Cidades

Programa Meu Campinho levará campo sintético a Quatro Barras para o contraturno escolar

Publicado

em

 

  Quatro Barras é um dos 19 municípios contemplados pelo Programa “Meu Campinho”, do Governo do Estado, que garantirá a construção de um campo coberto sintético para a prática esportiva de crianças e jovens no contraturno escolar. Na tarde de ontem (2), o governador Beto Richa e o vice-prefeito de Quatro Barras, Olair Ribeiro Lago (Laio), assinaram o convênio no Palácio Iguaçu. Também participaram da solenidade o deputado estadual Francisco Buhrer e o secretário municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Fernando Cunha.

“O programa é importante porque acredita no esporte como agente de transformação social. O foco é levar atividades esportivas às crianças quando elas não estão na escola”, disse Laio. O campo é coberto, iluminado e será construído em área de vulnerabilidade social, oferecendo oportunidades iguais de acesso ao esporte. Esta é a primeira fase do projeto, destinada aos municípios da Região Metropolitana de Curitiba, mas uma segunda fase deve estendê-lo a todo o Paraná.

O governador disse em seu pronunciamento que a iniciativa é inédita no país e que será uma das marcas do governo em ano de Copa do Mundo. “Trata-se de uma grande e inovadora proposta. O campo será um lugar seguro e saudável, onde as pessoas não ficarão ociosas, expostas a riscos, como drogas e violência. Acredito muito na capacidade transformadora do esporte, que educa, socializa e projeta um novo futuro para nossas crianças”, afirmou.

 

O programa

O projeto é inspirado em uma iniciativa da Alemanha, que construiu 1.100 campos quando sediou a Copa do Mundo, em 2006. Os secretários de Estado de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, e do Esporte e Turismo, Evandro Roman, estiveram em território alemão para conhecer o programa e trouxeram a idéia ao Paraná.

“Nós fomos à Alemanha para conhecer o projeto e o aprimoramos. Nossos campinhos terão iluminação para funcionamento noturno e, além de futebol, terão também demarcação de quadra de vôlei. Tenho certeza de que o programa será referência, porque visa justamente à ascensão social das crianças e jovens através do esporte”, destacou Ratinho Junior.

Em Quatro Barras, os projetos esportivos e culturais já atendem milhares de crianças e jovens no contraturno escolar, através do Programa Atleta do Futuro, que disponibiliza, além de aulas gratuitas, transporte aos alunos aos locais de realização das modalidades.

(Foto: Josiany Ohde/PMQB)

 

Click para comentar

Tendência

Sair da versão mobile