Home / Agenda de Eventos / Notícias / Lançado projeto do Parque Linear do Timbú em Quatro Barras
Lançado projeto do Parque Linear do Timbú em Quatro Barras

Lançado projeto do Parque Linear do Timbú em Quatro Barras

A Prefeitura de Quatro Barras, a Sanepar e a Codapar lançaram nesta terça-feira (6) o Projeto do Parque Linear do Timbú – um complexo que busca a recuperação da qualidade hídrica do rio e ao mesmo tempo prevê uma ampla estrutura com áreas de caminhada, pedalada, espaços de lazer e esportes, e uma arena aberta multiuso para a promoção de atividades culturais e, principalmente, educativas.

A primeira etapa do projeto já começa nos próximos dias. Nesta fase, a Sanepar vai investir cerca de R$ 2,5 milhões em ações de melhoria e proteção nas áreas de entorno do rio. A execução será da Codapar e prevê a construção de cercas, aceros e obras de drenagem.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) lembrou todas as etapas de execução do projeto, que uniu servidores da Prefeitura e da Sanepar ao longo do ano passado, e disse que o parque é um sonho de mais de dez anos da população.

“Vamos transformar uma área onde já tivemos problemas de queimada, de ocupações irregulares e descarte de lixo em um espaço de educação ambiental, de recuperação da qualidade hídrica do rio, oferecendo ao mesmo tempo áreas de lazer, de cultura e prática esportiva. Será um ganho ambiental e social sem precedentes”, afirmou o prefeito.

O Rio Timbú, que corre na futura área do parque, desemboca na Barragem do Iraí, um dos mananciais responsáveis pelo abastecimento de grande parte da população de Curitiba e Região Metropolitana. O terreno tem 590.000 metros quadrados e está localizado na extensa área verde que liga a região central de Quatro Barras ao bairro Jardim Menino Deus.

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, falou sobre os efeitos benéficos da criação do parque. “Nós temos que ter essa preocupação de não só investir na infraestrutura de captação, mas também na qualidade hídrica dos nossos mananciais. Esses investimentos, em parceria com prefeituras, contribuem para a preservação e a educação ambiental, porque quem frequenta um parque desperta em si a questão do cuidar do meio ambiente”, disse Mounir.

O evento de lançamento ainda contou com a presença do presidente da Codapar, Silvestre Dimas Staniszewski; do vice-prefeito de Quatro Barras, Roberto Adamoski;  de colaboradores do projeto, como o consultor estratégico da Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, professor Joaquim Severino; e o arquiteto Carlos Saborido; os vereadores Leno, Juninho, Waguinho, André e Vânia; alunos de colégios estaduais; grupo de desbravadores; escoteiros e lideranças locais. A proposta, segundo Lara, é estimular o envolvimento da comunidade, que será decisiva no cuidado e preservação do parque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Vá para o topo