Entrevista

Entrevista: Vereador Jean Carlos (Galvão) anuncia a pré-candidatura a prefeito de Piraquara

Publicado

em

O empresário e vereador Jean Carlos Veiga dos Santos, mais conhecido como Jean Galvão, recebeu o Jornal Face da Notícia para falar sobre seu trabalho enquanto Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Piraquara, a sua atuação parlamentar e os projetos aprovados na Câmara. Em entrevista ao Jornal, Jean Galvão contou porque está lançando seu nome a pré-candidato a prefeito de Piraquara. O vereador Jean Galvão (34 anos), nasceu em Curitiba e em agosto de 1986, foi morar em Piraquara com os pais e irmãos. Empresário no ramo de supermercados há mais de 25 anos, é conhecido desde criança como Jean Galvão, devido ao nome do comércio de sua família no Bairro Guarituba. Casado, pai de 2 filhos, é formado em Administração com ênfase em Comércio Exterior pela Facinter Curitiba. Disputou pela primeira vez as eleições municipais em 2012, quando conquistou mais de 700 votos nas urnas ficando suplente, já em 2016, foi eleito vereador pelo PSB com 1.400 votos. Por convite do prefeito de Piraquara Marcos Tesserolli, em janeiro de 2019 assumiu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico onde permaneceu por um ano. No dia 30 de janeiro de 2020 foi renomeado vereador.

Confira a entrevista:

O que o senhor destaca na sua atuação como vereador?

Destaco a revolução que nós fizemos na cidade de Piraquara. Como legislador, juntamente com a prefeitura, estamos fazendo o maior projeto de pavimentação da história da cidade, realizado através de estudos, de muitos projetos geridos pelos vereadores, juntamente com o prefeito, a excelente equipe no executivo municipal que realizou os projetos que foram todos aprovados na Câmara Municipal. Teve a integração de captação de recursos, contou com emendas de deputados, dos governos estadual e federal que através da união e de esforços sempre foram ajudando Piraquara. Os vereadores uniram forças, cada um através dos seus representantes, conseguimos recursos para fazer as pavimentações e as obras que Piraquara precisa, no que era de alcance do município. Então, avançamos muito. Quanto vereador, aprovamos todas as Leis que beneficiaram o município, os moradores e os servidores piraquarenses. Sempre buscamos ser o mediador da balança, analisando o lado da população com o lado da gestão. Acredito que vamos ultrapassar os R$ 149 milhões de investimentos no município, graças a esse novo conjunto político que entrou em Piraquara em 2016. Anteriormente existia um tipo de briga política por motivo de partidos. Hoje não mais, somos todos piraquarenses. Veja, conseguimos abrir a UPA. A previsão para este ano, é completar mais de R$ 150 milhões em pavimentação, beneficiando toda a cidade. Se os gestores anteriores tivessem feito lá atrás um pouco cada um, hoje a situação do município seria diferente, as pavimentações no total poderiam estar quase concluídas. Quero destacar ainda importantes projetos, como a instalação de “Câmara Elevada” em todo o município, contribuindo para fiscalizar e multar aqueles que abandonam animais na rua, também trará mais segurança para a população. O Projeto “Guarda Municipal” para trazer mais segurança para Piraquara realizando um trabalho em parceria com as Polícias Civil e Militar. Outro projeto é o “Armazém da Família” que foi feito em 2008 e agora foi refeito, só falta o prefeito aprovar, irá beneficiar famílias que ganham até três salários mínimos.

O senhor mencionou a inauguração da UPA 24h, como avalia sua importância?

A UPA 24h foi uma questão de união, de esforços entre o prefeito e os vereadores. Fomos atrás do secretário da saúde Beto Preto, fomos a Brasília, onde batemos na porta de todo mundo, independente de cor partidária. Veja, a política, as eleições são de quatro em quatro anos e precisamos governar todos os dias, independente de sigla partidária, de cor partidária, para que a cidade sempre avance. Agora minha luta é para trazer um hospital para Piraquara, nossa cidade precisa e merece para atender as pessoas que necessitam para internamento, exames, consultas ou cirurgias. Hoje as pessoas são encaminhadas para hospitais de outras cidades. Então, a vinda de um hospital aqui em Piraquara é importante e necessária.

O senhor é pré-candidato a prefeito de Piraquara?

Sim, venho com uma ideia diferente para a cidade com uma questão majoritária. Sou pré-candidato sim a prefeito de Piraquara e se aprovado nas convenções, entraremos com nossas propostas e debates na esfera política. E enquanto vereador, sempre tive a proposta de valorização do servidor público municipal, pois um servidor valorizado e qualificado, atenderá com mais qualidade os nossos munícipes. Nosso lema como vereador é trabalho, criar leis e fiscalizar e buscar uma cidade com qualidade de vida para todos.

O senhor esteve um ano à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, como avalia o trabalho realizado quanto secretário da pasta?

Minha meta como vereador é ajudar a minha cidade em todas as localidades, na área rural, urbana, na geração de emprego e renda, ajudar a população e os comerciantes. Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a qual estive à frente durante um ano foram desenvolvidos importantes trabalhos. Como o projeto Paraná Cidadão, que foi o primeiro realizado em Piraquara, onde foram atendidas mais de 8.000 pessoas. Foi uma união de esforços para fazer um mutirão de tudo o que as pessoas precisavam naquele momento, foi realizado em parceria com o Governo do Estado. Conseguimos levar para os bairros os serviços públicos que hoje já estão disponíveis no centro. É isso que queremos para nossa cidade: realizar as ações dos bairros para o centro, pois o centro já está definido, está bonito, o que precisamos agora é investir ainda mais nos bairros. Outra importante conquista nossa frente à secretaria foi a “Ciclorrota Nascentes do Iguaçu”, que é uma parceria entre as prefeituras de Piraquara, Quatro Barras e Pinhais. Ela saiu da Secretaria de Desenvolvimento Econômico dos três municípios com a aprovação dos prefeitos. É um lugar de turismo, de passeio para as famílias, para os esportistas. A Nova Tirol, por exemplo, faz parte das Ciclo Rotas Nascentes do Iguaçu, e nós, enquanto vereador, aprovamos um projeto para fazer toda a pavimentação da mesma. Quando secretário no Desenvolvimento Econômico, destaco ainda os setores de Serviços, Agricultura, Turismo, Abertura de Empresas, MEIs, o Fomento Paraná, a fiscalização das empresas que também é realizada pela secretaria, o setor de identificação com a confecção de RG, CPF, carteira de trabalho, o seguro desemprego. Destaco também o projeto “Trator Agrícola” que está sendo denominado como: Patrulha Agrícola, uma espécie de subsídios para a Agricultura Familiar. Temos também a “Horta Comunitária Vista da Serra”, temos ainda a área de inseminação artificial, realizamos a Feira do Peixe. Também realizamos através da Secretaria a entrega de sementes híbridas, que trará uma boa produção aos agricultores. Outro projeto importante que considero uma inovação é levar computadores para o atendimento nas escolas para a confecção de documentos dos alunos. Acredito que o próximo secretário de continuidade a esse projeto levando para todas as Escolas Municipais e todos os Cmeis da cidade, para que possamos documentar todas as crianças a partir da sua Escola. Estamos descentralizando os serviços, isso é muito importante para as famílias. Essa ação também irá diminuir as filas na secretaria.

Por falar em economia, como o senhor avalia a geração de empregos no município?

Através da secretaria também realizamos um “Mutirão de Empregos”, apenas para uma empresa foram mais de 250 vagas para os cidadãos piraquarenses. Essa é uma das minhas metas, uma proposta como vereador, que eu iria lutar para trazer mais emprego ao município.

 Para o senhor, atualmente, vale a pena investir em Piraquara?

Sim, vale muito a pena investir em Piraquara. Com a gestão que estamos participando e também com o nosso trabalho como vereador, que foi baseado na construção de uma cidade para 30 anos, estamos trabalhando em todos os locais, em todos os setores, na construção de uma Piraquara com qualidade de vida para todos. Agora temos o Plano Diretor do Municipal para alterar, o que pode ser alterado, para trazer mais crescimento ao município e ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. Trazer empresas não poluidoras para gerar mais emprego e desenvolver ainda mais nossa cidade.

Da Redação

Click para comentar

Tendência

Sair da versão mobile