Cidades

Quatro Barras encerra 2013 entre as melhores cidades do Paraná

Publicado

em

Cidade hoje tem a melhor qualidade de vida da RMC

Cidade hoje tem a melhor qualidade de vida da RMC

QUATRO BARRAS – Quatro Barras chega ao final de 2013 despontando entre os municípios com melhor qualidade de vida do Paraná e entre aqueles que melhor aplicam seus recursos públicos. “O ano foi interessante porque começamos a ver os frutos do trabalho de uma gestão que passou e do primeiro ano do segundo mandato, que promete ainda muitos projetos inovadores”, disse o prefeito Loreno Tolardo.

Além de ser classificada como a cidade com o melhor Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu) da Região Metropolitana de Curitiba, e estar entre as 20 melhores do Paraná em gestão fiscal, Quatro Barras ainda recebeu em 2013 dois importantes prêmios de reconhecimento nacional e internacional: o Prêmio ANPV 2013, entregue em novembro no Senado Federal, que elegeu o município como uma das 100 cidades mais sustentáveis do Brasil; e o Prêmio Socioambiental Chico Mendes 2013, com o Selo Verde, entregue neste mês em São Paulo.

Na prática, os bons indicadores são resultado de uma visão que hoje concilia desenvolvimento e preservação, investimentos em áreas diversificadas, novos projetos urbanos, ampliação dos espaços de lazer e programas que agregam saúde e qualidade de vida aos moradores.

 

Quatro Barras inaugurou o Complexo com Piscina Aquecida, o segundo em funcionamento no Paraná

Quatro Barras inaugurou o Complexo com Piscina Aquecida, o segundo em funcionamento no Paraná

 

Ações e projetos ambientais colocaram o município na lista das 100 cidades mais sustentáveis do Brasil

Ações e projetos ambientais colocaram o município na lista das 100 cidades mais sustentáveis do Brasil

Obras concluídas, projetos para 2014

2013 foi um ano de investimentos e consolidação de projetos promissores para 2014. Ao mesmo tempo em que entregou à comunidade o Complexo com Piscina Aquecida – o segundo em funcionamento no Paraná – para atender os Grupos da Melhor Idade com aulas de hidroginástica, Quatro Barras também inaugurou o novo Estádio Municipal Osni Antônio da Silva no Jardim Itapira, e concluiu obras como a Unidade de Saúde do Jardim Pinheiros, a pista de skate da Sede e a quadra coberta da Escola Municipal Izair Lago.

Ao longo do ano deu andamento a outras obras como o Centro Municipal de Educação Infantil e a Unidade de Saúde do bairro Santa Luzia; o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – antes denominado Praça do PEC; e o Estádio Municipal do Jardim Menino Deus, além de obras de infraestrutura nos bairros.

Foi também em 2013 que projetos bastante aguardados foram oficialmente formalizados, com início para 2014: a pavimentação de 6,5 quilômetros no Palmital – onde serão investidos R$ 3,7 milhões -, a expansão da rede coletora de esgoto na região da APA do Iraí – que contempla os bairros Jardim Menino Deus, Bosque Merhy e Jardim Patrícia -, o projeto para pavimentação de estradas vicinais, e um amplo programa de pavimentação que atenderá regiões da Sede, Santa Luzia e Jardim São Pedro, onde serão investidos cerca de R$ 3,9 milhões. (Fotos: Josiany Ohde/PMQB)

 

 

 

 

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Ação conjunta entre Piraquara e Pinhais avança no Rio Iraí

Publicado

em

A Prefeitura de Piraquara, em parceria com a Prefeitura de Pinhais, executa uma importante ação preventiva no Rio Iraí. Os serviços de limpeza e desassoreamento concentram-se, neste momento, no trecho localizado no bairro Jardim Tropical, uma região com histórico de alagamentos.

O Acordo de Cooperação Técnica entre os municípios tem como objetivo promover a melhoria das condições ambientais e do escoamento das águas dos rios contemplados, minimizar os riscos de alagamentos e assoreamento, além de fortalecer a cooperação entre as administrações municipais e o desenvolvimento de infraestrutura pública de interesse social.

OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO

Paralelamente às intervenções no Rio Iraí, a Prefeitura também iniciou as obras de pavimentação de todas as ruas do Jardim Tropical, com um amplo investimento em drenagem urbana. As melhorias contemplam as ruas Governador Valadares, Carlos Chagas, Aracati, Parati, São Leopoldo, São Borja, Petrópolis, Uruguaiana, Alto Paraíba, Iguatu, Maranhão, Teresina, Balsas, União da Vitória e Caxias.

As intervenções integram um conjunto de investimentos que reforçam o compromisso da Prefeitura de Piraquara com a prevenção de alagamentos, a melhoria da infraestrutura urbana e a qualidade de vida da população. Com planejamento e ações integradas, o município segue investindo em soluções que ampliam a segurança das famílias, preservam o meio ambiente e promovem o desenvolvimento sustentável da cidade.

Continuar Lendo

Cidades

Prefeitura de Piraquara anuncia área para futuro Hospital Municipal e inicia novas etapas do projeto

Publicado

em

Na sexta-feira (26), durante a abertura da XV Conferência Municipal de Saúde, o prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, anunciou a desapropriação de uma área localizada na Rodovia João Leopoldo Jacomel destinada à implantação do futuro Hospital Municipal.

Após a publicação do decreto 14802/2026 de utilidade pública da área com aproximadamente 50 mil metros quadrados, o município inicia uma nova fase do projeto. Entre as medidas previstas está a contratação da Formação em Modelos de Gestão de Alta Complexidade para os grupos de trabalho envolvidos na estruturação do empreendimento, cujo processo de licitação foi iniciado em 16 de junho.

Na sequência, a administração municipal prevê a contratação de estudos de viabilidade técnica, jurídica e financeira que irão subsidiar a definição do modelo de implantação e operação da futura unidade hospitalar.

Desde 2025, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o levantamento e a análise de indicadores estratégicos para o planejamento da rede municipal de saúde. O trabalho considera fatores como projeções de crescimento populacional, demanda por atendimentos, distribuição territorial dos serviços, número de gestantes e a distância entre maternidades e hospitais localizados em Curitiba e na Região Metropolitana.

Segundo a administração municipal, os estudos têm como objetivo embasar tecnicamente a implantação do Hospital Municipal, alinhando a expansão da estrutura de saúde às necessidades atuais e futuras da população.

De acordo com o Prefeito Marquinhos, é um novo capítulo da saúde de Piraquara. “É o sonho daquele cidadão piraquarense que olhava para a gente e dizia Piraquara que não tem hospital. É aquele sonho que a gente sonha junto e vira realidade, com muito planejamento e responsabilidade”, destacou. (SCPMP)

Continuar Lendo

Cidades

Paraná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar consumo consciente

Publicado

em

O Paraná agora conta oficialmente com a Semana dos Brechós e da Moda Sustentável, instituída por meio da aprovação do Projeto de Lei 38/2026. A iniciativa de autoria da deputada estadual Marli Paulino será realizada anualmente na última semana do mês de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado em 25 de agosto.

A nova legislação representa um importante avanço no fortalecimento da economia circular, do consumo consciente e da sustentabilidade no Estado. A proposta reconhece o papel dos brechós como agentes de transformação social, geração de renda e incentivo ao empreendedorismo.

Entre os objetivos da semana estão a promoção do consumo responsável, o incentivo ao reaproveitamento de peças de vestuário, a valorização da moda circular e a redução dos impactos ambientais provocados pela indústria têxtil, considerada uma das que mais geram resíduos no mundo.

Além do aspecto ambiental, a medida também reforça a importância econômica e social dos brechós, especialmente para milhares de famílias paranaenses que encontram nesse setor uma alternativa de sustento, inclusão produtiva e autonomia financeira.

A legislação prevê ainda que, durante a semana comemorativa, o Poder Executivo possa apoiar ações educativas, culturais e informativas. “Pretendemos incentivar feiras, exposições e eventos voltados à moda sustentável, em parceria com entidades públicas, privadas e empreendedores do setor”, destacou a deputada Marli Paulino, autora da proposta.

Com a aprovação, o Paraná reconhece oficialmente a relevância de uma atividade que une desenvolvimento econômico, responsabilidade ambiental e impacto social positivo, fortalecendo uma cultura de sustentabilidade para as próximas gerações. (Assessoria)

Continuar Lendo

Tendência