SÃO JOSÉ DO PINHAIS – O deputado Cleiton Kielse (PMDB) acompanhou, nesta terça-feira (21) o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale e o diretor geral da Infraero no Paraná, Antônio Palut, em vistoria no Aeroporto Afonso Pena. “Acompanhamos, não somente a parte civil, a material, mas também o empenho do Ministério da Aviação Civil, juntamente com o pessoal da Aeronáutica e da Infraero, em preparar o aeroporto para a Copa do Mundo”, disse Kielse.
A comitiva garantiu que a primeira fase do Aeroporto está pronto para a Copa, o que vai permitir dar maior conforto aos passageiros. O investimento total da obra será de quase R$ 350 milhões, entre a pista de pouso e decolagem, os fingers (pontes de embarque entre o terminal e a aeronave nos aeroportos), a infraestrutura de ampliação. Com isso, praticamente vai dobrar o tamanho do aeroporto baseado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. “Numa visão pragmática, uma Capital precisa ter, realmente, infraestrutura de entrada e saída, com a finalidade de focar no desenvolvimento do turismo”, disse Kielse, reforçando que, o ponto principal é a infraestrutura de recebimento de pessoas, especialmente neste momento de Copa do Mundo. “Os hoteis em Curitiba estão preparados, a infraestrutura da área da saúde está preparada, temos um condicionamento positivo de novos investidores no Estado, e queremos participar, junto com a FIEP, com a Ocepar, com a Associação Comercial do Paraná, com o sistema produtivo, para que todo o Estado seja atendido com este aeroporto”, afirmou.
De acordo com o ministro Moreira Franco, as obras no Afonso Pena estão indo muito bem. “Saio daqui muito confiante que o Aeroporto vai estar preparado para a Copa do Mundo”, disse, ao salientar que a única intervenção que fez foi no sentido de antecipar, em um mês, a conclusão de uma obra no terminal de passageiros, para aumentar a área de desembarque. “Assim que esta obra estiver concluída, o aeroporto vai prestar um bom serviço, não só ao torcedor brasileiro, mas também ao estrangeiro que aqui (Curitiba) vier”, afirmou.
Segundo Moreira Franco, dentro do programa do aeroporto Afonso Pena, ainda, há a ampliação do terminal que, “embora não impacte na Copa”, a previsão é de que esteja concluída até junho, com a colocação de mais dois fingers. “Até tenho sugerido que não deve começar nenhuma obra que não possa ser concluída”, acrescentou.
“Estamos projetando até a Copa, a expansão do pátio do aeroporto do Bacacheri”, informou, por sua vez, o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale. Segundo ele, esta é uma obra pequena, mas que tem uma importância muito grande, assim como para toda a aviação civil tem para a Copa do Mundo. “O (aeroporto) Afonso Pena é, hoje, a nossa prioridade. Estamos trabalhando no projeto da terceira pista, que está sendo desenvolvida o estudo conceitual. Logo em seguida, vamos partir para o projeto base. A questão da desapropriação, vamos resolver junto com o Estado, usando, possivelmente, recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil para não onerar o Governo estadual, mas que é necessário”, adiantou Vale.
O presidente da Infraero disse ainda que, depois das obras concluídas, o tamanho do aeroporto vai dobrar, assim como vai igualmente aumentar a sua capacidade operacional. “A obra base do pátio é quase o dobro da atual e o nosso foco é que ele (o aeroporto) dê conta da demanda até 2022, e não nos dará mais preocupações quanto a servir os passageiros”, assegurou, lembrando que a obra no pátio deve resolver o problema para os próximos sete anos. “A nossa prioridade é a terceira pista que, de fato, é necessária, e que será bem maio9r que a atual, inclusive com a possibilidade para receber pouso e decolagens de aeronaves cargueiras e aviões maiores, de grande porte”, concluiu Vale. E Kielse arrematou: “Isso nos dá um maior conforto e será um diferencial na Região Sul, além de resolver o problema de infraestrutura, totalmente, até 2015”.
Luizão Goulart, secretário de Estado da Administração e da Previdência é o novo membro do Partido Social Democrático (PSD), alinhado ao governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. A filiação foi oficializada na noite desta quinta-feira (27) em grande evento em Pinhais, com a presença de nomes importantes do partido, da política metropolitana, paranaense e mais de mil apoiadores.
“É um prazer enorme me juntar a essa grande equipe do PSD, liderada pelo governador Ratinho Junior, que coloca o Paraná como referência nacional em muitos índices. Em toda a minha trajetória, passando pela Prefeitura de Pinhais e agora como Secretário de Estado da Administração e da Previdência, meu foco sempre foi trabalho e resultado, e fico feliz de ter encontrado pessoas que também simbolizam isso, muitas delas no PSD”, destacou Luizão.
Muito conhecido pelo período em que foi prefeito de Pinhais, sendo o mais bem avaliado do Brasil, Luizão se filia ao partido visando às eleições de 2026, quando deve se candidatar a deputado federal, após atuar como secretário da Administração da gestão de Ratinho Junior.
Em vídeo enviado exclusivamente para o evento, o governador Ratinho Junior destacou que, “Fico muito feliz por ter o Luizão junto ao PSD, um partido com uma grande equipe no Paraná. É uma alegria o ter como secretário. Seja bem-vindo, Luizão, para também voltar a ser um grande deputado, como já foi no passado.”
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, também presente no evento, declarou apoio a Luizão na campanha como deputado federal. “É muito bom trabalhar política com o Luizão. Ele tem meu apoio para voltar a ser deputado federal pelo Paraná, assim como me apoiou inúmeras vezes no passado. Me orgulho em estar em um partido que tem o Luizão”, relatou Pimentel.
A trajetória de Luizão já o coloca como uma das principais lideranças políticas do Estado, como destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Alexandre Curi.
“A minha presença é pela amizade com o Luizão, pelo seu caráter, lealdade, e jeito fácil de fazer política. Eu fiz questão de vir porque o PSD hoje recebe uma das maiores lideranças políticas do Paraná, com 94% de aprovação em Pinhais, e um deputado que entende as cidades e a região metropolitana”, falou Curi.
Evento prestigiado
A filiação também contou com a presença da deputada estadual Marli Paulino, do secretário Municipal do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura; dos secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; das Cidades, Guto Silva; e de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; do chefe da Casa-Civil do Paraná, João Carlos Ortega; da representante da Secretaria da Educação, Sílvia Vieira Dias; do diretor-presidente da Paranaprevidência, Filipe Vidigal; do diretor-presidente da Sanepar, Bihl Zanetti; e dos prefeitos de Colombo, Helder Lazarotto; de Pinhais, Rosa Maria; o vice-prefeito de Pinhais, Marcinho, e de Piraquara, Marquinhos, vereadores da capital e dos municípios da RMC e Litoral, a executiva estadual e municipal do PSD.
Quem é Luizão Goulart
Atualmente secretário da Administração e da Previdência do Paraná, Luizão Goulart tem uma grande trajetória de serviço à população paranaense. Tornou-se bastante conhecido por ter sido prefeito de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e terminado seu mandato com 94% de aprovação, a maior do Brasil. Em sua gestão fez uma grande transformação na cidade, conquistando excelentes indicadores em todos os setores, como educação, meio ambiente, saúde e desenvolvimento econômico.
Natural de Jandaia do Sul-PR, Luizão também foi agricultor, mecânico, professor, diretor de escola, deputado estadual e mais recentemente, deputado federal. No Congresso Nacional, destacou-se por promover pautas ligadas à educação e à saúde, sendo o único deputado que destinou recursos para todas as cidades da RMC nessa área, e foi o parlamentar que mais defendeu os municípios, de acordo com a CNN.
PSD no Paraná
Novo partido de Luizão, o Partido Social Democrático (PSD) está consolidado como um dos maiores partidos do Paraná, contando com 162 dos 399 prefeitos do Estado (41%). Além do governador Ratinho Junior, o partido elegeu sete deputados federais e 16 deputados estaduais em 2022 no Estado, e reforçou a sua presença na capital paranaense em 2024, com a eleição do prefeito Eduardo Pimentel.
No âmbito nacional, o PSD conta com quatro governadores, e é o partido com mais senadores (15), mais prefeitos, e o quarto com mais deputados federais (38). Atualmente o PSD tem quase 500 mil filiados. (Da assessoria)
A deputada estadual Marli Paulino protocolou o projeto de lei 869/2025 para instituir a Caminhada Outubro Rosa no Paraná, a ser realizada anualmente no último sábado do mês de outubro em todo o Estado. A iniciativa visa a conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de mama e de outras doenças que afetam a saúde da mulher.
“Precisamos sempre chamar a atenção para esse tema e atuar na defesa da saúde da mulher realizando ações quem lembrem os cuidados e incentivem a atividade física, que é um dos fatores que contribuem para a prevenção do câncer de mama”, destacou a deputada que também é atleta praticante de corrida de rua.
A referida proposta tem por objetivos: Incentivar a população feminina e a sociedade em geral à prática de hábitos saudáveis e à realização de exames preventivos; Conscientizar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e de outras doenças que acometem mulheres, e promover a participação da sociedade civil, órgãos públicos e instituições privadas na mobilização social.
Segundo Marli, a promoção de uma data específica para a realização da caminhada visa evidenciar que todas as mulheres, principalmente com idade entre 40 e 74 anos, devem realizar os exames anualmente, e também para dar a devida atenção para si própria, começando pelos benefícios de praticar uma atividade física regularmente.
Caminhada Toque Pela Vida
A deputada que marcou presença em diversas ações ao longo deste mês, apoiou e participou no último sábado, 25, da Caminhada Toque Pela Vida em alusão ao mês Outubro Rosa, em Pinhais. O evento contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, entre autoridades, lideranças locais e regionais e também a comunidade em geral engajada nesta causa.
“Tenho na minha essência a atuação em prol da qualidade de vida das pessoas e a saúde da mulher é a nossa principal bandeira. Apoiar essa caminhada, que chama a atenção para os cuidados e diagnóstico precoce do câncer de mama é mais um passo importante para a prevenção e salva vidas”, afirmou a deputada agradecendo a presença da cada um na caminhada Toque Pela Vida.
Marli Paulino que há mais de 20 anos atua nessa área de legislar em atenção à saúde da mulher, é a autora, enquanto estava como vereadora, da Lei Municipal 617/2003, de Pinhais, que instituiu no mês de abril, a Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer de Mama, a qual é consolidada no município e realizada até os dias de hoje. (Da assessoria)
De 29 de outubro a 1º de novembro, a Praça Chafic Boazar, ao lado da Casa da Memória, será o palco do primeiro evento literário de Piraquara, a FLIPIRA, que chega com muita cultura, literatura e diversidade!
A feira faz parte do projeto “Piraquara Literária: Escritores e Escritoras da Nossa Terra”, e vai celebrar o talento local com uma programação especial para todas as idades, em homenagem ao Dia Nacional da Leitura e ao Dia Nacional do Livro.
Confira a programação completa e prepare-se para quatro dias de arte e imersão literária:
29/10 (quarta-feira)
9h – Contação de histórias infantis
10h – Bate-papo: A poesia piraquaense
11h – Visita guiada à feira
14h – Intervenção artística: Palhaçaria
15h – Oficina: Poesia na prática cotidiana
19h – Abertura oficial da feira e da exposição “Piraquara Literária”
19h30 – Bate-papo: Piraquara Literária
️ 30/10 (quinta-feira)
9h – Contação de histórias infantis
10h – Literatura infantil e juvenil: Histórias para todo mundo ouvir
14h – Intervenção artística: Palhaçaria com escolas municipais e particulares
15h – Intervenção literária: (E)stórias e (H)istórias
16h – Literatura periférica: lançamento de livros e bate-papo com autores
️ 31/10 (sexta-feira)
9h – Contação de histórias infantis
10h – Literatura dos povos originários
11h – Bate-papo: Personagens negros nos contos de fadas
15h – A literatura feminina e a saúde da mulher
16h – Grafite e grafismo: poesia de reexistência
19h – Halloween na Biblioteca
01/11 (sábado)
9h – Sarau de poesias
10h – Bate-papo: Leitura de autoras mulheres na sociedade contemporânea
13h – Literaturas negras: ancestralidade, resistência e contemporaneidade
14h – Lançamento do livro “Caminho de Seda e Pedra”
15h – Lançamento coletivo: “Abismos e (In)finitudes”
16h – Roda de conversa: bastidores dos livros e mercado editorial independente
17h – RAP e poesia periférica
18h – Musicalidade indígena como expressão do sagrado
19h – Capoeira como expressão poética de luta e resistência ancestral
A FLIPIRA promete encantar com muita arte, música, literatura e celebração da identidade cultural piraquaense!
Praça Chafi Boazar, ao lado da Casa da Memória De 29 de outubro a 1º de novembro (41) 3590-3600 | secretariadeculturapiraquara@gmail.com Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Igualdade Racial
Primeira Feira Literária de Piraquara (Fotos: SCPMP)