Cotidiano

Ao som da Camerata Antiqua, missa celebra os 329 anos da cidade

Publicado

em

Uma missa solene na Catedral Basílica de Curitiba, celebrada pelo arcebispo Dom José Antônio Peruzzo, marcou nesta terça-feira, 29 de março, o aniversário de 329 anos de Curitiba. Com sorriso no rosto e emocionado com a possibilidade de dispensar o uso de máscaras na cidade, o prefeito Rafael Greca acompanhou a celebração ao lado da primeira-dama Margarita Sansone e do vice-prefeito Eduardo Pimentel.

Ao meio-dia, os sinos da igreja soaram em homenagem à cidade. Em seguida, a missa começou embalada pela Camerata Antiqua de Curitiba, grupo de música erudita da Fundação Cultural de Curitiba, regida pela maestrina Mara Campos.

“Viemos aqui para agradecer, porque o Senhor nos fortaleceu. Também choramos os nossos mortos e, de sobremaneira, dizemos que agora vale um sorriso para a vida, agora vale o sorriso”, comemorou o prefeito ao lado de Margarita.

Com a melhoria significativa dos indicadores da pandemia, Curitiba retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras também em ambientes fechados, com exceções para os serviços de saúde. A nova regra do decreto municipal 420/2022, passou a valer nesta terça-feira (29/3).

“Que cada um respeite o seu próximo e tenhamos compaixão para construir uma cidade cheia de paz e alegria”, finalizou Greca.

A missa 

A celebração foi aberta ao som da imponente obra de Georg Friedrich Händel (1685-1759), o Oratório Messias. Ao longo da missa, a Camerata executou músicas de compositores como Antonio Vivaldi (1678-1741), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Johann Sebastian Bach (1685-1750).

Em tom de encerramento e de comemoração, o Hino de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, de Luiz Eulógio Zilli e versos do padre Leonardo Starzynski, e o Hino de Curitiba, de Bento Mossurunga (1879-1970) elevaram o espírito do aniversário da cidade.

Dom Peruzzo lembrou a felicidade em viver em Curitiba. “É uma grandiosa oportunidade celebrar a missa num momento final de tanta dor e olhar para o futuro com esperança”, disse o arcebispo. Dirigindo-se ao prefeito, desejou-lhe continuação no trabalho impecável feito na capital paranaense.

“Quem visita outras cidades do porte de Curitiba se encanta ainda mais com a sua própria casa, há tantas maravilhas que os encantos se multiplicam a cada vista”, disse dom Peruzzo.

(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

Prefeito Rafael Greca ao lado da primeira-dama Margarita Sansone e do vice-prefeito Eduardo Pimentel acompanham a missa solene em homenagem ao aniversário de 329 anos de Curitiba. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Click para comentar

Tendência

Sair da versão mobile