A Arteris Régis Bittencourt fechou o balanço da operação especial preparada para o período da Semana Santa, que teve início na quinta-feira (18/04) e seguiu até o meio-dia de domingo (21/04), com o registro aproximadamente 2 mil atendimentos prestados aos usuários. Foram registrados 72 acidentes, com 31 feridos e duas vítimas fatais. Em relação à operação Páscoa de 2018, houve redução de 10% no número de acidentes, sendo que no ano passado foram 80 acidentes. Houve reforço das equipes operacionais para atender ao aumento do tráfego.
Do total de atendimentos, foram cerca de 1.700 ocorrências de socorro mecânico a veículos; e 52 atendimentos clínicos e 55 socorros às vítimas de acidentes, realizados pelas ambulâncias da concessionária. O volume de tráfego registrado foi de uma média de 100 mil veículos que circularam pela rodovia nesses seis dias, nas praças de pedágio entre São Paulo e Curitiba. A concessionária realizou a campanha “Tour da Vida”. Os usuários que passaram pela BSO do km 542, em Barra do Turvo/SP, receberam orientações de segurança viária, por meio de folhetos informativos. (Fonte: Arteris
Santa Felicidade conta com a Casa do Lavrador, que celebra 36 anos neste mês de dezembro. Empresa familiar, está instalada em um dos endereços mais emblemáticos do bairro, a Via Vêneto, e se destaca pela ampla variedade de produtos: rações, medicamentos veterinários, ferramentas, itens agropecuários e um atendimento reconhecido pela cordialidade e confiança.
História da Casa do Lavrador
O empresário e médico veterinário Dr. Lacie de Lessa Lopes, formado pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro, é o fundador e a figura que até hoje representa a essência da Casa do Lavrador. Aos 88 anos, mantém saúde, disposição e a rotina de atender no balcão, orientando clientes e prescrevendo medicamentos.
Ele lembra com carinho de como tudo começou: “Eu trabalhava na região de Santa Felicidade. Já com mais de 50 anos de idade, recebi a proposta de comprar um comércio voltado à venda de produtos veterinários e rações. Como era formado em Medicina Veterinária, resolvi aceitar o desafio. Meus filhos, Marcus Aurelius de Souza Lessa Lopes, com 20 anos, e Marcius Aurius de Souza Lessa Lopes, com 16, vieram trabalhar ao meu lado, ajudando no atendimento e no controle do estoque. No final da década de 1980, o veterinário fazia um pouco de tudo. Recebíamos pessoas de toda a região em busca de produtos e recomendações, e eu prescrevia tratamentos para animais de pequeno e grande porte – cães, gatos, aves, suínos, bovinos e caprinos. Sempre prezamos por oferecer ótimos produtos e um atendimento de qualidade”, relembra.
Crescimento
Com esforço e dedicação, a empresa foi crescendo de forma consistente. “A loja começou na Avenida Manoel Ribas, mas, com o passar dos anos, o espaço ficou pequeno. Foi então que decidimos mudar para um local mais amplo e moderno, onde estamos até hoje”, destaca Dr. Lessa.
Para a família Lessa, a Casa do Lavrador representa não apenas uma fonte de sustento, mas um projeto de vida. Um ponto de apoio para a comunidade e uma história construída com trabalho, respeito e compromisso ao longo de quase quatro décadas.
Serviço: Casa do Lavrador
Rua Via Vêneto 1950
Whats (41) 99287-8041
Telefone (41) 3273-1536
Da redação Fotos: Face da Notícia
O médico veterinário Lacie de Lessa Lopes, 88 anos é o fundador da Casa do Lavrador.
Luizão Goulart, secretário de Estado da Administração e da Previdência é o novo membro do Partido Social Democrático (PSD), alinhado ao governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. A filiação foi oficializada na noite desta quinta-feira (27) em grande evento em Pinhais, com a presença de nomes importantes do partido, da política metropolitana, paranaense e mais de mil apoiadores.
“É um prazer enorme me juntar a essa grande equipe do PSD, liderada pelo governador Ratinho Junior, que coloca o Paraná como referência nacional em muitos índices. Em toda a minha trajetória, passando pela Prefeitura de Pinhais e agora como Secretário de Estado da Administração e da Previdência, meu foco sempre foi trabalho e resultado, e fico feliz de ter encontrado pessoas que também simbolizam isso, muitas delas no PSD”, destacou Luizão.
Muito conhecido pelo período em que foi prefeito de Pinhais, sendo o mais bem avaliado do Brasil, Luizão se filia ao partido visando às eleições de 2026, quando deve se candidatar a deputado federal, após atuar como secretário da Administração da gestão de Ratinho Junior.
Em vídeo enviado exclusivamente para o evento, o governador Ratinho Junior destacou que, “Fico muito feliz por ter o Luizão junto ao PSD, um partido com uma grande equipe no Paraná. É uma alegria o ter como secretário. Seja bem-vindo, Luizão, para também voltar a ser um grande deputado, como já foi no passado.”
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, também presente no evento, declarou apoio a Luizão na campanha como deputado federal. “É muito bom trabalhar política com o Luizão. Ele tem meu apoio para voltar a ser deputado federal pelo Paraná, assim como me apoiou inúmeras vezes no passado. Me orgulho em estar em um partido que tem o Luizão”, relatou Pimentel.
A trajetória de Luizão já o coloca como uma das principais lideranças políticas do Estado, como destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Alexandre Curi.
“A minha presença é pela amizade com o Luizão, pelo seu caráter, lealdade, e jeito fácil de fazer política. Eu fiz questão de vir porque o PSD hoje recebe uma das maiores lideranças políticas do Paraná, com 94% de aprovação em Pinhais, e um deputado que entende as cidades e a região metropolitana”, falou Curi.
Evento prestigiado
A filiação também contou com a presença da deputada estadual Marli Paulino, do secretário Municipal do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura; dos secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; das Cidades, Guto Silva; e de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; do chefe da Casa-Civil do Paraná, João Carlos Ortega; da representante da Secretaria da Educação, Sílvia Vieira Dias; do diretor-presidente da Paranaprevidência, Filipe Vidigal; do diretor-presidente da Sanepar, Bihl Zanetti; e dos prefeitos de Colombo, Helder Lazarotto; de Pinhais, Rosa Maria; o vice-prefeito de Pinhais, Marcinho, e de Piraquara, Marquinhos, vereadores da capital e dos municípios da RMC e Litoral, a executiva estadual e municipal do PSD.
Quem é Luizão Goulart
Atualmente secretário da Administração e da Previdência do Paraná, Luizão Goulart tem uma grande trajetória de serviço à população paranaense. Tornou-se bastante conhecido por ter sido prefeito de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e terminado seu mandato com 94% de aprovação, a maior do Brasil. Em sua gestão fez uma grande transformação na cidade, conquistando excelentes indicadores em todos os setores, como educação, meio ambiente, saúde e desenvolvimento econômico.
Natural de Jandaia do Sul-PR, Luizão também foi agricultor, mecânico, professor, diretor de escola, deputado estadual e mais recentemente, deputado federal. No Congresso Nacional, destacou-se por promover pautas ligadas à educação e à saúde, sendo o único deputado que destinou recursos para todas as cidades da RMC nessa área, e foi o parlamentar que mais defendeu os municípios, de acordo com a CNN.
PSD no Paraná
Novo partido de Luizão, o Partido Social Democrático (PSD) está consolidado como um dos maiores partidos do Paraná, contando com 162 dos 399 prefeitos do Estado (41%). Além do governador Ratinho Junior, o partido elegeu sete deputados federais e 16 deputados estaduais em 2022 no Estado, e reforçou a sua presença na capital paranaense em 2024, com a eleição do prefeito Eduardo Pimentel.
No âmbito nacional, o PSD conta com quatro governadores, e é o partido com mais senadores (15), mais prefeitos, e o quarto com mais deputados federais (38). Atualmente o PSD tem quase 500 mil filiados. (Da assessoria)
A deputada estadual Marli Paulino protocolou o projeto de lei 869/2025 para instituir a Caminhada Outubro Rosa no Paraná, a ser realizada anualmente no último sábado do mês de outubro em todo o Estado. A iniciativa visa a conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de mama e de outras doenças que afetam a saúde da mulher.
“Precisamos sempre chamar a atenção para esse tema e atuar na defesa da saúde da mulher realizando ações quem lembrem os cuidados e incentivem a atividade física, que é um dos fatores que contribuem para a prevenção do câncer de mama”, destacou a deputada que também é atleta praticante de corrida de rua.
A referida proposta tem por objetivos: Incentivar a população feminina e a sociedade em geral à prática de hábitos saudáveis e à realização de exames preventivos; Conscientizar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e de outras doenças que acometem mulheres, e promover a participação da sociedade civil, órgãos públicos e instituições privadas na mobilização social.
Segundo Marli, a promoção de uma data específica para a realização da caminhada visa evidenciar que todas as mulheres, principalmente com idade entre 40 e 74 anos, devem realizar os exames anualmente, e também para dar a devida atenção para si própria, começando pelos benefícios de praticar uma atividade física regularmente.
Caminhada Toque Pela Vida
A deputada que marcou presença em diversas ações ao longo deste mês, apoiou e participou no último sábado, 25, da Caminhada Toque Pela Vida em alusão ao mês Outubro Rosa, em Pinhais. O evento contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, entre autoridades, lideranças locais e regionais e também a comunidade em geral engajada nesta causa.
“Tenho na minha essência a atuação em prol da qualidade de vida das pessoas e a saúde da mulher é a nossa principal bandeira. Apoiar essa caminhada, que chama a atenção para os cuidados e diagnóstico precoce do câncer de mama é mais um passo importante para a prevenção e salva vidas”, afirmou a deputada agradecendo a presença da cada um na caminhada Toque Pela Vida.
Marli Paulino que há mais de 20 anos atua nessa área de legislar em atenção à saúde da mulher, é a autora, enquanto estava como vereadora, da Lei Municipal 617/2003, de Pinhais, que instituiu no mês de abril, a Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer de Mama, a qual é consolidada no município e realizada até os dias de hoje. (Da assessoria)