Cidades

Marquinhos se torna o primeiro Prefeito de Piraquara a presidir o Pró-Metrópole

Publicado

em

O Prefeito eleito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, tomou posse na quarta-feira, dia 11 de dezembro, como novo Presidente do Comitê Gestor do Pró-Metrópole para o biênio 2025-2026. A solenidade ocorreu no auditório do Sebrae/PR, em Curitiba, durante III Fórum Pró-Metrópole, com a presença de representantes de toda região metropolitana, Governo do Estado, federações e setor privado.

O Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba tem por objetivo geral, articular, coordenar e promover o processo de planejamento e organização de ações para o desenvolvimento produtivo integrado, econômico e social, dos municípios da RMC, de forma inclusiva, equilibrada e sustentável.

Marquinhos sucede o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, e se torna o primeiro Prefeito de Piraquara a assumir a presidência do Pró-Metrópole, que já teve como presidentes o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o vice e Prefeito eleito da capital, Eduardo Pimentel.

“Assumo com muito entusiasmo esse desafio de trabalhar de forma integrada com os colegas prefeitos, iniciativa privada, federações e demais entidades que compõe o comitê pensando na a qualidade de vida das pessoas vivem e fazem da Região Metropolitana de Curitiba uma das melhores e mais produtivas do Brasil.”, ressaltou Marquinhos.

Na oportunidade, também tomou posse o Vice-Presidente do Pró-Metropóle, Paulo Salesbram, que é o atual Vice-Presidente da Fecomércio/PR. Já o Diretor da Secretaria Municipal de Curitiba, Tiago de Jesus, assume como Coordenador de Relações Institucionais. (Foto: Divulgação)

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Exposição no Espaço Cultural resgata trajetória da Assembleia Legislativa do Paraná

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Paraná lançou nesta segunda-feira (15), no Espaço Cultural da Casa, a exposição “Memórias do Legislativo: 171 anos de História da Casa de Leis do Paraná”. A mostra reúne documentos e peças do Arquivo Público do Paraná que retratam marcos importantes da política estadual desde a emancipação do Paraná, em 1853.

“Fico feliz em ser a proponente desta exposição na Assembleia. O Arquivo Público guarda a nossa história e precisamos fazer com que as pessoas a conheçam. Temos uma história muito bonita e espero que as pessoas venham visitá-la”, declarou a deputada Marli Paulino (SD).

De acordo com o presidente da Assembleia, Alexandre Curi (PSD), a exposição permite reviver a trajetória da instituição. “Hoje a Assembleia vive o melhor momento da sua história, mas é importante que saibamos todo o caminho percorrido. Aprovamos leis relevantes e fomos — e continuamos sendo — protagonistas do desenvolvimento do nosso Estado”. O primeiro-secretário, Gugu Bueno (PSD), também participou do evento.

Entre os destaques estão a cópia da Lei Imperial nº 704, que oficializou a criação da Província do Paraná, a Lei nº 33, que instituiu o Arquivo Público, além de anais legislativos do final do século XIX, atas de eleições do século XX e registros sobre a atuação de Rosy de Macedo, primeira deputada estadual e pioneira na participação feminina na política.

Fabiana Bergman, diretora do Arquivo Público do Paraná, destacou a importância da preservação. “Não há como pensarmos em um futuro melhor sem resgatar o passado. São documentos que, muitas vezes, as pessoas não imaginam que estão aqui. Também enfrentamos dificuldades para mantê-los, exigindo um trabalho sério de gestão documental, conservação e catalogação, a fim de garantir que a nossa história continue sendo contada”.

A exposição também apresenta itens simbólicos, como a máscara mortuária de Zacarias de Góes e Vasconcellos, primeiro presidente da Província e fundador da Assembleia Provincial. A peça foi produzida com tecnologia da NAPI, em parceria com a SETI e o Arquivo Público.

O secretário de Administração e Previdência do Paraná, Luizão Goulart, também participou do evento. “É necessário resgatar a história do nosso Estado, de suas figuras políticas e de fatos importantes. Esta exposição é uma pequena amostra do que temos no Arquivo Público, que boa parte da população desconhece”, afirmou. Ao final da abertura, menções honrosas foram entregues ao secretário Luizão e à diretora Fabiana.

A exposição segue até a próxima sexta-feira (19).

Serviço:

Exposição “Memórias do Legislativo: 171 anos de História da Casa de Leis do Paraná”

Local: Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná

Horário: 9h às 18h

Iniciativa: deputada Marli Paulino (SD), com acervo do Arquivo Público do Paraná

Foto: Orlando Kissner/Alep

Continuar Lendo

Cidades

Rony – produtos coloniais e caldo de cana conquistam Quatro Barras

Publicado

em

 

Com uma variedade de produtos coloniais fresquinhos e saborosos, o Produtos Coloniais Rony se tornou uma referência em Quatro Barras. No local, os clientes encontram delícias como caldo de cana e pastel colonial feito na hora, além de mel, pamonha, sorvetes, conservas, pimenta caseira, melado, salames, linguiça, banha, queijos e vinhos — todos vindos diretamente dos produtores rurais da cidade e da região.

O idealizador do negócio, o feirante e empreendedor Rony Elio de Souza Macedo, iniciou sua trajetória há nove anos, quando montou o primeiro trailer no Centro de Quatro Barras, ao lado do Banco Bradesco. “Graças a Deus, deu muito certo. Começamos a nove anos, com muito trabalho e determinação e ótimos produtos estamos colhendo os frutos do nosso trabalho”, relata Rony.

O empreendimento é tocado em família, com o apoio da esposa, da mãe, da irmã e de quatro funcionários. O atendimento próximo e acolhedor, somado à qualidade dos produtos, tem atraído não apenas os moradores da cidade, mas também turistas que passam pela região. “Nosso pastel é feito na hora, e o caldo de cana é sempre fresco. Os visitantes também buscam os sabores autênticos do interior, e estou sempre em busca de novidades para surpreender nossos clientes”, afirma.

Uma dessas novidades é a criação do primeiro pastel com recheio de salame colonial e queijo típico de Quatro Barras — uma receita exclusiva criada por Rony. “Essa ideia surgiu como uma forma de valorizar ainda mais os produtos da nossa terra. Foi um sucesso!”, comemora o empreendedor.

Serviço: Produtos Coloniais Rony

– Avenida São Sebastião, 68, Jardim das Acássias.

  Telefone, Rony (41) 99821-7911.

Da redação

Continuar Lendo

Cidades

Piraquara viabiliza R$ 74 milhões para obras de pavimentação

Publicado

em

 

A Prefeitura de Piraquara garantiu um investimento de R$ 74 milhões, junto ao Governo do Paraná, para a execução de obras de pavimentação no município. Nesta terça-feira, 22 de julho, o Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, apresentou aos vereadores os bairros e as ruas que serão contemplados com serviços de drenagem, pavimentação, calçamento, sinalização e paisagismo.

Para tornar possível a captação dos recursos da Secretaria de Estado das Cidades, a Superintendência de Projetos e Obras, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, foi reestruturada neste ano. A medida incluiu a contratação de profissionais técnicos para a recuperação e atualização dos projetos e orçamentos de pavimentação do município. Ao todo, 44 ruas de diferentes bairros serão asfaltadas.

“Fizemos toda uma reorganização para apresentar diversos lotes de projetos já no padrão exigido, o que representa o maior investimento da história em asfalto sem contrapartida do município. Captamos recurso direto do tesouro estadual, o que nos permitirá executar um grande volume de obras e, ao mesmo tempo, investir em saúde, educação, assistência social e demais áreas, graças à economia gerada”, destacou o Prefeito Marquinhos.

Ele também agradeceu ao Governo do Estado do Paraná pela parceria com Piraquara. “É um investimento histórico em termos de infraestrutura, fruto da colaboração e da sensibilidade do Governador Carlos Massa Ratinho Jr. com Piraquara, a quem expressamos nossa gratidão”, finalizou.

Após a confirmação dos investimentos, o município iniciou a próxima etapa, que consiste na inserção de todos os elementos técnicos (projetos, orçamentos, memoriais descritivos e demais documentos exigidos pelo PARANACIDADE) no Portal dos Municípios.

Em seguida, serão abertos os processos licitatórios para contratação das empresas responsáveis pela execução das obras. A previsão de início dos serviços é para o final de 2025.

Participaram da reunião o Presidente da Câmara Guanair Denílson Garcia dos Santos e os vereadores Amilton Lima, Cicero, Jonas Fausto, Lairton do Posto, Marildo Gomes, Matheus do Projeto, Negão da Calha, Pastor Andreis, Professor Gilmar, Professora Sonia, Valmir Nanico e Zézinho da Pizza.

Confira os bairros e as ruas que serão contemplados nesta etapa: www.piraquara.pr.gov.br

 (Fotos: SCP)

Continuar Lendo

Tendência