Agronegócio

TURISMO RURAL – Mais de 90% da produção de morangos em Colombo é orgânica

Publicado

em

 

 

Produtores da região fazem parte do Circuito Italiano de Turismo Rural e esperam aumentar o índice de visitação em 2013

COLOMBO – A produção de morangos orgânicos é um dos grandes atrativos de Colombo, e convida muitos turistas que vêm em busca do sabor e da qualidade da fruta oferecida pela agricultura familiar. Os morangos, além de saborosos, são grandes, chegando a pesar 60 gramas, um único fruto, e rendem deliciosas receitas. Uma das principais vantagens de consumir o produto orgânico, é a qualidade dos nutrientes que ele fornece ao funcionamento do organismo humano.

Para o secretário da Agricultura e Abastecimento, Márcio Toniolo, garantir a qualidade é o principal objetivo. “Em todo o município, mais de 90% dos produtores utilizam o sistema orgânico de cultivo, o que garante muito mais qualidade no fruto oferecido ao visitante, com um sabor especial. Além disto, com a produção orgânica se garante a sustentabilidade e a qualidade do solo no município, já que o uso de insumos orgânicos impede que este, os lençóis freáticos e as nascentes do município sejam contaminadas”, explicou.

O turismo rural
As chácaras produtoras do morango orgânico em Colombo fazem parte do Circuito Italiano de Turismo Rural, e nesta época de alta na produção da fruta, a expectativa é também um aumento na visitação, em relação ao último ano. Segundo o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Antônio Ricardo Milgioransa, o morango é agora o atrativo principal, para uma agricultura que tem muitos outros produtos.

Em Colombo, mais de 90% da produção de morangos é orgânica, o que garante a sustentabilidade da região e a qualidade do produto

“A agricultura familiar em Colombo, e o Circuito Italiano de Turismo Rural, garantem a este visitante um leque de produtos naturais e até processados, mas todos feitos com o carinho da produção orgânica. Quem vem pelo morango, prova o vinho, a geleia e o licor, e leva para presentear. Assim cada vez mais nós vamos ampliando o público e o desenvolvimento do setor turístico no município”, lembrou o secretário.

As chácaras que produzem o morango orgânico estão abertas à visitação, podendo ser feita com horário agendado e o turista pode até colher o morango na hora. Assim, ele fica conhecendo as instalações e acaba fazendo amizade com os produtores da região. (Foto: Bruno do Carmo/PMC)

 

Além do morango, o Circuito oferece ao turista outras frutas e os produtos feitos a partir delas, como as geleias, os licores e o vinho

Click para comentar

Tendência

Sair da versão mobile