Entrevista

Lara – Pré-candidato a prefeito nas eleições 2016 em Quatro Barras

Publicado

em

 

O Jornal Face da Notícia traz  uma entrevista especial com o vereador Angelo Andreatta (Lara), pré-candidato a prefeito de Quatro Barras. Confira:

Você como presidente do PMDB Quatro Barras, pode nos contar um pouco como funciona um partido politico municipal?

Lara: Bom, partido quer dizer uma parte, nós em Quatro Barras somos um dos mais bem organizados partidos políticos, temos um enorme número de filiados. Estou presidente pela terceira vez, feliz pela militância reconhecer em mim e na mesa diretiva pessoas capazes de manterem a chama peemedebista sempre acesa. O PMDB sempre esteve afinado com a população, por isso somos um bom partido para se filiar e acompanhar.

 

Como foi sua entrada na política?

Lara: Minha família é tradicional e pioneira, sempre ajudou na construção de nossa cidade. Os primeiros prefeitos Anibal e Domingos eram meus tios, vários vereadores eram também primos, tios, etc. Posso dizer que a política está no DNA da família. Em1999 fui convidado pelo ex-prefeito Roberto Adamoski a me filiar ao partido do PMDB e daí em diante sempre acompanhei os movimentos políticos. Acabei sendo candidato e eleito em 2004 e com muito trabalho, compromisso, seriedade, e com as bênçãos de Deus e do povo estou até hoje como legislador, foram 3 mandatos consecutivos, onde com muita segurança me sinto preparado para alcançar voos mais altos.

 

Quais são os desafios do Partido para as próximas eleições?

Lara: O PMDB está organizado e unido em busca de lançarmos candidatos a prefeito, vereadores e vereadoras. Estamos conversando com outros partidos, expondo nossa forma de tratar e se relacionar bem com os demais movimentos políticos da nossa cidade, de tal maneira que certamente avançaremos para uma forte coalizão futura, principalmente por aqueles que buscam mudar o cenário atual, pois a população se mostra descontente com os governos atuais.

 

Qual será o reflexo da crise econômica e política para as próximas eleições?

Lara: Quanto à crise econômica, diferente dos atuais governos, federal, estadual e municipal será necessário reorganizar as finanças, reduzir os custos da máquina pública, realinhar e readequar os investimentos para onde são realmente prioritários. O povo não suporta mais a carga de impostos lançados sobre eles por causa da má gestão de quem está no comando. O governo federal e estadual aumentaram os custos da luz, água. Só no Paraná mais de 95.000 itens de bens de consumo tiveram aumento de impostos, em Quatro Barras foram aumentados o IPTU, ITBI, ISS e demais taxas municipais em média 50%, e mesmo assim não observamos nenhum grande investimento que justificasse tamanho reajuste. Precisamos aprender a fazer mais com menos, obter mais resultado com menos despesas.

Sobre a crise política, nossa população esta frustrada com seus representantes, mas posso garantir que existem pessoas sérias com ideais na política. Infelizmente são a minoria, que muitas vezes são sucumbidas e esmagadas pela maioria que vislumbra manter seus privilégios e acordos escusos. A população está muito mais atenta e politizada, e certamente dará o troco nas urnas, eu acredito no povo, pois respeito aquilo que a população fala nas ruas.

Você será candidato a prefeito nas próximas eleições?

Lara: Como presidente do PMDB posso assegurar que teremos sim candidato a prefeito nas próximas eleições. Existem três peemedebistas que se colocaram a disposição no partido como candidatos. Tenho me esforçado muito para poder representar meu partido, e os interesses da população num processo político futuro, como pré-candidato a prefeito, porém isso não é uma decisão só minha, respeito as orientações dos filiados e também do Diretório Municipal. O mais importante é sabermos que estamos fortalecidos, sem nenhum racha, unidos, em harmonia, sabedores dos compromissos que teremos nas eleições.

Continuar Lendo
1 Comment

1 Comment

  1. GLAUCIA PRODOCIMO

    11 de junho de 2016 at 13:28

    Uma pena que as perguntas para o Vereador Lara foram diferentes dos demais pré-candidatos. Prefiro as outras perguntas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrevista

Rosa Maria: Pinhais comemora 32 anos em pleno crescimento

Publicado

em

Nos 32 anos de Emancipação Política de Pinhais (comemorados no dia 20 de Março), o Jornal Face da Notícia traz uma entrevista exclusiva com a prefeita Rosa Maria de Jesus Colombo, mais conhecida como professora Rosa Maria. Natural da cidade de Santa Fé, norte do Paraná, Rosa Maria é professora há quase 40 anos, foi diretora por duas vezes do Colégio Arnaldo Busato em Pinhais. Durante o primeiro mandato do ex-prefeito Luizão, foi Secretária Municipal de Educação. Em 2012, Rosa Maria foi eleita a vereadora mais votada de Pinhais. Durante o segundo mandato do ex-prefeito Luizão, assumiu a Secretaria de Administração. Já em 2016, foi eleita vice-prefeita ao lado de Marli Paulino, com 82% dos votos. Em 2020 se elege novamente a vice-prefeita ao lado de Marli Paulino e em abril de 2022, Rosa Maria assumiu a prefeitura de Pinhais. Nesta entrevista ao Jornal Face da Notícia, Rosa Maria fala sobre o desenvolvimento econômico e social da cidade, projetos para a saúde, educação, meio ambiente e muito mais. 

– Como a senhora avalia Pinhais aos 32 anos?

Eu avalio a cidade de Pinhais nesses 32 anos, como um município que está em plena evolução, uma cidade que tem amadurecido, uma população que tem acreditado, que tem participado e que de fato as políticas públicas eficientes vem transformando a vida das pessoas que aqui vivem.

– Quais os projetos para a saúde?

Teremos a construção de três novas unidades de saúde básica modernas ampliadas e o novo Hospital com UTI, também o fortalecimento de equipes para melhor atender a nossa população que merece um atendimento especializado.

– O que a comunidade de Pinhais pode esperar na área da educação e meio ambiente?

Na área da educação, entregaremos para a população quatro novas unidades de Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), e uma escola em tempo integral, ampliando as vagas, tanto da Educação Infantil quanto de educação em tempo integral. Vamos fortalecer e valorizar ainda mais os profissionais da educação, para entregar uma educação de qualidade. Já no meio ambiente, nós continuaremos mantendo todas as ações de cuidado com os rios, ampliação de ecopontos e um trabalho forte no sentido de qualificar e melhorar a coleta seletiva de resíduos sólidos. Temos uma preocupação e um cuidado muito especial e continuado com a nossa causa animal, pois quando cuidamos dos animais e do meio ambiente, nós cuidamos da cidade e das famílias.

– Na economia, (Indústria e Comércio) e na Infraestrutura quais são os destaques para o futuro?

Com relação à infraestrutura, hoje temos um grande programa que é o “Avança Pinhais”, no sentido de qualificar e de ampliar a infraestrutura de calçadas, luz de LED, equipamentos, com um olhar especial no cuidado com a cidade. No momento que nós trazemos investimentos de infraestrutura, também trazemos e atraímos empresas para desenvolver nosso município. Em relação às empresas, também temos feito um trabalho de modernização e de inovação para desburocratizar e dar todo o atendimento, ter a devida parceria com o campo do empresariado que são aqueles que geram desenvolvimento para a nossa cidade.

– O que é mais importante para a senhora na administração pública?

A gestão pública é muito complexa, mas o que centraliza o nosso trabalho é o cuidado e atenção às pessoas. Todas as ações, todas as políticas públicas realizadas, precisam ter como centralidade as pessoas, independentemente de faixa etária. E, sobretudo, devemos cuidar das mais vulneráveis, então cuidar das pessoas é a nossa prioridade absoluta.

– Pré-candidata a reeleição nas eleições em outubro de 2024, na sua avaliação, como a cidade de Pinhais está sendo preparada para o futuro?

Sou pré-candidata à reeleição em 2024 e o lema da nossa gestão é: “Em Pinhais a gente faz, a gente cuida”. Pois, para eu preparar a cidade para as futuras gerações, preciso cuidar delas agora com a juventude, com as crianças, com as pessoas idosas, na infraestrutura, no meio ambiente, educação, assistência social, na área da segurança, ou seja, as políticas públicas precisam estar centralizadas nas pessoas. Então, nossa cidade tem se preparado, cuidando da nossa população, porque em Pinhais a gente faz, a gente cuida.

Da Redação Por Jane Rita Lentcsh DRTPr 9996

Parque das Águas em Pinhais (Foto: Roberto Dziura Jr)
Pinhais 32 anos (Foto: Roberto Dziura Jr)

Continuar Lendo

Entrevista

PINHAIS 30 ANOS – Prefeita Marli comemora avanços dos últimos anos

Publicado

em

 Em entrevista ao Jornal Face da Notícia, a prefeita Marli Paulino fala sobre o desenvolvimento do Município, faz um balanço da gestão que está no segundo mandato, os 30 anos de Pinhais e fala ainda sobre os desafios da pandemia.

Prefeita Marli, a senhora está em seu segundo mandato como prefeita de Pinhais e a atual gestão está marcada pela pandemia. Como tem sido administrar o município neste período?

Este é um momento delicado, repleto de desafios, especialmente na área da saúde, mas todos os setores sentiram os impactos da pandemia, isso é inevitável e pegou todo mundo de surpresa. Porém, em Pinhais, posso falar, com certeza, que nossa organização, comprometimento com todas as áreas da administração municipal, planejamento e trabalho eficiente das nossas equipes, fizeram com que o nosso município continuasse com os investimentos, projetos e ações.

 Tem sido um momento que demonstra quais cidades e gestores estão preparados para este grande desafio. Sempre priorizamos a vida, valorizamos as pessoas, sabemos que tiveram muitas perdas, mas trabalhamos com responsabilidade e enfrentamos de cabeça erguida esse desafio. Lamento profundamente todas as perdas que tivemos para a Covid-19, são perdas irreparáveis em um momento histórico único.

Qual o balanço da sua gestão até aqui?

 Avançamos muito, apesar de todas as dificuldades de um ano pandêmico e também da crise econômica, eu avalio de forma muito positiva. Nosso desafio ao assumir o segundo mandato era de dar continuidade ao bom trabalho que vínhamos desempenhando, e cumprir com os compromissos que assumimos com a população. Já cumprimos mais de 40% do plano de governo e continuamos a trabalhar, entregar projetos, obras e muito mais.

 A cidade continuou a crescer, em um período em que muitos gestores tiveram dificuldade até mesmo de arcar com despesas de funcionários, mas nós nos organizamos e mantivemos nossos compromissos. Sempre destaco que eu e a vice-prefeita Rosa Maria temos nos empenhado para fazer de Pinhais uma cidade cada vez melhor, e este bom resultado tem sido alcançado graças a dedicação dos servidores e uma equipe técnica qualificada que pensam a cidade não só para uma gestão, mas a longo prazo.

A senhora citou que 40% está cumprido, fale um pouco sobre o andamento do Plano de Governo?

Como mencionei anteriormente, nosso planejamento e organização nos mantiveram no caminho do progresso. Prova disso é que em menos de dois anos de gestão já temos mais de 40% do nosso Plano de Governo executado e boa parte das propostas em andamento.

Posso citar a implantação do Centro de Castração e da nova unidade de saúde do Atuba que serão entregues em breve; ampliação das equipes de saúde; criação da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito; inauguração do Centro de Referência Maria da Penha; início da 2ª fase do Parque das Águas; implantação do Plano Municipal de Recuperação das Atividades Econômicas – Superação; revitalização e melhorias em diversas bairros, como por exemplo a total revitalização da Rua Manoel Bandeira e criação de um novo binário, implantação de vale-alimentação permanente para nossos servidores.  E tantos outros serviços e ações que estamos colocando em prática.

“Com planejamento e com muito trabalho, o município deixou de ser visto como um bairro da capital e ganhou destaque no cenário Estadual. Isso é motivo de orgulho para mim e também para todos os pinhaenses”

 A área da saúde é mais demandada agora na pandemia, quais as ações que estão colocando em prática para atender as necessidades da população?

Esta é a área com mais demandas, certamente, e temos enfrentado todos estes desafios impostos com muita responsabilidade e sempre pensando que estamos lidando com o bem mais precioso das pessoas, que é a vida. Os profissionais de saúde estão na linha de frente e muito empenhados em prestar o atendimento necessário para a nossa população. Como principais ações destaco o aumento das equipes de saúde, melhorias nos espaços de atendimento – tendas nas unidades, otimizações e adequações – realização da Operação Saúde para dar uma atenção ainda maior para esta área, com mutirões de testagem e vacinação, por exemplo.

 Temos avançado cada vez mais com a vacinação e temos nos destacado no Estado do Paraná em relação ao número de pessoas imunizadas. 93,49% da população, a partir de 5 anos de idade, já está vacinada com a primeira dose e com segunda dose já alcançamos 81,04% da população, a partir de 12 anos. Agora os nossos esforços estão em avançar com a vacinação infantil e a aplicação da dose de reforço.

Neste próximo mês Pinhais completa 30 anos. Como evoluiu esta jovem cidade?

 Pinhais está entre os municípios mais jovens do Estado, mas também um dos mais promissores. Temos muito a comemorar nestes 30 anos, porque Pinhais cresceu, se desenvolveu e hoje é referência em diversas áreas. Com planejamento e com muito trabalho, o município deixou de ser visto como um bairro da capital e ganhou destaque no cenário Estadual. Isso é motivo de orgulho para mim e também para todos os pinhaenses.

Planejamos um calendário com diversas atividades para comemorar esta data especial. As comemorações iniciam agora no final de fevereiro e encerram no começo de abril. São inaugurações, entrega de obras, eventos esportivos e de atendimento à população. Então estão todos convidados a participarem com a gente dessa grande comemoração. (Foto: CSPMP)

 

 

Continuar Lendo

Entrevista

Prefeito Josimar Fróes: “As ações em andamento tiveram continuidade e o município abriu novas frentes em todas as áreas”

Publicado

em

Em entrevista ao Jornal Face da Notícia, o prefeito de Piraquara Josimar Fróes falou sobre os primeiros cem dias do governo, as prioridades no município e a vacinação para a imunização contra a Covid 19. Confira:

– Como o prefeito avalia os primeiros cem dias de governo?

Josimar – Nos organizamos, estabelecemos metas e fomos ao trabalho. Durante os três primeiros meses, a Administração Municipal passou por ajustes das equipes, alinhamento com novas diretrizes, estabelecimento de metas, execução de políticas públicas e a implantação do atual modelo de gestão. Nosso planejamento garantiu que todos os serviços continuassem sendo prestados à população sem prejuízo durante o período de reorganização, que é comum em troca de gestões. As ações em andamento tiveram continuidade e o município abriu novas frentes em todas as áreas. Entre os destaques, ressaltamos o efetivo combate à pandemia da Covid-19 com a organização e avanço da campanha de vacinação.

– Quais as prioridades para os próximos meses?

Josimar – O combate a pandemia segue firme, mas também já temos outras frentes em andamento. Entendemos que cuidar da saúde da população e avançar com a vacinação refletirá em todas as demais ações do município. A retomada da economia é outra agenda que implantamos com a inauguração do Escritório de Compras Públicas de Piraquara, por exemplo, onde queremos que as nossas pequenas, médias e grandes empresas sejam os principais fornecedores da administração pública. Também seguimos com a execução do Programa de Pavimentação com obras em andamento e projetos prontos para licitarmos. No meio ambiente, a crise hídrica atual precisa ser discutida e Piraquara compensada por todo o cuidado com a água que fornecemos para Curitiba e Região Metropolitana. A revisão do Plano Diretor e execução do Plano de Mobilidade, que estão em andamento, também são nossas prioridades para planejarmos a cidade e buscarmos alternativas para o desenvolvimento maior do município. Enfim, são várias as pautas e temos muito trabalho pela frente.

– Como o senhor vê a vacinação para a imunização contra a Covid 19 no município?

Josimar – Piraquara é referência na vacinação em toda a região metropolitana. Conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde, mas com a cooperação de todas as demais secretarias municipais, a Campanha Imuniza Piraquara fez com que a vacina ocorresse de forma satisfatória. Desde o ano passado, nos preparamos para esse momento garantindo todos os insumos necessários para quando as doses chegassem. Compramos refrigeradores novos e organizamos toda a nossa logística de atendimento no Complexo Administrativo Vila da Cidadania. Isso refletiu na vacinação da população, onde Piraquara foi um dos primeiros municípios da Região Metropolitana a concluir a vacinação dos idosos acima de 60 anos ainda no final de abril. Trabalhamos de domingo a domingo e lançamos o Corujão da Vacinação com atendimento noturno nas quintas-feiras. Agora, já na primeira semana de maio vamos iniciar o grupo de comorbidades. Também integramos o Consórcio Nacional para possível compra de vacinas diretas, quando for permitido. Evidente que dependemos da disponibilidade de doses que nem sempre chega a contento, mas quando recebemos não medidos esforços para que elas cheguem o quanto antes no braço das pessoas.

Da redação/Face da Notícia

Foto: Divulgação/PMP

Continuar Lendo

Tendência