Cidades

Quatro Barras abre discussões do Plano Plurianual com a população

Publicado

em

A Prefeitura de Quatro Barras abriu no sábado (6) as discussões iniciais para elaboração do Plano Plurianual  (PPA) para o período de 2018 a 2021. No auditório, mais de 80 pessoas acompanharam a explanação sobre as metas do governo para os próximos anos.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) e o vice-prefeito Roberto Adamoski receberam a população e agradeceram a presença dos munícipes. Lara disse que era uma grata surpresa ver que tantos cidadãos dedicaram a tarde de sábado para ajudar na elaboração do plano que servirá de base para o planejamento do orçamento dos próximos quatro anos. “Obrigado a todos que estão aqui hoje, nos ajudando a planejar os investimentos do município, priorizando o que é realmente importante”, disse o prefeito.

Os secretários municipais e os vereadores Sandro Eleno Andreatta (Leno) e Paulo Cesar Lima (Juninho) também acompanharam as discussões do plano que será votado futuramente na Câmara. Leno aproveitou para pedir que seja analisada a possibilidade de implantar o uso de tecnologias nas escolas.

A discussão do Plano Plurianual serve para apontar diretrizes e planejar o orçamento que será elaborado a partir das demandas dos munícipes, sempre observando  a capacidade de investimentos do governo. Depois de uma rápida explanação dos objetivos do plano, o evento foi aberto para perguntas, sugestões e dúvidas.

A adesão popular foi expressiva pelo número de manifestações e pela diversidade das propostas e sugestões apresentadas. A gestão participativa permite um olhar coletivo importante. Quanto mais a comunidade se manifesta, mais o gestor pode investir corretamente nas demandas elencadas como prioritárias pela própria população.

Moradores sugerem propostas
A moradora do bairro Santa Luzia, Rita de Cássia de Mello, sugeriu que o transporte coletivo contemple os universitários com meia passagem, incentivando a busca pelo ensino superior. Simone Gonçalves Rodrigues, também da Borda do Campo, elencou mais de dez sugestões, desde a guarda responsável de animais e construção de fossas em residências em que o esgoto não está ligado à rede de tratamento, até a criação da Casa da Memória, para resgatar o acervo arqueológico, indígena e histórico.

O professor Aníbal Creplive, morador do Jardim Patrícia, sugeriu a implantação de calçadas padronizadas que facilitem a mobilidade urbana e pediu mais tecnologia nas escolas. Márcio Thomé Lopes, também morador do bairro, sugeriu a implantação de ciclovias para incentivar o uso de bicicleta como meio de locomoção. Já a proposta da moradora Ilda Maria Zancanaro foi ampliar os circuitos de caminhada de longas distâncias para fomentar o turismo.

“Observamos aqui um grupo de pessoas com notório conhecimento sobre as demandas do município. Muitas destas propostas já fazem parte do nosso plano de governo e outras agora também passarão a fazê-lo. Esta proximidade com a população é uma forma inteligente de evitar erros e priorizar o que será feito. É a Prefeitura mais perto do cidadão”, destacou o prefeito Lara.

Segundo ele, a audiência foi o passo inicial para a elaboração do plano. Agora, a equipe de governo fará um estudo para elencar ações e investimentos que serão realizados a curto, médio e longo prazo.

O controlador interno, Edson da Silva Elias, também avaliou positivamente o encontro. “Este foi um momento de troca de informações e levantamento de ideias e sugestões que enriquecem o planejamento orçamentário para os próximos quatro anos. O PPA tem essa característica de participação popular para formulação de políticas públicas voltadas à real necessidade dos bairros e do município”, concluiu Edson.

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Deputada Marli Paulino é convidada para ser “madrinha” da Expocamp de Campina Grande do Sul

Publicado

em

A deputada estadual Marli Paulino (SD) protocolou o projeto de lei, na Assembleia Legislativa do Paraná, para inserir a ExpoCamp (Exposição Agropecuária e Industrial), de Campina Grande do Sul, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

Na ocasião do anúncio, feito pela deputada durante a abertura oficial do evento, realizada na sexta-feira, dia 19, Marli foi convidada pelo prefeito municipal, Bihl Zanetti, para ser “Madrinha da Festa”. O evento acontece tradicionalmente no mês de abril, nesta edição de 2024, aconteceu nos dias 19, 20 e 21.

“Tenho trabalhado bastante, com muita dedicação pelos municípios do Paraná, em especial pela região metropolitana de Curitiba, e Campina Grande do Sul já recebeu minhas indicações de recursos, e agora entramos com mais este projeto para evidenciar esta magnífica festa e esta importante cidade”, declarou a deputada.

A exposição que está na sua terceira edição, já é um sucesso com grande participação do público local e visitantes de toda região metropolitana. Durante os três dias consecutivos há exposições da indústria, dos produtores, criadores, rodada de negócios, exposição de animais de pequeno, médio e grande porte, artesanato, praça de alimentação e shows com bandas regionais e de renome nacional no palco externo.

Realizada na maior arena coberta da América Latina, o local conta com três pavimentos que engloba 11 mil metros quadrados de área construída. Tem um palco de 860 metros quadrados e capacidade para 15 mil pessoas sentadas ou até 30 mil em pé.

Vale destacar que a ExpoCamp tem como característica valorizar o produto regional. “O município de Campina Grande do Sul cresce e se desenvolve rapidamente e com este evento a cidade fica em evidência oportunizando a interação de diversos segmentos econômicos, como o agronegócio, indústria, comércio, serviços, lazer e gastronomia”, enumerou a deputada Marli.

Neste ano, o evento contou com os shows nacionais na sexta-feira (19) de Guilherme e Benuto, João Bosco e Vinícius, no sábado (20) de Clayton e Romário, Marcos e Belutti e no domingo (21) de Bruno e Marrone. (Assessoria/Foto: Diego Tiller/PMCGS)

Continuar Lendo

Cidades

Cursinho pré-vestibular Mais Pinhais está com vagas abertas para inscrições

Publicado

em

A Prefeitura de Pinhais está com vagas abertas para o cursinho pré-vestibular Mais Pinhais, que prepara para o vestibular da UFPR, Enem e as principais instituições de ensino superior no Brasil. As vagas são limitadas e a inscrição vai até o dia 16 de fevereiro. As aulas acontecerão presencialmente das 19h às 22h40, de segunda a sexta-feira, e nos finais de semana acontecerão revisões, simulados e assistências, conforme o calendário divulgado. O curso é exclusivo para moradores de Pinhais e gratuito.

Confira a programação 

Inscrições – até o dia 16 de fevereiro de 2024

Validação do login e senha pelo candidato – de 20 a 23 de fevereiro

Aplicação do teste seletivo; online – 25 de fevereiro

Entrega de resultado do teste seletivo – 26 de fevereiro

Divulgação da 1ª chamada – 27 de fevereiro a partir das 19h, no site da prefeitura

Serviço 

Cursinho Pré-vestibular Mais Pinhais – Gratuito

Inscrições até o dia 16 de fevereiro através

(Foto: Yuri Martinez/SCP)

Continuar Lendo

Cidades

17 mil vagas: Agências do Trabalhador têm oportunidades em todas as regiões do Paraná

Publicado

em

As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 17.038 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 3.498 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de operador de telemarketing receptivo, com 480 vagas, operador de telemarketing ativo e receptivo, com 383, e operador de processo de produção, com 308.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (5.466). São 773 vagas para auxiliar de linha de produção, 480 para operador de telemarketing receptivo, 383 para operador de telemarketing ativo e receptivo e 214 para auxiliar de cozinha.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 276 vagas para preenchimento urgente: atendente de lanchonete (160), ajudante de açougueiro no comércio (45), fiscal de loja (38), eletricista de manutenção industrial (20) e auxiliar de manutenção predial (13).

A Região de Cascavel aparece em seguida, com 3.876 oportunidades, entre elas 755 para auxiliar de linha de produção, 270 para abatedor de aves, 263 para operador de processo de produção e 250 para Abatedor de porco.

As regiões de Londrina (1.279), Campo Mourão (1.181), Umuarama (1.107) e Pato Branco (1.032) também disponibilizam oportunidades em todos os setores.

Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são auxiliar de linha de produção, com 231 vagas, alimentador de linha de produção, com 111, operador de caixa, com 47, e abatedor de aves, com 36 oportunidades.

Em Campo Mourão, no Centro-Oeste, os destaques são para auxiliar de linha de produção (324), alimentador de linha de produção (53), soldador (49) e magarefe (37).

Na Região de Umuarama, no Noroeste, há oferta de emprego para as funções de auxiliar de linha de produção, com 498 oportunidades, ajudante de reflorestamento, com 120, reflorestador, com 50, abatedor de porco, com 30.

Em Pato Branco, no Sudoeste, há vagas para auxiliar de linha de produção (175), trabalhador da avicultura de corte (50), operador de processo de produção (45) e vendedor interno (45). (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Continuar Lendo

Tendência