Cidades

Corporações policiais são homenageadas pela ACP

Publicado

em

 

CURITIBA – As corporações da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal de Curitiba foram homenageadas pela Associação Comercial do Paraná (ACP), em reconhecimento da atuação prevista na Constituição Federal de preservação da ordem, segurança dos indivíduos e combate à criminalidade em todas as suas modalidades. O evento foi organizado pelo Conselho Político nesta terça-feira (18) na sede da entidade.

Os diplomas referentes foram entregues aos dirigentes das organizações respectivas pelo presidente Antonio Miguel Espolador Neto e vice-presidente Jean Michel Galiano, representando o coordenador do Conselho Político, Sinval Lobato Machado, impossibilitado de comparecer por motivos pessoais.

As homenagens foram recebidas pelo tenente coronel PM Guilherme Rocha, representando o comandante geral, coronel César Vinicius Kogut; delegada Nilcéia Ferraz da Silva, da Polícia Civil; delegado Rosalvo Ferreira Franco, superintendente do Departamento de Polícia Federal do Paraná; Gilson Luís Cortiano, superintendente da Polícia Rodoviária Federal do Paraná e inspetor Cláudio Frederico Carvalho, diretor da Guarda Municipal de Curitiba.

Inversão de valores

Em nome da Associação Comercial do Paraná, o presidente Antonio Espolador Neto enalteceu a ação das instituições policiais mantidas pelo município, Estado e União, “cujo objetivo é combater dia e noite a criminalidade e preservar a segurança da população e do patrimônio público e privado”. Disse também que a população “deve ser advertida da inversão de valores que muitas vezes criminaliza a ação policial, ao passo que trata os infratores como vítimas da injustiça da lei”.

O delegado Rosalvo Ferreira Franco, superintendente da Polícia Federal, agradeceu a homenagem em nome das demais corporações, sendo aplaudido ao se referir aos efeitos da Operação Lava-Jato.

 

O vice-presidente Jean Michel Galiano enfatizou que “em nosso País não há espaço para divisões”, assegurando que “Norte e Sul nada mais são do que representações de caráter geográfico”, repudiando “qualquer tentativa de grupos políticos e ideológicos de dividir o povo brasileiro”.

O trabalho policial, segundo Jean Michel “deve ser louvado pela sociedade”, porquanto “a polícia é o lado do bem contra o mal”. Citando o jornalista José Roberto Guzzo, em artigo publicado recentemente pela revista Exame, o vice-presidente da ACP repetiu que “nosso grande problema não é o crime, mas a polícia”, ao complementar que “os brasileiros fariam um grande favor a si mesmos se tomassem a decisão de ficar, com o máximo de clareza e na frente de todo mundo, a favor da polícia”.

Heroi do cotidiano

Convidado especial do evento, o jurista René Ariel Dotti, ministrou a conferência intitulada “O reconhecimento público do trabalho policial”, uma autêntica aula magna que esclareceu com base em princípios constitucionais a importância da prestação de serviços de segurança pública, como “a apuração de infrações penais contra a segurança nacional, a ordem política e social ou em detrimento de bens e serviços ou interesses da União, assim como ilícitos penais com repercussão interestadual”, além da competência para “prevenir e reprimir o tráfico de entorpecentes e drogas afins”.

Dotti afirmou ainda que “é elementar que num Estado Democrático de Direito, os órgãos da Segurança Pública devem servir à comunidade e não ao governo como é próprio dos regimes políticos totalitários, que utilizam a força de trabalho dos policiais para manter a ideologia do Estado e perseguir os dissidentes”.

Na conclusão de sua brilhante exposição o respeitado criminalista, com 50 anos de experiência na área, elogiou a iniciativa do Conselho Político da Associação Comercial do Paraná, apelando à união de todos “nesse relevante projeto comunitário que além de desenvolver meios e métodos de valorização do policial civil e militar de nosso Estado, possa chegar aos lares de todos esses profissionais para que seus familiares tenham orgulho e alegria de constatar que além de honrar o cargo público, esses heróis do cotidiano transformam o exercício da função em cumprimento de uma missão indispensável para a defesa da cidadania”.

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Deputada Marli Paulino é convidada para ser “madrinha” da Expocamp de Campina Grande do Sul

Publicado

em

A deputada estadual Marli Paulino (SD) protocolou o projeto de lei, na Assembleia Legislativa do Paraná, para inserir a ExpoCamp (Exposição Agropecuária e Industrial), de Campina Grande do Sul, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

Na ocasião do anúncio, feito pela deputada durante a abertura oficial do evento, realizada na sexta-feira, dia 19, Marli foi convidada pelo prefeito municipal, Bihl Zanetti, para ser “Madrinha da Festa”. O evento acontece tradicionalmente no mês de abril, nesta edição de 2024, aconteceu nos dias 19, 20 e 21.

“Tenho trabalhado bastante, com muita dedicação pelos municípios do Paraná, em especial pela região metropolitana de Curitiba, e Campina Grande do Sul já recebeu minhas indicações de recursos, e agora entramos com mais este projeto para evidenciar esta magnífica festa e esta importante cidade”, declarou a deputada.

A exposição que está na sua terceira edição, já é um sucesso com grande participação do público local e visitantes de toda região metropolitana. Durante os três dias consecutivos há exposições da indústria, dos produtores, criadores, rodada de negócios, exposição de animais de pequeno, médio e grande porte, artesanato, praça de alimentação e shows com bandas regionais e de renome nacional no palco externo.

Realizada na maior arena coberta da América Latina, o local conta com três pavimentos que engloba 11 mil metros quadrados de área construída. Tem um palco de 860 metros quadrados e capacidade para 15 mil pessoas sentadas ou até 30 mil em pé.

Vale destacar que a ExpoCamp tem como característica valorizar o produto regional. “O município de Campina Grande do Sul cresce e se desenvolve rapidamente e com este evento a cidade fica em evidência oportunizando a interação de diversos segmentos econômicos, como o agronegócio, indústria, comércio, serviços, lazer e gastronomia”, enumerou a deputada Marli.

Neste ano, o evento contou com os shows nacionais na sexta-feira (19) de Guilherme e Benuto, João Bosco e Vinícius, no sábado (20) de Clayton e Romário, Marcos e Belutti e no domingo (21) de Bruno e Marrone. (Assessoria/Foto: Diego Tiller/PMCGS)

Continuar Lendo

Cidades

Cursinho pré-vestibular Mais Pinhais está com vagas abertas para inscrições

Publicado

em

A Prefeitura de Pinhais está com vagas abertas para o cursinho pré-vestibular Mais Pinhais, que prepara para o vestibular da UFPR, Enem e as principais instituições de ensino superior no Brasil. As vagas são limitadas e a inscrição vai até o dia 16 de fevereiro. As aulas acontecerão presencialmente das 19h às 22h40, de segunda a sexta-feira, e nos finais de semana acontecerão revisões, simulados e assistências, conforme o calendário divulgado. O curso é exclusivo para moradores de Pinhais e gratuito.

Confira a programação 

Inscrições – até o dia 16 de fevereiro de 2024

Validação do login e senha pelo candidato – de 20 a 23 de fevereiro

Aplicação do teste seletivo; online – 25 de fevereiro

Entrega de resultado do teste seletivo – 26 de fevereiro

Divulgação da 1ª chamada – 27 de fevereiro a partir das 19h, no site da prefeitura

Serviço 

Cursinho Pré-vestibular Mais Pinhais – Gratuito

Inscrições até o dia 16 de fevereiro através

(Foto: Yuri Martinez/SCP)

Continuar Lendo

Cidades

17 mil vagas: Agências do Trabalhador têm oportunidades em todas as regiões do Paraná

Publicado

em

As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 17.038 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 3.498 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de operador de telemarketing receptivo, com 480 vagas, operador de telemarketing ativo e receptivo, com 383, e operador de processo de produção, com 308.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (5.466). São 773 vagas para auxiliar de linha de produção, 480 para operador de telemarketing receptivo, 383 para operador de telemarketing ativo e receptivo e 214 para auxiliar de cozinha.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 276 vagas para preenchimento urgente: atendente de lanchonete (160), ajudante de açougueiro no comércio (45), fiscal de loja (38), eletricista de manutenção industrial (20) e auxiliar de manutenção predial (13).

A Região de Cascavel aparece em seguida, com 3.876 oportunidades, entre elas 755 para auxiliar de linha de produção, 270 para abatedor de aves, 263 para operador de processo de produção e 250 para Abatedor de porco.

As regiões de Londrina (1.279), Campo Mourão (1.181), Umuarama (1.107) e Pato Branco (1.032) também disponibilizam oportunidades em todos os setores.

Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são auxiliar de linha de produção, com 231 vagas, alimentador de linha de produção, com 111, operador de caixa, com 47, e abatedor de aves, com 36 oportunidades.

Em Campo Mourão, no Centro-Oeste, os destaques são para auxiliar de linha de produção (324), alimentador de linha de produção (53), soldador (49) e magarefe (37).

Na Região de Umuarama, no Noroeste, há oferta de emprego para as funções de auxiliar de linha de produção, com 498 oportunidades, ajudante de reflorestamento, com 120, reflorestador, com 50, abatedor de porco, com 30.

Em Pato Branco, no Sudoeste, há vagas para auxiliar de linha de produção (175), trabalhador da avicultura de corte (50), operador de processo de produção (45) e vendedor interno (45). (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Continuar Lendo

Tendência