Turismo e Lazer

Mais de 200 pessoas participam da 3ª Pedalada Internacional na Natureza

Publicado

em

Pedalada 3

 QUATRO BARRRAS – A manhã ensolarada de sábado (13) foi um componente extra para a realização da 3ª Pedalada Internacional na Natureza, que reuniu mais de 200 pessoas em Quatro Barras. O grupo partiu da Chácara Tapera Velha, no Monte Alegre, onde foram montados estandes de inscrição, mesa de frutas e opcional de café da manhã, além de um estande com obras da Casa da Cultura, todas relacionadas ao turismo da cidade.

Depois de um alongamento na concentração, os ciclistas percorreram o trajeto de 25 quilômetros pelas regiões turísticas do Monte Alegre, Campininha, Palmitalzinho e Ribeirão do Tigre. Do total do percurso, seis quilômetros passaram pelo traçado da Estrada da Graciosa, onde estão localizados atrativos como a Ponte do Arco, construída no final do século XIX; o Oratório Anjo da Guarda e o antigo Carijo de erva-mate.

“Esta região é realmente muito bonita. Estamos conhecendo este circuito pela primeira vez e aprovando a organização”, contaram os participantes Pedro Bispo, 52 anos, e Fábio Esmanhoto, de 40, que residem em Curitiba.

A secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo, Lucinéia Alves, avaliou o evento de forma positiva e lembrou sua importância para fomentar o turismo. “A pedalada, assim como as caminhadas na natureza, incentivam a visitação, divulgam nossos roteiros e atrativos, e fomentam a atividade turística sob vários aspectos”, destacou.

A Pedalada foi organizada pelo Departamento de Turismo, em parceria com as secretarias de Saúde, Ordem Pública e Esporte; além de contar com o apoio do efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que deram suporte para a realização do evento. (Foto: Josiany Ohde/PMQB)

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo e Lazer

Apresentações do 5º Festival de Dança de Pinhais acontecem neste final de semana

Publicado

em

Nos dias 17, 18 e 19 de maio, acontece o 5º Festival de Dança de Pinhais. A abertura será nesta sexta-feira (17), no Centro Cultural, às 19h, com apresentações da Mostra +, destinada às categorias baby, terceira idade e pessoas atípicas com deficiência. No sábado (18) e domingo (19), a partir das 13h, acontece a mostra competitiva das categorias infantil, juvenil e adulto, modalidades de ballet, dança contemporânea, jazz, danças urbanas e danças populares.

Além das apresentações, também terá workshops nos dois dias no período da manhã, com as inscrições já preenchidas. Na premiação, os troféus serão para 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria, gênero e subgênero e 6 premiações em dinheiro, maior nota da categoria adulta, categoria juvenil, categoria infantil, melhor bailarino, melhor bailarina e melhor coreógrafo.

Serviço

5º Festival de Dança de Pinhais

Datas: 17, 18 e 19 de maio

Horário: sexta-feira às 19h, sábado e domingo às 13h

Local: Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann – Rua 22 de Abril, 305, Estância Pinhais.

(Fonte: SCPMP)

Continuar Lendo

Turismo e Lazer

Espaços culturais do Estado divulgam programação da Semana Nacional de Museus

Publicado

em

Os museus do Governo do Estado promovem na próxima semana uma série de atividades, como palestras, debates e exposições, abordando o compromisso com educação e pesquisa. A programação faz parte da 22.ª Semana Nacional de Museus, que acontece entre 13 e 20 de maio e tem como tema Museus, Educação e Pesquisa, refletindo a importância das instituições culturais como impulsionadoras do saber.

A Semana é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e as instituições pertencentes ao Estado participam com a Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem). A maioria das atividades tem entrada livre e gratuita, mas muitas exigem inscrições prévias.

“As instituições museais são espaços que constroem e promovem uma diversidade de saberes”, diz a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. Ela afirma que, além das obras, exposições e atividades, um destaque são os acervos museológicos e o seu poder de capacitar e enriquecer profissionais em formação e pesquisadores. “Cada museu tem potencial para servir como uma escola dinâmica e viva”.

Marcos Coga, coordenador da Cosem, enfatiza o compromisso com ações que fomentem oportunidades de aprendizagem inclusiva e de qualidade, permitindo que o público explore, questione e descubra por meio de experiências museais. “Além de serem extensões de conhecimento para a comunidade escolar, acadêmica e cultural, as interações com museus e espaços culturais enriquecem o processo educacional, o poder criativo, e o pensamento crítico”. (Foto: Kraw Penas/SEEC)

Na foto, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS Pr)

Continuar Lendo

Turismo e Lazer

Smart City Expo Curitiba começa nesta quarta-feira

Publicado

em

Eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo, Curitiba se transforma mais uma vez, a partir desta quarta-feira (20/3), no centro das discussões mundiais sobre soluções inovadoras e inteligentes, com o início da 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, no Centro de Eventos do Positivo (Parque Barigui).

Até sexta-feira (22/3), a capital paranaense é a anfitriã de visitantes de diversos estados e países que chegam para participar do fórum internacional, a versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo.

“Uma cidade só é realmente inteligente quando adota inovações que se transformam em processos sociais e melhoram o dia a dia das pessoas. Curitiba é uma cidade inteligente que tem coração e nos orgulha muito receber comitivas de todos lugares, que querem conhecer nossas iniciativas de smart city e nosso Vale do Pinhão”, afirma o prefeito Rafael Greca.

Criado pelo prefeito em 2017, o Vale do Pinhão é o ecossistema da inovação da cidade.

Comemoração dos 331 anos

O evento, que reúne congresso e feira e tem como tema Reinventando Cidades para Todos, faz parte das comemorações dos 331 anos da capital paranaense e está alinhado ao zelo da Prefeitura pela inovação.

O Smart City Expo Curitiba 2024 é organizado pelo hub curitibano iCities, com a chancela da Fira Barcelona, organizadora do principal Congresso Mundial de cidades inteligentes, o Smart City Expo World Congress e, tem apoio da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), e do Vale do Pinhão.

Os ingressos para a área de exposições – que dão acesso às iniciativas da prefeitura no fórum, a Smart Plaza Vale do Pinhão e a Experiência em Realidade Virtual – são gratuitos e podem ser adquiridos pelo site do evento, na categoria Visitante.

Smart Plaza

Coração do Smart City Expo Curitiba 2024, a Smart Plaza Vale do Pinhão vai compartilhar com os visitantes as inovações da Prefeitura e seus reconhecimentos internacionais. Entre as atrações, o público poderá ver e tirar fotos com o troféu internacional de Cidade Mais Inteligente do Mundo recebido por Curitiba no fim de 2023.

A Smart Plaza abre espaço para empresas, startups e instituições da cidade contarem suas experiências e será palco de lançamentos de projetos e programas que seguem o conceito da inovação curitibana.

Curitiba em realidade virtual

Também na área de exposições, Curitiba vai oferecer a experiência em realidade virtual O Rosto da Cidade Mais Inteligente do Mundo, em que os participantes vão “viajar” pela capital paranaense sem sair do lugar, em um tour para contemplar a paisagem em 360º.

Serviço: Smart City Expo Curitiba 2024

Local: Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui – Curitiba)
Data: de quarta (20/3) a sexta-feira (22/3)
Horário: das 9h às 19h
Foto: Daniel Castellano / SMCS

Continuar Lendo

Tendência