Notícias

Imagens de buraco negro no espaço são registradas pela 1ª vez

Publicado

em

Pesquisadores da Fundação Nacional de Ciência (cuja sigla em inglês é NSF), nos Estados Unidos, que atuam no projeto Telescópio de Horizonte de Eventos (cuja sigla em inglês é EHT), revelaram hoje (10) que, pela primeira vez, foram captadas imagens de um buraco negro no espaço. Os buracos negros são objetos cósmicos com massas imensas e tamanhos compactos. A presença desses objetos afeta o ambiente, podendo distorcer os conceitos de espaço-tempo e superaquecendo qualquer material ao redor.

“Nós tiramos a primeira foto de um buraco negro”, disse o diretor do projeto da EHT, Sheperd S. Doeleman, do Centro de Astrofísica Harvard e Smithsonian. “Este é um extraordinário feito científico realizado por uma equipe de mais de 200 pesquisadores.”

Detalhes

A imagem revela o buraco negro no centro de Messier 87, uma enorme galáxia ao redor do planeta Virgem. Este buraco negro está a 55 milhões de anos-luz da Terra e tem uma massa de 6,5 bilhões de vezes a massa do Sol.

Em entrevista coletiva, os astrônomos informaram que os detalhes serão descritos em seis artigos acadêmicos, publicados em uma edição especial do The Astrophysical Journal Letters.

“Este é um grande dia em astrofísica”, disse a diretora da Fundação Nacional de Ciência, France Córdova. “Estamos vendo o invisível. Buracos negros têm causado imaginação por décadas. Eles têm propriedades exóticas e são misteriosos para nós.”

Córdova disse que cientistas e engenheiros foram preparados “para iluminar o desconhecido, para revelar a majestade sutil e complexa do nosso universo “.

Projeto

O projeto liga telescópios ao redor do globo para formar um telescópio virtual do tamanho da Terra, com sensibilidade e resolução sem precedentes. O trabalho é desenvolvido há anos por meio de colaboração internacional.

A fundação desempenhou papel fundamental nesta descoberta, financiando investigadores individuais, equipes científicas interdisciplinares e instalações de pesquisa de radioastronomia desde o início da EHT. Mais de US$ 28 milhões foram aplicados em pesquisa da EHT.

Múltiplas calibrações e métodos de imagem revelaram uma estrutura em forma de anel, com uma região central escura – a sombra do buraco negro -, que persistiu sobre várias observações independentes, segundo os pesquisadores.

“Uma vez que tínhamos certeza de que tínhamos imaginado a sombra, poderíamos comparar nossas observações a extensos modelos de computador que incluem a física do espaço distorcido, matéria superaquecida e campos magnéticos fortes”, disse Paul TP Ho, membro do Conselho da EHT e diretor do Observatório da Ásia Oriental.

A construção do EHT e as observações anunciadas hoje representam o resultado de décadas de trabalho observacional, técnico e teórico. (Fonte: Agência Brasil) Foto: Divulgação Reuters

 

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Natal de Curitiba – Fim de semana tem Natal do Palácio Avenida, Prudente Cultural, Maria Fumaça Iluminada e Lanternefest

Publicado

em

Se depender de São Pedro, não deixe de acompanhar a programação de fim de semana do Natal de Curitiba (6 e 7/12). O tempo bom e a temperatura agradável são convites para apreciar estreias imperdíveis como o Natal do Bradesco no Palácio Avenida e o show com “participação especial” do trem Maria Fumaça todo iluminado. Moradores e turistas ainda podem acompanhar atrações da programação como a Prudente Cultural, o show no Restaurante Família Madalosso, os corais cristãos que se apresentam no Memorial de Curitiba e a lúdica Festa das Lanternas (Lanternefest) no Bosque Alemão. São programas para toda a família.

No sábado (6/12), às 20h15, estreia um dos espetáculos de Natal mais famosos do Brasil.  O coral do Natal do Bradesco do Palácio Avenida, em pleno calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro, reúne um coral de 90 crianças e adolescentes de instituições de acolhimento. O show deste ano tem o tema “O Palácio Mágico do Natal”, celebrando os 35 anos desta apresentação, que terá dois fins de semana, de sexta a domingo, também nos dias 7, 12, 13 e 14/12.

Das 10h às 22h, também no sábado, a charmosa Alameda Prudente de Moraes, no Centro, entra no clima natalino com a Prudente Cultural – Edição Rua da França. Na programação, música ao vivo, artesanatos criativos, atividades culturais e comidas especiais nos bares parceiros. O evento vai ocupar três quadras da via, tendo como coração a sede da Aliança Francesa, que receberá um palco com shows.

Ainda no sábado, a partir das 19h, ocorre o espetáculo Acordes de Luz do Santuário São José, uma celebração musical que emociona a comunidade do bairro Capão Raso por trazer reflexões sobre o momento tão importante que é Nascimento do Menino Jesus.

Não deixe de acompanhar ainda no dia, às 19h30, a primeira apresentação do Espetáculo de Natal na Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria, no Hugo Lange, unindo a comunidade em torno da mensagem do nascimento de Cristo. A apresentação volta a ocorrer no domingo (7/12), no mesmo horário.

Domingo

Em um domingo repleto de atrações, às 19h, ocorre a estreia da lúdica Maria Fumaça, do projeto Rumo ao Natal, que chega à capital para shows e circulação pelos bairros.  As apresentações, com a locomotiva como cenário, ocorrem na sede da Rumo no bairro Cajuru. Um segundo espetáculo será encenado, no mesmo horário e local, no dia 15 de dezembro. A nostálgica e iluminada Maria Fumaça ainda poderá ser vista circulando pela capital na primeira quinzena do mês (14/12).

No Memorial de Curitiba, o Festival de Corais Natalinos vai reunir grupos cristãos para quatro espetáculos, das 10h30 às 15h, no domingo, com os conjuntos compartilhando a arte de cantar e a tradição que transforma a música em testemunho de fé. Vão se apresentar:  Coral e Orquestra UMADC (10h30), Coral Adventista do Sétimo Dia do Vista Alegre (11h30), Chama Coral da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Portão (12h30) e Coral Adventista do Sétimo Dia Central, Curitiba Coral e Curitiba Seven (13h30).

Por conta do mal tempo esta semana, a estreia do espetáculo O Natal da Família Madalosso: Encantando Santa Felicidade foi transferida para domingo, às 19h30. A 6ª edição do espetáculo de fim de ano do tradicional restaurante promete emocionar moradores e turistas. Serão ainda seis sessões do espetáculo músico-teatral, com duração de uma hora, no estacionamento do restaurante: nos dias 9, 14, 16, 21, 22 e 23 de dezembro, às 19h30.

Para fechar o segundo fim de semana do Natal de Curitiba, às 19h30, a luz toma conta do Bosque Alemão, com a Festa das Lanternas (Lanternefest), uma celebração germânica em homenagem a São Martinho. Em frente ao Oratório de Bach, ao cair da noite, começa a procissão iluminada, conduzida por um personagem caracterizado como o santo em seu cavalo branco. O evento no Vista Alegre reúne centenas de famílias com suas lanternas artesanais.

Fim de semana (6 e 7/12) no Natal de Curitiba 2025

SÁBADO

9h – Abertura das sessões de filmes do Disney+ Open (Parque Barigui, s/n, Santo Inácio)

9h – Carrossel e trenzinho sobre trilhos do Natal Condor no Passeio Público (R. Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Centro)

9h – Prudente Cultural – Edição Rua da França (Rua Prudente de Morais, entre a Alameda Princesa Izabel e a Rua Saldanha Marinho, Centro)

9h – Natal Encantado no Mercado Municipal Capão Raso (Rua Otto Cabel, 51, Novo Mundo)

10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, s/n, Centro)

10h – Feira Especial de Natal da Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)

11h – Oficina de bolachas da Casa do Pão de Mel/Oratório de Bach do Bosque Alemão (Rua Niccolo Paganini, esquina com Franz Schubert, Vista Alegre)

12h – Natal Encantado no Mercado Municipal (Av. Sete de Setembro, 1865, Centro)

12h – Desfile do Cortejo de Natal na Rua XV de Novembro (saída da Rua Presidente Faria, atrás da UFPR)

13h – Trenzinho elétrico do Natal da Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)

14h – Carrossel do Parque Tanguá (Rua Oswaldo Maciel, 97, Taboão)

16h – Roda-gigante do Natal de O Boticário na Rua XV (Rua XV de Novembro/Praça Osório)

17h – Casa do Papai Noel da Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)

18h – Desfile do Cortejo de Natal na Rua XV de Novembro (saída da Rua Presidente Faria, atrás da UFPR)

18h – Um Paço para o Futuro: Natal no Paço 2025 (Praça Generoso Marques, s/n, Centro)

19h – Natal Santuário São José (R. Albino Vico, 32, Capão Raso)

19h15 – Espetáculo Um Sonho de Natal na Ilha das Ilusões do Natal Condor no Passeio Público (R. Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Centro)

19h30 – Natal da Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria (R. Pres. Rodrigo Otávio, 1650, Hugo Lang)

19h30 – Rua Iluminada da Família Moletta (Rua Nicola Pelanda, 5.962, Umbará)

20h – Espetáculo Abrace o Mundo em frente ao prédio histórico da UFPR (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)

20h15 – Estreia do coral do Natal do Bradesco no Palácio Avenida (Rua XV de Novembro/Avenida Luiz Xavier, Centro)

21h – A Inesquecível Fábrica de Emoções em frente ao Teatro Guaíra (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)

Visitação livre – Parque Mágico do Disney Celebra – Um Natal Inesquecível (Parque Barigui, s/n, Santo Inácio)

DOMINGO

9h – Abertura das sessões de filmes do Disney+ Open (Parque Barigui, s/n, Santo Inácio)

9h – Carrossel e trenzinho sobre trilhos do Natal Condor no Passeio Público (R. Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Centro)

10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, s/n, Centro)

10h – Feira Especial de Natal da Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)

10h30 – Festival de Corais Natalinos no Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79, São Francisco)

11h – Oficina de bolachas da Casa do Pão de Mel/Oratório de Bach do Bosque Alemão (Rua Niccolo Paganini, esquina com Franz Schubert, Vista Alegre)

13h – Trenzinho elétrico do Natal da Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)

14h – Carrossel do Parque Tanguá (Rua Oswaldo Maciel, 97, Taboão)

14h – Um Paço para o Futuro: Natal no Paço 2025 (Praça Generoso Marques, s/n, Centro)

16h – Roda-gigante do Natal de O Boticário na Rua XV (Rua XV de Novembro/Praça Osório)

17h – Casa do Papai Noel da Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)

17h30 –  Espetáculo com a Maria Fumaça iluminada do Rumo ao Natal (Rua Emílio Bertolini, 100, Cajuru)

19h15 – Espetáculo Um Sonho de Natal na Ilha das Ilusões do Natal Condor no Passeio Público (R. Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Centro)

19h30 – Lanternefest do Bosque Alemão (Rua Niccolo Paganini, esquina com Franz Schubert, Vista Alegre)

19h30 – Natal do Restaurante Família Madalosso (Av. Manoel Ribas, 5875, Santa Felicidade)

19h30 – Natal da Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria (R. Pres. Rodrigo Otávio, 1650, Hugo Lang)

19h30 – Rua Iluminada da Família Moletta (Rua Nicola Pelanda, 5.962, Umbará)

20h – Espetáculo Abrace o Mundo em frente ao prédio histórico da UFPR (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)

20h15 – Coral do Natal do Bradesco no Palácio Avenida (Rua XV de Novembro/Avenida Luiz Xavier, Centro)

Visitação livre – Parque Mágico do Disney Celebra – Um Natal Inesquecível (Parque Barigui, s/n, Santo Inácio)

Foto: Isabella Mayer/SECOM/ SCPC

Continuar Lendo

Notícias

Curitiba, o maior Natal do Brasil

Publicado

em

O prefeito Eduardo Pimentel abriu na noite desta segunda-feira (24/11) o Natal Curitiba 2025, no palco montado na Praça Santos Andrade. Curitibanos e turistas foram à praça acompanhar a estreia da programação, que este ano tem o tema Juntos, o Inesquecível Acontece.

Ao lado da primeira-dama, Paula Mocellin, e dos filhos, Luca, Eduarda e Leonardo, Eduardo Pimentel agradeceu por poder entregar, no primeiro ano como prefeito da cidade, o melhor e maior Natal do País. Também anunciou que a previsão é chegar a 2,5 milhões de pessoas – 400 mil delas turistas – acompanhando a programação nas ruas da cidade. “Isso é dinheiro direto na ”veia” da cidade, no comércio, nos serviços, nos restaurantes, nos hotéis, nos carros dos aplicativos de transporte, nos táxis”, ressaltou. A perspectiva é que R$ 440 milhões sejam injetados na economia da cidade nos 44 dias da temporada natalina.

O prefeito agradeceu os parceiros da Prefeitura na viabilização da programação e lembrou que mais da metade do investimento no Natal de Curitiba é feito pela iniciativa privada. “Agradeço por investirem no lazer do curitibanos e peço que a população aproveite o Natal com a família, festeje com paz no coração o nascimento de Jesus. Tem atração gratuita para todos os gostos”, disse.

O vice-governador Darci Piana acompanhou a abertura. “Estamos juntos para fazer Curitiba ter o maior Natal do País. Venham todos. Natal é para pensar em Deus e também se divertir”, lembrou Piana.

Natal Solidário

Na abertura da programação também foi lançada a campanha Natal Solidário, que arrecada brinquedos novos para serem entregues a meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social.

A campanha é coordenada pela FAS, que vai distribuir os presentes durante festas de Natal realizadas nas unidades da fundação.

A Inesquecível Fábrica de Emoções

Após a abertura, o prefeito acompanhou a estreia do espetáculo A Inesquecível Fábrica de Emoções, apresentado em um palco montado em frente ao Teatro Guaíra. A apresentação reuniu muita música, dança e projeções no mural de Poty Lazzarotto na fachada do teatro.

A peça contou como o Papai Noel, ao perder a inspiração para criar presentes, embarcou em uma jornada, acompanhado de seus ajudantes, para reencontrar a magia perdida.

E foi para mostrar esse encantamento que Roselis Gralik, aposentada de 87 anos, levou a bisneta Heloísa, de 2 anos, para ver o espetáculo. “Ela tem que sentir a magia do Natal, esse encanto doce e alegre que aprendi quando criança e quero passar para ela”, afirmou a bisavó. Roselis também elogiou a organização e o fato da praça estar bem segura para passear com a família.

Santos Andrade iluminada

Para receber a peça a Praça Santos Andrade ganhou, além da iluminada decoração, diversas atrações. Crianças e adultos puderam se divertir com as decorações interativas e conversar com o Bom Velhinho na Casa do Papai Noel, além de visitar a Fábrica de Brinquedos. Também foi possível aproveitar o melhor do artesanato natalino na já tradicional feirinha.

Os feirantes Mariana Granado e Raphael Basso, que vendem artesanatos diversos, estão empolgados com as celebrações e acreditam que a movimentação das atrações trará boas vendas. “É tradição do curitibano prestigiar as feiras e comprar presentes e lembranças. Todos sabem que aqui vão encontrar produtos diferenciados e de qualidade”, afirmou a feirante.

Raphael complementou a fala da esposa, explicando que os clientes já conhecem as feiras e esperam pelos produtos sazonais. “Estas feiras são uma oportunidade de os feirantes apresentarem uma cartela maior de produtos, para atender a um público mais diversificado”, explicou o comerciante.

O maior Natal da história da cidade

A programação de Natal se estende por 44 dias e vai até 23 de dezembro — com a decoração iluminando Curitiba até 6 de janeiro de 2026. Neste período estão previstos mais de 150 espetáculos ao ar livre em diversos parques e locais da cidade, além de corredores de luzes, projeções mapeadas, árvores iluminadas, roda-gigante, carrosséis e feiras especiais.

Presenças

Estiveram no lançamento do Natal de Curitiba o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins; o secretário municipal da Comunicação, Marc Sousa; o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão; o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka; o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó e a assessora do gabinete do prefeito, Tatiana Turra.

Também compareceram o secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, ex-prefeito de Curitiba; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; a secretária de Estado de Cultura, Luciana Casagrande Pereira; o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva; o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Paulo Rogério do Carmo e a deputada Marcia Huçulak.

Representando o legislativo municipal compareceram o  presidente da Câmara, Tico Kuzma, e os vereadores Serginho do Posto, Sargento Tânia Guerreiro, Indiara Barbosa, Renan Ceschin, Bruno Rossi, Sidnei Toaldo e Tiago Zeglin.

Com realização da Prefeitura de Curitiba, o Natal de Curitiba 2025 é apresentado pelo Bradesco e também tem como patrocinadores: Governo do Paraná, Ademicon, Condor Super Center, O Boticário, Rumo, Grupo Potencial, Ligga, Uninter, Electrolux, Volvo do Brasil, PUCPR/Grupo Marista, Família Madalosso, Consórcio Servopa, MiniPreço, Tenda, Favretto, Abrasel-PR, Super Muffato, Valor Real Construtora, Realiza Eventos e Festtone. A programação ocorre de 24 de novembro a 6 de janeiro, com apresentações até 23 de dezembro. Foto: Pedro Ribas/SECOM

Foto: Pedro Ribas/SECOM
Foto: Pedro Ribas/SECOM

Continuar Lendo

Notícias

Com 133 mil empresas, Paraná registra alta de 12% no volume de novos negócios em 2025

Publicado

em

O Paraná registrou 12,85% de crescimento no saldo de empresas entre janeiro e outubro de 2025 em comparação ao mesmo período do ano passado. O número é resultado da diferença entre negócios abertos (308.507) e fechados (175.370). Nos primeiros dez meses do ano, o saldo foi de 133.137 empresas, enquanto no mesmo período de 2024 o número era de 117.972.

Considerando apenas o número de empresas abertas, o crescimento chega a 16,86%, já que em 2024 o número entre janeiro e outubro foi de 263.986. Dos negócios abertos entre janeiro e outubro de 2025, 73,55% são Microempreendedores Individuais (MEIs), 24,66% são Sociedades Limitadas (LTDA) e 1,44% se enquadram na categoria Empresário. As demais modalidades somam 0,35% do total.

Apenas em outubro, o saldo total foi de 13.409 negócios, visto que 29.409 empresas foram abertas e 16.000 foram fechadas. Os dados fazem parte do Painel de Empresas, divulgado nesta sexta-feira (7) pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar), vinculada à Secretária Estadual da Indústria, Comércio e Serviços. Com o desempenho, o Estado se aproxima ainda mais dos 2 milhões de empresas ativas.

SELO DE BAIXO RISCO – Entre janeiro e outubro deste ano, 37.659 empreendimentos no Paraná foram contemplados com o Selo de Baixo Risco, iniciativa que dispensa empresas de atividades consideradas de baixo potencial de impacto de apresentar alvarás de funcionamento e licenciamentos de órgãos como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Defesa Agropecuária.

Logo na abertura, 21.537 dessas empresas receberam o benefício, enquanto 16.122 ganharam o selo após alteração contratual. Desses empreendimentos, 7.582 estão em Curitiba, que lidera o ranking de concessões, seguida por Maringá, com 1.848, e Londrina, com 1.425.

Já está em vigor desde 1º de outubro o decreto do governo estadual subiu o número de atividades enquadradas como de baixo risco de 771 para 975, colocando o Paraná entre os estados que mais dispensam licenças e alvarás no Brasil.

VELOCIDADE NA ABERTURA – No mesmo quadro, o Paraná também segue entre os estados mais ágeis do Brasil na abertura de empresas, com apenas 8 horas em outubro, 19 horas abaixo da média nacional de 27 horas. (Foto: Daniel Castellano/Prefeitura de Curitiba)

Continuar Lendo

Tendência