Cotidiano

Concerto com alunos marca o encerramento da 43ª Oficina de Música de Curitiba

Publicado

em

A 43ª Oficina de Música de Curitiba chegou ao fim neste domingo (18/1) com um grande concerto de encerramento no Teatro Guaíra. A apresentação reuniu uma imensa orquestra sinfônica e coro formados por alunos da própria Oficina, marcando o encerramento de 12 dias de intensas atividades didáticas e de uma ampla programação cultural aberta ao público.

A soprano Gabriela Di Laccio foi condecorada com a medalha do Prêmio Margarita Sansone, representando os demais premiados da edição. Contemplada na categoria Trajetória, ela recebeu a honraria das mãos do ex-prefeito Rafael Greca, patrono do prêmio.

“Aqui em Curitiba foi onde eu me formei, onde acreditaram em mim. A cultura brasileira, as mulheres brasileiras, a música brasileira pertence em qualquer lugar e esse prêmio não é sobre mim, é sobre acreditar na cultura”, disse a soprano, que possui uma extensa carreira internacional.

Na sequência, Gabriela Di Laccio abriu o concerto com uma apresentação acompanhada por um grupo de alunos. O maestro Abel Rocha, regente da noite, agradeceu à cidade pela acolhida aos participantes do evento. “Obrigada à cidade de Curitiba por receber os alunos, os professores e abraçarem essa Oficina que é um evento tão importante para a música no Brasil”, afirmou.

Também acompanharam o concerto de encerramento o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Junior, e a diretora-executiva do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Juliana Midori.

Edição histórica

Realizada entre os dias 7 e 18 de janeiro, a 43ª Oficina de Música de Curitiba reuniu cerca de 1.600 alunos de diversas regiões do Brasil e do exterior, que participaram de aproximadamente 120 cursos. Como contrapartida, o público teve acesso a mais de 200 atrações, entre concertos, espetáculos e shows.

Reconhecida pela excelência musical, a Oficina apresentou uma programação diversa, com grandes espetáculos, concertos, shows e até sessões de cinema. Além de atrair estudantes do Brasil e de outros países para cursos de aperfeiçoamento com nomes consagrados da música erudita e popular, o evento ocupou os principais palcos da cidade, como o Teatro Guaíra (Guairão e Guairinha), Teatro do Paiol, Teatro da Reitoria e a Capela Santa Maria.

Nesta edição, o público pôde escolher entre cerca de 160 apresentações, mais da metade gratuita. O Circuito Off ampliou a presença da Oficina com 101 atrações em bares e restaurantes e na Rua da Música, enquanto novos espaços, como a Praça Osório, a Catedral Metropolitana e o Museu Oscar Niemeyer, passaram a integrar o festival.

Ao ar livre, a programação levou música a parques como Tanguá, Barigui, Bacacheri, Lago Azul e Náutico.

A programação equilibrou memória e atualidade. O carinho do público por nomes consagrados como Demônios da Garoa, MPB4 e Francis Hime, além da homenagem a Hermeto Pascoal, dividiu espaço com artistas da nova geração, como Tiago Iorc. No campo erudito, a Oficina inaugurou a nova direção de Música Antiga, sob a condução da soprano Marília Vargas, e apresentou concertos dedicados a figuras históricas fundamentais, como Ingrid Seraphin, Henriqueta Duarte, Roberto de Regina e Ricardo Kanji.

A formação de plateia também foi um dos destaques desta edição, com uma programação especialmente pensada para o público infantil. Espetáculos como Música de Brinquedo 2, com o Pato Fu; Orquestra de Brinquedos; Leo Jaime & Brasileirinho e Barbatuques & MusicaR, entre outras atrações, aproximaram crianças e famílias do universo musical de forma lúdica e divertida. Fonte: SCPC (Foto: Cido Marques/FCC)

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Natal Felice celebrar Natal com show do Elvis e Carreata do Papai Noel

Publicado

em

Hoje é dia de celebrar o encerramento do Natal Felice em Santa Felicidade, e a programação foi preparada para encantar o público com momentos especiais.

Nesta terça-feira (23), a partir das 20h30, a Vila de Natal Befana recebe o show “Elvis Presley – Canções de Natal”, na Av. Vereador Toaldo Túlio, nº 81, próximo à Igreja de São José e Santa Felicidade. A apresentação promete emocionar moradores e visitantes com clássicos natalinos interpretados de forma única e envolvente.

Logo após, às 21h, o espetáculo continua com um show de fogos de artifício e a chegada do caminhão dos Bombeiros, que dará início à tradicional carreata do Papai Noel pelas ruas do bairro. O trajeto será finalizado no Restaurante Dom Antônio, encerrando a noite com muita alegria e espírito natalino.

O Natal Felice teve início em 21 de novembro e segue até 23 de dezembro, com a decoração permanecendo até 6 de janeiro, mantendo viva a magia e o encanto das festas de fim de ano em Santa Felicidade.

O Natal Felice é promovido pela ACISF – Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade, em parceria com o SESC e empresas.

Fotos: Face da Notícia

Da redação

Continuar Lendo

Cotidiano

Com estreia neste sábado, espetáculo Catedral de Luz Ademicon une música, arte visual e espiritualidade

Publicado

em

O concerto Catedral de Luz Ademicon estreia, neste sábado (29/11), às 19h30, e promete uma verdadeira fusão entre música, arte visual e espiritualidade. Com ingressos gratuitos esgotados, o espetáculo irá encantar espectadores de todas as idades, ao unir música erudita e projeções mapeadas, e é uma das atrações mais concorridas do Natal de Curitiba 2025.

Por conta da capacidade limitada de ocupação, a atração na Catedral de Curitiba teve agendamento para todas as sessões que ocorrem até 4 de dezembro: às 19h30, 20h30, 21h30 e 22h30. As apresentações duram, em média, 35 minutos.

A entrada para o espetáculo só será permitida mediante apresentação do ingresso e em caso de desistência pede-se para se cancelar a reserva no site da atração para liberar as vagas para outros interessados.

Luz e música

Em perfeita harmonia, a música ao vivo da Orquestra e Coro Anima Musicale e a projeção mapeada transformam a Catedral de Curitiba em um cenário onde som e imagem dialogam, revelando seus detalhes arquitetônicos, sua grandiosidade, sua história e toda a beleza que ela inspira.

Clássicos musicais natalinos, como Vem Chegando o Natal; Noite Feliz; Gloria in Excelsis Deo; Panis Angelicus e Ding Dong Merrily on High, levam o público a uma experiência imersiva, onde cada nota se reflete em luzes e cores.

A direção geral, musical e o roteiro do espetáculo é do maestro Dirceu Saggin, produtor musical, violonista e regente da Orquestra Anima Musicale.

“A Catedral vai se transformar em um palco de luzes, música e emoção. Com uma deslumbrante projeção mapeada, somada à grandiosidade da Orquestra e Coro Anima Musicale, essa apresentação une tradição e inovação em um cenário de tirar o fôlego”, convida Dirceu Saggin.

Com arquitetura neogótica, a Catedral de Curitiba começou a ser construída em 1876 e a conclusão da obra ocorreu em1893.

Acessibilidade

O espetáculo Catedral de Luz Ademicon contará com um receptivo especializado para atender o público com deficiência auditiva e visual. Intérpretes de Libras e audiodescrição serão disponibilizados (gravados e sincronizados) com o espetáculo, garantindo que todos possam vivenciar plenamente a experiência musical e visual do espetáculo.

O espaço religioso do Centro ainda é totalmente acessível para pessoas com deficiência, com rampas de acesso e espaços reservados para cadeirantes. A orientação para pessoas com deficiência é chegar 15 minutos antes para que a equipe possa oferecer atendimento prioritário.

Premiado em 2025

O espetáculo na Catedral de Curitiba, realizado desde o ano passado, foi consagrado nacionalmente ao vencer o Prêmio Live 2025, na categoria Ativação para Datas Especiais, reconhecimento que confirma sua excelência artística e inovação tecnológica.

O espetáculo Catedral de Luz Ademicon tem produção da AirPromo.

Serviço

Catedral de Luz Ademicon
Data: De 29 de novembro a 4 de dezembro
Horários:  19h30, 20h30, 21h30 e 22h30
Ingressos: por agendamento (esgotados)
Local: Catedral de Curitiba (Praça Tiradentes, s/n, Centro)

Com realização da Prefeitura de Curitiba, o Natal de Curitiba 2025 é apresentado pelo Bradesco e também tem como patrocinadores: Governo do Paraná, Ademicon, Condor Super Center, O Boticário, Rumo, Grupo Potencial, Ligga, Uninter, Electrolux, Volvo do Brasil, PUCPR/Grupo Marista, Família Madalosso, Consórcio Servopa, MiniPreço, Tenda, Favretto, Abrasel-PR, Super Muffato, Valor Real Construtora, Realiza Eventos e Festtone. A programação ocorre de 24 de novembro a 6 de janeiro, com apresentações até 23 de dezembro. (Foto: José Fernando Ogura/SECOM)

Continuar Lendo

Cotidiano

Eduardo Pimentel apresenta maior programação de Natal da história de Curitiba

Publicado

em

Com o tema “Juntos, o inesquecível acontece”, o Natal de Curitiba 2025 estreia no dia 24 de novembro e terá mais de 150 experiências e espetáculos inesquecíveis pensados para toda a família. O anúncio da programação foi feito pelo prefeito Eduardo Pimentel e pela primeira-dama Paula Mocellin, na noite desta segunda-feira (27/10), em evento na Capela Santa Maria, no Centro.

Durante 44 dias, crianças e adultos poderão acompanhar a programação, que vai até 23 de dezembro, com a decoração iluminando a cidade até 6 de janeiro de 2026.

“Curitiba é a capital do Natal. Um tempo em que a cidade se veste de emoção, solidariedade e beleza para celebrar tudo o que nos une. Em cada canto, há uma história sendo contada e, em cada rosto, a certeza de que o Natal é mais do que uma data: é a promessa viva de um tempo melhor que está por vir”, afirmou o prefeito.

O lançamento teve apresentação do duo Marina Costa e Nil Oliveira. O vice-governador Darci Piana contou que vai acompanhar vários espetáculos. “Vamos ter um Natal muito feliz neste ano. Eu faço aniversário no dia 24 de dezembro e terei muitas festas no maior Natal do Brasil. O Estado do Paraná, com a Prefeitura, vai dar toda a segurança para as festas do Natal. Todas as famílias podem ir tranquilas celebrar”, disse.

Novidades

Entre as novidades, estão os inéditos Circuito Natalino do Centro, um caminho de experiências emocionantes pela Praça Santos Andrade, Rua XV de Novembro, Catedral Basílica, Centro Histórico e Passeio Público, e o Natal da Disney no Parque Barigui, show que chega pela primeira vez ao Brasil.

O Natal da Disney também será palco de um gesto especial: a Prefeitura de Curitiba levará ao espetáculo 9 mil crianças da rede municipal de educação e pessoas atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS), que viverão de perto o encanto desse universo que inspira sonhos e alegrias.

A temporada ainda ganha novo brilho com mais apresentações do consagrado Natal Bradesco no Palácio Avenida e montagens inéditas no Jardim Botânico e no Parque Tanguá.

Decoração por toda cidade

O público irá se surpreender com corredores de luzes, projeções mapeadas, árvores natalinas, roda-gigante, carrosséis, feiras especiais de Natal e os inesquecíveis espetáculos ao ar livre produzidos pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), patrocinadores e privados.

Decorações se espalharão por toda a cidade e serão uma atração à parte. Mais de 40 árvores de Natal poderão ser apreciadas nos parques, memoriais, rotatórias, grandes avenidas, calçadões e outros espaços públicos. Estrelas de Belém, guirlandas gigantes e mantos de luz irão adornar construções históricas do Largo do Ordem e todas as Ruas da Cidadania, nos bairros. Até as estações-tubo e um nostálgico trem Maria Fumaça, circulando por Curitiba, estarão decorados.

Ação solidária

A edição 2025 também reforça o espírito solidário do Natal de Curitiba, como a campanha de doação de presentes para crianças e adolescentes acolhidos pela FAS e os cardápios natalinos dos Mesas Solidárias, que oferecerão refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade em dezembro.

Recorde de patrocinadores

O Natal de Curitiba 2025, além de estar repleto de novidades e se consolidar como a maior programação de fim de ano do Brasil, terá número recorde de patrocinadores.

Com realização da Prefeitura de Curitiba, a temporada natalina terá, pela primeira vez, a apresentação de um patrocinador, o banco Bradesco.

A programação tem 23 patrocinadores, apoio financeiro que viabilizará as principais atrações: Bradesco (apresentação), Governo do Paraná (Praça Santos Andrade), Ademicon (Catedral de Luz), Condor Super Center (Passeio Público), O Boticário (Rua XV), Rumo (Maria Fumaça), Grupo Potencial (Memorial Paranista), Ligga Telecomunicações (Praça Santos Andrade), Uninter (estações-tubo), Electrolux (Praça Santos Andrade), Volvo do Brasil (Natal do Centro Cívico), PUCPR/Grupo Marista (Parque Tanguá), Família Madalosso (ceias Mesa Solidária), Grupo Servopa (Jardinete da Mário Tourinho), MiniPreço (Natal nas regionais), Tenda Incorporadora (estações-tubo), Cenarium Brasil (Jardim Botânico), Favretto (mídia), Abrasel-PR (projeto gastronômico), Leroy Merlin (Praça Santos Andrade), Valor Real Construtora (estações-tudo), Realiza Eventos (organizador de filas) e Festtone (Jardim Botânico e Praça da Espanha).

A organização do Natal de Curitiba 2025 é um trabalho conjunto do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Fundação de Ação Social (FAS) e secretarias municipais do Governo, da Comunicação Social, do Urbanismo, do Meio Ambiente, de Obras Públicas e de Defesa Social e Trânsito.

Presenças

Participaram do lançamento o vice-prefeito de Curitiba e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins; os secretários do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; da Comunicação Social, Marc Sousa; da Saúde, Tatiane Filipak; de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho; do Urbanismo, Almir Bonatto; da Defesa Social e Trânsito, Rafael Ferreira Vianna; do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura; da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira.

Também compareceram a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; os presidentes do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka; do Ippuc, Ana Zornig Jayme; do Instituto Municipal de Administração (Imap), Beatriz Battistella; da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Jr; da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues; da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Dario Paixão; e da Curitiba S.A., José Lupion Neto; o superintendente da Secretaria da Comunicação Social, Gabriel Assunção; o chefe de Relações Internacionais e do Cerimonial da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó; a diretora-executiva do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Juliana Midori; o controlador-geral do Município, Bruno Herak Pandini; o coordenador municipal da Defesa Civil, Nelson Ribeiro; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso Santo Junior; o chefe de gabinete do prefeito, Ricardo Andreazza; os assessores de gabinete do prefeito, Tatiana Turra e Bruno Villela; os administradores regionais do Portão/Fazendinha, Rodrigo Reis, do Tatuquara, Marcelo Ferraz, e do Boa Vista, Reinaldo Boaron.

Da Câmara Municipal de Curitiba estavam os vereadores Tico Kuzma, presidente da Câmara, Serginho do Posto, Hernani, Beto Moraes, Bruno Rossi, Jasson Goulart, Renan Ceschin, Andressa Bianchessi, Lórens Nogueira, Meri Martins, Rafaela Lupion, Sargento Tânia Guerreiro e João da 5 Irmãos.

(SCPMC/Foto: Pedro Ribas/SECOM)

Continuar Lendo

Tendência