Esportes

Jogos de Aventura e Natureza vão movimentar o turismo do Paraná

Publicado

em

Natureza, esporte, aventura, turismo e cultura, tudo misturado. Essa é a essência dos Jogos de Aventura e Natureza, evento que vai movimentar o Paraná de ponta a ponta a partir de agosto. Dividido em cinco etapas, as ações esportivas seguem até dezembro, abrangendo três regiões e 26 municípios do Estado, área com uma população estimada de 830 mil habitantes. O lançamento será feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, dia 23 de julho.

Os Jogos reunirão 29 modalidades: pesca esportiva, bodyboard, canoagem, iatismo, stand up paddle, triathlon, canoa havaiana, wakeboard, surf, paraquedismo, parapente, balonismo, futevôlei, beach tênis, beach soccer, vôlei de praia, BMX, mountain bike, cicloturismo, jeep, rally, corrida de rua, slackline, escalada, skate, rugby, corrida de aventura, cross country e hand beach. A expectativa é a participação de 3 mil atletas por etapa, com 20 mil pessoas envolvidas.

“É um projeto inovador e arrojado, que coloca o esporte como uma das pontas de lança para o desenvolvimento do turismo do Paraná”, diz o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Os jogos vão evidenciar a riqueza natural do nosso estado, atrair atletas e visitantes e movimentar a economia”, afirma.

Os Jogos de Aventura e Natureza, diz Ratinho Junior, se incluem nas iniciativas do Governo do Estado para alcançar a meta de transformar o turismo em uma das principais matrizes econômicas do Estado. “O desenvolvimento deste setor é a forma mais barata de ampliar a geração de empregos. O Paraná nunca trabalhou o turismo de forma organizada e planejada, nunca usou seu potencial para fazer desse setor uma grande matriz econômica”, enfatiza.

VOCAÇÃO ESPORTIVA – Para o presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski, os Jogos são uma oportunidade de desenvolver a vocação esportiva de cada localidade e ainda fomentar o turismo. “A ideia é movimentar os municípios, especialmente na baixa temporada, para que se gere renda. É uma vontade do governador Carlos Massa Ratinho Junior desenvolver as regiões do Estado por meio do esporte, do turismo e da cultura”, disse.

“Vamos mostrar o Paraná por inteiro, do Litoral ao Interior, um turismo itinerante que passa por várias cidades. E com isso incrementar a economia, o turismo e o comércio”, ressalta João Jacob Mehl, presidente da Paraná Turismo.

ESTREIA – A abertura ocorre no Litoral, entre os dias 10 e 19 de agosto. Os Jogos se dividem em três categorias: competição, apresentação e participação. A de competição reúne modalidades cujas inscrições são feitas via federações esportivas, muitas delas com premiações em dinheiro – além de troféus e medalhas.

“O valor de inscrição do atleta, para as modalidades que assim definirem, será revertido em premiação”, confirmou o coordenador dos Jogos, Tiago Campos, que ainda salientou que “essa parceria com as federações é fundamental para o fortalecimento do sistema esportivo paranaense e ainda permite prestigiar os atletas e atrair competidores de alto nível”.

A comunidade local também poderá participar diretamente do evento, em clínicas disponibilizadas em diversas modalidades, a exemplo do de stand up paddle, escalada, rugby, skate e slackline. Haverá ainda esportes de apresentações, caso do paraquedismo, balonismo, parapente e wakeboard.

Após a etapa de estreia, os Jogos migram para o outro lado do Paraná, a chamada Região dos Municípios Lindeiros, no Oeste. De 7 a 15 de setembro, será realizado nos municípios entre Guaíra e Entre Rios do Oeste. A terceira etapa, também no Oeste, será de 28 de setembro a 06 de outubro, na região entre Santa Helena e Foz do Iguaçu.

Depois disso, os Jogos voltam para o Litoral para a quarta fase, de 19 a 27 de outubro, fechando o cronograma em dezembro, em outra região, a Angra Doce, no Norte Pioneiro, de 23 de novembro a 1º de dezembro. “Queremos que conheçam o potencial e as belezas do Paraná. Que os atletas e seus parentes, depois de competir, possam voltar para passar férias”, afirma Tiago Campos.

CULTURA – Os Jogos de Aventura e Natureza têm também por premissa a valorização da cultura paranaense. Por isso, a cada etapa haverá shows de bandas e artistas locais, com atividades de recreação, culturais, de lazer e saúde. Na abertura, dia 10 de agosto, acontecem shows da Banda Que Voa, Milk N’ Blues e Denorex 80.

COMUNIDADE – A população local também poderá participar e até competir nos Jogos. Haverá eventos de cicloturismo, stand up paddle, slackline, entre outros, cujas inscrições serão feitas no momento do evento.

CIDADES – Região Angra Doce: Siqueira Campos, Salto do Itararé, Carlópolis, Ribeirão Claro e Jacarezinho; Região dos Municípios Lindeiros: Diamante D’Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Santa Helena, Santa Terezinha do Itaipu, São José das Plameiras, São Miguel do Iguaçu e Terra Roxa; Litoral: Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. (ANPr)

Jogos de Aventura e Natureza vão movimentar o turismo do Paraná. Foto:Leila Nunes/Divulgação Esporte Paraná

Paranaguá. Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Jogos de Aventura e Natureza vão movimentar o turismo do Paraná. Thiago Chas/Divulgação Esporte Paraná

Itaipulândia – Praia. Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Campina Grande do Sul é campeã invicta da I Copa SMELJ de Basquete

Publicado

em

A Prefeitura de Campina Grande do Sul, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, inovou e realizou a I Copa SMELJ de Basquete Masculino Sub-17. Esta foi mais uma ação da secretaria diversificando e promovendo diversos esportes no município.

Participaram da primeira edição da copa de basquete as equipes das prefeituras municipais de Campina Grande do Sul, Campo Largo, Pinhais e Rio Branco do Sul. A competição aconteceu no dia 19/10 (sábado) no Ginásio de Esportes Pedro Dalprá Filho, na Sede. Os times jogaram contra todos os demais e os dois melhores disputaram a final.

A equipe da Prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul. Desde a primeira partida, a equipe campinense demonstrou superioridade ao vencer a partida contra Pinhais por 84 a 24. O bom desempenho se repetiu nas partidas seguintes (80 x 28 Campo Largo e 92 x 29 Rio Branco).

A final foi disputada por Campina Grande do Sul e Campo Largo. O resultado foi uma vitória que não deixou dúvidas sobre a qualidade da equipe campinense. A equipe da casa venceu pelo placar elástico de 105 a 31.

A Prefeitura de Campina Grande do Sul parabeniza todos os atletas que participaram da I Copa SMELJ de Basquete Masculino Sub-17, em especial os jovens e professores da equipe campinense.

Confira todos os resultados:

Jogo 1 – Campina Grande do Sul 84 x 24 Pinhais

Jogo 2 – Campo Largo 55 x 40 Rio Branco do Sul

Jogo 3 – Rio Branco do Sul 49 x 40 Pinhais

Jogo 4 – Campina Grande do Sul 80 x 28 Campo Largo

Jogo 5 – Campina Grande do Sul 92 x 29 Rio Branco do Sul

Jogo 6 – Campo Largo 54 x 39 Pinhais

Disputa do 3° lugar: Rio Branco do Sul 54 x 40 Pinhais

Final: Campina Grande do Sul 105 x 31 Campo Largo

Fotos: SMELJ/CGS

Continuar Lendo

Esportes

Bolsa Atleta 2020 QB

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Quatro Barras anunciou nesta segunda-feira (7), por meio de edital 002/2019, publicado no Diário Oficial dos Municípios do Paraná, a abertura de inscrições para adesão ao Programa Bolsa Atleta/Paratleta para o ano de 2020.

O projeto é uma realização da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude que visa estimular atletas amadores a permanecerem praticando esportes. Serão concedidas bolsas mensais ou eventuais, a critério da Comissão Técnica do Programa, no valor de R$ 120,00 (Cento e vinte reais) aos atletas beneficiados. Os recursos são destinados à educação, alimentação, saúde, inscrições e passagens para eventos esportivos, transporte urbano e aquisição de material esportivo pelos participantes.

Contemplando atletas amadores a partir dos oito anos de idade, o Bolsa Atleta/Paratleta auxilia praticantes de modalidades individuais, coletivas, especiais e estudantis. É necessário que os participantes estejam vinculados a entidades desportivas conveniadas ao município ou participarem dos projetos esportivos da Prefeitura. Ao todo, serão ofertadas 50 vagas, sendo destas cinco reservadas a atletas com deficiência (PcD). Participantes já beneficiados terão preferência quanto a análise de seus processos.

As inscrições deverão ser efetivadas exclusivamente no departamento de protocolo da Prefeitura Municipal de Quatro Barras, do dia 14 de outubro a 8 de novembro, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h, de segunda a sexta-feira. Os candidatos devem levar cópias do RG, CPF e comprovante de residência, assim como declaração da entidade desportiva ou instituição de ensino e a ficha de inscrição preenchida. Mais detalhes podem ser obtidos no edital.

A divulgação dos atletas contemplados será feita no Diário Oficial, entre os dias 11 e 14 de novembro. Após esta data, será aberto o prazo de cinco dias para eventuais recursos, com publicação do deferimento no dia 22 de novembro. O início do pagamento do programa está previsto para o mês de fevereiro de 2020. (PMQB)

 

Continuar Lendo

Esportes

Inscrições abertas para a seletiva do projeto de balé da Prefeitura de Pinhais

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para as seletivas do projeto de balé ofertado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), por meio do Departamento de Cultura. Poderão se inscrever moradores do município de Pinhais, com no mínimo 7 anos de idade completos.

As inscrições devem ser realizadas na Escola de Dança de Pinhais sendo necessário informar o nome completo do interessado, idade, telefone e bairro. A seletiva acontecerá no dia 25 de novembro. O resultado estará disponível em edial na Escola de Dança a partir do dia 28 de novembro.

A organização ressalta que é importante no dia da seletiva estar com roupas adequadas e ser pontual, pois não seo permitidos atrasos; impossibilitando a participação na seleção. Os critérios de avaliação serão: ritmo, flexibilidade, coordenação motora, postura e disciplina.

Serviço

A Escola de Dança de Pinhais fica na Rua 15 de Novembro, 107, no Centro de Pinhais. As inscrições serão realizadas de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 20h30. Mais informações pelo telefone (41) 3912-5078. (Foto: Divulgação PMP)

 

Continuar Lendo

Tendência