Turismo e Lazer

Parques e praças reabrem em Quatro Barras a partir de primeiro de setembro

Publicado

em

O Parque do Lago, Itapira e as praças em Quatro Barras irão reabrir a partir de primeiro de Setembro, o anúncio foi feito pelo prefeito Angelo Andreatta – Lara, em rede social neste domingo (30). “Estaremos reabrindo nossos parques e praças oficialmente neste dia primeiro de setembro. É importante entendermos que devemos manter os cuidados com uso de máscaras e álcool gel e evitando aglomerações. Todo cuidado é pouco”, disse Lara.

Parques e praças estão fechados a algum tempo devido a pandemia do novo coronavírus.

Por Jane Rita Lentcsh

Família de Alisson Luiz Moreira dos Santos, homenageada na inauguração do Parque Itapira

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo e Lazer

181 mil pessoas: Parque Nacional do Iguaçu registra visitação recorde para outubro

Publicado

em

O Paraná tem mais um recorde em um de seus principais atrativos turísticos. O Parque Nacional do Iguaçu, localizado em Foz do Iguaçu (Oeste), registrou 181.065 visitantes em outubro, o maior número para o mês em toda a história. É um crescimento de 8,39% em relação ao mesmo período do ano passado, quando recebeu 167.049 pessoas e, além disso, supera o recorde anterior, que foi de 179.640 visitantes em outubro de 2019.

Reconhecido como Patrimônio Mundial Natural, o parque abriga as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza definidas pela Unesco. Ao todo, turistas de 127 nacionalidades marcaram presença no atrativo em outubro. Os dados são Urbia+Cataratas, concessionária responsável pela gestão da visitação turística do parque.

Dentre as nacionalidades dos visitantes no décimo mês do ano, os brasileiros lideraram com mais de 103 mil visitantes. Na sequência do ranking, aparecem argentinos (33 mil), alemães (6 mil), estadunidenses (3,5 mil), paraguaios (3,2 mil), espanhóis (2,9 mil) e franceses (2,7 mil).

“Abrigar o Parque Nacional do Iguaçu é um bônus enorme para o Paraná, pois é um atrativo completo e surpreendente”, afirmou o secretário do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos. “O Estado tem opções prontas para receber visitantes do mundo todo e estamos engajados em conquistar cada vez mais o público nacional e internacional”.

Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção turística do Governo do Estado, afirma que dois novos voos diretos lançados recentemente no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu podem contribuir para ainda mais visitação, não apenas do Parque Nacional do Iguaçu, mas nos atrativos da Tríplice Fronteira e do Estado como um todo.

“É um dos cartões-postais do turismo paranaense e destaque mundial do nosso turismo. No final de outubro começaram a operar novos voos internos diretamente até Foz do Iguaçu, vindos do Distrito Federal e de São Paulo. Além disso, uma nova pista foi homologada no aeroporto, dando mais chances a voos internacionais. A cidade já é conhecida mundialmente pelas Cataratas mas também tem diversas outras opções de lazer aos turistas”, disse.

O saldo positivo também joga holofotes a importantes conquistas recentes do parque. Neste ano o local foi eleito novamente como o principal atrativo do Brasil e da América do Sul pela plataforma de viagens TripAdvsior – além de ser o único representante brasileiro nas 25 melhores atrações mundiais.

IMPACTO DE INVESTIMENTOS – No acumulado do ano, o parque já recebeu 1.660.206 visitantes, alta de 9% em comparação com os 1.510.447 registrados entre janeiro e outubro de 2024. Mario Macedo, CEO da Urbia+Cataratas, afirma que o aumento nas visitações é um reflexo também dos investimentos no atrativo, consolidando o local como referência global em turismo de natureza.

“Estamos crescendo com qualidade, preservando o patrimônio natural e elevando a experiência turística a um novo patamar. Neste mês inauguramos o Espaço Usina, um resgate histórico e cultural que se soma às trilhas, à ciclovia e às nossas experiências em horários exclusivos”, comentou.

Além do Espaço Usina, novas trilhas, ciclovia pavimentada, serviço Bike Iguaçu e as chamadas “experiências exclusivas”, como o Amanhecer, o Pôr do Sol e o Céu das Cataratas, têm atraído mais visitantes e ampliado o tempo de permanência no parque e em Foz do Iguaçu.

DEMANDA E NOVAS ATRAÇÕES – Foz do Iguaçu amplia, ano após ano, a sua vocação para atrair e entreter os visitantes que chegam ao Oeste. De janeiro a agosto, por exemplo, alguns dos mais importantes atrativos turísticos do município já haviam somado, juntos, mais de 3,3 milhões de visitantes.

“Foz tem se preparado para fluxos cada vez maiores, seja com obras do Governo do Estado ou com investimentos privados do setor. Hospedagens estão surgindo, hotéis fazendo reformas e atrativos estão criando novos roteiros e passeios. A demanda está aumentando e o Estado, como um todo, está acompanhando esse crescimento”, disse Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.

As expectativas futuras para o setor em Foz do Iguaçu também estão altas, uma vez que o município deve receber novos atrativos turísticos de renome internacional. O Estado será o primeiro nas Américas e no Hemisfério Sul a contar com um satélite do renomado museu francês Centre Pompidou, previsto para 2027.

Além disso, o Aquafoz, um aquário com área de 24 mil m², com área construída de 13 mil m², ao lado do Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, será inaugurado ainda em novembro. O atrativo terá 28 tanques, que somam 3,3 milhões de litros de água, dedicados aos ecossistemas da bacia amazônica e dos rios Paraná e Iguaçu. Os visitantes poderão conhecer mais de 300 espécies. (Fotos: Viaje Paraná)

Fotos: Viaje Paraná

Continuar Lendo

Turismo e Lazer

Programação do Verão Maior Paraná é exibida em pontos turísticos do Brasil

Publicado

em

O anúncio dos grandes shows do Verão Maior Paraná, realizado na noite da última terça-feira (21), em Curitiba, ultrapassou as divisas do Estado e ganhou projeção nacional. Pela primeira vez, a programação foi apresentada simultaneamente nas redes sociais do Governo do Paraná e em pontos turísticos de diferentes cidades do Brasil, reforçando a grandiosidade do evento.

No Rio de Janeiro, o line-up foi revelado com projeções nos Arcos da Lapa, um dos cartões-postais mais icônicos do Brasil e palco tradicional da vida noturna carioca. Em São Paulo, a projeção aconteceu na Avenida Paulista, na altura do Parque do Ciclista, local de grande circulação de pessoas. Já em Santa Catarina a projeção da programação foi em Florianópolis, na Beira Mar Norte, o principal corredor urbano da ilha. 

Em Curitiba, o Palácio Iguaçu, sede do governo, no coração do Centro Cívico, também serviu como telão para a projeção dos nomes das atrações.

Com uma programação que cresce a cada edição, o Verão Maior Paraná vem se firmando no circuito nacional de grandes festivais de verão. A temporada 2025/2026 contará com artistas consagrados da música brasileira e, pela primeira vez, com atrações internacionais: a banda de reggae jamaicana Inner Circle e a francesa Gipsy Kings.

Todos os shows são gratuitos e integram a programação promovida pelo Governo do Estado, que transforma o Litoral em um grande palco de lazer, turismo e cultura.

LINE-UP – Ao todo serão cinco finais de semana de show, de 9 de janeiro a 8 de fevereiro, em Matinhos e Pontal do Paraná. Entre os destaques estão Alok, Ana Castela, Gustavo Mioto, Jeito Moleque e Zé Neto e Cristiano, que prometem atrair multidões às praias paranaenses. Na última edição, o Verão Maior reuniu mais de 2 milhões de pessoas nos shows gratuitos.

Entre os artistas confirmados, o Governo do Paraná anunciou a apresentação de duas atrações surpresas no dia 25 de janeiro. O suspense também fez parte da edição do ano passado, quando Luan Santana foi o cantor misterioso anunciado pelo festival semanas depois da revelação do line-up do evento. O show do sertanejo, inclusive, bateu o recorde de público da temporada 24/25: 164 mil pessoas.

Além dos shows nos palcos principais, o Verão Maior Paraná vai contar mais uma vez com os palcos Sunset montados em Caiobá, Guaratuba e Shangri-lá (Litoral), e nas cidades de Porto Rico e Porto São José (em São Pedro do Paraná), no noroeste. Os espaços receberão apresentações de mais de 50 artistas paranaenses, que serão escolhidos por meio de chamamento público.

GRANDES NOMES – Desde a primeira edição, o Verão Maior Paraná tem reunido alguns dos principais artistas do País. Em 2025, além de Luan Santana, Titãs, Jota Quest, Sorriso Maroto, Péricles, Alexandre Pires, Rio Negro & Solimões, Michel Teló, Matheus & Kauan, Guilherme & Santiago, João Bosco & Vinícius, Fernando & Sorocaba, César Menotti & Fabiano, Eduardo Costa e Felipe Araújo embalaram o público no Litoral.

Em 2024, o festival contou com Roupa Nova, É o Tchan, Jorge & Mateus, Zezé Di Camargo & Luciano, Dudu Nobre, Chiclete Com Banana, Raça Negra, Guilherme & Benuto, Hugo & Guilherme, Rick & Renner, Clayton & Romário, Yasmin Santos, George Henrique & Rodrigo, Pixote, Simone Mendes, Amado Batista, Trio Parada Dura, Matogrosso & Mathias, Zé Felipe e Henrique & Diego.

Já em 2023, se apresentaram Ara Ketu, Leonardo, Eduardo Costa, Sambô, César Menotti & Fabiano, Fernando & Sorocaba, Maria Cecília & Rodolfo, Jeann & Julio, Antony & Gabriel, Edson & Hudson, João Bosco & Vinícius, Bruno & Barretto e George Henrique & Rodrigo. A primeira edição, no verão de 2020, teve shows de Alexandre Pires, Edson & Hudson, Eduardo Costa e Jerry Smith. Fonte: AEN (Fotos: Rio de Janeiro/SECOM)

 

Florianópolis (Foto: SECOM)
São Paulo (Foto: SECOM)

Continuar Lendo

Turismo e Lazer

Show de Natal da Disney terá sessões extras em Curitiba; veja a data da venda de ingressos

Publicado

em

 

Curitibanos e turistas vão ter mais uma chance de assistir ao aguardado show ao vivo Disney Celebra: Um Natal Inesquecível, que acontece pela primeira vez no Brasil, como parte da programação do Natal de Curitiba 2025. 

Na próxima segunda-feira (22/9) será feita a venda de ingressos para cinco sessões extras. Elas ocorrerão nos dias 19, 20, 21, 22 e 23 de dezembro, sempre às 11h, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. 

Como comprar – Os ingressos começam a ser vendidos às 10h de segunda-feira pelo site para compras on-line e na bilheteria física oficial, no ParkShopping Barigui, (neste caso sem cobrança de taxas).

Todas as sessões extras do show de Natal da Disney têm ingressos populares a partir de R$ 25.

Além deste espetáculo, o Natal da Disney em Curitiba terá atrações gratuitas. 

Ingressos – Os valores do show ao vivo vão de R$ 25 (meia-entrada) a R$ 50 nos assentos a preços populares (20% da capacidade total), que ficam na arquibancada lateral. 

Nos demais setores, nas sessões das 11h, os ingressos de plateia VIP custam R$ 249,50 (meia-entrada) e R$ 499 (inteira); e nas sessões das 16h e 20h, os ingressos de arquibancada central custam R$ 174,50 (meia entrada) e R$ 349 (inteira), e de plateia, R$ 209,50 (meia entrada) e 419 (inteira).

Haverá lugares reservados para pessoas com deficiência (PCD), pessoas com mobilidade reduzida (PMR) e seus acompanhantes. Clientes Nubank e Disney+ contam com 10% de desconto na tarifa inteira. Os descontos não são cumulativos.

Show ao vivo – Com direito à participação de Mickey, Minnie e outros personagens amados em todo o mundo, a apresentação ao vivo Disney Celebra: Um Natal Inesquecível contará com mais de 30 artistas em cena, cenários, efeitos e figurinos especiais, trilha sonora original e uma narrativa criada especialmente para transmitir uma mensagem de esperança, união e celebração.

No enredo do espetáculo, apresentando dentro do Centro de Eventos Positivo, dois anfitriões têm a missão de embalar sonhos e desejos que chegam a um centro de distribuição. Os personagens da Disney se unem para garantir que cada desejo se transforme em uma celebração especial, além de completar uma missão junto ao público. Os shows ao vivo do Disney Celebra: Um Natal Inesquecível ocorrem de 16 a 23 de dezembro.

Atrações gratuitas – O Natal da Disney em Curitiba também terá duas experiências gratuitas. Uma delas é o Parque Mágico com ativações lúdicas, ambientações temáticas e espaços fotografáveis espalhados pelo Parque Barigui.

A outra atração gratuita será o Disney+ Open Air, com exibição de conteúdos especiais do serviço de streaming Disney+ ao ar livre, na lateral do pavilhão. As datas de início das duas atrações gratuitas serão anunciadas em breve. 

O espetáculo Disney Celebra: Um Natal Inesquecível é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Disney e AirPromo, e apresentação Nubank.

Natal de Curitiba 2025 – O Natal de Curitiba 2025 começa no dia 24 de novembro. Moradores e turistas poderão aproveitar 44 dias de atrações, com apresentações até 23 de dezembro e decoração até 6 de janeiro de 2026. Mais de 150 espetáculos promovidos pela Prefeitura, patrocinadores e privados formarão o calendário natalino de Curitiba. Fonte: SCPC (Fotos: Divulgação)

Continuar Lendo

Tendência