Entrevista

Prefeito Marquinhos: “Construindo Piraquara para o futuro”

Publicado

em

Com belas paisagens naturais, Piraquara, com seus mananciais, é área de proteção ambiental é responsável por cinquenta por cento do abastecimento de água da Grande Curitiba. Nesta edição, o Jornal Face da Notícia trás uma entrevista especial com o prefeito desse importante município da RMC. (Região Metropolitana de Curitiba). O prefeito Marcus Maurício de Souza Tesserolli (Professor Marquinhos) é Natural de Piraquara. Engenheiro Civil, pós graduado em gestão pública, professor da rede estadual há mais de 28 anos, funcionário público municipal há 20 anos. Ingressou na política em 2008, quando foi eleito vereador. Em 2012, foi eleito prefeito com mais de 50% dos votos válidos. O prefeito Marquinhos é casado e tem uma filha. Ele faz uma avaliação da atual situação do município, fala sobre obras, educação, saúde, turismo, emprego, entre outros assuntos que você acompanha na íntegra.

Face – Como o senhor avalia o município de Piraquara atualmente?

Marquinhos – Piraquara é uma cidade com mais de 100 mil habitantes e com muitas dificuldades, um município da RMC. Eu sempre comento que a grande Curitiba é muito cruel com as cidades da RM, eu cito como exemplo: o Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais é o Aeroporto Internacional de Curitiba; o Autódromo Internacional de Pinhais é o Autódromo Internacional de Curitiba; a Expotrade, é de Curitiba; mas, a Penitenciária é de Piraquara. Isso ilustra bem a forma de que para Curitiba, o que é bom é nosso, o que não é bom, joga pra lá. Mas agora que estamos participando mais efetivamente da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba) e, com a participação do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, com o Neco Prado, que é o Secretário dos Assuntos Metropolitanos e com o prefeito de Pinhais, Luizão, estamos procurando mudar essa realidade, que Curitiba olhe com carinho para as cidades iguais a Piraquara. Estamos tentando fazer uma revolução, porque as pessoas nos cobram: por que as coisas acontecem em Quatro Barras, em Pinhais e em São José dos Pinhais, (que são as cidades mais próximas a nós), e em Piraquara as coisas não acontecem. Aqui não podemos ter indústrias, não podemos gerar empregos. Não adianta tentar trazer indústrias pra cá se não vou conseguir, tenho que achar a vocação do município.  Piraquara é uma cidade que cresceu em cima de um preconceito muito grande por ter o Complexo Prisional e um Hospital de Hanseníase, mas é uma cidade linda com um povo maravilho. Então, queremos transformar Piraquara e deixar esse complexo de coitadinha. Piraquara é uma cidade que tem muitos problemas, nós fazemos parte do G100 (100 Municípios do Brasil que tem população acima de 80 mil habitantes com índice de desenvolvimento sócio econômico muito baixo). Infelizmente Piraquara faz parte do G100 e como vamos fazer para mudar isso? Trabalhando com dedicação, buscando, trazendo para a cidade o resgate, o orgulho do piraquarense de dizer, eu moro em Piraquara.

 

Face – E qual seria a vocação de Piraquara?

Marquinhos – A vocação de Piraquara está ligada a área de turismo, já que o Município conta com inúmeras belezas naturais e um povo acolhedor.

Face – E o que está sendo feito para melhorar esta área e atrair mais turistas?

Marquinhos – Temos um projeto que estamos buscando uma parceria junto ao Sebrae que ainda estamos guardando a sete chaves porque existe um momento certo para lançar. Mas é justamente isso, essas belezas naturais, esse povo maravilhoso e acolhedor que tem em Piraquara, e assim trazer as pessoas da Grande Curitiba, ai sim, não usando contra a gente, mas a favor da gente, para que eles venham visitar e vejam que é uma cidade linda, maravilhosa, com povo acolhedor. Mas temos um projeto junto ao SEBRAE para o desenvolvimento do turismo. Percebemos que aos sábados e domingos as pessoas vão até Morretes e esperam de três a quatro horas para almoçar. Então, porque não vir a Piraquara? Temos que desenvolver isso junto com o povo piraquarense. Hoje não temos aqui um número de restaurantes satisfatórios, iremos trazer cursos de gastronomia, curso de jardinagem, em fim, temos que interagir junto com toda a sociedade. Não é fácil, as coisas não acontecem de uma hora pra outra, mas estamos trabalhando firmes nesse propósito e na entrada do nosso terceiro ano de mandato já teremos o projeto bem encaminhado.

 

Face – O que é mais importante para o senhor na administração pública?

Marquinhos – A administração pública está aqui para servir o Município, atender as pessoas. Temos olhado com carinho para o cidadão piraquarense, é pra ele que a gente está aqui.

 

Face – Quais são as prioridades para o  município atualmente?

Marquinhos – Quando assumimos a prefeitura percebemos que já tínhamos algumas secretarias bem estruturadas, é o caso da Secretaria de Educação, por exemplo. A educação sempre é prioridade, porque sempre podemos fazer mais, sentimos que a nível de País podemos melhorar. A educação no nosso município já estava bem encaminhada, então, não quisemos fazer aquela coisa de “terra arrasada”, tudo aquilo que nosso antecessor fez, é ruim e não vamos continuar assim, temos que valorizar as coisas boas que foram feitas e dar continuidade, melhorar, é isso que fizemos, hoje estamos investindo aproximadamente 30% na educação. A saúde também é prioridade, estamos melhorando os investimentos na saúde que está próximo a 25%. Acho que o nosso grande mérito nesse primeiro ano de mandato foi recuperar a malha viária, as ruas da cidade que estavam em uma situação ruim e a valorização do funcionário público municipal.

 

Face – Quais são as principais obras realizadas no Município nos últimos 18 meses?

Marquinhos – Estamos com várias obras em andamento, a construção de três escolas, seis creches, três unidades de saúde, algumas quase prontas e outras estamos iniciando as obras de terraplanagem. Temos liberados cinco quilômetros de pavimentação que já estão em obras, e outros cinco quilômetros já liberados que serão licitados. Queremos terminar 2014 tendo licitados e prontos para executar aproximadamente 18 quilômetros de asfalto. É um Programa de Pavimentação que estamos buscando recursos na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e no Ministério das Cidades. O Município de Piraquara é muito grato ao governo do Paraná e ao governo Federal, eles tem sido parceiros importantes para nós.

 

Face – Nos próximos meses de administração do prefeito Marquinhos, o que a população de Piraquara pode esperar?

Marquinhos – Eu penso grande, sabemos que nem tudo depende de nós. Eu acredito muito em Deus, acredito no potencial da minha cidade e acho que podemos fazer uma transformação. Ao término do meu primeiro mandato, de quatro anos, a gente não sabe se vai continuar na política, ou não, até porque não sou político de carreira, sou um cidadão que resolveu se candidatar num determinado momento, primeiro para vereador e em seguida para prefeito. Não sei até quando vou continuar na política, mas quero dizer aos cidadãos de Piraquara que no término desse mandato quero mostrar em números, como professor de matemática e engenheiro que sou, que nós podemos fazer sim e que estamos fazendo muito mais do que foi feito nos períodos iguais a que nos antecederam. Uma vez me perguntaram: qual é o legado que podemos deixar? Puxa, acho que o legado que podemos deixar é que a política pode sim ter gente séria, comprometida, dedicada e que pense 24 horas por dia na cidade da gente.

 

Face – Falando em política, estamos no período eleitoral, o que o senhor, e Piraquara podem esperar dos reeleitos e dos eleitos que irão assumir a partir de primeiro de janeiro?

Marquinhos –  Independente das questões políticas partidárias que aqueles governantes que vão se reeleger, que continuem olhando com carinho, vendo Piraquara como uma parceira boa. Aqueles que vão se eleger que independente do posicionamento político partidário do prefeito de  Piraquara, porque eu tenho meu posicionamento político partidário sim, que eles olhem com carinho, que vejam que a cidade tem um potencial muito grande, que levem em consideração aquilo que o Município pode crescer, que a gente tenha bons parceiros para construir uma cidade cada vez melhor, mas começando de dentro da cidade pra fora. O cidadão de piraquara tem que ajudar a construir uma cidade melhor para que possamos ter o apoio das pessoas que estão fora.

Por Jane Rita Lentch/Face da Notícia

 

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrevista

Rosa Maria: Pinhais comemora 32 anos em pleno crescimento

Publicado

em

Nos 32 anos de Emancipação Política de Pinhais (comemorados no dia 20 de Março), o Jornal Face da Notícia traz uma entrevista exclusiva com a prefeita Rosa Maria de Jesus Colombo, mais conhecida como professora Rosa Maria. Natural da cidade de Santa Fé, norte do Paraná, Rosa Maria é professora há quase 40 anos, foi diretora por duas vezes do Colégio Arnaldo Busato em Pinhais. Durante o primeiro mandato do ex-prefeito Luizão, foi Secretária Municipal de Educação. Em 2012, Rosa Maria foi eleita a vereadora mais votada de Pinhais. Durante o segundo mandato do ex-prefeito Luizão, assumiu a Secretaria de Administração. Já em 2016, foi eleita vice-prefeita ao lado de Marli Paulino, com 82% dos votos. Em 2020 se elege novamente a vice-prefeita ao lado de Marli Paulino e em abril de 2022, Rosa Maria assumiu a prefeitura de Pinhais. Nesta entrevista ao Jornal Face da Notícia, Rosa Maria fala sobre o desenvolvimento econômico e social da cidade, projetos para a saúde, educação, meio ambiente e muito mais. 

– Como a senhora avalia Pinhais aos 32 anos?

Eu avalio a cidade de Pinhais nesses 32 anos, como um município que está em plena evolução, uma cidade que tem amadurecido, uma população que tem acreditado, que tem participado e que de fato as políticas públicas eficientes vem transformando a vida das pessoas que aqui vivem.

– Quais os projetos para a saúde?

Teremos a construção de três novas unidades de saúde básica modernas ampliadas e o novo Hospital com UTI, também o fortalecimento de equipes para melhor atender a nossa população que merece um atendimento especializado.

– O que a comunidade de Pinhais pode esperar na área da educação e meio ambiente?

Na área da educação, entregaremos para a população quatro novas unidades de Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), e uma escola em tempo integral, ampliando as vagas, tanto da Educação Infantil quanto de educação em tempo integral. Vamos fortalecer e valorizar ainda mais os profissionais da educação, para entregar uma educação de qualidade. Já no meio ambiente, nós continuaremos mantendo todas as ações de cuidado com os rios, ampliação de ecopontos e um trabalho forte no sentido de qualificar e melhorar a coleta seletiva de resíduos sólidos. Temos uma preocupação e um cuidado muito especial e continuado com a nossa causa animal, pois quando cuidamos dos animais e do meio ambiente, nós cuidamos da cidade e das famílias.

– Na economia, (Indústria e Comércio) e na Infraestrutura quais são os destaques para o futuro?

Com relação à infraestrutura, hoje temos um grande programa que é o “Avança Pinhais”, no sentido de qualificar e de ampliar a infraestrutura de calçadas, luz de LED, equipamentos, com um olhar especial no cuidado com a cidade. No momento que nós trazemos investimentos de infraestrutura, também trazemos e atraímos empresas para desenvolver nosso município. Em relação às empresas, também temos feito um trabalho de modernização e de inovação para desburocratizar e dar todo o atendimento, ter a devida parceria com o campo do empresariado que são aqueles que geram desenvolvimento para a nossa cidade.

– O que é mais importante para a senhora na administração pública?

A gestão pública é muito complexa, mas o que centraliza o nosso trabalho é o cuidado e atenção às pessoas. Todas as ações, todas as políticas públicas realizadas, precisam ter como centralidade as pessoas, independentemente de faixa etária. E, sobretudo, devemos cuidar das mais vulneráveis, então cuidar das pessoas é a nossa prioridade absoluta.

– Pré-candidata a reeleição nas eleições em outubro de 2024, na sua avaliação, como a cidade de Pinhais está sendo preparada para o futuro?

Sou pré-candidata à reeleição em 2024 e o lema da nossa gestão é: “Em Pinhais a gente faz, a gente cuida”. Pois, para eu preparar a cidade para as futuras gerações, preciso cuidar delas agora com a juventude, com as crianças, com as pessoas idosas, na infraestrutura, no meio ambiente, educação, assistência social, na área da segurança, ou seja, as políticas públicas precisam estar centralizadas nas pessoas. Então, nossa cidade tem se preparado, cuidando da nossa população, porque em Pinhais a gente faz, a gente cuida.

Da Redação Por Jane Rita Lentcsh DRTPr 9996

Parque das Águas em Pinhais (Foto: Roberto Dziura Jr)
Pinhais 32 anos (Foto: Roberto Dziura Jr)

Continuar Lendo

Entrevista

PINHAIS 30 ANOS – Prefeita Marli comemora avanços dos últimos anos

Publicado

em

 Em entrevista ao Jornal Face da Notícia, a prefeita Marli Paulino fala sobre o desenvolvimento do Município, faz um balanço da gestão que está no segundo mandato, os 30 anos de Pinhais e fala ainda sobre os desafios da pandemia.

Prefeita Marli, a senhora está em seu segundo mandato como prefeita de Pinhais e a atual gestão está marcada pela pandemia. Como tem sido administrar o município neste período?

Este é um momento delicado, repleto de desafios, especialmente na área da saúde, mas todos os setores sentiram os impactos da pandemia, isso é inevitável e pegou todo mundo de surpresa. Porém, em Pinhais, posso falar, com certeza, que nossa organização, comprometimento com todas as áreas da administração municipal, planejamento e trabalho eficiente das nossas equipes, fizeram com que o nosso município continuasse com os investimentos, projetos e ações.

 Tem sido um momento que demonstra quais cidades e gestores estão preparados para este grande desafio. Sempre priorizamos a vida, valorizamos as pessoas, sabemos que tiveram muitas perdas, mas trabalhamos com responsabilidade e enfrentamos de cabeça erguida esse desafio. Lamento profundamente todas as perdas que tivemos para a Covid-19, são perdas irreparáveis em um momento histórico único.

Qual o balanço da sua gestão até aqui?

 Avançamos muito, apesar de todas as dificuldades de um ano pandêmico e também da crise econômica, eu avalio de forma muito positiva. Nosso desafio ao assumir o segundo mandato era de dar continuidade ao bom trabalho que vínhamos desempenhando, e cumprir com os compromissos que assumimos com a população. Já cumprimos mais de 40% do plano de governo e continuamos a trabalhar, entregar projetos, obras e muito mais.

 A cidade continuou a crescer, em um período em que muitos gestores tiveram dificuldade até mesmo de arcar com despesas de funcionários, mas nós nos organizamos e mantivemos nossos compromissos. Sempre destaco que eu e a vice-prefeita Rosa Maria temos nos empenhado para fazer de Pinhais uma cidade cada vez melhor, e este bom resultado tem sido alcançado graças a dedicação dos servidores e uma equipe técnica qualificada que pensam a cidade não só para uma gestão, mas a longo prazo.

A senhora citou que 40% está cumprido, fale um pouco sobre o andamento do Plano de Governo?

Como mencionei anteriormente, nosso planejamento e organização nos mantiveram no caminho do progresso. Prova disso é que em menos de dois anos de gestão já temos mais de 40% do nosso Plano de Governo executado e boa parte das propostas em andamento.

Posso citar a implantação do Centro de Castração e da nova unidade de saúde do Atuba que serão entregues em breve; ampliação das equipes de saúde; criação da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito; inauguração do Centro de Referência Maria da Penha; início da 2ª fase do Parque das Águas; implantação do Plano Municipal de Recuperação das Atividades Econômicas – Superação; revitalização e melhorias em diversas bairros, como por exemplo a total revitalização da Rua Manoel Bandeira e criação de um novo binário, implantação de vale-alimentação permanente para nossos servidores.  E tantos outros serviços e ações que estamos colocando em prática.

“Com planejamento e com muito trabalho, o município deixou de ser visto como um bairro da capital e ganhou destaque no cenário Estadual. Isso é motivo de orgulho para mim e também para todos os pinhaenses”

 A área da saúde é mais demandada agora na pandemia, quais as ações que estão colocando em prática para atender as necessidades da população?

Esta é a área com mais demandas, certamente, e temos enfrentado todos estes desafios impostos com muita responsabilidade e sempre pensando que estamos lidando com o bem mais precioso das pessoas, que é a vida. Os profissionais de saúde estão na linha de frente e muito empenhados em prestar o atendimento necessário para a nossa população. Como principais ações destaco o aumento das equipes de saúde, melhorias nos espaços de atendimento – tendas nas unidades, otimizações e adequações – realização da Operação Saúde para dar uma atenção ainda maior para esta área, com mutirões de testagem e vacinação, por exemplo.

 Temos avançado cada vez mais com a vacinação e temos nos destacado no Estado do Paraná em relação ao número de pessoas imunizadas. 93,49% da população, a partir de 5 anos de idade, já está vacinada com a primeira dose e com segunda dose já alcançamos 81,04% da população, a partir de 12 anos. Agora os nossos esforços estão em avançar com a vacinação infantil e a aplicação da dose de reforço.

Neste próximo mês Pinhais completa 30 anos. Como evoluiu esta jovem cidade?

 Pinhais está entre os municípios mais jovens do Estado, mas também um dos mais promissores. Temos muito a comemorar nestes 30 anos, porque Pinhais cresceu, se desenvolveu e hoje é referência em diversas áreas. Com planejamento e com muito trabalho, o município deixou de ser visto como um bairro da capital e ganhou destaque no cenário Estadual. Isso é motivo de orgulho para mim e também para todos os pinhaenses.

Planejamos um calendário com diversas atividades para comemorar esta data especial. As comemorações iniciam agora no final de fevereiro e encerram no começo de abril. São inaugurações, entrega de obras, eventos esportivos e de atendimento à população. Então estão todos convidados a participarem com a gente dessa grande comemoração. (Foto: CSPMP)

 

 

Continuar Lendo

Entrevista

Prefeito Josimar Fróes: “As ações em andamento tiveram continuidade e o município abriu novas frentes em todas as áreas”

Publicado

em

Em entrevista ao Jornal Face da Notícia, o prefeito de Piraquara Josimar Fróes falou sobre os primeiros cem dias do governo, as prioridades no município e a vacinação para a imunização contra a Covid 19. Confira:

– Como o prefeito avalia os primeiros cem dias de governo?

Josimar – Nos organizamos, estabelecemos metas e fomos ao trabalho. Durante os três primeiros meses, a Administração Municipal passou por ajustes das equipes, alinhamento com novas diretrizes, estabelecimento de metas, execução de políticas públicas e a implantação do atual modelo de gestão. Nosso planejamento garantiu que todos os serviços continuassem sendo prestados à população sem prejuízo durante o período de reorganização, que é comum em troca de gestões. As ações em andamento tiveram continuidade e o município abriu novas frentes em todas as áreas. Entre os destaques, ressaltamos o efetivo combate à pandemia da Covid-19 com a organização e avanço da campanha de vacinação.

– Quais as prioridades para os próximos meses?

Josimar – O combate a pandemia segue firme, mas também já temos outras frentes em andamento. Entendemos que cuidar da saúde da população e avançar com a vacinação refletirá em todas as demais ações do município. A retomada da economia é outra agenda que implantamos com a inauguração do Escritório de Compras Públicas de Piraquara, por exemplo, onde queremos que as nossas pequenas, médias e grandes empresas sejam os principais fornecedores da administração pública. Também seguimos com a execução do Programa de Pavimentação com obras em andamento e projetos prontos para licitarmos. No meio ambiente, a crise hídrica atual precisa ser discutida e Piraquara compensada por todo o cuidado com a água que fornecemos para Curitiba e Região Metropolitana. A revisão do Plano Diretor e execução do Plano de Mobilidade, que estão em andamento, também são nossas prioridades para planejarmos a cidade e buscarmos alternativas para o desenvolvimento maior do município. Enfim, são várias as pautas e temos muito trabalho pela frente.

– Como o senhor vê a vacinação para a imunização contra a Covid 19 no município?

Josimar – Piraquara é referência na vacinação em toda a região metropolitana. Conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde, mas com a cooperação de todas as demais secretarias municipais, a Campanha Imuniza Piraquara fez com que a vacina ocorresse de forma satisfatória. Desde o ano passado, nos preparamos para esse momento garantindo todos os insumos necessários para quando as doses chegassem. Compramos refrigeradores novos e organizamos toda a nossa logística de atendimento no Complexo Administrativo Vila da Cidadania. Isso refletiu na vacinação da população, onde Piraquara foi um dos primeiros municípios da Região Metropolitana a concluir a vacinação dos idosos acima de 60 anos ainda no final de abril. Trabalhamos de domingo a domingo e lançamos o Corujão da Vacinação com atendimento noturno nas quintas-feiras. Agora, já na primeira semana de maio vamos iniciar o grupo de comorbidades. Também integramos o Consórcio Nacional para possível compra de vacinas diretas, quando for permitido. Evidente que dependemos da disponibilidade de doses que nem sempre chega a contento, mas quando recebemos não medidos esforços para que elas cheguem o quanto antes no braço das pessoas.

Da redação/Face da Notícia

Foto: Divulgação/PMP

Continuar Lendo

Tendência