Entrevista

Marquinhos: “135 anos de uma bela história, de um povo trabalhador e hospitaleiro”

Publicado

em

A cidade de Piraquara celebra hoje, dia 29 de janeiro 135 anos. Conhecida pelas belas paisagens naturais, Piraquara, está em pleno desenvolvimento. Com seus mananciais e área de proteção ambiental, a cidade que é chamada de Berço das Águas, é responsável por cinquenta por cento do abastecimento de água da Grande Curitiba. Nesta edição, o Jornal Face da Notícia trás uma entrevista especial com o prefeito desse importante município da RMC, o prefeito Marcus Maurício de Souza Tesserolli (Professor Marquinhos). Acompanhe a seguir:

 – O senhor está iniciando o terceiro mandato em Piraquara. O que a população pode esperar do prefeito Marquinhos?

Obrigado, amigos do jornal Face da Notícia, pelo espaço. Quero dizer à população que iniciamos um novo mandato com muita expectativa, mais experientes que das outras vezes, mas com o mesmo entusiasmo de lá de trás. Os piraquarenses podem esperar muito trabalho e comprometimento do prefeito Marquinhos, da vice-prefeita Professora Loireci e de toda a equipe, em busca de uma cidade cada vez mais justa e de uma Piraquara para todos.

– Quais são as prioridades num primeiro momento?

Quando assumimos uma nova gestão, a primeira coisa a se fazer é ter um panorama de como a cidade foi entregue para nós. É isso que estamos fazendo nesse momento: avaliando algumas situações que precisam ser corrigidas, outras que estão em andamento e que podemos dar continuidade e aprimorar, além de mudar algumas coisas para colocar a nossa cara e impor o nosso ritmo de trabalho, que já é conhecido pela população de Piraquara. Apesar de muitas dificuldades, confesso que estou muito contente com o andamento das coisas neste início.

– Poderia falar como será a organização dessa nova gestão na condução da cidade?

Uma cidade nunca está pronta. Aquela Piraquara que nós assumimos em 2013, onde observávamos que as pessoas eram muito carentes de infraestrutura, como obras de asfalto, drenagem e calçamento, por exemplo, não existe mais. Hoje, já vemos uma cidade um pouco mais estruturada, que ainda precisa de obras, mas cujo principal anseio da população é o cuidado. As pessoas querem ser bem cuidadas.

Nosso slogan de campanha era “Piraquara, uma cidade para todos”, e levamos isso muito a sério. Não se trata apenas de lançar palavras ao vento para vencer uma eleição, mas de algo em que realmente acreditamos. Nosso secretariado está muito focado. Também criamos núcleos, como o núcleo de cuidado com as pessoas, onde as secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e uma futura pasta de Cuidado e Valorização da Mulher trabalharão de forma integrada para dar maior atenção à população.

Outro núcleo é o das obras, em que precisamos dar continuidade aos avanços de infraestrutura e às adaptações que uma grande cidade como Piraquara necessita, sem deixar de pensar na estruturação e reorganização das demais secretarias. Estamos bem focados, com muitos projetos e planejamento, para que Piraquara volte a crescer no ritmo que já teve no passado.

– A área da saúde é sempre um desafio para as cidades. Como será em Piraquara?

Vamos tornar novamente o serviço de saúde mais próximo da população. Em menos de um mês, já reabrimos as farmácias das unidades de saúde Osmar Pamplona, no Centro, e Wanda Mallmann dos Santos, no Guarituba Redondo, que estavam fechadas. Agora, a população conta com esse serviço mais perto de casa, por exemplo.

Queremos oferecer um atendimento melhor nas três farmácias municipais, localizadas no Centro, Jardim Primavera e Guarituba, que foram inauguradas em nossas gestões anteriores. Com os dispensários nas unidades de saúde, essas farmácias não ficarão sobrecarregadas.

Vamos trazer os exames e o cuidado médico para locais mais próximos, para que os moradores não precisem se deslocar para outras cidades. Precisamos cuidar da infraestrutura da rede municipal de saúde para garantir um ambiente agradável de trabalho aos profissionais e, consequentemente, um melhor atendimento para a população.

Enfim, são várias as ações planejadas, sem deixar de lado o que fizemos de bom no passado, mas aprimorando ainda mais os serviços.

– E quais as prioridades para a educação?

Tivemos um olhar diferenciado para a educação. Tanto é que hoje a nossa vice-prefeita, a Professora Loireci, foi secretária de Educação em Piraquara durante muito tempo e é uma pessoa muito respeitada na área, não só em nosso município, mas também nas cidades da região, que conhecem o trabalho dela.

Por isso, temos uma expectativa muito grande, e as pessoas sabem o que esperar da Professora Loireci, que estará à frente do núcleo de cuidado com as pessoas, já citado anteriormente, trabalhando junto com as secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde e Mulher.

Ela é uma especialista na área da educação, o que nos ajudará significativamente a melhorar os cuidados com as crianças, jovens e adolescentes de Piraquara.

– Piraquara está comemorando 135 anos. Como o senhor avalia o município nessa data tão especial?

São 135 anos de uma bela história, de um povo trabalhador e hospitaleiro. Cidade estratégica da Região Metropolitana de Curitiba, Piraquara vive um momento de retomada e, principalmente, de cuidado com as pessoas.

Vamos trabalhar muito para voltarmos a ser protagonistas no Paraná e para fazer de Piraquara uma cidade mais justa, inclusiva e para todos. Parabéns, Piraquara!

Da redação

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrevista

Face da Notícia entrevista a deputada estadual, Marli Paulino

Publicado

em

Nesta edição realizamos uma entrevista especial. Um bate papo com a deputada estadual Marli Paulino que vem fazendo um importante trabalho pelo Paraná, mas principalmente por Curitiba e Região Metropolitana.

Marli, que tem uma longa trajetória de sucesso na política, já foi vereadora, vice-prefeita e prefeita de Pinhais, conta agora como está sendo seu trabalho e atividade parlamentar como deputada na Assembleia Legislativa.

Confira:

Face: Deputada, que tipo de trabalho vem desenvolvendo aqui na nossa região?

Marli: É uma alegria poder encaminhar recursos para os municípios do Paraná, em especial os metropolitanos, pois acompanho essas realidades há muito tempo. E como deputada tenho tido a oportunidade de apoiar as melhorias nos serviços públicos para oferecer cada vez mais qualidade de vida para os moradores da minha querida região metropolitana, que a cada dia se torna mais potente, seja através de indicações orçamentárias ou projetos de lei.

Face: Quando a senhora fala em ajuda aos municípios, que tipo de recursos envia?

Marli: São investimentos que encaminhamos através de parceria com o Governo do Estado como a entrega de veículos para instituições como a APAE e outras ONGs, recursos para ampliação e reforma de Colégios Estaduais, por meio do Programa Escola Bonita e indicações para obras de infraestrutura para as prefeituras, através do Projeto Paraná Mais Cidades e secretaria das Cidades. Para Piraquara por exemplo, são cerca de R$ 4 milhões encaminhados por meio do nosso mandato e para Pinhais mais de R$ 5 milhões.

Face: A senhora tem uma atuação junto a população, o que é importante neste contato com as pessoas?

Marli: É a parte mais gostosa de se fazer, estar no dia a dia com os moradores, olho no olho. Estou nos comércios, na rotina das pessoas e como cidadã também. É importante conversar com a população para saber e sentir as reais necessidades de cada região, localidade, pois cada lugar tem suas peculiaridades. Quando recebemos o pedido, buscamos resolver a situação, e quando isso acontece, é a maior satisfação.

Face: Quais as principais ações de um deputado estadual?

Marli: Ser deputada me permite protocolar propostas de lei que criam normas, asseguram direitos e deveres dos cidadãos. Até o momento já protocolei mais de 70 projetos de lei na Assembleia Legislativa, entre eles: A Criação do Código Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense; Programa de Atenção a Saúde da Mulher no Climatério; Semana de Combate à Violência nas Escolas; Combate ao Tráfico e Aliciamento de Crianças, entre outros.

Também aprovamos leis e programas diversos, encaminho requerimentos com sugestões de melhorias nos serviços públicos municipais e estaduais. Indico ao Governo do Estado, por meio de emendas parlamentares, recursos para investimentos nos municípios, para entidades não governamentais, Colégios Estaduais e prefeituras.

Face: Seu trabalho está focado em quais áreas?

Marli: Minha energia está focada na infraestrutura, nas obras dos municípios, desta forma tudo vai melhorando nas cidades. Tenho um olhar carinhoso sobre a causa das Mulheres, Família, Qualidade de Vida (saúde e esporte) e também pela Educação.

Face: Em 2026 já tem eleição, a deputada pretende se candidatar novamente?

Marli: Deixo nas mãos de Deus e também da população, como tudo que fiz e faço em minha vida. Mas sim, serei candidata para ajudar ainda mais nossa querida Piraquara, Pinhais e os demais municípios que represento como deputada. Tenho certeza que poderemos ampliar ainda mais as nossas ações que transformam e melhoram a vida de todas as pessoas.

Da Redação

Continuar Lendo

Entrevista

Rosa Maria: Pinhais comemora 32 anos em pleno crescimento

Publicado

em

Nos 32 anos de Emancipação Política de Pinhais (comemorados no dia 20 de Março), o Jornal Face da Notícia traz uma entrevista exclusiva com a prefeita Rosa Maria de Jesus Colombo, mais conhecida como professora Rosa Maria. Natural da cidade de Santa Fé, norte do Paraná, Rosa Maria é professora há quase 40 anos, foi diretora por duas vezes do Colégio Arnaldo Busato em Pinhais. Durante o primeiro mandato do ex-prefeito Luizão, foi Secretária Municipal de Educação. Em 2012, Rosa Maria foi eleita a vereadora mais votada de Pinhais. Durante o segundo mandato do ex-prefeito Luizão, assumiu a Secretaria de Administração. Já em 2016, foi eleita vice-prefeita ao lado de Marli Paulino, com 82% dos votos. Em 2020 se elege novamente a vice-prefeita ao lado de Marli Paulino e em abril de 2022, Rosa Maria assumiu a prefeitura de Pinhais. Nesta entrevista ao Jornal Face da Notícia, Rosa Maria fala sobre o desenvolvimento econômico e social da cidade, projetos para a saúde, educação, meio ambiente e muito mais. 

– Como a senhora avalia Pinhais aos 32 anos?

Eu avalio a cidade de Pinhais nesses 32 anos, como um município que está em plena evolução, uma cidade que tem amadurecido, uma população que tem acreditado, que tem participado e que de fato as políticas públicas eficientes vem transformando a vida das pessoas que aqui vivem.

– Quais os projetos para a saúde?

Teremos a construção de três novas unidades de saúde básica modernas ampliadas e o novo Hospital com UTI, também o fortalecimento de equipes para melhor atender a nossa população que merece um atendimento especializado.

– O que a comunidade de Pinhais pode esperar na área da educação e meio ambiente?

Na área da educação, entregaremos para a população quatro novas unidades de Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), e uma escola em tempo integral, ampliando as vagas, tanto da Educação Infantil quanto de educação em tempo integral. Vamos fortalecer e valorizar ainda mais os profissionais da educação, para entregar uma educação de qualidade. Já no meio ambiente, nós continuaremos mantendo todas as ações de cuidado com os rios, ampliação de ecopontos e um trabalho forte no sentido de qualificar e melhorar a coleta seletiva de resíduos sólidos. Temos uma preocupação e um cuidado muito especial e continuado com a nossa causa animal, pois quando cuidamos dos animais e do meio ambiente, nós cuidamos da cidade e das famílias.

– Na economia, (Indústria e Comércio) e na Infraestrutura quais são os destaques para o futuro?

Com relação à infraestrutura, hoje temos um grande programa que é o “Avança Pinhais”, no sentido de qualificar e de ampliar a infraestrutura de calçadas, luz de LED, equipamentos, com um olhar especial no cuidado com a cidade. No momento que nós trazemos investimentos de infraestrutura, também trazemos e atraímos empresas para desenvolver nosso município. Em relação às empresas, também temos feito um trabalho de modernização e de inovação para desburocratizar e dar todo o atendimento, ter a devida parceria com o campo do empresariado que são aqueles que geram desenvolvimento para a nossa cidade.

– O que é mais importante para a senhora na administração pública?

A gestão pública é muito complexa, mas o que centraliza o nosso trabalho é o cuidado e atenção às pessoas. Todas as ações, todas as políticas públicas realizadas, precisam ter como centralidade as pessoas, independentemente de faixa etária. E, sobretudo, devemos cuidar das mais vulneráveis, então cuidar das pessoas é a nossa prioridade absoluta.

– Pré-candidata a reeleição nas eleições em outubro de 2024, na sua avaliação, como a cidade de Pinhais está sendo preparada para o futuro?

Sou pré-candidata à reeleição em 2024 e o lema da nossa gestão é: “Em Pinhais a gente faz, a gente cuida”. Pois, para eu preparar a cidade para as futuras gerações, preciso cuidar delas agora com a juventude, com as crianças, com as pessoas idosas, na infraestrutura, no meio ambiente, educação, assistência social, na área da segurança, ou seja, as políticas públicas precisam estar centralizadas nas pessoas. Então, nossa cidade tem se preparado, cuidando da nossa população, porque em Pinhais a gente faz, a gente cuida.

Da Redação Por Jane Rita Lentcsh DRTPr 9996

Parque das Águas em Pinhais (Foto: Roberto Dziura Jr)
Pinhais 32 anos (Foto: Roberto Dziura Jr)

Continuar Lendo

Entrevista

PINHAIS 30 ANOS – Prefeita Marli comemora avanços dos últimos anos

Publicado

em

 Em entrevista ao Jornal Face da Notícia, a prefeita Marli Paulino fala sobre o desenvolvimento do Município, faz um balanço da gestão que está no segundo mandato, os 30 anos de Pinhais e fala ainda sobre os desafios da pandemia.

Prefeita Marli, a senhora está em seu segundo mandato como prefeita de Pinhais e a atual gestão está marcada pela pandemia. Como tem sido administrar o município neste período?

Este é um momento delicado, repleto de desafios, especialmente na área da saúde, mas todos os setores sentiram os impactos da pandemia, isso é inevitável e pegou todo mundo de surpresa. Porém, em Pinhais, posso falar, com certeza, que nossa organização, comprometimento com todas as áreas da administração municipal, planejamento e trabalho eficiente das nossas equipes, fizeram com que o nosso município continuasse com os investimentos, projetos e ações.

 Tem sido um momento que demonstra quais cidades e gestores estão preparados para este grande desafio. Sempre priorizamos a vida, valorizamos as pessoas, sabemos que tiveram muitas perdas, mas trabalhamos com responsabilidade e enfrentamos de cabeça erguida esse desafio. Lamento profundamente todas as perdas que tivemos para a Covid-19, são perdas irreparáveis em um momento histórico único.

Qual o balanço da sua gestão até aqui?

 Avançamos muito, apesar de todas as dificuldades de um ano pandêmico e também da crise econômica, eu avalio de forma muito positiva. Nosso desafio ao assumir o segundo mandato era de dar continuidade ao bom trabalho que vínhamos desempenhando, e cumprir com os compromissos que assumimos com a população. Já cumprimos mais de 40% do plano de governo e continuamos a trabalhar, entregar projetos, obras e muito mais.

 A cidade continuou a crescer, em um período em que muitos gestores tiveram dificuldade até mesmo de arcar com despesas de funcionários, mas nós nos organizamos e mantivemos nossos compromissos. Sempre destaco que eu e a vice-prefeita Rosa Maria temos nos empenhado para fazer de Pinhais uma cidade cada vez melhor, e este bom resultado tem sido alcançado graças a dedicação dos servidores e uma equipe técnica qualificada que pensam a cidade não só para uma gestão, mas a longo prazo.

A senhora citou que 40% está cumprido, fale um pouco sobre o andamento do Plano de Governo?

Como mencionei anteriormente, nosso planejamento e organização nos mantiveram no caminho do progresso. Prova disso é que em menos de dois anos de gestão já temos mais de 40% do nosso Plano de Governo executado e boa parte das propostas em andamento.

Posso citar a implantação do Centro de Castração e da nova unidade de saúde do Atuba que serão entregues em breve; ampliação das equipes de saúde; criação da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito; inauguração do Centro de Referência Maria da Penha; início da 2ª fase do Parque das Águas; implantação do Plano Municipal de Recuperação das Atividades Econômicas – Superação; revitalização e melhorias em diversas bairros, como por exemplo a total revitalização da Rua Manoel Bandeira e criação de um novo binário, implantação de vale-alimentação permanente para nossos servidores.  E tantos outros serviços e ações que estamos colocando em prática.

“Com planejamento e com muito trabalho, o município deixou de ser visto como um bairro da capital e ganhou destaque no cenário Estadual. Isso é motivo de orgulho para mim e também para todos os pinhaenses”

 A área da saúde é mais demandada agora na pandemia, quais as ações que estão colocando em prática para atender as necessidades da população?

Esta é a área com mais demandas, certamente, e temos enfrentado todos estes desafios impostos com muita responsabilidade e sempre pensando que estamos lidando com o bem mais precioso das pessoas, que é a vida. Os profissionais de saúde estão na linha de frente e muito empenhados em prestar o atendimento necessário para a nossa população. Como principais ações destaco o aumento das equipes de saúde, melhorias nos espaços de atendimento – tendas nas unidades, otimizações e adequações – realização da Operação Saúde para dar uma atenção ainda maior para esta área, com mutirões de testagem e vacinação, por exemplo.

 Temos avançado cada vez mais com a vacinação e temos nos destacado no Estado do Paraná em relação ao número de pessoas imunizadas. 93,49% da população, a partir de 5 anos de idade, já está vacinada com a primeira dose e com segunda dose já alcançamos 81,04% da população, a partir de 12 anos. Agora os nossos esforços estão em avançar com a vacinação infantil e a aplicação da dose de reforço.

Neste próximo mês Pinhais completa 30 anos. Como evoluiu esta jovem cidade?

 Pinhais está entre os municípios mais jovens do Estado, mas também um dos mais promissores. Temos muito a comemorar nestes 30 anos, porque Pinhais cresceu, se desenvolveu e hoje é referência em diversas áreas. Com planejamento e com muito trabalho, o município deixou de ser visto como um bairro da capital e ganhou destaque no cenário Estadual. Isso é motivo de orgulho para mim e também para todos os pinhaenses.

Planejamos um calendário com diversas atividades para comemorar esta data especial. As comemorações iniciam agora no final de fevereiro e encerram no começo de abril. São inaugurações, entrega de obras, eventos esportivos e de atendimento à população. Então estão todos convidados a participarem com a gente dessa grande comemoração. (Foto: CSPMP)

 

 

Continuar Lendo

Tendência