Home / Entrevista / Prefeito Lara: “Unir forças para o desenvolvimento de Quatro Barras”
Prefeito Lara: “Unir forças para o desenvolvimento de Quatro Barras”

Prefeito Lara: “Unir forças para o desenvolvimento de Quatro Barras”

Em entrevista exclusiva ao Jornal Face da Notícia, o prefeito de Quatro Barras Angelo Andreatta – Lara, falou sobre os trabalhos desenvolvidos no município e projetos para 2019, destacando que é fundamental que a economia nacional volte a crescer. Para o prefeito o desenvolvimento da cidade só é possível com a união de todos os setores. Confira na entrevista a seguir.

– Qual é seu objetivo maior como prefeito de Quatro Barras?

O meu objetivo maior como prefeito de Quatro Barras é manter a cidade sempre ordeira, pujante, que permaneça a ordem e o progresso. Que os programas cheguem até o cidadão e que possamos manter e garantir a melhor qualidade de vida àqueles que moram ou visitam nosso município.

– O que o senhor tem feito para melhorar a segurança pública no município?

Foram muitos os avanços desde quando assumimos o município e 2018 pode ser marcado com uma nova Guarda Municipal, uma nova Segurança Pública Municipal. Investimos em capacitação, em requalificação, em engenharia, tecnologia com novos aplicativos, na aquisição de novos veículos e motos, investimos em novos armamentos, munições, em treinamento, na carreira dos nossos agentes e fizemos uma excelente parceria com a Polícia Militar e a polícia Civil, somos hoje referência no trabalho de Segurança Pública Municipal com relação a essa parceria. Hoje, os nossos guardas tem suas carreiras atualizadas, a qualificação aprimorada, as reciclagens todas programadas. Chamamos novos agentes, reforçamos o batalhão para que novos guardas fizessem parte da corporação da GM. Em Fim, foram muitos os avanços. Em 2019 vamos partir para o monitoramento das vias através de novos sistemas já instalados em outros municípios.

– E a saúde pública, o senhor avalia que houve melhoras na sua gestão?

Sem sombra de dúvida. Houve melhoras na saúde não só pela melhor oferta de novos medicamentos e exames, mas fizemos grandes avanços na parte de estrutura e reforma nos prédios. O pagamento do PEMAQ aos agentes da saúde e a todos os servidores da saúde foram realizados sempre em dia. Adquirimos veículos adaptados atendendo também o cidadão quatrobarrense que era extremamente sacrificado por não ter o seu direito assegurado e, agora o veículo adaptado propicia isso não só ao usuário, como também ao motorista que tem a maior segurança no transporte com as nossas crianças, adolescentes, jovens e idosos que dependem desse transporte. Ganhamos uma ambulância através de convênios com o estado, através dos nossos deputados. Adquirimos novos veículos para melhorar a qualidade do transporte. Melhoramos as rotas do linhão da saúde para atender melhor todas as comunidades. Fizemos ainda grandes reformas e manutenções dos prédios públicos. Em fim, foram muitos os avanços e outros virão em 2019.

– O que falta para a cidade?

O município é um organismo vivo que nunca está completo. Na verdade, o que falta para a cidade, é restabelecer a economia do País, que volte a crescer para que possamos ter uma maior arrecadação e assim, efetivamente criar novos programas. Um deles é com relação ao turismo, que é uma matriz em desenvolvimento na geração de empregos e renda, com a manutenção do meio ambiente, com a qualidade ambiental como também um eixo de desenvolvimento.

Também criar uma linha de incentivos de isenção tributária e fiscal para fomento ao comércio; um plano diretor de Quatro Barras onde se estabeleçam novos eixos de desenvolvimento; criar um programa habitacional e isto não cabe apenas a nós, mas uma interação com o estado, com a Cohapar, a Comec, para que a gente possa atender as famílias que aguardam um plano habitacional que atendam as suas necessidades, mas que ao mesmo tempo cresça de forma ordeira, com os serviços necessários: que tenha mais saúde, CMEis, educação, transporte coletivo.

– Na educação quais são os projetos para o futuro?

A educação este ano deu um salto fantástico, na parte das equipes pedagógicas, na capacitação dos professores, nas grandes conquistas de prêmios que foram acompanhados por todos através das redes sociais. Nós reformamos algumas Escolas e CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil), outras ainda precisam de um olhar especial nosso, como a Escola João Curupaná por exemplo, onde estamos aguardando inserir uma nova escola para o Jardim Menino Deus, mais ainda não fomos contemplados pelo governo federal, então, precisamos reformar esta escola, bem como ampliar outros CMEIs para ter uma melhor estrutura.

Queremos também cumprir o que está no Plano Nacional da Educação, no Plano Estadual e por consequência está no nosso Plano Municipal que é a inserção dos alunos de quatro anos já em Escolas Municipais. Eu sei que isso criou um certo transtorno para algumas famílias, mas é o cumprimento da Lei, nós vamos adaptar as Escolas, os banheiros, os refeitórios, ter um espaço reservado para o lazer e entretenimento para nossas crianças de quatro anos. Enfim, são outros investimentos que faremos na educação para que em 2019 se mantenha regulada e melhorada a qualidade de ensino.

– O que o senhor espera de 2019?

Espero que nós saibamos qual é o nosso compromisso como cidadão e como agente político. Que possamos ajudar o nosso novo presidente a restabelecer a ordem e progresso no nosso País. Que possamos ter uma parceria boa com o governo estadual e federal, com nossos deputados estaduais e federais e senadores na busca da manutenção dos programas de governo que cabem ao Estado e cabem a União. Contamos também com o apoio dos nossos lideres locais na gestão dessa cidade, ninguém governa sozinho, ninguém consegue manter um município regular sem que haja um envolvimento e engajamento de todos os cidadãos que moram na cidade. Desde aqueles mais simples que às vezes ajuda numa limpeza pública, àquele que tem maior autoridade quando precisam de um transporte coletivo.

Eu espero que em 2019 tenhamos a economia restabelecida, que possamos trazer indústrias gerar emprego e renda para as famílias. Que nós possamos manter a qualificação dos nosso jovens, aprimorando-os para o mercado de trabalho, olhar pelas minorias, nas áreas sociais fazendo com que os programas cheguem até eles. Um exemplo foi agora em 2018 com a família acolhedora, com os cursos de formação profissional, nas áreas de elétrica, panificação, costura industrial que contou com a participação de mais de 180 pessoas.

O que eu espero para 2019 é manter a regularidade dos serviços ao cidadão, ampliar aquilo que for possível. Nós precisamos em 2019 olhar com mais carinho aos servidores públicos municipais, especialmente àqueles que são operacionais, é o operário, o servente, o pedreiro, em fim, aquele que está no dia a dia na limpeza e manutenção da cidade porque eles estão há muitos anos sem ter o devido reconhecimento. Vejam, tem motoristas que há anos trabalham no município e estão na eminência de se aposentar e ainda não tiveram o seu reconhecimento nem pelo piso mínimo da sua categoria. São vários avanços que precisamos; na área da saúde, tentar fazer com que o Centro Integrado da Saúde do Menino Deus ocorra; ter um novo gerenciamento da saúde através do Cartão da Saúde Quatrobarrense; fazer com que nossas agentes sejam motivadas a também nos ajudar em outros programas porque elas estão todos os dias nas casas dos quatrobarrenses.

Em fim, são inúmeros fatos que precisamos olhar e coisas que precisamos estar atento. É notório, na reunião que eu participo entre 29 Municípios da Região Metropolitana, a referência que eles têm de Quatro Barras com a qualidade de vida na cidade e isso nós não podemos deixar cair e sim manter e ampliar. Nossa cidade é referência em beleza, extensão, área geográfica, espaço e estrutura pública e acima de tudo uma referência de povo trabalhador, honesto que sempre busca fazer o melhor pela cidade que vive.

– Qual a mensagem que o prefeito deixa para os munícipes?

Minha mensagem é de esperança, comprometimento, fé de um 2019 muito melhor. A esperança é o que nos move, quero que o quatrobarrense, saiba do grande trabalho, esforço e da grande participação que eles têm no crescimento da nossa cidade. Que Deus  esteja sempre olhando por todos nós, que neste Natal o Menino Jesus nasça em nossas famílias. Estou certo de que se nós fizermos a nossa parte em 2019, teremos sim, um ano vindouro, fantástico. Está é uma mensagem de esperança, comprometimento, fé e participação. Que cada cidadão saiba da sua importância na transformação desse município para uma cidade melhor, não cabe apenas ao prefeito, nem tão somente aos secretários ou ao cidadão, mas sim, esse elo de participação de todos no contexto.

Por Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Vá para o topo