. “É a única data do nosso calendário que as pessoas param, pensam um pouco mais sobre a Pátria, o patriotismo, a importância da Nação. Adoro vir assistir ao desfile, ver o meu marido e minhas filhas desfilarem”, disse Célia.

A Secretária Municipal da Educação, Maria Silvia Bacila e o Superintendente da Defesa Social, Carlos Celso dos Santos Júnior acompanharam o desfile representando o prefeito Rafael Greca. “Neste dia a gente resgata a cidadania, os direitos e os deveres de cidadão, o respeito à Pátria”, disse o superintendente.

“Curitiba é uma cidade educadora, um livro com possibilidades ilimitadas para produção de conhecimentos.  Ao longo de toda a semana envolvemos nossos curitibinhas em ações e eventos alusivos à Semana da Pátria para estimular a reflexão sobre o que é ser cidadão e o sentimento de pertencimento a cidade e ao país”, disse a secretaria municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Quando criança, o administrador de empresas, Milton Fávaro Júnior assistia todos os desfiles. Hoje, esteve na Cândido de Abreu acompanhado da mulher Juliane e os três filhos. “Acho importante manter a tradição, porque os jovens, com menos de 20 anos, não têm noção do que é um exército. Vivemos em um país de paz, só quando viajamos e vemos países em guerra é que percebemos a importância das Forças Armadas”, avaliou o administrador.

Também acompanhado da família estava o coordenador pedagógico Cristofer Adonis da Cruz, que assistiu as apresentações com a mulher Rita de Cássia e o filho Eduardo. “Achei muito bacana, gostei do Desfile. Quero servir o Exército”, disse o jovem Eduardo.

A comemoração foi acompanhada pela governadora Cida Borghetti, secretários estaduais da Educação, Lúcia Cortez; da Segurança Pública, Júlio Reis; da Administração Penitenciária, Coronel Elio de Oliveira Manoel; da Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Audilene  Rosa de Paula Dias Rocha; do Delegado-gera da Polícia Civil, Naylor de Lima.

Também estiveram presentes, o presidente da Câmara Municipal, Serginho do Posto; o  Diretor-geral da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso e  os representantes  das Forças Armadas, Comandante do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II),  Coronel-aviador Marcos Kentaro Adachi;  Comandante da Capitania dos Portos  do Estado do Paraná,  Capitão de  Mar e Guerra,  Germano Teixeira da Silva e Comandante do 5ª  Região Militar do Exército, Aléssio Silva. (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Vá para o topo