Cidades

Luizão e Fruet falam sobre o desenvolvimento das cidades em evento da ONU

Publicado

em

 

CURITIBA – O prefeito de Curitiba Gustavo Fruet e o prefeito de Pinhais, Luizão Goulart foram os dirigentes locais que representaram a Grande Curitiba no evento organizado pela ONU-Habitat nesta terça-feira (19). Os dois participaram de um amplo debate sobre o desenvolvimento e à transformação das metrópoles em cidades inteligentes. O evento tem como tema o Smart City Busines America Congress e é considerado o maior encontro da América Latina sobre soluções urbanas sustentáveis.

Os modelos e as alternativas de financiamento voltados ao desenvolvimento e à transformação das metrópoles em cidades inteligentes foram tema do Smart City Business America Congress & Expo, maior evento da América Latina sobre soluções urbanas sustentáveis. O evento foi aberto nesta terça-feira (19), em Curitiba, com uma série de debates promovidos pela ONU-Habitat.

Para o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, que integrou a mesa de administradores municipais, o esforço deve estar voltado para a criação de ambientes de atração de investimentos, sem perder o foco na vocação do município.

O chefe da Unidade de Desenvolvimento de Capacidades da ONU-Habitat, Cláudio Acioly, destacou que o processo de urbanização propicia o surgimento da economia criativa, baseada na inovação, criatividade e capital intelectual dos empreendedores, e que este é um setor que pode ser um agente de contribuição no desenho e no financiamento das novas políticas públicas. “Ao reunirmos um grupo de empresários interessados no desenvolvimento urbano sustentável, podemos ver como a parceria entre o público e este segmento pode acelerar uma nova agenda urbana, com soluções inteligentes”, disse. “As smart cities se caracterizam pelo esforço em se tornarem competitivas. Isso gera uma preocupação com o planejamento urbano e com o desenvolvimento urbano.”

As discussões conduzidas pela ONU-Habitat servem também de base para o Protocolo de Curitiba, documento que será assinado na noite de terça-feira (19) e que vai orientar a criação de políticas de desenvolvimento urbano sustentável e de uma Política Nacional para as Smart Cities. O Protocolo inclui as principais diretrizes que serão enviadas ao Secretariado da III Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, a Habitat III, que ocorrerá na cidade de Quito, no Equador, em 2016.

Soluções pontuais

Fruet citou soluções recentemente implantadas em Curitiba para exemplificar como iniciativas pontuais e específicas podem contribuir na construção de uma cidade mais humana e inteligente: semáforos que, a partir da leitura do cartão-transporte ampliam o tempo de travessia para idosos e pessoas com deficiência; a Via Calma e o programa Nossa Feira, no qual há venda de produtos com preço mais baixo  – possível pela parceria da Prefeitura com cooperativas de agricultores familiares. “Ampliamos o Conselho de Urbanismo para que dele participassem também entidades do setores produtivos e representativos de classe. É preciso tratar o setor privado como um aliado da cidade”, destacou.

As Estações da Sustentabilidade, equipamentos concebidos para envolver os cidadãos na gestão dos resíduos sólidos e aperfeiçoar a coleta seletiva, e que em alguns casos começam a receber leitores de cartão para registrar os usuários mais assíduos, também foram lembradas pelo prefeito. “É preciso que todas essas ações estejam integradas num planejamento de longo prazo, como está na proposta de revisão do Plano Diretor de Curitiba”, completou.

Segundo o prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, a chave do sucesso das intervenções urbanas está na colaboração. “Acredito que, assim como as pessoas, as cidades têm características. Têm sonhos e ambições. E não tenho dúvida de que a tecnologia é a grande aliança para que os setores público e privado possam atuar juntos no desenvolvimento urbano.”

Luizão aproveitou o momento para enfatizar sobre a importância de as empresas oferecerem mais soluções e não tantos produtos aos municípios. “Não temos mais como pensar iniciativas restritas ao território dos municípios. Na nossa região metropolitana, cerca de 40% das pessoas mudam de cidade diariamente para trabalhar ou estudar, então as soluções precisam ser regionais”, disse.

“A reabertura da Pedreira Paulo Leminski teve impacto na oferta de serviços relacionados à organização de eventos. Também observamos a atração de milhares de turistas nos dois grandes shows realizados lá em abril. Isso reforça a vocação da economia de serviços, que é muito forte em Curitiba”, exemplificou Fruet.

Participaram também da discussão o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, e o presidente da Associação Brasileira de Municípios, Eduardo Tadeu Pereira. Em mesas anteriores, executivos de diversas empresas – como Ciro Diehl, da Oracle, Luis Carlos Pimenta, da Volvo Bus Latin America, Manoel Horácio da Silva, do Instituto TIM – além de representantes de agências reguladoras e do Executivo e Legislativo federal debateram o futuro das cidades.

(Fonte: Thiago Bonagura/Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Curitiba)

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Deputada Marli Paulino é convidada para ser “madrinha” da Expocamp de Campina Grande do Sul

Publicado

em

A deputada estadual Marli Paulino (SD) protocolou o projeto de lei, na Assembleia Legislativa do Paraná, para inserir a ExpoCamp (Exposição Agropecuária e Industrial), de Campina Grande do Sul, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

Na ocasião do anúncio, feito pela deputada durante a abertura oficial do evento, realizada na sexta-feira, dia 19, Marli foi convidada pelo prefeito municipal, Bihl Zanetti, para ser “Madrinha da Festa”. O evento acontece tradicionalmente no mês de abril, nesta edição de 2024, aconteceu nos dias 19, 20 e 21.

“Tenho trabalhado bastante, com muita dedicação pelos municípios do Paraná, em especial pela região metropolitana de Curitiba, e Campina Grande do Sul já recebeu minhas indicações de recursos, e agora entramos com mais este projeto para evidenciar esta magnífica festa e esta importante cidade”, declarou a deputada.

A exposição que está na sua terceira edição, já é um sucesso com grande participação do público local e visitantes de toda região metropolitana. Durante os três dias consecutivos há exposições da indústria, dos produtores, criadores, rodada de negócios, exposição de animais de pequeno, médio e grande porte, artesanato, praça de alimentação e shows com bandas regionais e de renome nacional no palco externo.

Realizada na maior arena coberta da América Latina, o local conta com três pavimentos que engloba 11 mil metros quadrados de área construída. Tem um palco de 860 metros quadrados e capacidade para 15 mil pessoas sentadas ou até 30 mil em pé.

Vale destacar que a ExpoCamp tem como característica valorizar o produto regional. “O município de Campina Grande do Sul cresce e se desenvolve rapidamente e com este evento a cidade fica em evidência oportunizando a interação de diversos segmentos econômicos, como o agronegócio, indústria, comércio, serviços, lazer e gastronomia”, enumerou a deputada Marli.

Neste ano, o evento contou com os shows nacionais na sexta-feira (19) de Guilherme e Benuto, João Bosco e Vinícius, no sábado (20) de Clayton e Romário, Marcos e Belutti e no domingo (21) de Bruno e Marrone. (Assessoria/Foto: Diego Tiller/PMCGS)

Continuar Lendo

Cidades

Cursinho pré-vestibular Mais Pinhais está com vagas abertas para inscrições

Publicado

em

A Prefeitura de Pinhais está com vagas abertas para o cursinho pré-vestibular Mais Pinhais, que prepara para o vestibular da UFPR, Enem e as principais instituições de ensino superior no Brasil. As vagas são limitadas e a inscrição vai até o dia 16 de fevereiro. As aulas acontecerão presencialmente das 19h às 22h40, de segunda a sexta-feira, e nos finais de semana acontecerão revisões, simulados e assistências, conforme o calendário divulgado. O curso é exclusivo para moradores de Pinhais e gratuito.

Confira a programação 

Inscrições – até o dia 16 de fevereiro de 2024

Validação do login e senha pelo candidato – de 20 a 23 de fevereiro

Aplicação do teste seletivo; online – 25 de fevereiro

Entrega de resultado do teste seletivo – 26 de fevereiro

Divulgação da 1ª chamada – 27 de fevereiro a partir das 19h, no site da prefeitura

Serviço 

Cursinho Pré-vestibular Mais Pinhais – Gratuito

Inscrições até o dia 16 de fevereiro através

(Foto: Yuri Martinez/SCP)

Continuar Lendo

Cidades

17 mil vagas: Agências do Trabalhador têm oportunidades em todas as regiões do Paraná

Publicado

em

As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 17.038 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 3.498 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de operador de telemarketing receptivo, com 480 vagas, operador de telemarketing ativo e receptivo, com 383, e operador de processo de produção, com 308.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (5.466). São 773 vagas para auxiliar de linha de produção, 480 para operador de telemarketing receptivo, 383 para operador de telemarketing ativo e receptivo e 214 para auxiliar de cozinha.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 276 vagas para preenchimento urgente: atendente de lanchonete (160), ajudante de açougueiro no comércio (45), fiscal de loja (38), eletricista de manutenção industrial (20) e auxiliar de manutenção predial (13).

A Região de Cascavel aparece em seguida, com 3.876 oportunidades, entre elas 755 para auxiliar de linha de produção, 270 para abatedor de aves, 263 para operador de processo de produção e 250 para Abatedor de porco.

As regiões de Londrina (1.279), Campo Mourão (1.181), Umuarama (1.107) e Pato Branco (1.032) também disponibilizam oportunidades em todos os setores.

Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são auxiliar de linha de produção, com 231 vagas, alimentador de linha de produção, com 111, operador de caixa, com 47, e abatedor de aves, com 36 oportunidades.

Em Campo Mourão, no Centro-Oeste, os destaques são para auxiliar de linha de produção (324), alimentador de linha de produção (53), soldador (49) e magarefe (37).

Na Região de Umuarama, no Noroeste, há oferta de emprego para as funções de auxiliar de linha de produção, com 498 oportunidades, ajudante de reflorestamento, com 120, reflorestador, com 50, abatedor de porco, com 30.

Em Pato Branco, no Sudoeste, há vagas para auxiliar de linha de produção (175), trabalhador da avicultura de corte (50), operador de processo de produção (45) e vendedor interno (45). (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Continuar Lendo

Tendência