Home / Agenda de Eventos / Notícias / Piraquara inaugurou sua primeira UPA 24h
Piraquara inaugurou sua primeira UPA 24h

Piraquara inaugurou sua primeira UPA 24h

Nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, a Prefeitura de Piraquara inaugurou a sua primeira UPA 24h. Em uma estrutura com mais de 1100 m², a unidade vai ampliar o atendimento de urgência e emergência da população. O novo prédio público foi denominado “Armando Neme Filho”, em homenagem ao ex vice-prefeito e atuante agente público do município.

A inauguração contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas entre comunidade, servidores, gestores de saúde da Região Metropolitana de Curitiba, além de autoridades municipais, estaduais e federais. Após a solenidade, o espaço foi assumido pelo Instituto Nacional de Ciências da Saúde – INCS, organização social responsável pela gerência da UPA 24h, para higienização e organização do atendimento ao público que inicia na próxima terça-feira, dia 01 de outubro, a partir das 07h.

MAIS CUIDADO COM A POPULAÇÃO

Durante a cerimônia a Secretária de Saúde de Piraquara, Maristela Zanella, que está no cargo desde 2013, fez questão de pontuar os avanços e apresentar os números de evolução da saúde pública no município. “A inauguração da UPA 24h é a continuidade de todo um projeto de reestruturação e qualificação da rede de saúde de Piraquara. Agradeço a todos os envolvidos, em especial a equipe da saúde, e esperamos agora corresponder toda a expectativa da nossa população”, enfatizou.

Já o Secretário de Estado da Saúde, Carlos Alberto Gebrim Preto, que representou o Governador Carlos Massa Ratinho Junior, enalteceu o município por assumir tamanha responsabilidade. “Quando pavimentamos uma rua, por exemplo, concluímos o asfalto e a responsabilidade praticamente acaba. Agora, a partir do momento que a prefeitura abre uma UPA, essa unidade terá que estar a disposição e sempre preparada para receber a população no momento em que ela mais precisa”, destacou.

A Prefeita de Pinhais, Marli Paulino, falou sobre o reflexo que a inauguração da UPA 24h de Piraquara traz para toda a região. “Sempre atendemos a população de Piraquara com a dignidade que ela merece em nossa UPA, mas agora ficamos felizes em saber que eles terão um atendimento de qualidade no próprio município. Com a inauguração, Piraquara contribui com a saúde de toda região”, destacou.

Em sua fala, o Deputado Federal, Luizão Goulart, destacou a importância da implantação do novo serviço para a população. “Parabéns a toda equipe da Prefeitura de Piraquara por viabilizar esse serviço de extrema importância para as pessoas. Fiquei feliz em poder ajudar com a destinação de recursos para a UPA 24h, pois sei que os municípios possuem grandes dificuldades para o custeio dessas estruturas”, ressaltou.

Por fim, o Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, lembrou dos obstáculos superados para a inauguração da UPA 24h e os desafios daqui para frente. “A abertura de uma das maiores Unidades de Pronto Atendimento da Região Metropolitana representa um salto na qualidade do atendimento da população de Piraquara. Após longo período para viabilização da UPA 24h, nosso desafio a partir de agora é a manutenção e aprimoramento do serviço”, finalizou.

Também prestigiaram a inauguração os deputados estaduais, Paulo Litro e Alexandre Amaro. A Primeira Dama, Ana Elizabete Mazon Tesserolli, o Vice-Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, a Prefeita de Pinhais, Marli Paulino, o Prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta – Lara, os vereadores Amilton Lima, Cicero Soares de Oliveira, Vandinho, Eugênio Huller, Ghiovanny Lorusso, Guanair Denilson dos Santos, Professor Pedro Zaro, Jeremias Pereira, Marcelinho da Saúde, Valdeci de Andrade, Nanico e Weliton Figueiredo, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Silmara Ribas, o Diretor de Operações do INCS, João Gilberto, gestores da saúde de outros municípios, regional de saúde, conselhos, entre outras autoridades.

HOMENAGEM

Durante a solenidade, também foi prestada uma homenagem aos familiares do Armando Neme Filho. Emocionado, o filho Armando Neme Neto – Lulo fez um agradecimento em nome da família e da memória de seu pai. “É um sentimento de orgulho e honra para todos nós. Não podemos deixar de parabenizar os envolvidos por essa realização e gostaríamos de compartilhar essa homenagem com todos os amigos e conhecidos que tiveram o privilégio de conhecer meu pai”, ressaltou.

O Prefeito Marquinhos ainda entregou uma placa de reconhecimento para a viúva, Dilma Neme e demais familiares e amigos que prestigiaram a cerimônia. “Nós que acompanhamos a trajetória do Armando nos sentimos homenageados juntos hoje. Por toda a simpatia, humildade e o jeitão carinhoso que ele tinha com as pessoas e por Piraquara ele merece isso”, enfatizou.

ESTRUTURA

A primeira UPA 24h de Piraquara conta com quatro consultórios médicos, duas salas de triagem, sala de curativos, sala de sutura, ampla recepção para mais de 90 pessoas sentadas, banheiros adaptados para os pacientes com necessidades especiais, área externa com jardim e estacionamento.

Para os atendimentos com maior gravidade, o local dispõe de sala de emergência com três leitos. Conhecida também como sala vermelha, ela conta com equipamentos de suporte básico a vida como ventiladores pulmonares modernos, monitores cardíacos, aparelho de eletrocardiograma e bombas infusoras para administração de medicamentos.

A unidade também é equipada com aparelho de raios-x para facilitar o diagnóstico, e ofertará exames laboratoriais e demais exames de imagens por meio de serviços credenciados como tomografias e ecografias. Para os casos onde os pacientes necessitarem permanecer em observação, a UPA dispõe de três leitos clínicos femininos, três leitos clínicos masculinos, quatro leitos de pediatria e dois leitos de isolamentos para pacientes portadores de doenças infecto contagiosas.

ATENDIMENTO

O atendimento iniciou nesta terça-feira, 01 de outubro, a partir das 07h. O Pronto Atendimento 24h do Centro segue com o atendimento normal até o dia 09 de outubro. (Fonte: SCPMP)

(Fotos: Valdir Lentcsh/Face da Notícia)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Vá para o topo