Agenda de Eventos

4° Cacharitiba – Outra dose de conhecimento acontece em outubro no Mercado Municipal

Publicado

em

 

CURITIBA – De 1º a 4 de outubro acontece a 4ª edição do Cacharitiba – Outra dose de conhecimento no Mercado Municipal. Com apoio da Prefeitura de Curitiba e realização da cachaçaria Vô Milano, o evento traz personalidades do mundo da cachaça e da gastronomia, degustação às cegas durante toda programação, manutenção e harmonização da culinária com cachaça, petiscos e o lançamento de uma linha de produtos exclusivos do evento.

 

Sendo um evento único e peculiar do Estado, será realizado o lançamento da edição limitada da cachaça Cacharitiba em duas versões: Gralha Azul e Pinhão. Produzidas por dois alambiques paranaenses e com blends (misturas) criados pelos próprios organizadores do evento.

 

Com o objetivo de divulgar a bebida, desmistificando e aumentando seu público consumidor, Cacharitiba difunde a cultura da cachaça, quebra preconceitos e enaltece uma bebida brasileira.

 

Segundo um dos idealizadores e organizadores do evento, Heric Girardello, “o Cacharitiba surgiu de uma oportunidade de realizar um curso de Cachacier em Curitiba, em parceria com o Manoel Agostinho [pesquisador do ramo e cachacier]. Com isso, pensamos, então, em fazer uma minifeira dos produtores e a ideia cresceu. Hoje em dia, o curso deixou de existir e a feira virou o evento em si”, conta.

 

Serão 16 estandes com 23 marcas, entre elas está em destaque a Middas Cachaça – que possui ouro comestível dentro. Com isso, haverá aproximadamente 100 diferentes produtos do Cacharitiba. O evento também conta com a presença do pesquisador de cachaça, Manoel Agostinho; com o proprietário da cachaça Do Ministro, Carlos Átila e diversos produtores proeminentes no ramo da cachaça.

 

Programação

 

Dias 01 a 03 de outubro

9h às 18h – Vitrine da Cachaça

 

Dia 03 de outubro

– Aula Show – Hambúrgueres com Z Gastronomia

– Aula Show – Doces com cachaça – Manacá GAstronomia

– Aula Show – Drinks com cachaça – Gisele Frassão

– Bate-papo com o Cacheciere Manoel Agostinho Lima Novo

– Degustação de petiscos – bar Cana Benta, Z Gastronomia e Manacá Restaurante

– 2º Concurso de Cachaça Cacharitiba – Degustação às cegas com votação pelo público

 

Dia 04 de outubro

9h às 13h – Vitrine da Cachaça

 

Todos os dias

Exposição sobre a cachaça no Paraná com curadoria de Manoel Agostinho

Degustação com os produtores na Vitrine da Cachaça

 

Parceiros

Restaurante Mukeka, Cana Benta, Z Gastronomia, Manacá Restaurante e Gisele Frassão

 

Apoio

Prefeitura de Curitiba

Secretaria de Abastecimento

Mercado Municipal

Ascesme

 

Serviço

Local | Mercado Municipal de Curitiba

Praça de Convivência, setor de Hortifruti

Avenida Sete de Setembro, 1865 – Centro

Dias | 01 a 04 de outubro de 2015

Entrada Livre

 

Dados Econômicos sobre a cachaça

 

A bebida ganhou destaque nacional e internacional e está mais presente na vida social do brasileiro, fruto de um esforço do setor para aumentar sua qualidade.

 

De acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça, o Paraná é o nono Estado em número de produtores. São 19 alambiques formais, segundo os dados do Ministério da Agricultura, mas estima-se que outros 300 atuem na informalidade. A fabricação é artesanal e quando aliada a condições climáticas e de solo favoráveis, o resultado é uma bebida com grife.

 

Em relação as exportações, no ano de 2014 a Cachaça foi exportada para 66 países, com mais de 60 empresas exportadoras, gerando receita de US$ 18,33 milhões, um aumento de mais de 10% em relação à 2013. Também houve um aumento de mais de 10% no volume, sendo exportado um total de 10,18 milhões de litros em 2014.

 

O Brasil possui menos de 2.000 produtores devidamente registrados, com 4.000 marcas. Estima-se que esses produtores possuam uma capacidade instalada de produção de aproximadamente 1,2 bilhão de litros anuais da bebida, porém, anualmente são produzidos aproximadamente 800 milhões de litros.

 

A Cachaça vem vivendo momentos especiais. O reconhecimento pelos Estados Unidos de que a Cachaça é um produto distinto do Brasil quebrou anos e anos de generalização do produto no mercado americano que até então era rotulado como “Brazilian Rum”.

 

A Cachaça também tem se destacado nos principais concursos internacionais de bebidas. O mais recente destes foi o Concours Mondial Spirits Selection 2014 – um dos mais importantes concursos internacionais de destilados que se realizou pela primeira vez em um país da América Latina, no Costão do Santinho em Florianópolis.

 

Em degustações às cegas, foram avaliadas mais de 650 amostras de destilados de todo o mundo e foram premiados de 215: 11 medalhas “dupla de ouro”, 100 de ouro e 104 de prata. O Brasil teve o maior número de medalhas. Ao todo foram 59: 2 dupla de ouro (Grand Gold Medal); 31 de ouro (Gold Medal); e 26 amostras premiadas com prata (Silver Medal). Estes tipos de premiações criam oportunidades de expansão para o produto.

 

 

Cachaça na culinária

 

Outro ramo no qual a bebida está se destacando é na culinária. Diversos restaurantes começaram a apostar nela como destilado gourmet, e com direito a harmonizações com pratos especiais da casa.

 

É o caso do restaurante Mukeka, apoiador do Cacharitiba, inaugurado em 2013 e comandado pelo chef Ivan Lopes. Para quebrar o hábito do curitibano de beber só uísque ou vodca, ele convidou o cachaciere Gustavo Tavares para montar uma carta que hoje possui mais de 20 rótulos.

 

Personagens

Manoel Agostinho Novo – Cacheciere (sommelier de cachaça) e pesquisador de cachaça

Estará presente no evento e disponível antes da data para entrevistas.

 

Mariane Proença – Ilustradora da garrafa Pinhão

Artista plástica formada na Escola de Música e Belas Artes do Paraná,  34 anos de estudo de arte, inúmeras exposições e publicações.

 

Luciano Maccio – Ilustrador da garrafa Gralha Azul.

O desenho da garrafa Gralha Azul é mais escuro e traz os traços da ave e do petit pavê da calçada curitibana. “De linhas pesadas e contornos bem definidos e sólidos, abuso do preto para criar volume em minhas peças”, afirma o artista.

(Foto: Vô Milano)

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Paraná bate novo recorde em abril e tempo de abertura de empresa cai para apenas 8 horas

Publicado

em

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) alcançou novo recorde em abril ao levar 8 horas e quatro minutos, em média, para abertura de empresas. É o menor tempo da história, batendo a marca de 8h55 de março. Com isso, o Estado chegou na 2ª posição no ranking nacional, atrás apenas do Sergipe, que levou 6 horas para registar uma empresa, mas com uma diferença significativa de processos: o Paraná registrou 7.096 e o Sergipe, 602.

A Junta Comercial do Paraná bateu o recorde com o 3º maior volume de solicitações do País em abril, ficando atrás somente de São Paulo, com 28.642 registros, e Minas Gerais, com 8.322. No Brasil, o tempo médio de abertura de empresas em abril foi de 1 dia e três horas, com o movimento de 81.133 processos. Ou seja, o Paraná foi 19 horas mais rápido no mês passado.

Em março, o Paraná era o 3ª colocado no País na agilidade para o empresário obter o registro da sua empresa, em um ano com dados bem marcantes. Em janeiro de 2024, o tempo médio para obtenção do registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) no Estado era de 9h50, em fevereiro de 9h32 e em março de 8h55. O Paraná saltou 24 posições desde janeiro de 2019, quando ocupava a 26º colocação nacional. Há 13 meses consecutivos o Estado está entre os 10 mais ágeis do País.

“É uma evolução constante na Junta Comercial. Desburocratizar os processos era uma das grandes demandas quando assumimos o Governo do Estado e agora estamos acumulando recordes, o que facilita a vida de quem quer empreender e gerar empregos no Paraná”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos efetuam e na efetivação do registro, com a obtenção do CNPJ. Nesse cálculo não são considerados os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para o funcionamento do negócio.

Em tempo de viabilidade, o Paraná alcançou marca de 6 horas em abril, em tempo médio de viabilidade de endereço, a marca foi de 5h58, e em tempo médio de consulta de viabilidade de nome, o tempo ficou em apenas 22 minutos. (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

Continuar Lendo

Notícias

Astro do heavy metal é recebido pelo prefeito de Curitiba em um dos principais projetos de esgrima do país

Publicado

em

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu nesta terça-feira (23/4) no Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho um dos maiores vocalistas do heavy metal de todos os tempos: Bruce Dickinson. Ele retorna a Curitiba em sua turnê “The Mandrake Project Tour” que percorrerá sete cidades brasileiras.

Dickinson, que também é esgrimista de ponta, foi conhecer um dos principais projetos de esgrima realizados no país, em uma parceria da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude com o Instituto Mais Esporte.

“É uma alegria para Curitiba poder receber um artista da envergadura de Bruce Dickinson aqui em nosso Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho. Assim como Bruce, que já foi até convocado para representar a Grã-Bretanha no esporte, esperamos que nossos curitibinhas que estão começando na esgrima cheguem lá”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

Durante a visita o vocalista do Iron Maiden também jogou um combate de esgrima com o atleta curitibano e da seleção brasileira, Alexandre Camargo.

“Para nós da esgrima é muito importante ter o Bruce aqui. Essa visibilidade atrai muitas pessoas, muita gente pra saber esgrima, tem a criançada que gosta, o pessoal mais velho também que acompanha o Bruce, isso acaba promovendo muito o esporte. A esgrima ainda não é um esporte muito conhecido no Brasil e são nesses momentos que a gente aproveita para ganhar mais fãs”, disse Camargo.

Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho

Na capital nacional do esporte, o Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho, no Água Verde, é casa de um dos principais projetos de esgrima realizados no país, em uma parceria da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude com o Instituto Mais Esporte.

Este foi o primeiro Centro de Esporte e Lazer curitibano a incorporar o esporte, em 2018. O espaço conta com uma sala criada para a prática da esgrima com arma branca, máscara e roupa adequadas disponibilizadas gratuitamente, e atletas que se destacam em habilidade e força de vontade.

Segundo Giocondo Cabral, técnico e vice-presidente da Federação Paranaense de Esgrima, Curitiba em breve vai se tornar um celeiro de atletas do esporte.

“Eu acredito que seja um caminho para nós termos futuros campeões, ou pelo menos desenvolver bastante a prática. Nós saímos na frente! Porque os outros têm vários tipos de projetos, né? Em escolas, clubes e Curitiba também tem. Nas praças, só a capital do esporte proporciona, e isso faz a diferença”, afirmou o treinador.

Podem se inscrever alunos a partir de 7 anos, sem limite de idade. Além do Afonso Botelho, Curitiba oferece aulas de esgrima em mais quatro regionais de forma totalmente gratuita: Cajuru, Cidade Industrial, Santa Felicidade e Portão, todas com técnica da espada. Mas no Portão, das nove turmas, sete utilizam o sabre e duas a espada. Para se inscrever basta entrar no Portal Curitiba em Movimento. 


Prefeito Rafael Greca, recebe o vocalista Bruce Dickinson, da banda Iron Maiden, Foto: Pedro Ribas/SMCS

Continuar Lendo

Notícias

Agências do Trabalhador têm 17,4 mil vagas em todas as regiões do Paraná

Publicado

em

As Agências do Trabalhador e postos avançados do Paraná começam a semana pós-Tiradentes com a oferta de 17.425 vagas de emprego com carteira assinada. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 4.207 oportunidades. Na sequência, aparecem as de abatedor de porco, com 655 vagas, vendedor de comércio varejista, com 609, e repositor de mercadorias, com 593.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (4.551). São 370 vagas para alimentador de linha de produção, 302 para operador de telemarketing ativo, 300 para operador de telemarketing receptivo e 293 para vendedor de comércio varejista.

Agência do Trabalhador Central, na Capital, oferta 100 vagas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas, com destaque para as funções de operador bilíngue, com 30 vagas, soldador (com curso técnico na área), com 20, agente administrativo (com curso técnico em administração), com 10. Há ainda ofertas para personal training, desenhista técnico, supervisor de almoxarifado, nutricionista, professor de jardim de infância e confeiteiro.

A Região de Cascavel concentra 4.461 nesta semana. São 1.147 oportunidades para alimentador de linha de produção, 446 para abatedor, 165 para magarefe e 153 para servente de obras.

Londrina (1.695), Campo Mourão (1.613), Foz do Iguaçu (1.365) e Pato Branco (1.181) têm mais de mil ofertas cada. Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são alimentador de linha de produção, com 445 vagas, trabalhador da cultura de cana de açúcar, com 100, motorista de caminhão, com 60, e operador de caixa, com 63 oportunidades.

Em Campo Mourão, os destaques são para alimentador de linha de produção (613), trabalhador da manutenção de edificações (123), abatedor (108) e magarefe (82). Na região de Foz do Iguaçu, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 497 oportunidades, repositor de mercadorias, com 91, operador de caixa, com 74, e servente de obras, com 58.

Em Pato Branco, são ofertadas 361 vagas para alimentador de linha de produção, 60 para trabalhador da avicultura de corte, 57 para operador de caixa e 47 para servente de obras.

Em Ponta Grossa, com 92 vagas, os destaques são as buscas por montador de equipamentos elétricos (30) e armador de estrutura de concreto (5). Em Maringá, há oferta para soldador e vendedor do comércio. Em Jacarezinho são 101 oportunidades para trabalhador volante da agricultura. (AEN/Foto: Geraldo Bubniak)

Continuar Lendo

Tendência