Cidades

Michel Temer é Presidente em exercício do Brasil

Publicado

em

A maioria dos senadores votou favoravelmente à abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff. A presidente foi notificada, na manhã desta quinta-feira (12), da decisão que a afasta do cargo por até 180 dias. Com isso, o vice-presidente Michel Temer assume interinamente a Presidência da República do Brasil até o encerramento do processo de impeachment.

Como presidente em exercício, Temer exercerá plenamente as funções do cargo de comando do Poder Executivo Federal, como chefe do governo e de Estado. Entre as funções do presidente interino estão a nomeação e exoneração de ministros, enviar projetos de lei e Propostas de Emendas Constitucionais ao Congresso, editar medidas provisórias, representar o Brasil em eventos oficiais, entre outras atribuições.

As etapas do impeachment

O andamento do impeachment começou ainda em 2015, quando a Câmara dos Deputados recebeu o pedido do afastamento da presidente Dilma Rousseff, em 21 de outubro. O pedido foi acolhido pela presidência da Casa em 2 de dezembro.

De acordo com os autores do pedido de impeachment, os juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e a advogada Janaina Paschoal, Dilma cometeu crime de responsabilidade, previsto na Lei do Impeachment (lei 1.079/1950), pelo fato de o Tesouro Nacional ter atrasado, intencionalmente, em 2015, repasses de dinheiro a bancos e autarquias – operações conhecidas como “pedaladas fiscais”. Segundo os juristas, esses atrasos se configuraram como empréstimo, o que é proibido por lei.

Além das “pedaladas”, os autores apontaram também como crime de responsabilidade a edição de seis decretos, entre julho e agosto de 2015, sem aval do Congresso Nacional, que autorizavam despesas extras, num total de cerca de R$ 2,5 bilhões. Dilma nega essas acusações.

Ao ser questionado sobre os trâmites do processo, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu em 17 de dezembro de 2015 o rito com os detalhes do andamento do impeachment na Câmara e no Senado. Ao longo do processo, nos últimos meses, ministros do STF foram a público para reforçar a legalidade do processo de impedimento.

Após os trabalhos na Comissão Especial da Câmara, onde defesa e acusação tiveram amplo espaço para defender suas posições, transmitidas ao vivo, por emissoras de rádio, televisão e pela internet, os deputados federais autorizaram, por 367 votos favoráveis e 137 contrários, o prosseguimento do processo.

Chegando ao Senado, uma comissão também discutiu o processo e abriu espaço para novos argumentos da acusação e defesa. Ontem (11), a maioria dos senadores decidiu pela abertura do processo, fase que obriga o afastamento temporário da presidente.

A partir de agora, a Comissão do Senado vai elaborar um novo parecer nos moldes de um processo judicial, com reunião de provas, perícias, depoimento de testemunhas e a defesa da presidente. Esse parecer irá a plenário. Os 81 senadores votarão, então, pela procedência ou não da acusação, em sessão comandada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal.

Caso o parecer seja aprovado, o julgamento final é marcado. Se dois terços do Senado Federal (pelo menos 54 senadores) votarem a favor, Dilma será afastada definitivamente da Presidência e o vice-presidente assume o cargo em caráter definitivo até 1º de janeiro de 2019. Caso contrário, o processo é arquivado e Dilma Rousseff reassume o cargo. Não há uma data exata para o Senado concluir o processo de impeachment. No entanto, a decisão deve sair antes dos 180 dias de afastamento da presidente.

 

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil) (Fonte: Agência Brasil)

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Deputada Marli Paulino é convidada para ser “madrinha” da Expocamp de Campina Grande do Sul

Publicado

em

A deputada estadual Marli Paulino (SD) protocolou o projeto de lei, na Assembleia Legislativa do Paraná, para inserir a ExpoCamp (Exposição Agropecuária e Industrial), de Campina Grande do Sul, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

Na ocasião do anúncio, feito pela deputada durante a abertura oficial do evento, realizada na sexta-feira, dia 19, Marli foi convidada pelo prefeito municipal, Bihl Zanetti, para ser “Madrinha da Festa”. O evento acontece tradicionalmente no mês de abril, nesta edição de 2024, aconteceu nos dias 19, 20 e 21.

“Tenho trabalhado bastante, com muita dedicação pelos municípios do Paraná, em especial pela região metropolitana de Curitiba, e Campina Grande do Sul já recebeu minhas indicações de recursos, e agora entramos com mais este projeto para evidenciar esta magnífica festa e esta importante cidade”, declarou a deputada.

A exposição que está na sua terceira edição, já é um sucesso com grande participação do público local e visitantes de toda região metropolitana. Durante os três dias consecutivos há exposições da indústria, dos produtores, criadores, rodada de negócios, exposição de animais de pequeno, médio e grande porte, artesanato, praça de alimentação e shows com bandas regionais e de renome nacional no palco externo.

Realizada na maior arena coberta da América Latina, o local conta com três pavimentos que engloba 11 mil metros quadrados de área construída. Tem um palco de 860 metros quadrados e capacidade para 15 mil pessoas sentadas ou até 30 mil em pé.

Vale destacar que a ExpoCamp tem como característica valorizar o produto regional. “O município de Campina Grande do Sul cresce e se desenvolve rapidamente e com este evento a cidade fica em evidência oportunizando a interação de diversos segmentos econômicos, como o agronegócio, indústria, comércio, serviços, lazer e gastronomia”, enumerou a deputada Marli.

Neste ano, o evento contou com os shows nacionais na sexta-feira (19) de Guilherme e Benuto, João Bosco e Vinícius, no sábado (20) de Clayton e Romário, Marcos e Belutti e no domingo (21) de Bruno e Marrone. (Assessoria/Foto: Diego Tiller/PMCGS)

Continuar Lendo

Cidades

Cursinho pré-vestibular Mais Pinhais está com vagas abertas para inscrições

Publicado

em

A Prefeitura de Pinhais está com vagas abertas para o cursinho pré-vestibular Mais Pinhais, que prepara para o vestibular da UFPR, Enem e as principais instituições de ensino superior no Brasil. As vagas são limitadas e a inscrição vai até o dia 16 de fevereiro. As aulas acontecerão presencialmente das 19h às 22h40, de segunda a sexta-feira, e nos finais de semana acontecerão revisões, simulados e assistências, conforme o calendário divulgado. O curso é exclusivo para moradores de Pinhais e gratuito.

Confira a programação 

Inscrições – até o dia 16 de fevereiro de 2024

Validação do login e senha pelo candidato – de 20 a 23 de fevereiro

Aplicação do teste seletivo; online – 25 de fevereiro

Entrega de resultado do teste seletivo – 26 de fevereiro

Divulgação da 1ª chamada – 27 de fevereiro a partir das 19h, no site da prefeitura

Serviço 

Cursinho Pré-vestibular Mais Pinhais – Gratuito

Inscrições até o dia 16 de fevereiro através

(Foto: Yuri Martinez/SCP)

Continuar Lendo

Cidades

17 mil vagas: Agências do Trabalhador têm oportunidades em todas as regiões do Paraná

Publicado

em

As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 17.038 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 3.498 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de operador de telemarketing receptivo, com 480 vagas, operador de telemarketing ativo e receptivo, com 383, e operador de processo de produção, com 308.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (5.466). São 773 vagas para auxiliar de linha de produção, 480 para operador de telemarketing receptivo, 383 para operador de telemarketing ativo e receptivo e 214 para auxiliar de cozinha.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 276 vagas para preenchimento urgente: atendente de lanchonete (160), ajudante de açougueiro no comércio (45), fiscal de loja (38), eletricista de manutenção industrial (20) e auxiliar de manutenção predial (13).

A Região de Cascavel aparece em seguida, com 3.876 oportunidades, entre elas 755 para auxiliar de linha de produção, 270 para abatedor de aves, 263 para operador de processo de produção e 250 para Abatedor de porco.

As regiões de Londrina (1.279), Campo Mourão (1.181), Umuarama (1.107) e Pato Branco (1.032) também disponibilizam oportunidades em todos os setores.

Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são auxiliar de linha de produção, com 231 vagas, alimentador de linha de produção, com 111, operador de caixa, com 47, e abatedor de aves, com 36 oportunidades.

Em Campo Mourão, no Centro-Oeste, os destaques são para auxiliar de linha de produção (324), alimentador de linha de produção (53), soldador (49) e magarefe (37).

Na Região de Umuarama, no Noroeste, há oferta de emprego para as funções de auxiliar de linha de produção, com 498 oportunidades, ajudante de reflorestamento, com 120, reflorestador, com 50, abatedor de porco, com 30.

Em Pato Branco, no Sudoeste, há vagas para auxiliar de linha de produção (175), trabalhador da avicultura de corte (50), operador de processo de produção (45) e vendedor interno (45). (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Continuar Lendo

Tendência