Turismo e Lazer

Parque de Vila Velha completa 60 anos com muitas atrações e orquestra

Publicado

em

C6FE4758 Parque_Estadual_de_Vila_Velha_40__arq.PR_Turismo

PONTA GROSSA – Em comemoração aos 60 anos da criação do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa – um dos pontos turísticos mais conhecidos do Paraná – o Governo do Estado preparou uma programação especial, a partir desta quarta-feira (16), com eventos culturais e de educação ambiental. As atividades seguem até domingo (20) e serão encerradas com concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro Osvaldo Ferreira, que apresenta o repertório composto por “Pedro e o Lobo”, de Serguei Prokofiev e “Sinfonia Nº5”, de Ludwig Van Beethoven.Durante os cinco dias, a programação será diversificada com exposição de astrofotografia, distribuição de mudas nativas aos visitantes e o lançamento do selo comemorativo aos 60 anos do Parque Estadual de Vila Velha. Também serão lançados novos produtos turísticos, atrações dentro do parque como a Caminhada Noturna e a Trilha da Fortaleza.O objetivo é dar ainda maior visibilidade ao parque e conscientizar os visitantes sobre a importância da preservação da mais antiga Unidade Estadual de Conservação do Estado, além de aumentar o tempo de visitação dos turistas e atrair um público diferenciado.

O complexo de Vila Velha foi tombado pelo Departamento de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, em 1966, com objetivo de proteger os mais de 18 quilômetros quadrados compostos por três sítios vizinhos – os Arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada. Todas as visitas são guiadas por profissionais das áreas de biodiversidade e geodiversidade.

REESTRUTURAÇÃO – O Ecoparaná – responsável pelo desenvolvimento do turismo em áreas naturais – e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) são responsáveis pela gestão do Parque Estadual de Vila Velha, que foi reestruturado para melhorar o atendimento ao público.

“Como órgão gestor da Unidade de Conservação, o IAP deve permanecer focado na preservação desse ecossistema já escasso no Estado. Em contrapartida, não temos experiência e qualificação para atender da melhor maneira possível o turista que visita o parque. Por isso, a equipe do Ecoparaná é importante no auxílio da gestão e no atendimento ao público”, explica o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

No período de reestruturação do Parque, 2012, foram criadas trilhas ecológicas com acesso restrito, controle do número de visitantes e acompanhamento supervisionado. O Ecoparaná também realiza no parque a Inovação da Gestão do Uso Público (IGUP). Esse modelo visa a qualificação do receptivo turístico na unidade de Conservação Estadual, por meio de Contrato de Gestão com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto Ambiental do Paraná. O Superintendente do Ecoparaná, Juliano Borghetti, diz que a comemoração do aniversário do Parque de Vila Velha é uma oportunidade de aproximação com o público. “Além de fomentar o turismo na região dos Campos Gerais, também enfatizaremos a importância da educação ambiental para os visitantes”, conclui.

O PARQUE – O Parque Estadual de Vila Velha foi criado por decreto, em 12 de outubro de 1953, com a finalidade de conservar os campos nativos do Paraná e seu patrimônio geológico. Tombado pelo Departamento Histórico e Artístico do Estado do Paraná em 1966, Vila Velha é um sítio com formações areníticas de valor cênico e científico. É a principal atração turística e atrativo natural da cidade de Ponta Grossa.

Localizado na região dos Campos Gerais, a 20 quilômetros do Centro de Ponta Grossa, às margens da Rodovia BR-376, o Parque de Vila Velha conta com estrutura para recepção, orientação e deslocamento dos visitantes até as trilhas e atrativos. Todos os passeios são acompanhados por condutores treinados para atender o público.

Atualmente, o parque tem capacidade máxima de 800 turistas por dia, que conhecem três atrações com permanência média de três horas. O primeiro passeio são os arenitos, formações rochosas com mais de 18 milhões de anos e esculpidos pela ação do tempo. Há também as Furnas, crateras com profundidade de quase 100 metros. A última parada é a Lagoa Dourada, que possui águas cristalinas.

CONSERVAÇÃO – Uma das formas mais reconhecidas e utilizadas para garantir a proteção das espécies e dos ecossistemas são as chamadas Unidades de Conservação. Trata-se de espaços territoriais com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo poder público, com objetivo de conservar a biodiversidade com o mínimo de impacto humano.

PROGRAMAÇÃO

– 16 a 20 de outubro: Exposição de Astrofotografia (Sérgio Mendonça Junior – Sala Campos Gerais)

-16 a 20 de outubro: distribuição de mudas de plantas nativas, no Centro de Visitantes

– 16 a 18 de outubro, das 09h00 às 15h30: Contação de Histórias com o Grupo Na Cia das Histórias, no Centro de Visitantes

– 17 de outubro, às 18h50: Caminhada Noturna, mediante agendamento prévio pelo fone (42) 3228-1138

– 18 de outubro, às 16h00: premiação do Concurso de Fotografias, na Sala Área de Lazer

– 18 a 20 de outubro, às 16h00: Exposição Concurso de Fotografias com imagens dos Campos Gerais, na Sala Área de Lazer

– 19 de outubro às 09h00: Trilha da Fortaleza, mediante agendamento prévio pelo fone (42) 3228-1138

– 19 a 20 de outubro, às 15h00: Banda Lyra dos Campos Gerais, Centro de Visitantes

– 20 de outubro, às 14h30 – Lançamento do Selo Comemorativo, no Centro de Visitantes

– 20 de outubro, às 15h30 – Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, no Centro de Visitantes

Serviço:

Parque Estadual de Vila Velha

Rodovia BR-376 (quilômetro 515)

Telefone: (42) 3228-1138

(Fonte: ANPr – Foto 1 e 2 Denis Ferreira Netto  – foto 3 Divulgação)

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo e Lazer

Cúpula do Jardim Botânico passa por limpeza geral dos vidros e serviços de manutenção

Publicado

em

A água caiu no alto dos 18 metros da cúpula da estufa do Jardim Botânico e os vidros de um dos principais cartões-postais de Curitiba começaram a ficar mais transparentes. Desde segunda-feira (6/4), a estufa está fechada para visitação e os funcionários contratados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente fazem a limpeza geral das 3,8 mil peças de vidro.

A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no dia 17 de abril, se as condições climáticas permitirem. Em caso de chuvas, a limpeza externa é interrompida por questões de segurança.

Na manhã desta terça-feira (7/4) os funcionários utilizaram equipamentos de rapel para a limpeza externa das cúpulas da estufa. Toda a área próxima foi isolada por medidas de segurança e a imagem dos funcionários trabalhando chamou atenção dos turistas e curitibanos que aproveitaram o bom tempo para visitar o local.

Moradoras de Balneário Camboriú, Bruna Spacov e a filha, Isabelly, comprovaram ao vivo a beleza que viam nas fotos e nas reportagens de TV sobre o Jardim Botânico de Curitiba.

“Esta é a primeira vez que visitamos o Jardim Botânico, estamos indo para Londrina e hoje paramos aqui para conhecer. A gente só via de longe pela janela do carro pela estrada”, disse Bruna.

“É lindo aqui, a natureza é bem preservada. Pretendemos voltar mais vezes e ver a estufa por dentro. Importante esse trabalho de limpeza”, disse Isabelly.

Galeria das Quatro Estações

A partir do dia 13 de abril será a vez da limpeza dos policarbonatos da parte interna da Galeria das Quatro Estações e Café do Senac. A previsão é que esse trabalho dure uma semana, até 17 de abril, período em que a Galeria das Quatro Estações fica fechada para o público.

Manutenção

Todo o espaço interno da estufa também está passando por manutenção, com pintura das estruturas metálicas e corrimãos, limpeza da cascata e cuidados com as plantas da Mata Atlântica que ficam dentro da estufa.

A água utilizada na limpeza é do poço artesiano do próprio Jardim Botânico, não havendo necessidade de usar água tratada para consumo humano.

Passeios alternativos 

A estufa fechada não impede a visita ao Jardim Botânico. A unidade de conservação ambiental oferece uma série de outros atrativos. Toda a parte externa da estufa e as coleções espalhadas pela área aberta do Jardim Botânico podem ser visitadas normalmente.

Entre as opções de passeio estão o Jardim das Sensações e também os Campos Curitibanos atrás da estufa, coleção que recebeu reconhecimento da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB) ao ficar em primeiro lugar no II Prêmio Helena Quadros.

Serviço

Jardim Botânico de Curitiba
Endereço:  Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350, Jardim Botânico
Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 19h30

Jardim das Sensações
De terça-feira a domingo
Das 9h às 17h – O percurso é feito em meia hora, por isso o último acesso é marcado para às 16h30

O Jardim das Sensações é fechado às segundas-feiras para manutenção. Se segunda-feira cair em um feriado, fica aberto. A visitação pode ser interrompida, em caso de chuva ou de condições climáticas adversas, para segurança das pessoas e da vegetação.

Fonte: SECOM Foto: Ricardo Marajó

Moradoras de Balneário Camboriú, Bruna Spacov e a filha, Isabelly, comprovaram ao vivo a beleza do Jardim Botânico de Curitiba

Continuar Lendo

Turismo e Lazer

Cavalgada de Aniversário dos 136 anos de Piraquara reúne cerca de 700 cavaleiros e celebra tradição do município

Publicado

em

Cavalgada de Aniversário dos 136 anos de Piraquara reúne cerca de 700 cavaleiros e celebra tradição do município

A tradicional Cavalgada de Aniversário de Piraquara marcou as comemorações dos 136 anos do município neste domingo, 25 de janeiro, reunindo aproximadamente 700 cavaleiros em um percurso de 13 quilômetros até o Parque Trentino. O trajeto refez o caminho histórico que liga a sede do município à Colônia Santa Maria do Novo Tirol, fortalecendo a memória e a identidade cultural da cidade.

A concentração dos participantes teve início às 9h, no Centro Histórico, em clima de confraternização e alegria. Pontualmente às 10h, o pelotão partiu pela Avenida Getúlio Vargas, onde moradores e visitantes aguardavam para acompanhar a passagem dos cavaleiros, interagir e registrar o momento, reforçando o sentimento de pertencimento e celebração coletiva.

Ao longo do percurso, a cavalgada foi marcada pela integração entre participantes, famílias e crianças, que puderam vivenciar de perto o contato com os animais, além de apreciar as paisagens naturais de Piraquara, símbolo da cidade das Nascentes do Iguaçu. Pensando na segurança e no bem-estar, a Prefeitura disponibilizou pontos de apoio e hidratação, garantindo cuidado tanto aos cavaleiros quanto aos animais, incluindo uma pausa estratégica durante o trajeto.

Outro destaque foi o serviço de translado, que facilitou a logística dos participantes. Os cavaleiros puderam deixar seus veículos no Parque Trentino antes do início do evento e foram transportados até o Centro Histórico por um carro de apoio, assegurando mais comodidade no retorno após a cavalgada.

No Parque Trentino, cerca de 2.500 pessoas foram recepcionadas em uma grande celebração. O público pôde aproveitar um almoço organizado pela Paróquia Bom Jesus dos Passos, com cardápio variado, incluindo risoto, salada, galeto e filé de igreja, além de diversas opções gastronômicas e de bebidas na Praça de Alimentação. Os feirantes locais também participaram com a Feirinha de Artesanato, fomentando a economia do município.

A programação contou ainda com a animação do Grupo Turbinados da Vaneira, que embalou a festa com música e dança, mantendo o clima festivo até o encerramento do evento.

A Cavalgada reafirma, ano após ano, a força da tradição e o envolvimento da comunidade nas comemorações do aniversário de Piraquara. A celebração representa o encontro entre história, cultura e população, traduzindo o verdadeiro espírito dos 136 anos da cidade das Nascentes do Iguaçu.

(Fotos: SCPMP)

Continuar Lendo

Turismo e Lazer

Santa Felicidade celebra o espírito natalino com o “Natal Felice”

Publicado

em

O tradicional bairro de Santa Felicidade, conhecido por seu charme e forte herança italiana, já vive intensamente o clima do Natal. Neste ano, o “Natal Felice” transforma ruas, comércio, restaurantes e espaços culturais em um cenário iluminado e acolhedor, encantando moradores e turistas que passam pela região. A programação especial iniciou em 21 de novembro e segue até 23 de dezembro, e a decoração permanece até 6 de janeiro, mantendo viva a magia das festas de fim de ano.

Promovido pela ACISF – Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade, em parceria com o Sesc, o evento reúne uma série de atrações que celebram a cultura local e fortalecem o comércio do bairro. Um dos pontos mais visitados é a Casa do Papai Noel, instalada na Vila de Natal Befana, espaço que recebeu decoração temática cuidadosamente preparada. Lá, o Papai Noel divide a atenção com a Befana (figura tradicional do folclore italiano) que tem conquistado o coração das crianças e despertado a curiosidade dos visitantes.

A programação também inclui apresentações do Caminhão Sesc Arte Móvel, além de diversos shows promovidos em restaurantes, vinícolas, e apresentações do Coral Folclórico Italiano Santa Felicidade, na Paróquia São José e Santa Felicidade.

Para o presidente da Acisf, Fernando Linhares, o evento reforça o encanto que Santa Felicidade já possui ao longo do ano. “O Natal é uma data muito especial. Queremos trazer ainda mais encantamento e a magia do Natal para Santa Felicidade, nosso bairro tão charmoso e acolhedor. Curitiba está linda neste Natal”, destaca Linhares.

Com tradição, cultura e um toque especial de encanto italiano, o Natal Felice 2025, consolida Santa Felicidade como um dos destinos mais acolhedores para viver a magia natalina em Curitiba.

Programação Oficial: www.instagram.com/natalfelice.santafelicidade

Serviço

Evento: Natal Felice – Santa Felicidade

Período: 05 a 23 de dezembro

Local principal: Vila de Natal Befana

Endereço: Av. Ver. Toaldo Túlio, 81 – Santa Felicidade

Da redação/Fotos Face da Notícia

Apresentações do Caminhão Sesc Arte Móvel, na Vila da Natal Befana

Continuar Lendo

Tendência