Artigos

O espantoso universo das engrenagens

Publicado

em

Justine caminha. Lentamente. Ao fundo, vê-se algo parecido com fios de lã emaranhados entre as árvores. Inúmeros fios pesados e escuros que se interligam, se conectam, se misturam. Nos pulsos e tornozelos da moça estão amarrados os mesmos fios grossos. Eles pendem e são arrastados pelo chão, conforme ela anda. Passos pesados. A cena do polêmico filme Melancolia, de Lars von Trier, leva a refletir sobre as conexões e teceduras que se criam por meio de escolhas e, consequentemente, sobre o peso que cada um carrega no desenrolar de sua história.

Há passos pesados, outros mais leves. Isso porque a vida oferece fios de todas as espessuras, prontos para serem tecidos e energizados. Cada pessoa escolhe uma conexão, uma sintonia, de acordo com os seus quereres, com a direção dos seus pensamentos e ações. “Uma coisa se engrena na outra, como num conjunto de engrenagens de um mecanismo aperfeiçoado ao máximo primor. Em meio a toda essa engrenagem se encontra, porém, o ser humano! Aparelhado com todos os meios para determinar a espécie da trama que deve resultar da sua atuação na Criação, manobrando o conjunto das engrenagens em diversas direções”, escreve Abdruschin, na obra Na Luz da Verdade.

Colhemos inspirações, conectamos nossas vontades, atraímos quereres semelhantes, direcionamos fabulosas engrenagens. Se apenas olharmos para baixo, ficaremos paralisados de vontades tristes, pois essas são as que recebem maior reforço no mundo atual, engordam a olhos nus. Basta esticar uma pequena vontade triste e legiões delas vêm se agrupar.

Imagine uma pessoa rancorosa, que nutre pensamentos sombrios contra uma outra. Ela vai fiando enredada nos fios pesados que tece. Estes, por sua vez, alimentam-se em centrais da mesma tecedura. O emaranhado de fios pesados, que ela carrega, vai se multiplicando e chega ao ponto de não mais deixá-la enxergar. Cega de rancor, a pessoa que gerou tais pensamentos torna-se vazia de realidade. O amigo verdadeiro passa a ser seu inimigo imaginário e o cenário é de um mundo trágico que ela mesma criou, pobre de soluções. Um despretensioso fio inicial, que poderia facilmente ser cortado, se transforma em uma selva aprisionadora.

Mas, e se olharmos para cima? O cenário será completamente outro! Afinal, nem todos são Justine, nem todos sentem rancor. Se olharmos para cima… descobriremos um tear encantado. Lá a lã grossa e sombria, dá lugar a uma trama brilhante, sedosa, leve. O desejo corajoso pelo bem, a busca pelo aprimoramento pessoal, o desejo profundo de ser útil e de auxiliar… projetam-se na busca por fios similares e conectam-se com uma trama poderosa e fortalecedora, capaz de incendiar outros tantos pensamentos pequenos que buscam auxílio, capaz de apaziguar um mundo.

Ana caminha. Passos ausentes. Tem a mente entregue a um único pensamento. Dia e noite. Sua mente e seu coração estendem fios na busca diligente por uma solução. Os fios buscam no alto, feito pequenos raios, que querem fortalecer e ser fortalecidos. Após longa caminhada, acontece. Ao fundo, vê-se algo parecido com redes de poderoso brilho. Conexão! Essa não é uma cena de Lars von Trier, mas poderia muito bem ser real.

A pergunta é: quais cordões vamos nutrir com a nossa vontade? O cipoal formado por rancores, pelo malquerer, pelo sensualismo grosseiro? Ou a força do bem-querer, as conexões iluminadas? Podemos ser peças robotizadas de uma máquina humana, ou escapar das ninharias cotidianas em busca de uma conexão maior. Em que direção queremos manobrar as engrenagens da vida? Olhar para baixo ou para o alto?

Por Sibélia Zanon

Jornalista, autora do “Espiando pela fresta” e

colaboradora do blog http://literaturadograal.blogspot.com.br

Crédito Arte: Fátima Seehagen

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos

Calçadas trazem mais conforto e segurança aos moradores

Publicado

em



Por Marli Paulino

Em 2009, quando fui eleita vice-prefeita de Luizão Goulart, a população de Pinhais tinha muitas carências: ruas para asfaltar, combate a enchentes, valeta a céu aberto, reabertura do hospital, entre tantas outras demandas. Em oito anos, com o apoio de pessoas que vestiram a camisa de trabalhar em prol das pessoas, vencemos esses desafios e avançamos para novos desafios, como ser eleita a primeira prefeita de Pinhais em 2016.

Hoje, entre diversas outras conquistas, quase todas as ruas da cidade estão asfaltadas, isso é promover a qualidade de vida e o bem estar da população. O trabalho agora é trocar as antigas pavimentações por asfalto definitivo e avançamos construindo calçadas nos bairros da cidade.

Desenvolvida por nossa equipe, as calçadas permeáveis, também conhecidas como calçadas ecológicas porque não deixam poças em dias chuvosos e contribuem com a absorção da água. Este sistema de pavimentação para pedestre utiliza um concreto mais poroso, com pedrisco e pouca água, aplicado em uma base compactada. Outras vantagens desse sistema, em comparação às calçadas tradicionais, é que o custo de construção é similar, requer pouca manutenção e sua durabilidade é maior.

Desde 2017, construímos mais de 160 mil metros quadrados de calçada para os nossos cidadãos. Somente em 2022 foram quase 40 mil metros quadrados, e muitos outros quilômetros estão atualmente em construção, trazendo mais segurança e qualidade de vida para as pessoas da nossa Pinhais. Esta é uma política que dá certo!

Continuar Lendo

Artigos

Controle de enchentes, dignidade às famílias e cuidado com o Meio Ambiente

Publicado

em

Por Marli Paulino

Criação dos Parques Lineares tem muitos aspectos positivos para a cidade e às pessoas. Os antigos moradores de Pinhais lembram o caos que eram os dias com chuvas intensas na cidade. É muito triste e doloroso lembrar que muitas famílias perdiam tudo para as enchentes. Ainda bem que esta história faz parte do passado, pois, graças ao trabalho sério e a missão de atender as necessidades da população, que nossa cidade conta hoje com diversas medidas de prevenção. Entre as conquistas nesta área está a criação dos Parques Lineares.

Estes espaços resgataram a mata ciliar dos nossos rios e, além disso, neles foram criados atrativos para toda a família, com pista de caminhada, ciclovia, academias ao ar livre, quadras esportivas e agradáveis lugares para a convivência social.

O Parque Linear mais recente foi construído às margens do Rio Atuba, na divisa com Curitiba. A sua execução foi em duas etapas, a primeira no bairro Estância Pinhais e, mais recentemente, no Emiliano Perneta. A construção deste Parque começou com a realocação de diversas famílias que viviam em área de risco às margens do rio.

Primeiramente, resgatamos a dignidade dessas famílias ao colocá-las em uma região com toda a infraestrutura que elas merecem e necessitam. Em um segundo momento iniciamos a construção do Parque que hoje atende os moradores da região que ocupam seu tempo com diversão ou praticando esporte. Cuidar dos nossos rios e preservar o meio ambiente também é cuidar das pessoas. Essa é uma política que dá certo.

Continuar Lendo

Artigos

Espaços públicos promovem mais qualidade de vida

Publicado

em

Locais abandonados hoje tem atrações para todas as famílias

Por Marli Paulino

Uma gestão pública municipal que dá certo abrange diversas áreas, sempre com o foco em atender as demandas da sua população. Além dos serviços essenciais que precisam funcionar muito bem, como saúde, educação e segurança, um gestor precisa executar obras que atendam o crescimento do município, dando dinamismo na locomoção dos seus cidadãos. Mas uma cidade que tem eficiência na gestão, faz muito mais, como criar espaços para a prática esportiva, de lazer e de convívio social.

Antes Pinhais não tinha um espaço assim, mas quando assumimos a gestão nos comprometemos a criar espaços de lazer para a população. Foi por isso que criamos o Bosque Municipal, hoje um dos principais atrativos do nosso município que recebe cidadãos da nossa cidade e de outras localidades. Neste espaço, localizado na região central, antes era um terreno que não tinha nada, só terra e mato. Hoje tem inúmeras atrações, como um belíssimo lago, pista de caminhada em meio a natureza, parquinho infantil, academia ao ar livre e atualmente abriga as criações artesanais feitas pelos participantes da Cooperativa denominada Criarte.

E este só foi o primeiro espaço público de lazer que criamos. Hoje, a população de Pinhais conta com cinco bosques, sete campos de futebol e três canchas, são quase 10 parques e mais de 30 praças. Nestes espaços existem diversas atrações para todas as famílias, além de pistas de caminhadas, ciclovias, academias ao ar livre, Pinhais hoje tem espaços que são referências, como o Parque das Águas, que transformou um espaço onde era cavas e nada utilizável, em um exuberante local que atrai milhares de pessoas todos os meses. O mesmo acontece com o nosso Parcão, que é referência e um lugar que antes diversas famílias moravam em situação de risco à beira do Rio Atuba.

Em Pinhais é assim! Fazemos política que dá resultados para a população.

Continuar Lendo

Tendência