Agenda de Eventos

Veja como será o Natal de Curitiba

Publicado

em

A segunda edição do Luz dos Pinhais – Natal de Curitiba, a temporada natalina da capital paranaense, começa no dia 22 de novembro e estará entre as maiores programações gratuitas de fim de ano do País. Serão mais de 70 atrações, entre autos, corais, exposições de presépios, paradas, concertos e feiras temáticas, promovidos pela Prefeitura e empresas privadas.

A capital ganhará também uma decoração repleta de luz, cor e brilho, que levará a festividade do Centro para os bairros. Estrelas de Belém iluminadas indicarão e valorizarão as atrações históricas de Curitiba.

Os espetáculos vão até 23 de dezembro. Já a decoração natalina ficará montada até 6 de janeiro. “A programação do Luz dos Pinhais – Natal de Curitiba foi concebida para espalhar um clima de renovação de esperanças, de espírito de paz e de união entre as pessoas, transformando nossa cidade também em uma ótima opção turística para desfrutar das festas de fim de ano”, afirmou o prefeito Rafael Greca no lançamento do Luz dos Pinhais – Natal de Curitiba, nesta quinta-feira (8/11).

Inspirações para renovar esperanças não faltarão no Natal de Curitiba. Grandes árvores de Natal vão tomar o calçadão da Rua XV de Novembro e os principais parques e jardins da capital. Paradas e espetáculos por toda a cidade prometem encantar crianças e adultos. Uma Vila de Natal, em pleno coração de Curitiba, terá como maior atração uma roda gigante. Além disso, haverá um buggy elétrico, com o Papai Noel a bordo, que irá parar o Centro da capital ao cruzar toda a Rua XV. Já a nostálgica Maria Fumaça anunciará com seu apito a passagem por vários bairros de Curitiba.

Greca salientou que, como na primeira edição do Luz dos Pinhais, Curitiba celebrará o Natal com criatividade e de maneira inovadora, com uma programação descentralizada, contemplando todos os bairros, uma rede de voluntários e apoio financeiro de patrocinadores, como a Caixa Econômica Federal, a Electrolux e os Supermercados Condor. O Instituto Municipal de Turismo, responsável pela organização da programação, promoveu vários editais de chamamento para realização dos eventos da Prefeitura, sempre procurando unir qualidade e preço competitivo.

“Estamos consolidando Curitiba no roteiro nacional natalino e mostrando que uma cidade inteligente, como é a nossa capital, consegue recriar, com parcerias público-privadas, cenários mágicos que retratam o caráter lúdico do nascimento de Jesus Cristo”, completou Greca, acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone.

Prefeito Rafael Greca, apresenta a programação do Natal de Curitiba Luz dos Pinhais. Curitiba, 08/11/2018. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Economia

A temporada natalina deverá estimular a economia local em diversos setores, como hotelaria, gastronomia, transporte, prestação de serviços e o comércio em geral.

Levantamento do Instituto Municipal de Turismo (IMT) aponta que, no ano passado, os principais espetáculos natalinos reuniram cerca de 300 mil pessoas. Somente os turistas, 20 deste total (60 mil), ajudaram a movimentar R$ 53 milhões na cidade. A expectativa do município é que haja incremento nesses números, já que festa está maior e com mais atrativos.

Núcleo central

As apresentações de Natal começam no dia 22 de novembro, com o Auto de Natal – Espírito de Amor e Confraternização, uma celebração ao ar livre, no Largo da Ordem (Centro Histórico), em que os sinos tocarão e “anjos” anunciarão a chegada do espírito natalino. A cerimônia de lançamento, inclusive, contou com a participação de atores, que recepcionaram os convidados com trajes usados no espetáculo de abertura.

A programação continua até 22 de dezembro, quando será realizado o Auto de Natal de encerramento, no Parque Tanguá. Já as feiras natalinas funcionam até 23 de dezembro e a decoração especial embelezará a cidade até 6 de janeiro.

A ornamentação da capital estará nos parques Barigui e Tanguá, que receberão árvores de Natal. No Parque Lago Azul, no Ganchinho, um presépio iluminado celebrará o nascimento de Jesus. O Jardim Botânico, por sua vez, terá decoração especial, com a iluminação da estufa e a Árvore da Vida, composta por flores.

A Árvore da Vida também poderá ser vista na Rua XV de Novembro, que receberá até dezembro um buggy elétrico com o Papai Noel a bordo. O Memorial de Curitiba, no Centro Histórico, terá uma bela árvore de luz de nove metros e espetáculos.

Entre as apresentações privadas, destaque para o consagrado Natal do Palácio Avenida, e novidades, como a Parada de Natal do Batel, além de atrações como a Maria Fumaça da concessionária de trens Rumo e o Natal do Paço 2018.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, contou que as calçadas do Centro Histórico e da Rua XV de Novembro, entre as praças Osório e Santos Andrade, serão o núcleo da programação. Na Santos Andrade, inclusive, a tradicional feira de artesanato de fim de ano irá se transformar na Vila de Natal Electrolux, com direito a uma inédita roda gigante, com entrada gratuita.

Mas a celebração vai envolver toda a cidade. “Todas as regionais terão atrações para a população e visitantes. As Ruas da Cidadania, por exemplo, ganharão rosáceas e árvores de luz e estão programados espetáculos musicais”, exemplificou Tatiana.  De acordo com ela, a atuação da equipe municipal e o apoio de diversas pessoas e instituições estão possibilitando que a celebração natalina de Curitiba seja ainda maior este ano.

Participaram do lançamento da programação de Natal de Curitiba a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro; o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; a assessora especial da Prefeitura Cynthia Juraszek Maia Batista; o tenente-coronel Samuel Prestes, sub-comandante do 1.º Grupamento do Corpo de Bombeiros; o presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto; os vereadores Thiago Ferro e Pier Petruzziello, líder do Governo na Câmara; o superintendente da Caixa Econômica Federal, Pascoal Zani; e Heloisa Cunha, da área de Marketing da Electrolux.

Toda a agenda de Natal está disponível no site oficial: http://natal.curitiba.pr.gov.br/.


Algumas atrações da segunda edição do Luz dos Pinhais – Natal de Curitiba

Auto de Natal – Espírito de Amor e Confraternização – Abertura oficial da programação

O Natal começa em Curitiba com um show gratuito de luzes, música e teatro onde a plateia acompanha caminhando pelo cenário do Largo da Ordem. Traga os filhos para este criativo espetáculo ao ar livre, onde a plateia segue caminhando pelas atrações teatrais e musicais desde a Igreja do Rosário até a Igreja da Ordem, passando pelo Memorial de Curitiba.

Espetáculo de abertura: 22/11, às 20h30

Demais espetáculos: 28 e 29/11 e 5, 6, 12 e 13/12, às 20h30

Local: Início no Palacete Wolff (Praça Garibaldi, s/n), no Centro Histórico

Entrada: gratuita

Feira Especial de Natal da Praça Osório

A chegada do Natal lembra as comidas gostosas e enfeites artesanais que nossas avós faziam e tanto nos encantavam na infância. A Feira Especial de Natal da Praça Osório tem tudo isso e muitas sugestões de presentes. Enquanto faz as compras da sua lista e prestigia os artesãos, delicie-se com as comidas típicas de diversos países no setor gastronômico da feira. O local também receberá a Casa do Papai Noel.

Datas: de 23/11 a 23/12, todos os dias (das 10h às 22h, de segunda a sábado; e, aos domingos, das 14h às 19h)

Local: Praça Osório

Entrada: gratuita

Vila de Natal Electrolux da Praça Santos Andrade

A Praça Santos Andrade, no Centro, vai ganhar a Vila de Natal Electrolux, uma feira com artesanato, gastronomia e uma espetacular roda gigante iluminada (que começará a funcionar no dia 30/11). Todas as atrações serão gratuitas.

Datas: 23/11 a 23/12, todos os dias (das 10h às 22h, de segunda a sábado; e, aos domingos, das 14h às 19h)

Local: Praça Santos Andrade

Entrada: gratuita

Coral Palácio Avenida – Natal do Bradesco 2018

Quando as luzes do Palácio Avenida se acendem, as janelas se abrem e as mais de 100 crianças de escolas municipais e de instituições de acolhimento apoiadas pelo Bradesco começam a cantar. Há quase 30 anos, a emoção toma conta das milhares de pessoas que assistem a um dos maiores espetáculos musicais natalinos do país. O show desse ano tem como tema Tempo de Sonhar e termina com uma queima de fogos de artifício.

Datas: 30/11 e 1, 2, 7, 8, 9, 14, 15 e 16/12 (sextas, sábados e domingos), das 20h20 até às 21h05.

Local: Palácio Avenida, calçadão da Rua XV de Novembro esquina com Travessa Oliveira Belo

Entrada: gratuita

Natal do Paço 2018 – O Chefe da Fábrica

A fachada do Paço da Liberdade, primeira sede da Prefeitura e que atualmente abriga a unidade cultural do Sesc, ganha vida em mais um evento grátis. Através de projeção computadorizada, luzes, teatro e música, o espetáculo O Chefe da Fábrica conta a história do encontro do Papai Noel e a Fada Lia, que o apresenta ao Karambólis, um serelepe morador do relógio da torre do Paço da Liberdade. O espetáculo também terá a apresentação da Banda Lyra.

Datas: 11, 12, 13/12 (das 20h30 até às 21h35)

Local: Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, Centro)

Entrada: Gratuita

Parada de Natal do Batel

A Avenida Batel vai ganhar sua primeira Parada de Natal com carros alegóricos, figurinos exclusivos, trilha sonora gravada pela Orquestra Filarmônica de São Petersburgo (Rússia), centenas de personagens encenando o sonho natalino em alas grandiosas e todos interagindo com o público. Promovida pelo Shopping Pátio Batel, a celebração gratuita terá bailarinas, soldadinhos de chumbo, renas, brinquedos e uma linda festa na neve.

Datas: 27/11 e 4, 11 e 18/12, às 21h

Local: Avenida Batel (início na frente do Castelo do Batel e término em frente ao Shopping Pátio Batel)

Entrada: gratuita

Maria Fumaça do Natal

O inconfundível e nostálgico apito da Maria Fumaça Mallet 204 voltará a ser ouvido em vários bairros da capital a partir de 1º de dezembro e, neste ano, ela terá uma novidade: paradas para a apresentação de pequenos espetáculos gratuitos. A histórica locomotiva da concessionária de trens Rumo, toda iluminada e ornamentada com adereços natalinos, irá passar por bairros como Capão da Imbuia, Cajuru, Cachoeira, Barreirinha e Centro.

Datas: de 1º a 15/12, diariamente (entre 17h e 19h)

Locais: ao longo da linha férrea entre a Rodoferroviária, no Centro, e a garagem da Concessionária Rumo, no Cajuru

Entrada: Gratuita

Nataleluia 2018

Espetáculo da Primeira Igreja Batista de Curitiba, o Nataleluia resgata o cunho religioso da verdadeira mensagem do Natal. Com performances ao vivo e a participação de mais de mil voluntários da congregação religiosa, este evento reúne orquestra, teatro, dança, um grande coral e efeitos especiais garantidos por três painéis de LED e um grandioso show de luzes que emocionará toda a família.

Datas: 20, 21, 22, e 25/12, às 20h

Local: Primeira Igreja Batista de Curitiba (Avenida Batel esquina com Bento Viana, Batel)

Entrada: R$ 10 (venda pelo site nataleluia.com.br)

Bach na Capela Santa Maria

Muita música sacra vai ecoar no palco da Capela Santa Maria. O Concerto de Encerramento da Temporada da Camerata Antiqua de Curitiba apresenta a obra Weihnachts Oratorium (Oratório de Natal) de Johann Sebastian Bach, composta para celebrar o nascimento de Jesus Cristo.

Datas: 14/12, às 20h; e 15/12, 18h30

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)

Entrada: R$ 30 (inteira)

36ª Feira de Santa Rita

A 36ª Feira de Santa Rita é promovida pela Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia. São 145 estandes de artesanato, presentes e uma grande praça de alimentação com variadas atrações folclóricas e musicais. A entrada é franca e toda a renda obtida é revertida para as 168 entidades beneficentes cadastradas.

Datas e horários: 30/11, das 14h às 22h; e 1º e 2/12, das 10h às 22h

Local: Pavilhão da Expo Renault Barigui, no Parque Barigui

Entrada: gratuita

Orquestra UniCesumar no Parque Barigui

A Orquestra da UniCesumar apresenta músicas natalinas, grandes sucessos populares e trilhas sonoras que marcaram a história do cinema. Regida pelo maestro e diretor artístico Davi Oliveira, a orquestra prepara um espetáculo ao ar livre inesquecível que começa ao pôr do sol. Assim que escurecer, o público poderá se encantar com a maravilhosa árvore de Natal iluminada de 22 metros que a Volvo patrocina no local.

Data: 25/11, às 18h

Horário: 18h

Local: Parque Barigui

Entrada: gratuita

Foto: Natal Palácio Avenida/V.Lentcsh/arquivo-Face da Notícia

 

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Setor de serviços cresceu 8,5% no 1º bimestre de 2024; turismo teve alta de 2,1%

Publicado

em

As empresas paranaenses ligadas ao setor de prestação de serviços tiveram um crescimento de 8,5% no volume de suas atividades nos dois primeiros meses de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. O desempenho do Paraná ficou bem acima da média nacional, que foi de 3,3%, e consta nos resultados da mais recente Pesquisa Mensal de Serviços ,divulgada na sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado dos últimos 12 meses analisados, o crescimento registrado para o segmento em nível estadual é de 10,9%, o maior do Sul do País. No mesmo recorte de tempo as empresas catarinenses tiveram uma variação positiva de 8,1% no volume das suas atividades, enquanto as gaúchas registraram uma alta de 3,8%. Na média nacional, houve crescimento de 2,2%.

Os dados do levantamento também apontam uma alta de 6,3% no volume de serviços no Paraná em fevereiro quando comparado ao mesmo mês de 2023. O índice é mais do que o dobro do Brasil neste comparativo, que foi de 2,5%.

Todos os segmentos analisados pelo IBGE tiveram resultado positivo no Paraná no acumulado do 1º bimestre. Os serviços prestados a família aumentaram 3,5% em relação a janeiro e fevereiro de 2023. Os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 5,9% no mesmo período, enquanto os transportes, serviços auxiliares e correio variaram 9,4%.

As maiores altas, no entanto, aconteceram nas empresas que prestam serviços de informação e comunicação (10,6%) e outros serviços (10,8%).

TURISMO – Analisado de forma separada pelo IBGE, o setor de Turismo também dá mostras de que continua aquecido no Paraná. Entre janeiro e fevereiro, o setor teve alta de 0,5% nas atividades, em um movimento contrário ao nacional, que caiu 0,8% neste intervalo de tempo. Apenas cinco estados registraram variação mensal positiva.

No ano, as atividades turísticas acumulam 2,1% de crescimento quando comparadas ao primeiro bimestre de 2023. O resultado foi o melhor do Sul do Brasil, à frente de Santa Catarina (1,3%) e do Rio Grande do Sul (-4,8%), e sete vezes maior do que a média nacional (0,3%). O aumento também se refletiu na melhora do caixa das empresas do ramo, que viram a sua receita ser ampliada em 10% no primeiro bimestre de 2024.

ECONOMIA DINÂMICA – Os resultado do segmento de serviços e do turismo acompanham uma tendência que já havia sido comprovada pelas mais recentes pesquisas do IBGE em relação a outros setores da economia estadual. No 1º bimestre, o crescimento das indústrias instaladas no Paraná foi de 4%, enquanto o comércio acumula uma alta de 6,9% nos dois primeiros meses de 2024, demonstrando o dinamismo da economia paranaense. (AEN/Foto: Gilson Abreu)

Continuar Lendo

Notícias

Estado retoma revitalização da Orla de Matinhos entre Praia Grande e Flórida

Publicado

em

O Governo do Estado retomou na terça-feira (16) as obras de revitalização da Orla de Matinhos no trecho de aproximadamente 600 metros entre os balneários de Praia Grande e Flórida. A nova mobilização do canteiro de obras, com a recontratação de operários e equipamentos, tem investimento estimado de R$ 250 mil. O aporte total para a conclusão da área será de R$ 3,5 milhões, com prazo estipulado de 90 dias.

A reestruturação urbanística do local estava sendo discutida desde dezembro de 2022, após pedido do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mas uma decisão da 11ª Vara Federal de Curitiba permitiu a continuidade da intervenção, inclusive com parecer favorável do Ministério Público Federal (MPF).

Com isso, o Instituto Água e Terra (IAT) e o Consórcio Sambaqui, grupo de empresas responsável pelas obras, vencedor da licitação pública, puderam dar prosseguimento ao processo de urbanização do local, com a construção de calçadas, ciclovias, pistas de caminhada e sinalização horizontal e vertical, entre outras benfeitorias.

“Apesar de a decisão ter saído em fevereiro, precisávamos mobilizar novamente a equipe. Agora, com a permissão por parte da Justiça, podemos seguir com a urbanização, construção de calçadas, ciclovia, pista de caminhada e sinalização. Uma vitória da população de Matinhos e do Paraná”, destacou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

Coordenador do projeto e diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro reforçou a importância de dar prosseguimos ao trecho final da revitalização da orla de Matinhos. “Uma obra inacabada é um grande problema para todos, fica com cara de uma área abandonada, por isso é um momento especial”, disse.

ANIMAÇÃO – A instalação do canteiro de obras e a volta dos operários, tratores e máquinas animaram os moradores dos balneários. Muitos deles participaram de ações para a retomada da construção.

“Era o que a população e os turistas queriam: a recuperação deste trecho que estava esquecido. Eu participei das mobilizações e tenho certeza que influenciou nesta tomada de decisão pela liberação por parte da Justiça”, afirmou o comerciante Samaroni Pereira, morador do balneário Flórida e ativista dentro da associação local de surfe.

“Ia ficar muito esquisito com esse pedaço sem fazer. A obra como um todo ficou excelente. Antigamente andávamos por aqui e precisávamos ficar desviando de carros e pedras, não havia calçamento”, completou o aposentado Jones Leandro Turrissi, que reside no balneário Riviera. (AEN/Foto: Roberto Dziura Jr)

Continuar Lendo

Notícias

Licenciamentos ambientais: verão atraiu R$ 115 milhões em investimentos no Litoral

Publicado

em

Além da fiscalização ambiental, com a aplicação de R$ 2 milhões por crimes contra a natureza, o Instituto Água e Terra (IAT) emitiu 72 licenciamentos para instalação de novos empreendimentos no Litoral do Paraná durante a temporada 2023-2024 de verão – a estação termina oficialmente nesta quarta-feira (20).

Juntos, os anúncios privados para a construção de novas edificações, plantas industriais, usinas de geração hidrelétrica e postos de combustível, entre outros, além das obras públicas, como desassoreamento de rios por parte da Sanepar e a revitalização da região de molhes em Pontal do Paraná, resultaram em um investimento de R$ 115.104.588,05. A estimativa aponta para a geração direta de 200 postos de trabalho.

Somente a empresa Catallini Terminais Marítimos S.A investirá R$ 90 milhões na expansão da planta de Paranaguá. Outros R$ 2,6 milhões serão aplicados pela Cacatu SPE Ltda. em uma central geradora hidrelétrica em Antonina. Já a injeção financeira no setor imobiliário de Guaratuba será de R$ 3 milhões por parte da empresa MCE Participações Ltda, especializada em instalações industriais, galpões, centros de distribuição e condomínios industriais.

“Trabalhamos em diversas áreas do licenciamento durante todo o verão, desde atividades poluidoras, investimentos imobiliários, obras de utilidade pública e autorizações florestais. A dedicação de todos fez com que as liberações saíssem do papel”, afirma a engenheira química do Escritório Regional do IAT no Litoral, Luísa Serenato.

OBRAS PÚBLICAS – Em relação às ações públicas, a Sanepar destinou pouco mais de R$ 8 milhões para o desassoreamento do Rio das Pombas, responsável pelo abastecimento de água em Matinhos e Pontal do Paraná. Também em Pontal, o IAT emitiu a Licença Prévia (LP) para revitalização de parte da orla, na região dos molhes. O investimento é de R$ 11 milhões. “São obras importantes e que frequentemente são pedidas pela população. Quando essas manutenções não são feitas, as cidades litorâneas sofrem muito”, explica a engenheira química.

Para dar conta dos pedidos por autorização ambiental, o escritório regional do IAT em Paranaguá foi encorpado com o empréstimo temporário de 80 servidores dos demais núcleos do IAT no Estado. “No caso dos licenciamentos, partimos para forças-tarefas, com a dedicação exclusiva de boa parte dessas pessoas”, destaca o gerente do escritório do IAT no Litoral, Altamir Hacke.

ECONOMIA – Diretor-presidente do Instituto Água e Terra, Everton Souza afirma que os investimentos confirmam o bom momento da economia do Paraná, um dos maiores geradores de empregos com carteira assinada no País – apenas em janeiro deste ano foram criadas mais de 20 mil vagas formais no Estado. “Reforça o acerto das medidas tomadas pelo governador Ratinho Junior, que aliou a qualidade ambiental ao desenvolvimento econômico e social”.

Souza ressalta que o Estado trata o Litoral como prioridade, fazendo com que a região recebesse o maior volume de investimentos públicos da história. Cita como exemplo os R$ 354,4 milhões destinados para a primeira fase da recuperação da Orla de Matinhos, obra com índice de execução superior a 93%, além dos projetos para a construção da ponte que vai ligar Matinhos a Guaratuba, em fase de licenciamento pelo órgão ambiental, e a canalização e duplicação da Avenida JK, em Matinhos.

Ele também destacou as ações do Verão Maior Paraná, que geraram um incremento de R$ 107,6 milhões no PIB com 4 milhões de visitantes. Segundo o Ipardes, também houve um aumento de R$ 6 milhões na arrecadação de ICMS no período. (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

Continuar Lendo

Tendência