Cidades

Kielse acompanha ministro em vistoria ao Afonso Pena

Publicado

em

 

SÃO JOSÉ DO PINHAIS – O deputado Cleiton Kielse (PMDB) acompanhou, nesta terça-feira (21) o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale e o diretor geral da Infraero no Paraná, Antônio Palut, em vistoria no Aeroporto Afonso Pena. “Acompanhamos, não somente a parte civil, a material, mas também o empenho do Ministério da Aviação Civil, juntamente com o pessoal da Aeronáutica e da Infraero, em preparar o aeroporto para a Copa do Mundo”, disse Kielse.

 

A comitiva garantiu que a primeira fase do Aeroporto está pronto para a Copa, o que vai permitir dar maior conforto aos passageiros. O investimento total da obra será de quase R$ 350 milhões, entre a pista de pouso e decolagem, os fingers (pontes de embarque entre o terminal e a aeronave nos aeroportos), a infraestrutura de ampliação. Com isso, praticamente vai dobrar o tamanho do aeroporto baseado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. “Numa visão pragmática, uma Capital precisa ter, realmente, infraestrutura de entrada e saída, com a finalidade de focar no desenvolvimento do turismo”, disse Kielse, reforçando que, o ponto principal é a infraestrutura de recebimento de pessoas, especialmente neste momento de Copa do Mundo. “Os hoteis em Curitiba estão preparados, a infraestrutura da área da saúde está preparada, temos um condicionamento positivo de novos investidores no Estado, e queremos participar, junto com a FIEP, com a Ocepar, com a Associação Comercial do Paraná, com o sistema produtivo, para que todo o Estado seja atendido com este aeroporto”, afirmou.

 

De acordo com o ministro Moreira Franco, as obras no Afonso Pena estão indo muito bem. “Saio daqui muito confiante que o Aeroporto vai estar preparado para a Copa do Mundo”, disse, ao salientar que a única intervenção que fez foi no sentido de antecipar, em um mês, a conclusão de uma obra no terminal de passageiros, para aumentar a área de desembarque. “Assim que esta obra estiver concluída, o aeroporto vai prestar um bom serviço, não só ao torcedor brasileiro, mas também ao estrangeiro que aqui (Curitiba) vier”, afirmou.

 

Segundo Moreira Franco, dentro do programa do aeroporto Afonso Pena, ainda, há a ampliação do terminal que, “embora não impacte na Copa”, a previsão é de que esteja concluída até junho, com a colocação de mais dois fingers. “Até tenho sugerido que não deve começar nenhuma obra que não possa ser concluída”, acrescentou.

 

“Estamos projetando até a Copa, a expansão do pátio do aeroporto do Bacacheri”, informou, por sua vez, o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale. Segundo ele, esta é uma obra pequena, mas que tem uma importância muito grande, assim como para toda a aviação civil tem para a Copa do Mundo. “O (aeroporto) Afonso Pena é, hoje, a nossa prioridade. Estamos trabalhando no projeto da terceira pista, que está sendo desenvolvida o estudo conceitual. Logo em seguida, vamos partir para o projeto base. A questão da desapropriação, vamos resolver junto com o Estado, usando, possivelmente, recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil para não onerar o Governo estadual, mas que é necessário”, adiantou Vale.

 

O presidente da Infraero disse ainda que, depois das obras concluídas, o tamanho do aeroporto vai dobrar, assim como vai igualmente aumentar a sua capacidade operacional. “A obra base do pátio é quase o dobro da atual e o nosso foco é que ele (o aeroporto) dê conta da demanda até 2022, e não nos dará mais preocupações quanto a servir os passageiros”, assegurou, lembrando que a obra no pátio deve resolver o problema para os próximos sete anos. “A nossa prioridade é a terceira pista que, de fato, é necessária, e que será bem maio9r que a atual,  inclusive com a possibilidade para receber pouso e decolagens de aeronaves cargueiras e aviões maiores, de grande porte”, concluiu Vale. E Kielse arrematou: “Isso nos dá um maior conforto e será um diferencial na Região Sul, além de resolver o problema de infraestrutura, totalmente, até 2015”.

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Deputada Marli Paulino é convidada para ser “madrinha” da Expocamp de Campina Grande do Sul

Publicado

em

A deputada estadual Marli Paulino (SD) protocolou o projeto de lei, na Assembleia Legislativa do Paraná, para inserir a ExpoCamp (Exposição Agropecuária e Industrial), de Campina Grande do Sul, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

Na ocasião do anúncio, feito pela deputada durante a abertura oficial do evento, realizada na sexta-feira, dia 19, Marli foi convidada pelo prefeito municipal, Bihl Zanetti, para ser “Madrinha da Festa”. O evento acontece tradicionalmente no mês de abril, nesta edição de 2024, aconteceu nos dias 19, 20 e 21.

“Tenho trabalhado bastante, com muita dedicação pelos municípios do Paraná, em especial pela região metropolitana de Curitiba, e Campina Grande do Sul já recebeu minhas indicações de recursos, e agora entramos com mais este projeto para evidenciar esta magnífica festa e esta importante cidade”, declarou a deputada.

A exposição que está na sua terceira edição, já é um sucesso com grande participação do público local e visitantes de toda região metropolitana. Durante os três dias consecutivos há exposições da indústria, dos produtores, criadores, rodada de negócios, exposição de animais de pequeno, médio e grande porte, artesanato, praça de alimentação e shows com bandas regionais e de renome nacional no palco externo.

Realizada na maior arena coberta da América Latina, o local conta com três pavimentos que engloba 11 mil metros quadrados de área construída. Tem um palco de 860 metros quadrados e capacidade para 15 mil pessoas sentadas ou até 30 mil em pé.

Vale destacar que a ExpoCamp tem como característica valorizar o produto regional. “O município de Campina Grande do Sul cresce e se desenvolve rapidamente e com este evento a cidade fica em evidência oportunizando a interação de diversos segmentos econômicos, como o agronegócio, indústria, comércio, serviços, lazer e gastronomia”, enumerou a deputada Marli.

Neste ano, o evento contou com os shows nacionais na sexta-feira (19) de Guilherme e Benuto, João Bosco e Vinícius, no sábado (20) de Clayton e Romário, Marcos e Belutti e no domingo (21) de Bruno e Marrone. (Assessoria/Foto: Diego Tiller/PMCGS)

Continuar Lendo

Cidades

Cursinho pré-vestibular Mais Pinhais está com vagas abertas para inscrições

Publicado

em

A Prefeitura de Pinhais está com vagas abertas para o cursinho pré-vestibular Mais Pinhais, que prepara para o vestibular da UFPR, Enem e as principais instituições de ensino superior no Brasil. As vagas são limitadas e a inscrição vai até o dia 16 de fevereiro. As aulas acontecerão presencialmente das 19h às 22h40, de segunda a sexta-feira, e nos finais de semana acontecerão revisões, simulados e assistências, conforme o calendário divulgado. O curso é exclusivo para moradores de Pinhais e gratuito.

Confira a programação 

Inscrições – até o dia 16 de fevereiro de 2024

Validação do login e senha pelo candidato – de 20 a 23 de fevereiro

Aplicação do teste seletivo; online – 25 de fevereiro

Entrega de resultado do teste seletivo – 26 de fevereiro

Divulgação da 1ª chamada – 27 de fevereiro a partir das 19h, no site da prefeitura

Serviço 

Cursinho Pré-vestibular Mais Pinhais – Gratuito

Inscrições até o dia 16 de fevereiro através

(Foto: Yuri Martinez/SCP)

Continuar Lendo

Cidades

17 mil vagas: Agências do Trabalhador têm oportunidades em todas as regiões do Paraná

Publicado

em

As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 17.038 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 3.498 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de operador de telemarketing receptivo, com 480 vagas, operador de telemarketing ativo e receptivo, com 383, e operador de processo de produção, com 308.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (5.466). São 773 vagas para auxiliar de linha de produção, 480 para operador de telemarketing receptivo, 383 para operador de telemarketing ativo e receptivo e 214 para auxiliar de cozinha.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 276 vagas para preenchimento urgente: atendente de lanchonete (160), ajudante de açougueiro no comércio (45), fiscal de loja (38), eletricista de manutenção industrial (20) e auxiliar de manutenção predial (13).

A Região de Cascavel aparece em seguida, com 3.876 oportunidades, entre elas 755 para auxiliar de linha de produção, 270 para abatedor de aves, 263 para operador de processo de produção e 250 para Abatedor de porco.

As regiões de Londrina (1.279), Campo Mourão (1.181), Umuarama (1.107) e Pato Branco (1.032) também disponibilizam oportunidades em todos os setores.

Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são auxiliar de linha de produção, com 231 vagas, alimentador de linha de produção, com 111, operador de caixa, com 47, e abatedor de aves, com 36 oportunidades.

Em Campo Mourão, no Centro-Oeste, os destaques são para auxiliar de linha de produção (324), alimentador de linha de produção (53), soldador (49) e magarefe (37).

Na Região de Umuarama, no Noroeste, há oferta de emprego para as funções de auxiliar de linha de produção, com 498 oportunidades, ajudante de reflorestamento, com 120, reflorestador, com 50, abatedor de porco, com 30.

Em Pato Branco, no Sudoeste, há vagas para auxiliar de linha de produção (175), trabalhador da avicultura de corte (50), operador de processo de produção (45) e vendedor interno (45). (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Continuar Lendo

Tendência