CURITIBA – Cartas escritas ao Papai Noel por 670 estudantes da Escola Municipal CEI Antônio Pietruza, no Tatuquara, tiveram resposta na tarde desta quinta-feira (11). Pedidos como bolas, biclicletas, bonecas e centenas de outros brinquedos foram todos atendidos e entregues para as crianças. Os presentes foram o resultado da Campanha Papai Noel dos Correios, que neste ano mobilizou padrinhos que ofereceram presentes para 11.154 estudantes de 37 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede municipal de ensino.
A entrega começou pela Escola Municipal CEI Antônio Pietruza e nos próximos dias será feita nas demais unidades selecionadas para a campanha. Cada presente doado por um padrinho chega às mãos da criança acompanhada da cartinha escrita para solicitar o presente. “Meus pais trabalham na reciclagem e todos os meus brinquedos eles acharam nos materiais que recolhem, sem perna ou sem cabeça. Eu nunca ganhei um brinquedo novo”, escreveu Nathan dos Santos, de 13 anos que foi presenteado com os bonecos dos personagens Tartarugas Ninjas que ele pediu.
Também teve seu pedido atendido o estudante Rafael da Solva Ramos, de 9 anos, que ganhou a bola e a cesta básica que pediu na cartinha escrita ao Papai Noel. “Quero muito uma boneca sereia para brincar”, escreveu Alana Oliveira da Silva, de 5 anos, que teve dificuldades para segurar a caixa enorme na qual o brinquedo estava embrulhado.
Danilo Pereira, além de escrever a cartinha, preparou-se de maneira especial para o encontro com o bom velhinho. Integrante da fanfarra da escola, o garoto caprichou na apresentação feita aos colegas e que serviu para recepcionar a chegada do Papai Noel na escola. Também aconteceram apresentação de música e dança.
Tão emocionada quanto as crianças ficou a diretora a escola Tatiane Gonçalves. “Foi um momento mágico e muito especial para nossas crianças. A preparação das cartas foi por si uma atividade muito prazerosa, mas a alegria de vê-los com os presentes nas mãos, em frente ao Papai Noel foi incrível. Só temos a agradecer ás pessoas que contribuíram para que tudo isso acontecer”, disse Tatiane.
A campanha Papai Noel dos Correios é realizada há 25 anos e incentiva pessoas a responderem cartas escritas ao Papai Noel por crianças carentes ou em situação de vulnerabilidade social.
Mais do simplesmente pedir um presente, a campanha serve para incentivar entre as crianças a produção de textos e desenhos. As mensagens que são registradas nas cartinhas são fruto de atividades trabalhadas em salas de aula ou nas salas de atendimento, onde as crianças são incentivadas a produzir a partir do encantamento do Natal. Também aprendem a desenvolver a habilidade da redação de carta, endereçar e usar corretamente o código de endereçamento postal (CEP). Foto: Everson Bressan/SMCS