Notícias

Obras do Novo Hospital de Pinhais iniciam com assinatura da prefeita Rosa Maria e governador Ratinho Jr

Publicado

em

A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, e o governador Carlos Massa Ratinho Júnior assinaram nesta terça-feira (6) a ordem de serviço para a construção do Novo Hospital de Pinhais. A cerimônia foi realizada durante a manhã na Rua 21 de Abril, esquina com a Av. Nossa Senhora da Boa Esperança, no Centro. O novo equipamento de Saúde terá mais de 14 mil m² e contará com 90 leitos, sendo 20 de UTI e atendimento 100% voltado aos pacientes do SUS. Com recursos já garantidos pela Prefeitura de Pinhais, Governo do Paraná e financiamento via BRDE, o investimento base é de R$ 127 milhões. Com execução projetada em dois anos, a entrega da obra está prevista para dezembro de 2024.

Diversas autoridades do município e Estado, servidores e população em geral estiveram presentes no lançamento da pedra fundamental da obra. Além da prefeita Rosa Maria e do governador Carlos Massa Ratinho Jr, o documento que autoriza a construção do hospital foi assinado pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e pelo diretor-presidente do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Wilson Bley Lipski.

Acompanharam a solenidade a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho e demais secretários municipais; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho e os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Aparecido Sanches, André de Paula, Binga, Carlinhos do Eliza, Fabrício Sousa, Fernando Santos, Filho, Jane Carteira, Paulão, Pioco, Polaco do Pérola, Radialista Joãozinho Ribeiro e Tomé; a deputada estadual Marli Paulino e demais parlamentares da Alep; o ex-deputado federal Luizão Goulart; a primeira enfermeira que tomou a vacina da covid em Pinhais, Glair Portela Sadoski, representando todos os profissionais de saúde; e Rossi, representando o consórcio empresarial Saúde Pinhais Ltda.

Após as bênçãos do Pe. Lucas e Pr. Jones Marlow, as autoridades então se pronunciaram ao público presente, que também assistiu ao vídeo do projeto 3D do Novo Hospital. Wilson Bley, diretor-presidente do BRDE, exaltou o trabalho das equipes de Pinhais e reafirmou o compromisso da instituição no aporte de recursos. “Estamos apoiando não só o parceiro privado, mas também a prefeitura. Queremos trazer celeridade e a completude deste grande sonho, que é de toda a sociedade. Começa a obra, o dinheiro já está no BRDE e queremos liberar de uma forma extremamente rápida para que possamos muito em breve comemorar esse ganho que a sociedade de Pinhais terá”, declarou.

Com a palavra, o ex-deputado federal Luizão Goulart relembrou a reabertura do hospital maternidade de Pinhais, quando as crianças passaram a nascer no município, além da criação da UPA, do atendimento do Corpo de Bombeiros com o Siate e o Samu. Já a deputada estadual Marli Paulino ressaltou que o Novo Hospital é mais um item do plano de governo cumprido pela Prefeitura de Pinhais, e confirmou o apoio junto ao governo do Estado para a implementação do projeto.

O deputado federal e secretário estadual de Saúde, Beto Preto, destacou a importância da equipe de saúde de Pinhais, representada pela secretária municipal Adriane Carvalho. “Em Pinhais, a atenção primária à saúde é tratada de maneira muito séria. Quero lembrar que estamos reunidos porque tomamos a vacina da covid. Passou da hora de Pinhais ter um grande hospital para atender a sua população, mas não adianta ser um grande hospital no tamanho, tem que ser grande pelas pessoas que estarão lá dentro, para atender a todos os cidadãos, por isso temos que celebrar a Saúde de Pinhais com esse novo hospital”, ressaltou.

A prefeita Rosa Maria destacou a importância do início das obras como um momento histórico para a cidade. “Hoje começa a se materializar o sonho desta cidade, um grande sonho que foi sonhado em meio a uma pandemia. Temos o hábito de ouvir as pessoas, e foi ouvindo a população que entendemos a necessidade de um novo hospital com UTI. A partir de um trabalho muito sério, de uma equipe que não mediu esforços, que lutou muito, porque a complexidade é imensa. Destaco todas as pessoas envolvidas, que não desistiram, não deixaram de pensar o melhor formato e modelo, para melhor atender a nossa cidade, e hoje estamos vivenciando este momento de celebração da vida, em um solo sagrado, onde será cuidado das pessoas, onde traremos ao mundo o futuro: as nossas crianças”, anunciou.

No início do seu pronunciamento, o governador Carlos Massa Ratinho Jr chamou a presença da irmã Elisângela, em cumprimento ao trabalho realizado nos hospitais filantrópicos, lares de idosos, casas de acolhimento, entre outras instituições de saúde e assistência social, e reforçou o compromisso do governo do Estado em descentralizar os serviços de Saúde, e também enalteceu o trabalho desenvolvido em Pinhais. “A equipe da prefeitura, de forma muito competente, montou um projeto não apenas para atender a cidade de Pinhais, mas para poder inclusive colaborar com a região metropolitana com um hospital moderno, de primeiro mundo, com leitos de UTI. Este projeto era um sonho da cidade, e é muito bom podermos dar o primeiro passo, começar a construção, é realmente um sentimento de realização”, finalizou.

A cerimônia teve como ápice o descerramento da pedra fundamental da construção, momento em que todas as pessoas presentes puderam acompanhar junto às autoridades. Cristina Maria Rodrigues Ferreira, de 71 anos, mora em Pinhais há 25 anos e é membra do Conselho Local de Saúde da região do bairro Weissópolis. Vestida com a faixa de Miss Primavera 2019, ela reconheceu a importância do início das obras do Novo Hospital. “Pinhais está bem acolhida, mas o novo hospital vai ser muito bom para a população, nós conselheiros também trabalhamos bastante para ajudar os gestores e a comunidade, representando o meu bairro como sociedade civil”, comentou.

Fiscalização e gestão

A Parceria Público-Privada (PPP) que faz a gestão do Novo Hospital tem duas modalidades, sendo grande parte dos serviços de responsabilidade do consórcio Saúde Pinhais Ltda. Já a estrutura de assistência de Saúde, que envolve equipe médica, por exemplo, segue contrato de gestão dimensionado com toda a necessidade de ampliação e melhoramento das assistências com a implantação de novos serviços, incluindo cirurgias eletivas, centro de diagnóstico e atendimento de UTI. A secretária municipal de Saúde, Adriane Carvalho, reforça que “a nossa proposta é a parceria com o governo do Estado, porque entendemos que a gestão tem que ser tripartite, e alguns serviços também são habilitados pelo Ministério da Saúde, que fará uma contrapartida”. 100% municipal, a secretária ainda destaca que “o custeio é municipal com o apoio de manutenção pela Secretaria de Estado da Saúde”, completa.

A equipe de fiscalização da obra e manutenção do hospital é presidida pela secretária de Saúde, que irá fiscalizar a PPP como um todo. Na supervisão desta equipe também está o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento de Pinhais, Luís Xavier Pedroza. “Temos uma obra a fazer, temos nossa equipe de engenheiros que irá fiscalizar essa parte, temos equipamentos a serem recebidos e também mobiliários que serão recebidos por outra equipe. Ao longo dos 33 anos que o hospital estará em operação, toda essa fiscalização vai se dar no âmbito da Secretaria de Saúde. Agora, a equipe de engenheiros está trabalhando em cima dos projetos executivos. A estratégia de ataque da construção, que deverá ser executada em pré-moldados, vai acelerar todo o processo da obra, e a expectativa é que tenhamos a conclusão no dia 1º de dezembro de 2024, conforme previsto no contrato”, afirma Pedroza.

Funcionamento

A estrutura será equipada com centro cirúrgico, incluindo salas obstétricas cirúrgicas, leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e centro para a realização de partos normais. Também haverá um pronto socorro obstétrico e um ambulatório com obstetrícia e centro de especialidades, além de estrutura de apoio para exames como diagnóstico por imagem, tomografia, raio-X, endoscopia e colonoscopia.

Entre as vantagens do modelo, está a contratação única para a obra e operação, estabelecimento de metas de desempenho, compartilhamento de riscos, redução com cursos de pessoal, mais eficiência administrativa e qualidade nos serviços prestados.

Além do aumento imediato de capacidade de atendimento médico municipal, com possibilidade de operações de alto risco e novas UTIs, o projeto do hospital prevê que ele pode ser ampliado no futuro em caso de aumento de demanda.

Presenças 

Além das pessoas já mencionadas, participaram do evento a juíza da Vara da Família, Marcia Regina Hernandez de Lima; o diretor-presidente e promotor da 2ª Promotoria de Justiça de Pinhais, Ronaldo Mion; o vice-prefeito de São José dos Pinhais, Professor Assis; representando o prefeito Gerson Colodel de Almirante Tamandaré, o secretário de gabinete Aristides Machado; o prefeito de Piraquara, Josimar; o prefeito de Campina Grande do Sul e presidente da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba), Bihl Zanetti; o vice-prefeito de Campo Magro, Osmar Leonardi; o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Antonio Marcondes Silva; o comandante do Corpo de Bombeiros de Pinhais, tenente Brustolin; o delegado de Pinhais, Hormínio Lima Neto; a Miss Primavera de Pinhais 2019, Cristina Maria Rodrigues Ferreira, e o Mister Melhor Idade de Pinhais, Francisco Conte.

Notícias

Outono terá temperaturas mais amenas do que 2024 e chuva abaixo da média no Paraná

Publicado

em

Uma nova estação chega, mas o tempo não muda automaticamente. Será de forma gradativa, a partir do início do outono, às 06h01 desta quinta-feira, 20 de março. Os meses de abril, maio e junho no Paraná, historicamente, apresentam redução no volume de chuva em relação ao verão. Sistemas de alta pressão atmosférica, que tem como característica o ar frio e seco, fazem com que o intervalo entre as chuvas também seja maior.

O balanço do clima no verão e as previsões para a nova estação foram apresentadas por meteorologistas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), na quarta-feira (19).

O outono começará dentro dessas características: de quinta a domingo (23) o tempo fica estável no Paraná, com predomínio de sol. Serão dias de bastante amplitude térmica, com manhãs de temperaturas amenas e nevoeiros, e tardes mais quentes. Na quinta e na sexta pode ocorrer chuva fraca no Litoral. Até domingo, no Oeste, Norte e Noroeste, a umidade estará baixa.

Menos chuvas e temperaturas mais amenas são esperados pela população depois de mais um verão muito quente. O mês de fevereiro, por exemplo, foi o mais quente da série histórica em 23 cidades. Mesmo assim, o verão deste ano não foi mais quente do que o do ano passado.

“Em comparação a 2024, o verão de 2025 foi mais chuvoso em quase todas as regiões, com exceção do Litoral e do Centro Sul – na região de Palmas choveu mais em 2023 e 2024 do que neste ano. Já em termos de temperatura média do ar, este ano foi mais ameno do que ano passado. Em 2024 as temperaturas ficaram mais elevadas, com exceção do Litoral, que teve um verão de 2025 muito parecido com o do ano passado”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

A última semana do verão 2024/2025 termina com muita chuva em algumas regiões. Nesta terça-feira (19), Paranavaí registrou acumulado de 41,8 mm de chuva pouco depois das 5h. Altônia registrou 48 mm entre 2h e 4h. São José dos Pinhais teve um acumulado de 27 mm de chuva em uma hora por volta das 15h. O distrito de Entre Rios, em Guarapuava, registrou 48 mm em uma hora, a partir das 16h45. Paranaguá registrou 30,4 mm em apenas meia hora, a partir das 16h45.

PREVISÃO – Entre 20 de março e 20 de junho 2025, quando o outono acaba, a temperatura média do ar ficará ligeiramente acima da média, e um pouco mais amena do que a temperatura do outono do ano passado. Isso porque em 2024 as chuvas foram muito irregulares, e as temperaturas no Paraná ficaram até 2,5°C acima da média em todo o Estado, com exceção do Litoral.

A previsão é de que a chuva siga o padrão histórico na região Leste. A precipitação acumulada ficará próxima ou abaixo do normal nas demais regiões do Estado, como já ocorreu em 2024. As regiões Oeste, Sudoeste, Centro Sul e Leste permanecerão com clima mais seco neste outono em comparação ao ano passado, pois nestas áreas choveu acima da média em 2024.

Os maiores volumes de chuva no outono geralmente são registrados nas regiões Sudoeste e Oeste e os menores no Norte do Paraná. Em geral, maio apresenta um volume de chuva ligeiramente maior que abril e junho.

O acumulado médio de chuvas no Litoral durante o mês de abril, por exemplo, varia de 111 mm a 211 mm; na Região Metropolitana de Curitiba varia de 39 mm a 96 mm; na região Central de 61 mm a 129 mm; na região Sul de 59 mm a 150 mm; no Sudoeste de 73 mm a 155 mm; no Oeste de 73 mm a 174 mm; e no Norte varia de 56 mm a 122 mm.

GEADAS E NEVOEIROS – As geadas, como ocorreu em anos anteriores, podem ser registradas a partir da segunda metade de abril no Centro-Sul paranaense.

“No outono de 2025 será natural a ocorrência de variações bruscas na temperatura do ar em períodos curtos, com registro de períodos quentes. Também faz parte da climatologia da estação o registro de veranicos, ou seja, vários dias consecutivos sem ocorrência de chuva, a formação de nevoeiros e a ocorrência de geadas nas regiões mais altas do Estado como Sudoeste, Sul, Centro Sul, sul dos Campos Gerais e da Região Metropolitana de Curitiba, principalmente no final da estação”, detalha Reinaldo Kneib.

O outono também tem como característica no Paraná a ocorrência de noites e manhãs frias e aumento da amplitude térmica. As temperaturas máximas médias caem de 27,4 °C em abril para 23,1 °C em junho no Litoral; de 25,4 °C para 20,6 °C na Região Metropolitana de Curitiba; de 26 °C  para 21 °C na região Central; de 24,7 °C em abril para 19,5 °C em junho no Sul; de 27,1 °C para 21,5 °C no Sudoeste; de 29 °C para 23,6 °C no Oeste; e de 29 °C para 24,1 °C no Norte.

Alguns dos principais atores do clima global, que também podem impactar nas condições de temperatura e de chuva previstas para o Paraná no outono, são os fenômenos El Niño/La Niña, que são observados nas águas superficiais do Oceano Pacífico equatorial e são capazes de alterar o comportamento do clima em várias partes do mundo. O El Niño trata do aquecimento dessas águas, e La Niña do resfriamento das mesmas.

“Em escala global, o fraco resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial que vinha sendo registrado desde o final de 2024 vai perder ainda mais força ao longo deste outono. No Oceano Atlântico Sul, próximo da costa do Sul do Brasil e do Uruguai, as águas continuarão mais quentes que a média”, afirma Kneib. (Fonte: AEN)

(Foto: Rua do Outono. Mossunguê, Curitiba/Face da Notícia)

Continuar Lendo

Notícias

Trecho da Via Vêneto vai ganhar asfalto novo a partir da próxima semana

Publicado

em

Uma das principais ruas que cortam a Regional Santa Felicidade, a Via Vêneto começará a ser parcialmente recapada a partir da próxima semana, em data a ser divulgada. A intervenção foi anunciada pelo administrador regional da área, José Dirceu de Matos, durante reunião convocada para informar os representantes comunitários, nesta segunda-feira (10/3), na Rua da Cidadania da região.

A obra vai acontecer a partir da esquina da Rua Marcos Mocelin – a uma quadra à esquerda do terminal de ônibus – até a Rua Saturnino de Miranda. Ela será executada pela Secretaria de Governo Municipal (SGM), por meio do Distrito de Manutenção Urbana (DMU).

Trecho beneficiado – Serão contempladas cinco quadras, que somam 781 metros de extensão. Durante aproximadamente 30 dias, esse trecho vai passar por intervenções de fresa (remoção da camada superficial de asfalto danificado) e recape (aplicação da nova cama asfáltica).

“É importante que a comunidade saiba que vários pontos desse trecho da rua não comportam mais tapa-buraco. O asfalto novo é necessário por causa do tráfego de veículos de passeio e cerca de 20 linhas de ônibus, incluindo a Linha Turismo, que circulam por ela”, observa o administrador.

Além do terminal de ônibus e dos estabelecimentos comerciais, esse segmento da Via Vêneto é endereço da Unidade de Saúde Santa Felicidade e dá acesso ao Colégio Imaculada Conceição.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade, Fernando Linhares, que participou da reunião na Rua da Cidadania, a obra é essencial para o bairro. “Vai melhorar a circulação, o trânsito e o aspecto do bairro. Nós nos sentimos muito agradecidos por isso acontecer no início da gestão Eduardo Pimentel”, disse.

Circulação – O trabalho será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e avançará quadra a quadra. Como a região não oferece possibilidades de desvios, durante esse período o acesso pela via se dará pelo sistema “pare e siga”, em meia pista. A Superintendência de Trânsito da Prefeitura (Setran) organizará a circulação do tráfego.

Para chegar aos estabelecimentos comerciais e de serviços da Via Vêneto, os motoristas deverão estacionar nas ruas transversais ou na Avenida Manoel Ribas. Assim que as máquinas pararem de trabalhar, carros e ônibus poderão circular e estacionar na via em obras.

Também participaram da reunião a diretora do Colégio Imaculada Conceição, Arlene Ferrari; a representante pastoral da Paróquia Santa Felicidade e São José, Kelly Ferro; o superintendente da Setran, Bruno Pessuti; e representantes da SGM, Urbs e dos núcleos dos órgãos da Prefeitura na Regional Santa Felicidade. (Fonte: SCSPC) 

Foto: Valdir Lentcsh/Face da Notícia

Continuar Lendo

Notícias

Curitiba 332 anos – Eduardo Pimentel lança o Domingo no Centro e entrega revitalização da Emiliano Perneta

Publicado

em

O programa Domingo no Centro será lançado neste domingo (9/3), às 11h, pelo prefeito Eduardo Pimentel. A partir deste domingo (9/3), a Rua Emiliano Perneta será fechada no trecho entre a Praça Zacarias e a Rua Visconde de Nácar para que os moradores de toda a cidade aproveitem atividades gratuitas culturais, de lazer, de gastronomia e os serviços no local. Na ocasião, Eduardo Pimentel também entregará a revitalização do asfalto e das calçadas da Rua Emiliano Perneta. “O trânsito para carros estará bloqueado e a rua liberada para as famílias curitibanas. Vamos oferecer atrações para que todos possam aproveitar a nossa cidade e viver o Centro de Curitiba. Lembrando ainda que aos domingos temos a meia tarifa de ônibus a R$ 3, incentivando ainda mais a ocupação dos espaços públicos de Curitiba”, explica o prefeito.

Parte da programação pelo aniversário de 332 anos da cidade, o Domingo no Centro se repetirá nos próximos domingos dia 16, 23 e 30 de março.

 Redesenvolvimento da região central

No início de fevereiro, o prefeito Eduardo Pimentel anunciou a criação da Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, com o objetivo de discutir e propor projetos e iniciativas para transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e a valorização ambiental do Centro da cidade. A programação do Domingo no Centro integra o Curitiba de Volta ao Centro, conjunto de medidas para revitalizar a região.

Programação para toda a família

O programa Domingo no Centro é uma ação de várias secretarias municipais, que se uniram para levar atrativos ao cidadão. Quatro quadras da Rua Emiliano Perneta estarão bloqueadas para o trânsito de carros ao longo dos quatro domingos de março, das 9h às 15h.

Distribuídos nesse trecho estarão serviços e atividades da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smelj), Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Instituto Municipal de Turismo (IMT), Urbs, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Humano (SMDH), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Racial (SMIR).

“O curitibano que quiser aproveitar o domingo no Centro terá muita coisa bacana para ver e fazer. As crianças poderão se inscrever em oficinas e se divertir com os equipamentos de esporte e lazer e os brinquedos adaptados. Teremos foodtrucks, feira de artesanato, distribuição de mudas de árvores, serviços relacionados ao cartão-transporte, dentre outras coisas”, conta o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello.

Praça da cultura

Na Praça Zacarias será montado um palco com programação cultural e de entretenimento, com a participação da Família Folhas (veja abaixo). Ao lado, na mesma quadra, o cidadão, poderá tirar dúvidas e ser atendido no ônibus da Urbs, visitar e comprar lembranças da cidade na lojinha estação-tubo #CuritibaSuaLinda e conhecer o espaço interativo do Meio Ambiente, onde haverá oficina de composteira, entrega de mudas de árvores, espaço interativo para pinturas e exposição de banners.

Duas feiras também estão programadas, uma de artesanato e outra gastronômica, com opções de foodtrucks, tenda de orgânicos e de produtos paranaenses. Além disso uma exposição de carros antigos e raros irá entreter o público.

O público infantil terá equipamentos inclusivos e brinquedos como cama elástica, xadrez gigante, dominó de espuma e empréstimo de kits para a prática esportiva de basquete, tênis de mesa. E para fechar, serviços diversos, como informações e tira-dúvidas sobre a dengue, ações de conscientização sobre racismo, violência de gênero e promoção à diversidade.

 Serviço

Domingo no Centro
Rua Emiliano Perneta (da Praça Zacarias até a Rua Visconde de Nácar).
Das 9h às 15h
Gratuito

PROGRAMAÇÃO DO DIA 9/3

Palco na Praça Zacarias
10h: Banda Lyra
11h: Família Folhas
11h30: Oficina Mini-escultor (tenda em frente ao palco)
12h30: Apresentação de samba com o grupo As Brejeiras
13h15: Apresentação Família Folhas

E mais: foodtrucks, tenda de orgânicos, feira de artesanato, exposição de carros antigos, atendimento da Urbs, oficina de composteira e distribuição de mudas de árvores, brinquedos adaptados, jogos recreativos.

(Foto: Isabella Mayer/SECOM) Fonte: SCSM

Continuar Lendo

Tendência