Cidades

José Zeitel: um homem que marcou o desenvolvimento e a história de Pinhais

Publicado

em

 

PINHAIS – “A Secretaria de Desenvolvimento Econômico possui profissionais capacitados, uma equipe que não cansa de me surpreender”. Essa frase demonstra uma característica marcante de José de Seixas Zeitel, a valorização do outro. Sendo assim foi um homem de muitos amigos. Empresário, levou sua experiência para atuação como secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Pinhais. Um cargo que comandou desde 2009 até a madrugada desta segunda-feira (27), quando faleceu em decorrência de problemas cardíacos. Um triste episódio que deixará Pinhais em luto oficial por três dias.

Visita ao prédio em construção, que atualmente abriga a Agência do INSS (arquivo PMP 2010)

Visita ao prédio em construção, que atualmente abriga a Agência do INSS (arquivo PMP 2010)

José Zeitel era Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em Administração Industrial pela Universidade Federal do Paraná e MBA em Estratégia e Gestão de Negócios, pela mesma instituição. Ao assumir a Semde – Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Zeitel utilizou sua bagagem profissional para contribuir com o alavanque econômico de Pinhais, o menor município e a 11ª maior economia do Estado do Paraná.

A notícia de sua morte pega todos de surpresa, e aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com ele destacam sua integridade e incansável dedicação a Pinhais. Ao lamentar o ocorrido, o prefeito do município, Luizão Goulart, relembra o convite feito a Zeitel para assumir a pasta. “Uma das prioridades de nosso plano de governo era fazer a cidade se desenvolver. Tivemos a felicidade de escolher Zeitel e ele vinha cumprindo este compromisso com muita competência, pois tinha olhar de gestor e de empresário”, afirmou Luizão.

Em entrevista, concedida no ano de 2013, Zeitel também relembrou o convite feito por Luizão para compor o quadro do executivo municipal, dizendo que uma das motivações para aceitar o pedido, foi a de compartilhar da visão que o empresariado local necessitava de uma maior atenção. Por ser empresário José Zeitel conhecia os anseios e as demandas do setor. “Até então, os empresários não tinham para onde se dirigir para apresentarem suas necessidades, e nós ampliamos esse diálogo”, recordou na época.

Neste sentido, Zeitel desempenhou grandemente seu papel e como gestor contribuiu para o salto significativo que Pinhais teve, em termos econômicos e desenvolvimentistas.  Na época, o município tinha um total de 3.700 empresas e atualmente abriga aproximadamente 11 mil empreendimentos. Um cenário que impacta no aumento da arrecadação e consequentemente em um maior investimento em infraestrutura, além de impulsionar a oferta de empregos. Isso sem citar os incentivos às empresas, a qualificação profissional, bem como o fomento à agricultura urbana e ao turismo, setores abarcados em sua Secretaria.

Um gestor firme em suas decisões, mas acima de tudo – e como é descrito por quem o conhecia – amigo. Zeitel atribuía o sucesso ao trabalho em equipe, ao seu “time”. “Conto com uma equipe que não cansa de me surpreender, que sempre trazem ideias novas e criativas, sabem conduzir com muito comprometimento e qualidade suas atribuições”, definiu Zeitel em 2013.

Natural do Rio de Janeiro veio para Curitiba em 1982 para montar sua empresa, e atualmente residia em Piraquara. Décadas se passaram, mas ele ainda preservava o típico sotaque carioca. Divertido, despojado, mas muito centrado em seu trabalho, demonstrava seu preparo e conhecimento em uma simples conversa.  Zeitel deixa sua esposa Stelamaris, e os filhos Tarcila e Elias.

(Foto: Divulgação/PMP)

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Deputada Marli Paulino é convidada para ser “madrinha” da Expocamp de Campina Grande do Sul

Publicado

em

A deputada estadual Marli Paulino (SD) protocolou o projeto de lei, na Assembleia Legislativa do Paraná, para inserir a ExpoCamp (Exposição Agropecuária e Industrial), de Campina Grande do Sul, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

Na ocasião do anúncio, feito pela deputada durante a abertura oficial do evento, realizada na sexta-feira, dia 19, Marli foi convidada pelo prefeito municipal, Bihl Zanetti, para ser “Madrinha da Festa”. O evento acontece tradicionalmente no mês de abril, nesta edição de 2024, aconteceu nos dias 19, 20 e 21.

“Tenho trabalhado bastante, com muita dedicação pelos municípios do Paraná, em especial pela região metropolitana de Curitiba, e Campina Grande do Sul já recebeu minhas indicações de recursos, e agora entramos com mais este projeto para evidenciar esta magnífica festa e esta importante cidade”, declarou a deputada.

A exposição que está na sua terceira edição, já é um sucesso com grande participação do público local e visitantes de toda região metropolitana. Durante os três dias consecutivos há exposições da indústria, dos produtores, criadores, rodada de negócios, exposição de animais de pequeno, médio e grande porte, artesanato, praça de alimentação e shows com bandas regionais e de renome nacional no palco externo.

Realizada na maior arena coberta da América Latina, o local conta com três pavimentos que engloba 11 mil metros quadrados de área construída. Tem um palco de 860 metros quadrados e capacidade para 15 mil pessoas sentadas ou até 30 mil em pé.

Vale destacar que a ExpoCamp tem como característica valorizar o produto regional. “O município de Campina Grande do Sul cresce e se desenvolve rapidamente e com este evento a cidade fica em evidência oportunizando a interação de diversos segmentos econômicos, como o agronegócio, indústria, comércio, serviços, lazer e gastronomia”, enumerou a deputada Marli.

Neste ano, o evento contou com os shows nacionais na sexta-feira (19) de Guilherme e Benuto, João Bosco e Vinícius, no sábado (20) de Clayton e Romário, Marcos e Belutti e no domingo (21) de Bruno e Marrone. (Assessoria/Foto: Diego Tiller/PMCGS)

Continuar Lendo

Cidades

Cursinho pré-vestibular Mais Pinhais está com vagas abertas para inscrições

Publicado

em

A Prefeitura de Pinhais está com vagas abertas para o cursinho pré-vestibular Mais Pinhais, que prepara para o vestibular da UFPR, Enem e as principais instituições de ensino superior no Brasil. As vagas são limitadas e a inscrição vai até o dia 16 de fevereiro. As aulas acontecerão presencialmente das 19h às 22h40, de segunda a sexta-feira, e nos finais de semana acontecerão revisões, simulados e assistências, conforme o calendário divulgado. O curso é exclusivo para moradores de Pinhais e gratuito.

Confira a programação 

Inscrições – até o dia 16 de fevereiro de 2024

Validação do login e senha pelo candidato – de 20 a 23 de fevereiro

Aplicação do teste seletivo; online – 25 de fevereiro

Entrega de resultado do teste seletivo – 26 de fevereiro

Divulgação da 1ª chamada – 27 de fevereiro a partir das 19h, no site da prefeitura

Serviço 

Cursinho Pré-vestibular Mais Pinhais – Gratuito

Inscrições até o dia 16 de fevereiro através

(Foto: Yuri Martinez/SCP)

Continuar Lendo

Cidades

17 mil vagas: Agências do Trabalhador têm oportunidades em todas as regiões do Paraná

Publicado

em

As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 17.038 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 3.498 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de operador de telemarketing receptivo, com 480 vagas, operador de telemarketing ativo e receptivo, com 383, e operador de processo de produção, com 308.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (5.466). São 773 vagas para auxiliar de linha de produção, 480 para operador de telemarketing receptivo, 383 para operador de telemarketing ativo e receptivo e 214 para auxiliar de cozinha.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 276 vagas para preenchimento urgente: atendente de lanchonete (160), ajudante de açougueiro no comércio (45), fiscal de loja (38), eletricista de manutenção industrial (20) e auxiliar de manutenção predial (13).

A Região de Cascavel aparece em seguida, com 3.876 oportunidades, entre elas 755 para auxiliar de linha de produção, 270 para abatedor de aves, 263 para operador de processo de produção e 250 para Abatedor de porco.

As regiões de Londrina (1.279), Campo Mourão (1.181), Umuarama (1.107) e Pato Branco (1.032) também disponibilizam oportunidades em todos os setores.

Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são auxiliar de linha de produção, com 231 vagas, alimentador de linha de produção, com 111, operador de caixa, com 47, e abatedor de aves, com 36 oportunidades.

Em Campo Mourão, no Centro-Oeste, os destaques são para auxiliar de linha de produção (324), alimentador de linha de produção (53), soldador (49) e magarefe (37).

Na Região de Umuarama, no Noroeste, há oferta de emprego para as funções de auxiliar de linha de produção, com 498 oportunidades, ajudante de reflorestamento, com 120, reflorestador, com 50, abatedor de porco, com 30.

Em Pato Branco, no Sudoeste, há vagas para auxiliar de linha de produção (175), trabalhador da avicultura de corte (50), operador de processo de produção (45) e vendedor interno (45). (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Continuar Lendo

Tendência