A cidade de Piraquara celebra hoje, dia 29 de janeiro 135 anos. Conhecida pelas belas paisagens naturais, Piraquara, está em pleno desenvolvimento. Com seus mananciais e área de proteção ambiental, a cidade que é chamada de Berço das Águas, é responsável por cinquenta por cento do abastecimento de água da Grande Curitiba. Nesta edição, o Jornal Face da Notícia trás uma entrevista especial com o prefeito desse importante município da RMC, o prefeito Marcus Maurício de Souza Tesserolli (Professor Marquinhos). Acompanhe a seguir:
– O senhor está iniciando o terceiro mandato em Piraquara. O que a população pode esperar do prefeito Marquinhos?
Obrigado, amigos do jornal Face da Notícia, pelo espaço. Quero dizer à população que iniciamos um novo mandato com muita expectativa, mais experientes que das outras vezes, mas com o mesmo entusiasmo de lá de trás. Os piraquarenses podem esperar muito trabalho e comprometimento do prefeito Marquinhos, da vice-prefeita Professora Loireci e de toda a equipe, em busca de uma cidade cada vez mais justa e de uma Piraquara para todos.
– Quais são as prioridades num primeiro momento?
Quando assumimos uma nova gestão, a primeira coisa a se fazer é ter um panorama de como a cidade foi entregue para nós. É isso que estamos fazendo nesse momento: avaliando algumas situações que precisam ser corrigidas, outras que estão em andamento e que podemos dar continuidade e aprimorar, além de mudar algumas coisas para colocar a nossa cara e impor o nosso ritmo de trabalho, que já é conhecido pela população de Piraquara. Apesar de muitas dificuldades, confesso que estou muito contente com o andamento das coisas neste início.
– Poderia falar como será a organização dessa nova gestão na condução da cidade?
Uma cidade nunca está pronta. Aquela Piraquara que nós assumimos em 2013, onde observávamos que as pessoas eram muito carentes de infraestrutura, como obras de asfalto, drenagem e calçamento, por exemplo, não existe mais. Hoje, já vemos uma cidade um pouco mais estruturada, que ainda precisa de obras, mas cujo principal anseio da população é o cuidado. As pessoas querem ser bem cuidadas.
Nosso slogan de campanha era “Piraquara, uma cidade para todos”, e levamos isso muito a sério. Não se trata apenas de lançar palavras ao vento para vencer uma eleição, mas de algo em que realmente acreditamos. Nosso secretariado está muito focado. Também criamos núcleos, como o núcleo de cuidado com as pessoas, onde as secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e uma futura pasta de Cuidado e Valorização da Mulher trabalharão de forma integrada para dar maior atenção à população.
Outro núcleo é o das obras, em que precisamos dar continuidade aos avanços de infraestrutura e às adaptações que uma grande cidade como Piraquara necessita, sem deixar de pensar na estruturação e reorganização das demais secretarias. Estamos bem focados, com muitos projetos e planejamento, para que Piraquara volte a crescer no ritmo que já teve no passado.
– A área da saúde é sempre um desafio para as cidades. Como será em Piraquara?
Vamos tornar novamente o serviço de saúde mais próximo da população. Em menos de um mês, já reabrimos as farmácias das unidades de saúde Osmar Pamplona, no Centro, e Wanda Mallmann dos Santos, no Guarituba Redondo, que estavam fechadas. Agora, a população conta com esse serviço mais perto de casa, por exemplo.
Queremos oferecer um atendimento melhor nas três farmácias municipais, localizadas no Centro, Jardim Primavera e Guarituba, que foram inauguradas em nossas gestões anteriores. Com os dispensários nas unidades de saúde, essas farmácias não ficarão sobrecarregadas.
Vamos trazer os exames e o cuidado médico para locais mais próximos, para que os moradores não precisem se deslocar para outras cidades. Precisamos cuidar da infraestrutura da rede municipal de saúde para garantir um ambiente agradável de trabalho aos profissionais e, consequentemente, um melhor atendimento para a população.
Enfim, são várias as ações planejadas, sem deixar de lado o que fizemos de bom no passado, mas aprimorando ainda mais os serviços.
– E quais as prioridades para a educação?
Tivemos um olhar diferenciado para a educação. Tanto é que hoje a nossa vice-prefeita, a Professora Loireci, foi secretária de Educação em Piraquara durante muito tempo e é uma pessoa muito respeitada na área, não só em nosso município, mas também nas cidades da região, que conhecem o trabalho dela.
Por isso, temos uma expectativa muito grande, e as pessoas sabem o que esperar da Professora Loireci, que estará à frente do núcleo de cuidado com as pessoas, já citado anteriormente, trabalhando junto com as secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde e Mulher.
Ela é uma especialista na área da educação, o que nos ajudará significativamente a melhorar os cuidados com as crianças, jovens e adolescentes de Piraquara.
– Piraquara está comemorando 135 anos. Como o senhor avalia o município nessa data tão especial?
São 135 anos de uma bela história, de um povo trabalhador e hospitaleiro. Cidade estratégica da Região Metropolitana de Curitiba, Piraquara vive um momento de retomada e, principalmente, de cuidado com as pessoas.
Vamos trabalhar muito para voltarmos a ser protagonistas no Paraná e para fazer de Piraquara uma cidade mais justa, inclusiva e para todos. Parabéns, Piraquara!
Da redação