Agenda de Eventos

Orquestra Sinfônica abre temporada de 2017 com concertos em Quatro Barras

Publicado

em

A Orquestra Sinfônica do Paraná abre a temporada de 2017 com três concertos no município de Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba. As apresentações gratuitas acontecerão na Câmara Municipal, em 28 e 29 de março, às 10h, e no dia 30, às 20 horas, com regência do maestro Alexandre Brasolim.

As apresentações fazem parte do projeto Dança e Música Teatro Guaíra para Todos, com o apoio da Prefeitura de Quatro Barras, patrocínio da Copel e realização do Centro Cultural Teatro Guaíra e Secretaria de Estado da Cultura.

No programa, O Messias: Abertura do oratório, de Haendel; O Senhor Bruschino: Abertura, de Rossini; Abertura em Ré, do Padre José Maurício Nunes Garcia; Sinfonia n°1: 1°Movimento, de Beethoven; Beatriz (arranjo Nelson Ayres), de Chico Buarque e Edu Lobo; Bela Morena e Sapecada (orquestração de Alexandre Brasolim), de Bento Mossurunga, e Libertango (arranjo de Alexandre Brasolim), de Astor Pizzolla.

Cada apresentação terá 50 minutos.

MAESTRO – Natural de São Paulo, Alexandre Brasolim vem de uma família de músicos. O bisavô foi tenor do coro da Ópera do Teatro Alla Scalla, de Milão, o avô foi violinista, o pai saxofonista, a mãe e a irmã coralistas, além de vários tios e primos tocarem instrumentos musicais.

Cresceu num ambiente musical, construindo sua cultura de música de forma eclética. Aos 10 anos iniciou os estudos musicais em composição, regência, arranjo e orquestração com o professor Azor Massambani, com quem estudou durante 12 anos. Foi aluno também dos professores Paulo Bosísio, Airton Pinto e da professora Maria Vishinia.

Os estudos em regência e composição continuaram com Juan Serrano, Flávio Florence, Arlindo Teixeira e Eleazar de Carvalho. Aos 14 anos fazia parte da Orquestra Sinfônica Juvenil de São Paulo e começou a trabalhar para a Orquestra Filarmônica Jahn Sorheim, para a qual escreve arranjos até hoje. Participou de cursos e festivais de música, destacando-se os Festivais de Inverno de Campos do Jordão, Oficina de Música de Curitiba e Encontro Latino-Americano de Orquestras, Críticos e Regentes em La Plata, Argentina.

Representou o Brasil no Festival de Orquestras das Américas em San Juan, Porto Rico, onde foi concertino da orquestra, e teve aulas com músicos da Orquestra Sinfônica Nacional de Washington e masterclass com o maestro e violoncelista Mitslav Rostropovich.

Em 2004 participou de Festival de Ravello, Itália. Desde 1984, se dedica a compor, orquestrar e reger diferentes formações musicais. Nos anos em que tocou com a Orquestra Jazz Sinfônico do Estado de São Paulo, aperfeiçoou a harmonia e arranjo musical com os maestros Luiz Arruda Paes, Ciro Pereira e Nelson Ayres. Por último, nesta área, teve aula de orquestração com o arranjador norte-americano Camp Kirkland.

Em 1993 mudou-se para Curitiba, ingressando na Orquestra Sinfônica do Paraná. A música sacra também ocupa importante lugar na carreira de Brasolim. Os arranjos e composições de autoria dele são executados por inúmeras orquestras e conjuntos de câmara no Brasil e no Exterior. Atualmente é concertino da Orquestra Sinfônica do Paraná, professor em seminários e oficinas de música sacra, além de maestro e arranjador da Orquestra Filarmônica da Universidade Positivo de Curitiba.

Serviço

Projeto Dança e Música Teatro Guaíra para Todos

Orquestra Sinfônica do Paraná

Dias 28 e 29, às 10h

Dia 30, às 20h

Gratuito

Local: Câmara Municipal de Quatro Barras – Rua Vinte e cinco de janeiro, 448 – Jardim Menino Deus – Quatro Barras

 

Foto: Fernanda Castro

Fonte: ANPr

 

Click para comentar

Tendência

Sair da versão mobile