Educação

Escolas podem se inscrever para visitar o Parque da Ciência

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para visitas guiadas ao Parque Estadual da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Além de conhecer as instalações do parque, estudantes e membros da comunidade escolar podem participar de uma série de atividades científicas e culturais. As inscrições são válidas paras as visitas do primeiro semestre. As visitas para o segundo semestre serão agendadas a partir de 4 de junho.

Podem fazer o agendamento instituições de ensino com estudantes a partir do 4º ano do ensino fundamental. Para os demais a idade mínima é sete anos completos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (41) 3666-6156 ou (41) 3675-0121.

“O Parque da Ciência Newton Freire Maia tem como objetivo promover a compreensão do conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural. Seu acervo é dividido em pavilhões com diferentes temáticas, onde o universo, a vida urbana, a energia, o meio ambiente e a cultura são retratados através de módulos e experimentos interativos, planetário, painéis, maquetes e outros recursos multimídia”, disse a superintendente da Educação, professora Inês Carnieletto.

MODALIDADES – As visitas são divididas em duas modalidades: Percurso do Pensamento e Visitas Temáticas. Na primeira, destinada a alunos de séries a partir do 6º ano do ensino fundamental, os estudantes terão a oportunidade de conhecer o acervo científico e cultural do parque. O objetivo é divulgar e popularizar ciência e tecnologia, motivar o interesse pela área do conhecimento, estimular vocações e o conhecimento científico.

A segunda modalidade é voltada a alunos do 4º ano do ensino fundamental para aprofundamento de temas sugeridos pelo grupo de visita. A atividade tem como objetivo mostrar na prática conceitos vivenciados no cotidiano escolar.

Além das visitas estão programadas atividades e eventos como o festival de ciências Pint Of Science 2018, Noites no Parque, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Mutirões da Cidadania.

ENDEREÇO – O parque da Ciência Newton Freire Maia fica na Estrada da Graciosa, 7400, em Pinhais. Mais informações podem ser obtidas no site do Parque da Ciência, nas redes sociais por telefone:
http://www.parquedaciencia.pr.gov.br
http://www.facebook.com/parquedaciencia
(41) 3666 – 6156 ou (41) 3675 – 0121

Foto: Divulgação Parque Newton Freire Maia

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Aulas presenciais ficam suspensas até o dia 2 de agosto

Publicado

em

O decreto número 779, publicado nesta segunda-feira (15/6), amplia o período de suspensão das aulas na rede municipal de Curitiba até o dia 2 de agosto. O retorno presencial seria dia 3 de julho, pois, conforme o decreto anterior, a suspensão iria até 2 de julho. Mas a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, esclarece que, considerando o panorama do novo coronavírus na cidade, medidas de reforço no isolamento foram necessárias.

“Seguimos as orientações das autoridades de saúde e trabalhamos na construção de uma instrução normativa para quando chegar o momento de reabertura”, afirma a secretária. “O documento servirá de base para as unidades, com orientações de higienização, distanciamento entre estudantes, escalonamento de intervalos, entre outros pontos”, completa Maria Sílvia.

A rede municipal de ensino tem 140 mil crianças e estudantes matriculados em 185 escolas e 230 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), além dos 95 Centros de Educação Infantil (CEIs) que também seguem fechados, por força de decreto estadual que orienta a rede privada.

Aulas on-line

Durante este período de isolamento, crianças e estudantes têm acesso aos conteúdos do currículo por videoaulas e atividades complementares preparadas pelos professores. A TV Escola Curitiba estreou no dia 13 de abril, pelo Canal TV Paraná Turismo 9.2 UHF e canal TV Escola Curitiba no YouTube. Em Curitiba, também é possível sintonizar pelo canal 4.2 (Rede Massa), pois os demais municípios do Paraná também têm acesso ao material produzido pela Secretaria Municipal da Educação em parceria com o Governo do Estado e a Rede Massa.

As videoaulas trazem conteúdos organizados conforme o currículo da Secretaria Municipal da Educação. Estão disponíveis propostas da educação infantil e videoaulas de matemática, língua portuguesa, robótica, geografia, educação física, arte, ciências, história, ensino religioso, práticas da educação integral, literatura, direitos humanos e família, programa Linhas do Conhecimento, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Já são 9,4 milhões de visualizações e 80 mil inscritos no canal.

Como acompanhar?

As aulas estão disponíveis pelo canal 9.2 da TV Paraná Turismo, das 8h às 21h, e no YouTube.

No YouTube, as aulas estão catalogadas por componente curricular (playlists de matemática ou história, por exemplo). Basta acessar o canal e assistir à aula referente ao ano no qual o estudante está matriculado.

Bandeiras

Curitiba conta com o Programa de Responsabilidade Sanitária e Social, que demonstra por meio de cores o nível da pandemia na capital e as restrições necessárias. Um painel revela três níveis de cores: amarelo (alerta), laranja (risco médio) e vermelho (risco alto). O monitoramento é diário e feito com base em dois critérios: propagação da doença e capacidade de atendimento do serviço de saúde.

(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

Continuar Lendo

Educação

Senado aprova congelamento de preços de remédios e de planos de saúde

Publicado

em

O Senado aprovou hoje (2) um Projeto de Lei (PL) que suspende o ajuste anual de preços de medicamentos e de planos e seguros privados de assistência à saúde. De acordo com o projeto, os preços de medicamentos ficam congelados por 60 dias e o de planos de saúde por 120 dias. O projeto vai à Câmara dos Deputados.

O autor do projeto, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) havia proposto o prazo de 120 dias também para os medicamentos, mas o relator, Confúcio Moura (MDB-RO), lembrou que já existe uma Medida Provisória (MP) congelando o preço dos remédios. Por isso, ele alterou o prazo para 60 dias, somando-se aos 60 dias firmados pela MP.

Vários senadores mostraram indignação com o aumento de preços no setor. “Temos vários setores no Brasil fazendo um esforço grande para dar sua contribuição nessa pandemia. E não é justo que tenhamos aumento de plano de saúde e de medicamento quando estamos com o mundo em recessão”, disse Eliziane Gama (Cidadania-MA).

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), destacou o trabalho de senadores de todos os espectros políticos para a aprovação de medidas importantes durante a pandemia. “Temos buscado sempre o entendimento médio. A sensibilidade aflora, os apelos são feitos no sentido de haver a proteção social para milhões de brasileiros que não podem enfrentar reajuste de medicamentos e de planos de saúde”.

(Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Continuar Lendo

Educação

Aulas na rede municipal de ensino são suspensas até 2 de maio em Curitiba

Publicado

em

A Secretaria Municipal da Educação ampliou para 2 de maio o período de suspensão das aulas em escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) e creches contratadas. Inicialmente, a suspensão de aulas – com antecipação do recesso escolar do mês de julho – iria até 12 de abril.

“Neste momento é necessário mantermos o isolamento, conforme as orientações das autoridades de saúde”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Para as crianças e estudantes que estão em casa, a Secretaria Municipal da Educação continuará ofertando opções de conteúdo on-line. Os detalhes estão sendo definidos.

A rede municipal de ensino curitibana atende atualmente cerca de 145 mil estudantes. São 185 escolas e 230 CMEIs, além de 95 Centros de Educação Infantil contratados. (Foto: Levy Ferreira/SMCS)

Continuar Lendo

Tendência