Cotidiano

Natal de Curitiba começa em 23 de novembro e terá 31 dias de atrações

Publicado

em

Com o tema Celebre a Vida, o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 começa no dia 23 de novembro e, como nos últimos cinco anos, será a maior programação gratuita de fim de ano do país. Serão 31 dias de atrações da Prefeitura, patrocinadores e empresas privadas, entre autos, corais, concertos, óperas, balés, circuitos de carro (drive-thru) e feiras, que ocorrerão até 23 de dezembro.

Árvores de Natal, estrelas de Belém, guirlandas, rosáceas, contornos de luz e concertos luminosos também vão se espalhar pelo Centro e bairros, enchendo os olhos de quem percorre espaços públicos da cidade. As atrações, é claro, serão um convite para aquele registro de fotos e vídeos nas redes sociais.

A decoração da sexta edição do Natal de Curitiba ficará montada até o dia 8 de janeiro.

“Curitiba já se consolidou no roteiro nacional natalino e mostra que uma cidade inteligente como é a nossa capital consegue recriar, com parcerias público-privadas, lindos cenários que retratam o caráter abençoado do nascimento de Jesus Cristo”, destaca o prefeito Rafael Greca.

ATRAÇÕES JÁ CONFIRMADAS DO NATAL DE CURITIBA – LUZ DOS PINHAIS 2022

Feira Especial de Natal da Praça Osório e Praça Santos Andrade
As tradicionais feiras das praças Osório e Santos Andrade, no Centro, vão reunir produtos natalinos e sugestões de presentes confeccionados por artesãos de Curitiba e Região Metropolitana. Tudo gratuito.

Auto e decoração no Passeio Público
Espaço verde mais antigo de Curitiba, o Passeio Público ganhará decoração especial e o já tradicional espetáculo Auto de Reis na Ilha dos Poetas. Tudo gratuito.

Caminho de Luz nos parques Barigui e Náutico
Com direito a atrações como Banda de Noéis, Anunciação do Senhor pelo Anjo Gabriel à Maria, Santo Presépio e árvore de Natal, os circuitos drive-thru (de carro) no Barigui e Náutico serão as únicas atrações deste ano com agendamento on-line e número limitado de vagas por dia. Tudo gratuito.

Auto de Natal Espírito de Amor e confraternização no Largo da Ordem
Depois de dois anos suspenso por conta da pandemia, o Largo da Ordem volta a ter o show gratuito de luzes, música e teatro acompanhado pela plateia caminhando. Tudo gratuito.

Natal do Paço
A fachada do Paço da Liberdade, primeira sede da Prefeitura e que atualmente abriga a unidade cultural do Sesc, ganhará projeção computadorizada. Tudo gratuito.

Natal da Família Moletta
A tradicional rua iluminada da Família Moletta é atração do bairro Umbará, com direito a presépio e casa do Papai Noel. A atração tem cobrança de ingresso.

Oratório de Natal no Parque Tanguá
Espetáculo com clima de ópera e cheio de surpresas, o Oratório de Natal do Tanguá terá um elenco com 30 participantes, entre atores, cantores e bailarinos. Tudo gratuito.

Ópera no Memorial Paranista
Com apresentações ao ar livre, o Memorial Paranista receberá ópera inspirada no tema de Natal – Celebre a Vida. Tudo gratuito.

Auto de Natal nas Regionais
Cada uma das dez Ruas da Cidadania da Prefeitura ganhará decoração especial e a encenação do Auto de Natal Brasileiro para celebrar o nascimento de Jesus. Tudo gratuito.

Árvores de Natal
Considerado um espetáculo visual, a cidade recebe mais de 40 árvores de Natal espalhadas por toda a capital, com milhares de luzes de LED levando o espírito natalino para todos os cantos de Curitiba e criando espaços Instagramáveis. (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Cotidiano

Cerimônia de posse da nova diretoria da ACISF será marcada por jantar festivo

Publicado

em

A Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (ACISF) promove, na terça-feira (14/04), a cerimônia de posse da nova diretoria para o biênio 2026/2028, em um jantar festivo que acontece a partir das 19h30, no Restaurante Dom Antônio.

A solenidade oficializa a recondução do presidente Fernando Linhares de Almeida, além da posse dos diretores, conselheiros, integrantes do conselho fiscal e assessores, que estarão à frente da entidade nos próximos dois anos.

Para o presidente, o momento simboliza continuidade e novos desafios. “A posse representa a consolidação de um ciclo de conquistas e o início de uma nova etapa na história da ACISF. Nosso objetivo é fortalecer ainda mais o associativismo, ampliar o diálogo com o poder público e atuar de forma estratégica no desenvolvimento econômico e social da regional de Santa Felicidade”, afirma.

A programação da noite também contará com um show especial do cantor Rogério Cordoni, interpretando grandes sucessos de Elvis Presley, proporcionando ao público um momento de entretenimento e nostalgia.

Serviço

Jantar por adesão – ACISF

Valor: R$ 100,00 por pessoa

Data: 14 de abril

Horário: 19h30

Local: Restaurante Dom Antônio

Endereço: Av. Manoel Ribas, 6121 – Santa Felicidade

Da redação /Fotos: Face da Notícia

Show especial com o cantor Rogério Cordoni interpretando grandes sucessos de Elvis Presley

Continuar Lendo

Cotidiano

Com expectativa de 23 mil participantes, Smart City Expo Curitiba começa nesta quarta

Publicado

em

Começa nesta quarta-feira (25/3) e vai até sexta (27/3) a 7ª edição do Smart City Expo Curitiba, encontro internacional voltado a debates sobre cidades inteligentes. Pelo segundo ano consecutivo, o evento será realizado no estádio Arena da Baixada, no Água Verde, e a expectativa de público é de cerca de 23 mil participantes, entre gestores públicos, representantes de startups, empresas de tecnologia e especialistas em inovação urbana.

A abertura está marcada para as 9h30, no palco principal, com a participação do prefeito Eduardo Pimentel. Durante os três dias, o gabinete do prefeito será transferido para o local do evento, de onde ele deve cumprir agenda administrativa e receber delegações nacionais e internacionais. O Smart City Expo integra a agenda de comemoração dos 333 anos de Curitiba.

“Queremos que todos se sintam bem-vindos e participem desta edição do Smart City. O evento ajuda a projetar Curitiba e a fortalecer a imagem da cidade no cenário global. Já temos reconhecimento, mas é importante avançar para ampliar resultados e consolidar nosso ecossistema de inovação”, diz o prefeito.

Entre os estandes da área de exposição do evento, destaque para a Smart Plaza, onde a Prefeitura de Curitiba irá mostrar iniciativas de cidades inteligentes.

Cidades inteligentes nas Américas

Considerado um dos principais fóruns sobre cidades inteligentes nas Américas, o encontro reúne especialistas do Brasil e do exterior para discutir temas ligados à relação entre sociedade, tecnologia, espaço urbano e meio ambiente.

Organizado pelo iCities, hub de inovação com sede em Curitiba, o Smart City Expo conta com apoio da Prefeitura de Curitiba, do Governo do Paraná e chancela da Fira Barcelona, organizadora internacional de eventos.

Neste ano, a programação está estruturada em cinco eixos: tecnologia e negócios disruptivos; transformação digital e inovação; cidades sustentáveis e mudanças climáticas; governança e espaços digitais; e cidades para pessoas e espaços públicos.

Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

Além das palestras e painéis, o evento terá uma área de negócios voltada à conexão entre empresas, startups e governos. Também está prevista a premiação do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards 2026, que reconhece iniciativas em cinco categorias. Os vencedores serão anunciados no dia 26 de março.

Destaques da abertura

Entre os destaques do primeiro dia está a palestra de Shain Shapiro, doutor pela Universidade de Londres reconhecido mundialmente por defender que a música não é apenas lazer, mas um pilar para o planejamento urbano. Ele abordará o tema “A cidade onde eu quero viver”.

Também é destaque da abertura o painel “Diálogo de Prefeitos”, com a participação de Eduardo Pimentel, às 10h45, no palco principal. Às 14h, o prefeito abre o Fórum de Mobilidade e, na sequência, participa da assinatura de um acordo de coordenação técnica entre o Fórum Nacional de Mobilidade Urbana e a Frente Nacional de Prefeitos.

Frente Nacional dos Prefeitos e Prefeituras

A realização do Smart City Expo Curitiba ocorre um dia após a 89ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), também realizada na Ligga Arena, que reuniu cerca de 100 gestores municipais de diferentes regiões do país para discutir desafios das cidades brasileiras.

Foto: Isabella Mayer/SECOM (arquivo)

Continuar Lendo

Cotidiano

ACISF comemora lançamento da UPA Santa Felicidade

Publicado

em

O prefeito Eduardo Pimentel anunciou, na sexta-feira (13/3), o início das obras da 10ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Curitiba, que será construída no bairro Santa Felicidade. A iniciativa integra as comemorações pelos 333 anos de Curitiba.

“Este é um dia histórico para Santa Felicidade e para toda Curitiba. Estamos tirando do papel uma obra muito esperada, prevista no meu Plano de Governo. E não poderia haver local melhor: ao lado da regional, do terminal urbano e em um terreno pertencente a uma das famílias mais tradicionais da região, a família Madalosso. Um verdadeiro presente de Deus”, destacou o prefeito.

A nova unidade de urgência e emergência contará com dois pavimentos e mais de 2 mil metros quadrados de área construída.

ACISF destaca momento histórico para a região

A Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (ACISF) também participou do lançamento da obra e ressaltou a importância da conquista para a comunidade local.

Para o presidente da entidade, Fernando Linhares de Almeida, o anúncio representa um marco histórico, fruto da união entre poder público e sociedade civil organizada.

“A nossa Associação integra o grupo de entidades que solicitou à prefeitura a construção dessa unidade de saúde para a região. É de conhecimento geral a necessidade de um pronto atendimento em Santa Felicidade. Hoje, muitos pacientes precisam ser encaminhados para unidades como Campo Comprido ou UPA Boa Vista, o que demanda um tempo precioso — muitas vezes decisivo para a qualidade do atendimento”, destacou.

Linhares também enfatizou o papel da comunidade na construção de políticas públicas. “Esse trabalho de diálogo com os agentes políticos é fundamental para apresentar as demandas da população. A ACISF tem buscado cumprir esse papel de forma ativa, contribuindo para o desenvolvimento da região. Fica o nosso agradecimento ao prefeito e a todas as autoridades envolvidas nessa conquista”, concluiu.

Da redação/Foto: Valdir Lentcsh Face da Notícia

Continuar Lendo

Tendência