Home / Educação / Investimentos em educação em Pinhais
Investimentos em educação em Pinhais

Investimentos em educação em Pinhais

A Prefeitura de Pinhais desenvolve diversas ações voltadas aos 14 mil alunos das escolas e centros municipais de educação infantil. A garantia de um ensino com qualidade é um princípio de todo o trabalho desenvolvido pela gestão governamental, e que vem sendo construída por meio da implementação do Plano Municipal de Educação.

De acordo com a Prefeita de Pinhais Marli Paulino, o investimento na área de educação tem sido prioridade ao longo dos últimos anos. “Devemos oportunizar a qualidade na educação e desta forma garantir um direito de uma boa educação para nossa população. Aqui em Pinhais estamos sempre melhorando a estrutura das nossas unidades de ensino, treinando nossos profissionais para melhor atender aos alunos, oferecendo uma alimentação escolar de qualidade, entre outros diversos projetos desenvolvidos nas escolas e cmeis”, comentou a prefeita.

 

Vagas garantidas

A Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013 exige que o poder público deve garantir o atendimento educacional para crianças a partir dos 4 anos de idade. A alteração na legislação estabeleceu que Municípios e Estados devessem se adequar à regra até 2016. Pinhais saiu na frente e por aqui esta política já foi implantada desde 2014 sendo assim a Secretaria Municipal de Educação garante as vagas para todas as crianças nesta faixa etária.

Obras nas unidades

No mês de março, a prefeitura entregou para a comunidade a Escola João Leal, que passou por uma grande reestruturação. A intervenção teve como objetivo a melhoria das instalações físicas das salas de aula, cozinha, banheiros e laboratório da unidade, em uma área total de 717,26 m². Os serviços executados foram trocas de pisos de toda a unidade e instalação de pastilhas internas nas salas de aula, bem como instalação de forros de PVC, substituindo o antigo de madeira. O investimento desta obra foi de R$ 488.878,92.

O Cmei Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, também passou por obras. O antigo prédio foi totalmente demolido e a estrutura com apenas duas salas substituída por uma nova com cinco, além dos demais ambientes.

O novo Cmei conta com uma área construída de 617,61 m² e o investimento foi de R$ 1.223.612,67. A obra foi executada em dois pavimentos para otimizar o atendimento da unidade de ensino. Agora são três turmas a mais, o que representa um aumento de aproximadamente 80 vagas.

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um importante indicador para análise da qualidade educacional dos municípios brasileiros. Em 2017, Pinhais superou a meta estabelecida que era de 6.5, obtendo a melhor média entre a capital e a região metropolitana de Curitiba, com a nota 6.7.

Alimentação Escolar

Desde 2010 os alunos da rede municipal contam com alimentos orgânicos da agricultura familiar nas refeições oferecidas. De acordo com a Lei 11.947, no mínimo 30% do recurso do governo federal repassado para alimentação escolar deve ser utilizado obrigatoriamente para a aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura ou do empreendedor familiar, preferencialmente orgânicos e/ou agroecológicos.

Além disso, há também a preocupação em atender aqueles alunos que convivem com algum tipo de problema ligado a alimentação. É comum casos de crianças que têm alguma doença crônica, como diabetes, hipertensão, doença celíaca, fenilcetonúria e intolerância à lactose. Por conta disso, a equipe nutricional da Secretaria de Educação tem uma atenção especial com esses alunos, e ara atender as crianças que tem transtornos alimentares, é realizada a substituição de ingredientes.

Educação em Tempo Integral

O município de Pinhais oferta no ano de 2019 a Educação em Tempo Integral em seis escolas municipais: 31 de Março, Antonio Alceu Zielonka, Antonio Andrade, Aroldo de Freitas, Candido Portinari, Poty Lazzarotto, totalizando 46 turmas e 1.297 vagas. Para contemplar a grade do Currículo Complementar as unidades em tempo integral ofertam diversos projetos aos alunos.

Transporte    

A Prefeitura Municipal de Pinhais realiza atualmente o transporte de 705 alunos da rede municipal e estadual de ensino. O transporte atende alunos do ensino regular, da educação especial, das salas de recurso: auditivo, visual e altas habilidades. Informações ou esclarecimentos podem ser obtidos por meio do telefone da Gerência de Frotas e Transporte Escolar: 3912-5402.

Educação de Jovens e Adultos

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é ofertada a pessoas com 15 anos ou mais, que não concluíram o 1º ao 5º ano (antiga 4ª série), ou que ainda não são alfabetizadas. Nas unidades de Pinhais são atendidos em torno de 200 alunos jovens, adultos e idosos por ano. (Foto: PMP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Vá para o topo