Turismo e Lazer

Parque estadual do Cerrado é uma boa opção de lazer nos Campos Gerais

Publicado

em

Localizado no município de Jaguariaíva, na região dos Campos Gerais, o Parque Estadual do Cerrado é uma boa opção de lazer em contato com a natureza. A Unidade de Conservação é uma das poucas reservas de cerrado existentes no Estado. Ao todo, o Paraná possui menos de 1% de seu território com remanescentes desse ecossistema, caracterizado por uma vegetação rasteira e de arbustos retorcidos.

Parque estadual do Cerrado.Foto: IAP

Parque estadual do Cerrado.Foto: IAP

Além da vegetação de cerrado, o parque tem atrativos como o cânion do Rio Jaguariaíva e a cachoeira do Ribeirão São Antônio, formações naturais em rochas areníticas.

O parque conta com atividades que envolvem educação ambiental, fiscalização e a realização de pesquisas científicas. “No parque temos atividades como ações de manejo do ambiente, manejo de exóticas e o recebimento de visitantes” explica Ângela.

ENERGIA SOLAR – O Parque Estadual do Cerrado é modelo de sustentabilidade ambiental. Gerenciado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), é o único Parque Estadual com aproveitamento da energia solar para todas as suas instalações.

Desde a sua implementação, em 2001, a Unidade de Conservação utiliza um sistema de energia solar com placas fotovoltaicas instaladas em locais estratégicos para receber os raios solares e transformá-los em energia elétrica.

A energia é captada em três instalações para atender iluminação das edificações do parque e aquecimento da água utilizada no alojamento dos pesquisadores e na casa do guarda-parque.

Para manter as atividades nos dias em que não há, a energia captada é armazenada com o auxilio de 30 baterias. Elas são capazes de alimentar o parque por aproximadamente cinco dias.

A utilização desse sistema atende uma necessidade local – por se tratar de um parque mais afastado da cidade – com o objetivo de se tornar um modelo totalmente sustentável. “Essa é a única Unidade de Conservação que foi implantada dentro de um conceito de sustentabilidade. No parque temos, além da energia sustentável, a própria construção e o tratamento de esgoto que atendem esse conceito”, explicou a gerente da Unidade de Conservação, Maria Ângela Dalcomune.

O Parque do Cerrado recebe visitantes de quarta-feira a domingo, das 8h30 às 16h30 horas. A Unidade de Conservação fica a aproximadamente a 12 quilômetros de Jaguariaíva. As visitas são monitoradas e o acesso é gratuito. (Fonte: ANPr)

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo e Lazer

Estado retoma revitalização da Orla de Matinhos entre Praia Grande e Flórida

Publicado

em

O Governo do Estado retomou na terça-feira (16) as obras de revitalização da Orla de Matinhos no trecho de aproximadamente 600 metros entre os balneários de Praia Grande e Flórida. A nova mobilização do canteiro de obras, com a recontratação de operários e equipamentos, tem investimento estimado de R$ 250 mil. O aporte total para a conclusão da área será de R$ 3,5 milhões, com prazo estipulado de 90 dias.

A reestruturação urbanística do local estava sendo discutida desde dezembro de 2022, após pedido do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mas uma decisão da 11ª Vara Federal de Curitiba permitiu a continuidade da intervenção, inclusive com parecer favorável do Ministério Público Federal (MPF).

Com isso, o Instituto Água e Terra (IAT) e o Consórcio Sambaqui, grupo de empresas responsável pelas obras, vencedor da licitação pública, puderam dar prosseguimento ao processo de urbanização do local, com a construção de calçadas, ciclovias, pistas de caminhada e sinalização horizontal e vertical, entre outras benfeitorias.

“Apesar de a decisão ter saído em fevereiro, precisávamos mobilizar novamente a equipe. Agora, com a permissão por parte da Justiça, podemos seguir com a urbanização, construção de calçadas, ciclovia, pista de caminhada e sinalização. Uma vitória da população de Matinhos e do Paraná”, destacou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

Coordenador do projeto e diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro reforçou a importância de dar prosseguimos ao trecho final da revitalização da orla de Matinhos. “Uma obra inacabada é um grande problema para todos, fica com cara de uma área abandonada, por isso é um momento especial”, disse.

ANIMAÇÃO – A instalação do canteiro de obras e a volta dos operários, tratores e máquinas animaram os moradores dos balneários. Muitos deles participaram de ações para a retomada da construção.

“Era o que a população e os turistas queriam: a recuperação deste trecho que estava esquecido. Eu participei das mobilizações e tenho certeza que influenciou nesta tomada de decisão pela liberação por parte da Justiça”, afirmou o comerciante Samaroni Pereira, morador do balneário Flórida e ativista dentro da associação local de surfe.

“Ia ficar muito esquisito com esse pedaço sem fazer. A obra como um todo ficou excelente. Antigamente andávamos por aqui e precisávamos ficar desviando de carros e pedras, não havia calçamento”, completou o aposentado Jones Leandro Turrissi, que reside no balneário Riviera. (AEN/Foto: Roberto Dziura Jr)

Continuar Lendo

Turismo e Lazer

Smart City Expo Curitiba começa nesta quarta-feira

Publicado

em

Eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo, Curitiba se transforma mais uma vez, a partir desta quarta-feira (20/3), no centro das discussões mundiais sobre soluções inovadoras e inteligentes, com o início da 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, no Centro de Eventos do Positivo (Parque Barigui).

Até sexta-feira (22/3), a capital paranaense é a anfitriã de visitantes de diversos estados e países que chegam para participar do fórum internacional, a versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo.

“Uma cidade só é realmente inteligente quando adota inovações que se transformam em processos sociais e melhoram o dia a dia das pessoas. Curitiba é uma cidade inteligente que tem coração e nos orgulha muito receber comitivas de todos lugares, que querem conhecer nossas iniciativas de smart city e nosso Vale do Pinhão”, afirma o prefeito Rafael Greca.

Criado pelo prefeito em 2017, o Vale do Pinhão é o ecossistema da inovação da cidade.

Comemoração dos 331 anos

O evento, que reúne congresso e feira e tem como tema Reinventando Cidades para Todos, faz parte das comemorações dos 331 anos da capital paranaense e está alinhado ao zelo da Prefeitura pela inovação.

O Smart City Expo Curitiba 2024 é organizado pelo hub curitibano iCities, com a chancela da Fira Barcelona, organizadora do principal Congresso Mundial de cidades inteligentes, o Smart City Expo World Congress e, tem apoio da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), e do Vale do Pinhão.

Os ingressos para a área de exposições – que dão acesso às iniciativas da prefeitura no fórum, a Smart Plaza Vale do Pinhão e a Experiência em Realidade Virtual – são gratuitos e podem ser adquiridos pelo site do evento, na categoria Visitante.

Smart Plaza

Coração do Smart City Expo Curitiba 2024, a Smart Plaza Vale do Pinhão vai compartilhar com os visitantes as inovações da Prefeitura e seus reconhecimentos internacionais. Entre as atrações, o público poderá ver e tirar fotos com o troféu internacional de Cidade Mais Inteligente do Mundo recebido por Curitiba no fim de 2023.

A Smart Plaza abre espaço para empresas, startups e instituições da cidade contarem suas experiências e será palco de lançamentos de projetos e programas que seguem o conceito da inovação curitibana.

Curitiba em realidade virtual

Também na área de exposições, Curitiba vai oferecer a experiência em realidade virtual O Rosto da Cidade Mais Inteligente do Mundo, em que os participantes vão “viajar” pela capital paranaense sem sair do lugar, em um tour para contemplar a paisagem em 360º.

Serviço: Smart City Expo Curitiba 2024

Local: Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui – Curitiba)
Data: de quarta (20/3) a sexta-feira (22/3)
Horário: das 9h às 19h
Foto: Daniel Castellano / SMCS

Continuar Lendo

Turismo e Lazer

Pinhais 32 anos: Orquestra Sinfônica do Paraná faz apresentação dia 27

Publicado

em

Como parte da comemoração de aniversário dos 32 anos de Pinhais, a Orquestra Sinfônica do Paraná se apresentará no dia 27 de março no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Pinhais) às 19h30. As inscrições abrem no dia 18 (segunda-feira) a partir da 00h e fecham no dia 25, sendo 450 ingressos disponibilizados.

Com a regência do maestro Alexandre Brasolim, o concerto conta com obras de Mozart, Beethoven, Zequinha de Abreu, John Williams (compositor da trilha sonora de Harry Potter) e muito mais.

Orquestra Sinfônica do Paraná


Fundada em 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná vem apresentando uma história de talento e dedicação, com Alceo Bocchino e Osvaldo Colarusso como primeiros maestros titular e assistente, respectivamente. Composto atualmente por 75 músicos, hoje a orquestra contabiliza com mais de 500 apresentações dentro e fora do Estado. (Foto: Rafael)

Continuar Lendo

Tendência