Cidades

A 53ª Festa da Uva de Colombo já tem Rainha e Princesas eleitas

Publicado

em

COLOMBO – Foi eleita na noite deste sábado, 14, a corte da tradicional Festa da Uva de Colombo 2016, que acontecerá entre os dias 28, 29, 30 e 31 de janeiro. Andriely Kariny Simão foi eleita a rainha da edição de 2016 do evento. Ela terá ao lado como princesas Débora Milani e Isabele Caroline Santos Soares da Silva. Já o título de miss simpatia ficou para a Jhenifer de Souza.

O anúncio aconteceu no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva, em Colombo. No evento, as 19 candidatas, a soberana da tradicional festa desfilaram e foram avaliadas pelos sete jurados que compuseram a mesa julgadora.

O evento contou com a apresentação do jornalista Rodrigo Leite e da modelo Raphaela Lima e tiveram como apoio sete jurados para avaliar as 19 candidatas que ocuparam a passarela em três momentos. Também foram apresentados vídeos onde foi possível acompanhar a preparação das candidatas durante a semana.

Em seguida, retornaram à passarela para um novo desfile coletivo com vestidos sociais. A terceira etapa do concurso foi realizada por meio de um desfile individual quando cada candidata, ao final, respondia a uma das seis perguntas da organização que tratavam sobre a cultura italiana, o município de Colombo, a Festa da Uva, e o porquê ser Rainha da Festa da Uva. Ao final do concurso, a atual rainha que representou a festa em 2015, Ana Steff passou à coroa a rainha eleita, Andriely Kariny Simão.

Jurados

A mesa julgadora foi composta pelo secretário de Estado da Cultura do Paraná, João Luiz Fiani, a consultora de marketing da TV Band, Cássia Prado, a dupla sertaneja curitibana, Paulinho e Leandro, o produtor de vídeo, Carlos Tafarello, o diretor de Cultura de Pinhais, Laércio Sobral, e também pelo jornalista da Rádio Banda B, Geovane Barreiro. Os critérios para escolha foram estabelecidos de acordo com o regulamento do evento e da Comissão Organizadora da Festa da Uva.  Já a apresentação musical ficou por conta da dupla Guilherme e Luiz Fernando com a participação especial da dupla Paulinho e Leandro.

Autoridades presentes

Entre as autoridades presentes estavam: O vice-prefeito, Ademir Goulart; o secretário de Fazenda, Márcio Strapasson; o secretário de Comunicação Social, Amauri Cardozo; secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa; o secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Toniolo; secretário de Obras e Viação, Agnaldo Santos; os vereadores, Sidinei Campos, Dolíria Strapasson, Pelé, Ratinho e Sérgio Pinheiro. E, também o superintendente da Colombo Previdência, Eliseu Ribeiro.

 

Fotos: Márcio Fausto/PMC

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Luizão Goulart, secretário da Administração do governo Ratinho Junior se filia ao PSD

Publicado

em

Luizão Goulart, secretário de Estado da Administração e da Previdência é o novo membro do Partido Social Democrático (PSD), alinhado ao governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. A filiação foi oficializada na noite desta quinta-feira (27) em grande evento em Pinhais, com a presença de nomes importantes do partido, da política metropolitana, paranaense e mais de mil apoiadores.

“É um prazer enorme me juntar a essa grande equipe do PSD, liderada pelo governador Ratinho Junior, que coloca o Paraná como referência nacional em muitos índices. Em toda a minha trajetória, passando pela Prefeitura de Pinhais e agora como Secretário de Estado da Administração e da Previdência, meu foco sempre foi trabalho e resultado, e fico feliz de ter encontrado pessoas que também simbolizam isso, muitas delas no PSD”, destacou Luizão.

Muito conhecido pelo período em que foi prefeito de Pinhais, sendo o mais bem avaliado do Brasil, Luizão se filia ao partido visando às eleições de 2026, quando deve se candidatar a deputado federal, após atuar como secretário da Administração da gestão de Ratinho Junior.

Em vídeo enviado exclusivamente para o evento, o governador Ratinho Junior destacou que, “Fico muito feliz por ter o Luizão junto ao PSD, um partido com uma grande equipe no Paraná. É uma alegria o ter como secretário. Seja bem-vindo, Luizão, para também voltar a ser um grande deputado, como já foi no passado.”

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, também presente no evento, declarou apoio a Luizão na campanha como deputado federal. “É muito bom trabalhar política com o Luizão. Ele tem meu apoio para voltar a ser deputado federal pelo Paraná, assim como me apoiou inúmeras vezes no passado. Me orgulho em estar em um partido que tem o Luizão”, relatou Pimentel.

A trajetória de Luizão já o coloca como uma das principais lideranças políticas do Estado, como destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Alexandre Curi.

“A minha presença é pela amizade com o Luizão, pelo seu caráter, lealdade, e jeito fácil de fazer política. Eu fiz questão de vir porque o PSD hoje recebe uma das maiores lideranças políticas do Paraná, com 94% de aprovação em Pinhais, e um deputado que entende as cidades e a região metropolitana”, falou Curi.

Evento prestigiado

A filiação também contou com a presença da deputada estadual Marli Paulino, do secretário Municipal do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura; dos secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; das Cidades, Guto Silva; e de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; do chefe da Casa-Civil do Paraná, João Carlos Ortega; da representante da Secretaria da Educação, Sílvia Vieira Dias; do diretor-presidente da Paranaprevidência, Filipe Vidigal; do diretor-presidente da Sanepar, Bihl Zanetti; e dos prefeitos de Colombo, Helder Lazarotto; de Pinhais, Rosa Maria; o vice-prefeito de Pinhais, Marcinho, e de Piraquara, Marquinhos, vereadores da capital e dos municípios da RMC e Litoral, a executiva estadual e municipal do PSD.

Quem é Luizão Goulart

Atualmente secretário da Administração e da Previdência do Paraná, Luizão Goulart tem uma grande trajetória de serviço à população paranaense. Tornou-se bastante conhecido por ter sido prefeito de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e terminado seu mandato com 94% de aprovação, a maior do Brasil. Em sua gestão fez uma grande transformação na cidade, conquistando excelentes indicadores em todos os setores, como educação, meio ambiente, saúde e desenvolvimento econômico.

Natural de Jandaia do Sul-PR, Luizão também foi agricultor, mecânico, professor, diretor de escola, deputado estadual e mais recentemente, deputado federal. No Congresso Nacional, destacou-se por promover pautas ligadas à educação e à saúde, sendo o único deputado que destinou recursos para todas as cidades da RMC nessa área, e foi o parlamentar que mais defendeu os municípios, de acordo com a CNN.

PSD no Paraná

Novo partido de Luizão, o Partido Social Democrático (PSD) está consolidado como um dos maiores partidos do Paraná, contando com 162 dos 399 prefeitos do Estado (41%). Além do governador Ratinho Junior, o partido elegeu sete deputados federais e 16 deputados estaduais em 2022 no Estado, e reforçou a sua presença na capital paranaense em 2024, com a eleição do prefeito Eduardo Pimentel.

No âmbito nacional, o PSD conta com quatro governadores, e é o partido com mais senadores (15), mais prefeitos, e o quarto com mais deputados federais (38). Atualmente o PSD tem quase 500 mil filiados. (Da assessoria)

Fotos: Assessoria

Continuar Lendo

Cidades

Projeto de Lei da Deputada Marli institui a Caminhada Outubro Rosa no Paraná

Publicado

em

A deputada estadual Marli Paulino protocolou o projeto de lei 869/2025 para instituir a Caminhada Outubro Rosa no Paraná, a ser realizada anualmente no último sábado do mês de outubro em todo o Estado. A iniciativa visa a conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de mama e de outras doenças que afetam a saúde da mulher.

“Precisamos sempre chamar a atenção para esse tema e atuar na defesa da saúde da mulher realizando ações quem lembrem os cuidados e incentivem a atividade física, que é um dos fatores que contribuem para a prevenção do câncer de mama”, destacou a deputada que também é atleta praticante de corrida de rua.

A referida proposta tem por objetivos: Incentivar a população feminina e a sociedade em geral à prática de hábitos saudáveis e à realização de exames preventivos; Conscientizar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e de outras doenças que acometem mulheres, e promover a participação da sociedade civil, órgãos públicos e instituições privadas na mobilização social.

Segundo Marli, a promoção de uma data específica para a realização da caminhada visa evidenciar que todas as mulheres, principalmente com idade entre 40 e 74 anos, devem realizar os exames anualmente, e também para dar a devida atenção para si própria, começando pelos benefícios de praticar uma atividade física regularmente.

Caminhada Toque Pela Vida

A deputada que marcou presença em diversas ações ao longo deste mês, apoiou e participou no último sábado, 25, da Caminhada Toque Pela Vida em alusão ao mês Outubro Rosa, em Pinhais. O evento contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, entre autoridades, lideranças locais e regionais e também a comunidade em geral engajada nesta causa.

“Tenho na minha essência a atuação em prol da qualidade de vida das pessoas e a saúde da mulher é a nossa principal bandeira. Apoiar essa caminhada, que chama a atenção para os cuidados e diagnóstico precoce do câncer de mama é mais um passo importante para a prevenção e salva vidas”, afirmou a deputada agradecendo a presença da cada um na caminhada Toque Pela Vida.

Marli Paulino que há mais de 20 anos atua nessa área de legislar em atenção à saúde da mulher, é a autora, enquanto estava como vereadora, da Lei Municipal 617/2003, de Pinhais, que instituiu no mês de abril, a Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer de Mama, a qual é consolidada no município e realizada até os dias de hoje. (Da assessoria)

Continuar Lendo

Cidades

Primeira Feira Literária de Piraquara acontece de 29 de outubro a 1º de novembro

Publicado

em

De 29 de outubro a 1º de novembro, a Praça Chafic Boazar, ao lado da Casa da Memória, será o palco do primeiro evento literário de Piraquara, a FLIPIRA, que chega com muita cultura, literatura e diversidade!

A feira faz parte do projeto “Piraquara Literária: Escritores e Escritoras da Nossa Terra”, e vai celebrar o talento local com uma programação especial para todas as idades, em homenagem ao Dia Nacional da Leitura e ao Dia Nacional do Livro.

Confira a programação completa e prepare-se para quatro dias de arte e imersão literária:

              29/10 (quarta-feira)

  • 9h – Contação de histórias infantis
  • 10h – Bate-papo: A poesia piraquaense
  • 11h – Visita guiada à feira
  • 14h – Intervenção artística: Palhaçaria
  • 15h – Oficina: Poesia na prática cotidiana
  • 19h – Abertura oficial da feira e da exposição “Piraquara Literária”
  • 19h30 – Bate-papo: Piraquara Literária

 ️                  30/10 (quinta-feira)

  • 9h – Contação de histórias infantis
  • 10h – Literatura infantil e juvenil: Histórias para todo mundo ouvir
  • 14h – Intervenção artística: Palhaçaria com escolas municipais e particulares
  • 15h – Intervenção literária: (E)stórias e (H)istórias
  • 16h – Literatura periférica: lançamento de livros e bate-papo com autores

 ️            31/10 (sexta-feira)

  • 9h – Contação de histórias infantis
  • 10h – Literatura dos povos originários
  • 11h – Bate-papo: Personagens negros nos contos de fadas
  • 15h – A literatura feminina e a saúde da mulher
  • 16h – Grafite e grafismo: poesia de reexistência
  • 19h –  Halloween na Biblioteca

              01/11 (sábado)

  • 9h – Sarau de poesias
  • 10h – Bate-papo: Leitura de autoras mulheres na sociedade contemporânea
  • 13h – Literaturas negras: ancestralidade, resistência e contemporaneidade
  • 14h – Lançamento do livro “Caminho de Seda e Pedra”
  • 15h – Lançamento coletivo: “Abismos e (In)finitudes”
  • 16h – Roda de conversa: bastidores dos livros e mercado editorial independente
  • 17h – RAP e poesia periférica
  • 18h – Musicalidade indígena como expressão do sagrado
  • 19h – Capoeira como expressão poética de luta e resistência ancestral

A FLIPIRA promete encantar com muita arte, música, literatura e celebração da identidade cultural piraquaense!

 Praça Chafi Boazar, ao lado da Casa da Memória
De 29 de outubro a 1º de novembro
(41) 3590-3600 | secretariadeculturapiraquara@gmail.com
 Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Igualdade Racial

Primeira Feira Literária de Piraquara (Fotos: SCPMP)

Continuar Lendo

Tendência