Entrevista

Entrevista com o pré-candidato a prefeito de Quatro Barras Edison Wilmar Repinoski

Publicado

em

 

Nesta edição, o Jornal Face da Notícia traz entrevista exclusiva com Edison Wilmar Repinoski, pré-candidato a prefeito de Quatro Barras. Veja a seguir, o que Repinoski fala sobre importantes assuntos como: educação, saúde e segurança.

– O senhor foi prefeito de Quatro Barras por duas vezes, foi vice-prefeito, vereador e hoje é pré-candidato a prefeito do município, por quê?

Repinoski – Fui vereador, prefeito por duas vezes e vice-prefeito de Quatro Barras, venho recebendo incentivo da população e dos companheiros de partido para ser candidato a prefeito. Foram realizadas algumas pesquisas e meu nome está bem aceito junto à comunidade, isso me motiva e quero contribuir mais quatro anos na administração do município. Vejo que o município vem se desenvolvendo e que precisamos fazer mais coisas para o povo de Quatro Barras, principalmente para os jovens.

– Qual sua visão de Quatro Barras atualmente, há muito que fazer?

Repinoski – O município está bem estruturado e queremos melhorar ainda mais todas as áreas, principalmente a saúde e a educação. Na saúde, precisamos transformar a Unidade de Saúde da Sede  em Pronto Atendimento 24 horas, para realizar um primeiro atendimento aqui no município, se for necessário, o profissional da saúde encaminha para o Hospital Angelina Caron. Vamos contratar mais profissionais capacitados para ampliar o atendimento à população e manter convênio com o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (COMESP), para a oferta de consultas e exames especializados.

Na educação, o município hoje está entre os melhores da área metropolitana norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e vamos trabalhar para que ele continue avançando cada vez mais. Os constantes investimentos na educação vêm transformando Quatro Barras e para ampliar este trabalho, pretendo construir mais creches, ampliar o ensino em tempo integral para todas as escolas municipais de forma que os alunos permaneçam no ambiente escolar em ambos os períodos. Isso é muito importante para as crianças poderem frequentar várias atividades, como: reforço escolar, atividades esportivas, aulas de dança, pintura entre outras. Oferecer curso pré-vestibular gratuito preparando as pessoas para o vestibular e ainda oferecer vale transporte aos universitários de baixa renda que fazem faculdade em Curitiba e Região Metropolitana. Investir no esporte, incentivar as crianças e jovens a praticar esporte. Quatro Barras têm grandes atletas em diversas modalidades que precisam ter reconhecimento, já que eles levam o nome do município para várias regiões do estado e do País.

– O que o senhor tem a dizer sobre a segurança pública em Quatro Barras?

Repinoski – A segurança é o problema mais sério no momento, tanto na cidade como em outros municípios da região. É uma das consequências da falta de emprego e de atividade para os jovens. Por isso, a importância de oferecer cursos profissionalizantes para ingressar no mercado de trabalho. Pretendemos conversar com a população para identificar os pontos críticos no município, para implantar um grande projeto que leve mais segurança para o cidadão em todos os bairros e distritos. Temos que melhorar, equipar e qualificar ainda mais a guarda municipal e fortalecer a parceria com as policias civil e militar sempre visando à segurança dos munícipes.

– Como o senhor avalia o emprego hoje no município?

Repinoski – Vamos implantar um importante projeto de incentivo para os atuais e futuros investidores a fim de fortalecer o comércio e atrair mais indústrias para o município, para gerar mais empregos. Sempre respeitando o meio ambiente com empresas que não poluam, já que Quatro Barras têm uma importante biodiversidade e mananciais que devem ser preservados. Precisamos também fazer um trabalho junto a Associação Industrial e Comercial para trazer cursos profissionalizantes para os quatrobarrenses, de acordo com as necessidades do município, criando mecanismo para qualificar os trabalhadores para atender as necessidades de mão de obra do comércio e das indústrias locais.

– O que é mais importante para o senhor na administração pública?

Repinoski – A seriedade, transparência e competência. Se for escolhido pela comunidade de Quatro Barras quero administrar bem a cidade e atender a população, como eu fiz nas outras gestões minhas. Implantar reuniões participativas em cada bairro, consultando os moradores sobre as prioridades de cada região. Valorizar os servidores de uma maneira geral, inclusive com a revisão do plano de cargos e salários. O servidor público tem que estar em constante aperfeiçoamento através de cursos e palestras. Precisamos investir cada vez mais no servidor, quem ganha com isso não é só o profissional, é o cidadão que procura os serviços públicos e que será atendido por pessoas capacitadas e terá suas necessidades atendidas de maneira correta. Ao valorizarmos o servidor público, ele terá a oportunidade de crescer pessoalmente e profissionalmente repassando seus conhecimentos também para a população que deve ser sempre bem atendida. Ser político é a arte de fazer o bem para o coletivo e não para si próprio. A administração pública deve ser realizada por pessoas honestas, interessadas no povo, preocupadas com o seu município.  Administrar em parceria com a Câmara Municipal.

– Quatro Barras tem um potencial turístico muito grande, como o senhor avalia esta área e o que poderia melhorar?

Repinoski – Temos que aproveitar o potencial turístico da região, sempre respeitando o meio ambiente, trazer mais investidores dessa área para o município, para gerar mais empregos, atrair turistas para mostrar as belezas de Quatro Barras. Somos a Joia Rara do Paraná e precisamos criar mecanismo para que a cidade seja reconhecida pela gastronomia e pelas belas paisagens que oferece. Veja, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município está entre os mais bem avaliados, vamos trabalhar para que a cidade continue se desenvolvendo cada vez mais em todas as áreas, melhorando a qualidade de vida da população e garantindo bem-estar para todos que nos visitam.

 

Pré-candidatura de Edison Repinoski é fortalecida com a presença de mais de 400 pessoas em Quatro Barras

O lançamento da pré-candidatura a prefeito de Quatro Barras de Edison Wilmar Repinoski e o vice Amauri Heyndyk, ambos do Partido Social Democrático (PSD), contou com a presença de mais de 400 pessoas. O evento foi realizado no restaurante Dona Julia. Estiveram presentes, o prefeito Loreno Tolardo, o deputado estadual Francisco Buher, representando os empresários da região Luiz Tolardo, secretários, servidores municipais, filiados, vereadores, pré-candidatos a vereador e a comunidade local.

No encontro do PSD, Francisco Buher (PSDB) declarou seu apoio a Edison Repinoski. “Para ser prefeito tem que ter vocação e dom, quem vai trabalhar para que as coisas aconteçam, trabalhar pela saúde, educação, pelo transporte e pelas pessoas mais simples, tem que ser pessoas preparadas para o serviço público, porque se não tiver preparado vai ser cada vez pior, o que não é o caso de Quatro Barras, eu conheço o Loreno Tolardo desde o início, sempre soube através do Laio que estava toda semana em meu gabinete (que infelizmente foi uma perca muito grande), falando o que estava acontecendo na cidade, sempre pensando que o município tinha que crescer com responsabilidade e qualidade. E agora que está terminando o mandato do prefeito Tolardo, precisamos acreditar nas pessoas que conhecem o município, com Edison Repinoski Quatro Barras vai continuar crescendo com responsabilidade e qualidade de vida, para as pessoas que aqui vivem e querem o melhor para o município”, destaca o parlamentar. 100_7982

O pré-candidato a vice-prefeito, Amauri Heyndyk, em sua fala destacou: “Quatro Barras está hoje caminhando a passos largos pra ser o espelho do Paraná, já tem o título de Jóia Rara, vamos demostrar com muito trabalho com meu futuro prefeito Edison Repinoski, iremos dar continuidade com esse trabalho forte, firme e com transparência já desenvolvido pelo meu grande amigo, prefeito Loreno Tolardo. Gostaria de contar com o apoio de todos para que o Edison seja eleito prefeito e Amauri vice-prefeito, temos honestidade e competência no nosso trabalho para o desenvolvimento do município. Estamos imbuídos com espírito forte para trabalhar em prol do nosso povo, como já fizeram outros prefeitos que nos antecederam”, afirma.

100_7953

Já Edison Repinoski  destacou que Quatro Barras precisa continuar evoluindo. “Hoje, aqui como pré-candidato a prefeito de Quatro Barras, quero falar que Loreno Tolardo fez uma brilhante administração e queremos dar continuidade ao trabalho dele. Vamos implantar uma administração participativa, onde faremos audiências nos bairros, onde o povo dirá quais são as prioridades para os quatro anos. Vamos investir pesado na educação, saúde, segurança, geração de empregos, esporte e na área social. Se for escolhido como prefeito quero administrar o município atendendo o povo de Quatro Barras como o fiz nas duas administrações passadas, conciliar administração e atendimento ao povo. Quero dizer que nas minhas gestões passadas as contas da prefeitura foram todas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, isso demonstra minha competência e honestidade com o dinheiro público, sou ficha limpa e vou continuar ficha limpa. Temos em nossa coligação candidatos a vereador de vários bairros e precisamos deles para ajudar na administração. Nossa pré-candidatura já nasce forte e se fortalecerá ainda mais durante a campanha e em dois de outubro, se Deus quiser, estaremos sendo eleitos e comemorando a vitória com o povo de Quatro Barras”.

100_7958

Para o prefeito Loreno Tolardo, reeleito com mais de 80% dos votos para o segundo mandato, Quatro Barras vem se destacando na Região Metropolitana, pela qualidade de vida e os avanços no município nos últimos sete anos e meio. “Estamos aqui, na pré-candidatura do Edison Repinoski para prefeito e Amauri Heyndyk a vice-prefeito. Pegamos um município em 2009 com um orçamento de R$ 24 milhões e estaremos entregando a cidade com um orçamento de R$ 90 milhões para o ano de 2017, estamos triplicando o orçamento. Isso acontece porque é fruto de muito trabalho e dedicação. Temos aqui hoje um único município no estado do Paraná que dobrou o PIB per capta, sendo a terceira cidade no estado com a maior renda per capta (habitante vezes orçamento), isso muito nos gratifica, não só a mim, mas toda a equipe, aos funcionários públicos, secretários, vereadores, os munícipes e os empresários que acreditaram e continuam acreditando no município. Tenho muito orgulho de ser quatrobarrense, orgulho de ter sido prefeito por duas gestões, nosso trabalho é serio. Aqui na nossa cidade nós temos um diferencial, temos qualidade de vida, vontade de trabalhar, geração de renda e de emprego, talvez não a contento por que o momento não é propício, mas Quatro Barras é um dos municípios da Região Metropolitana que mais gerou renda e emprego. Estamos apresentando dois pré-candidatos que tem muito a contribuir para nossa cidade. Quero pedir ao povo de Quatro Barras que acredite no Edison Repinoski e no Amauri Heyndyk, esse time é muito bom e forte, eles terão nosso total apoio”, frisa.

Da Redação/Foto:Face da Notícia

100_7998

 

100_8005 100_8027

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrevista

Rosa Maria: Pinhais comemora 32 anos em pleno crescimento

Publicado

em

Nos 32 anos de Emancipação Política de Pinhais (comemorados no dia 20 de Março), o Jornal Face da Notícia traz uma entrevista exclusiva com a prefeita Rosa Maria de Jesus Colombo, mais conhecida como professora Rosa Maria. Natural da cidade de Santa Fé, norte do Paraná, Rosa Maria é professora há quase 40 anos, foi diretora por duas vezes do Colégio Arnaldo Busato em Pinhais. Durante o primeiro mandato do ex-prefeito Luizão, foi Secretária Municipal de Educação. Em 2012, Rosa Maria foi eleita a vereadora mais votada de Pinhais. Durante o segundo mandato do ex-prefeito Luizão, assumiu a Secretaria de Administração. Já em 2016, foi eleita vice-prefeita ao lado de Marli Paulino, com 82% dos votos. Em 2020 se elege novamente a vice-prefeita ao lado de Marli Paulino e em abril de 2022, Rosa Maria assumiu a prefeitura de Pinhais. Nesta entrevista ao Jornal Face da Notícia, Rosa Maria fala sobre o desenvolvimento econômico e social da cidade, projetos para a saúde, educação, meio ambiente e muito mais. 

– Como a senhora avalia Pinhais aos 32 anos?

Eu avalio a cidade de Pinhais nesses 32 anos, como um município que está em plena evolução, uma cidade que tem amadurecido, uma população que tem acreditado, que tem participado e que de fato as políticas públicas eficientes vem transformando a vida das pessoas que aqui vivem.

– Quais os projetos para a saúde?

Teremos a construção de três novas unidades de saúde básica modernas ampliadas e o novo Hospital com UTI, também o fortalecimento de equipes para melhor atender a nossa população que merece um atendimento especializado.

– O que a comunidade de Pinhais pode esperar na área da educação e meio ambiente?

Na área da educação, entregaremos para a população quatro novas unidades de Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), e uma escola em tempo integral, ampliando as vagas, tanto da Educação Infantil quanto de educação em tempo integral. Vamos fortalecer e valorizar ainda mais os profissionais da educação, para entregar uma educação de qualidade. Já no meio ambiente, nós continuaremos mantendo todas as ações de cuidado com os rios, ampliação de ecopontos e um trabalho forte no sentido de qualificar e melhorar a coleta seletiva de resíduos sólidos. Temos uma preocupação e um cuidado muito especial e continuado com a nossa causa animal, pois quando cuidamos dos animais e do meio ambiente, nós cuidamos da cidade e das famílias.

– Na economia, (Indústria e Comércio) e na Infraestrutura quais são os destaques para o futuro?

Com relação à infraestrutura, hoje temos um grande programa que é o “Avança Pinhais”, no sentido de qualificar e de ampliar a infraestrutura de calçadas, luz de LED, equipamentos, com um olhar especial no cuidado com a cidade. No momento que nós trazemos investimentos de infraestrutura, também trazemos e atraímos empresas para desenvolver nosso município. Em relação às empresas, também temos feito um trabalho de modernização e de inovação para desburocratizar e dar todo o atendimento, ter a devida parceria com o campo do empresariado que são aqueles que geram desenvolvimento para a nossa cidade.

– O que é mais importante para a senhora na administração pública?

A gestão pública é muito complexa, mas o que centraliza o nosso trabalho é o cuidado e atenção às pessoas. Todas as ações, todas as políticas públicas realizadas, precisam ter como centralidade as pessoas, independentemente de faixa etária. E, sobretudo, devemos cuidar das mais vulneráveis, então cuidar das pessoas é a nossa prioridade absoluta.

– Pré-candidata a reeleição nas eleições em outubro de 2024, na sua avaliação, como a cidade de Pinhais está sendo preparada para o futuro?

Sou pré-candidata à reeleição em 2024 e o lema da nossa gestão é: “Em Pinhais a gente faz, a gente cuida”. Pois, para eu preparar a cidade para as futuras gerações, preciso cuidar delas agora com a juventude, com as crianças, com as pessoas idosas, na infraestrutura, no meio ambiente, educação, assistência social, na área da segurança, ou seja, as políticas públicas precisam estar centralizadas nas pessoas. Então, nossa cidade tem se preparado, cuidando da nossa população, porque em Pinhais a gente faz, a gente cuida.

Da Redação Por Jane Rita Lentcsh DRTPr 9996

Parque das Águas em Pinhais (Foto: Roberto Dziura Jr)
Pinhais 32 anos (Foto: Roberto Dziura Jr)

Continuar Lendo

Entrevista

PINHAIS 30 ANOS – Prefeita Marli comemora avanços dos últimos anos

Publicado

em

 Em entrevista ao Jornal Face da Notícia, a prefeita Marli Paulino fala sobre o desenvolvimento do Município, faz um balanço da gestão que está no segundo mandato, os 30 anos de Pinhais e fala ainda sobre os desafios da pandemia.

Prefeita Marli, a senhora está em seu segundo mandato como prefeita de Pinhais e a atual gestão está marcada pela pandemia. Como tem sido administrar o município neste período?

Este é um momento delicado, repleto de desafios, especialmente na área da saúde, mas todos os setores sentiram os impactos da pandemia, isso é inevitável e pegou todo mundo de surpresa. Porém, em Pinhais, posso falar, com certeza, que nossa organização, comprometimento com todas as áreas da administração municipal, planejamento e trabalho eficiente das nossas equipes, fizeram com que o nosso município continuasse com os investimentos, projetos e ações.

 Tem sido um momento que demonstra quais cidades e gestores estão preparados para este grande desafio. Sempre priorizamos a vida, valorizamos as pessoas, sabemos que tiveram muitas perdas, mas trabalhamos com responsabilidade e enfrentamos de cabeça erguida esse desafio. Lamento profundamente todas as perdas que tivemos para a Covid-19, são perdas irreparáveis em um momento histórico único.

Qual o balanço da sua gestão até aqui?

 Avançamos muito, apesar de todas as dificuldades de um ano pandêmico e também da crise econômica, eu avalio de forma muito positiva. Nosso desafio ao assumir o segundo mandato era de dar continuidade ao bom trabalho que vínhamos desempenhando, e cumprir com os compromissos que assumimos com a população. Já cumprimos mais de 40% do plano de governo e continuamos a trabalhar, entregar projetos, obras e muito mais.

 A cidade continuou a crescer, em um período em que muitos gestores tiveram dificuldade até mesmo de arcar com despesas de funcionários, mas nós nos organizamos e mantivemos nossos compromissos. Sempre destaco que eu e a vice-prefeita Rosa Maria temos nos empenhado para fazer de Pinhais uma cidade cada vez melhor, e este bom resultado tem sido alcançado graças a dedicação dos servidores e uma equipe técnica qualificada que pensam a cidade não só para uma gestão, mas a longo prazo.

A senhora citou que 40% está cumprido, fale um pouco sobre o andamento do Plano de Governo?

Como mencionei anteriormente, nosso planejamento e organização nos mantiveram no caminho do progresso. Prova disso é que em menos de dois anos de gestão já temos mais de 40% do nosso Plano de Governo executado e boa parte das propostas em andamento.

Posso citar a implantação do Centro de Castração e da nova unidade de saúde do Atuba que serão entregues em breve; ampliação das equipes de saúde; criação da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito; inauguração do Centro de Referência Maria da Penha; início da 2ª fase do Parque das Águas; implantação do Plano Municipal de Recuperação das Atividades Econômicas – Superação; revitalização e melhorias em diversas bairros, como por exemplo a total revitalização da Rua Manoel Bandeira e criação de um novo binário, implantação de vale-alimentação permanente para nossos servidores.  E tantos outros serviços e ações que estamos colocando em prática.

“Com planejamento e com muito trabalho, o município deixou de ser visto como um bairro da capital e ganhou destaque no cenário Estadual. Isso é motivo de orgulho para mim e também para todos os pinhaenses”

 A área da saúde é mais demandada agora na pandemia, quais as ações que estão colocando em prática para atender as necessidades da população?

Esta é a área com mais demandas, certamente, e temos enfrentado todos estes desafios impostos com muita responsabilidade e sempre pensando que estamos lidando com o bem mais precioso das pessoas, que é a vida. Os profissionais de saúde estão na linha de frente e muito empenhados em prestar o atendimento necessário para a nossa população. Como principais ações destaco o aumento das equipes de saúde, melhorias nos espaços de atendimento – tendas nas unidades, otimizações e adequações – realização da Operação Saúde para dar uma atenção ainda maior para esta área, com mutirões de testagem e vacinação, por exemplo.

 Temos avançado cada vez mais com a vacinação e temos nos destacado no Estado do Paraná em relação ao número de pessoas imunizadas. 93,49% da população, a partir de 5 anos de idade, já está vacinada com a primeira dose e com segunda dose já alcançamos 81,04% da população, a partir de 12 anos. Agora os nossos esforços estão em avançar com a vacinação infantil e a aplicação da dose de reforço.

Neste próximo mês Pinhais completa 30 anos. Como evoluiu esta jovem cidade?

 Pinhais está entre os municípios mais jovens do Estado, mas também um dos mais promissores. Temos muito a comemorar nestes 30 anos, porque Pinhais cresceu, se desenvolveu e hoje é referência em diversas áreas. Com planejamento e com muito trabalho, o município deixou de ser visto como um bairro da capital e ganhou destaque no cenário Estadual. Isso é motivo de orgulho para mim e também para todos os pinhaenses.

Planejamos um calendário com diversas atividades para comemorar esta data especial. As comemorações iniciam agora no final de fevereiro e encerram no começo de abril. São inaugurações, entrega de obras, eventos esportivos e de atendimento à população. Então estão todos convidados a participarem com a gente dessa grande comemoração. (Foto: CSPMP)

 

 

Continuar Lendo

Entrevista

Prefeito Josimar Fróes: “As ações em andamento tiveram continuidade e o município abriu novas frentes em todas as áreas”

Publicado

em

Em entrevista ao Jornal Face da Notícia, o prefeito de Piraquara Josimar Fróes falou sobre os primeiros cem dias do governo, as prioridades no município e a vacinação para a imunização contra a Covid 19. Confira:

– Como o prefeito avalia os primeiros cem dias de governo?

Josimar – Nos organizamos, estabelecemos metas e fomos ao trabalho. Durante os três primeiros meses, a Administração Municipal passou por ajustes das equipes, alinhamento com novas diretrizes, estabelecimento de metas, execução de políticas públicas e a implantação do atual modelo de gestão. Nosso planejamento garantiu que todos os serviços continuassem sendo prestados à população sem prejuízo durante o período de reorganização, que é comum em troca de gestões. As ações em andamento tiveram continuidade e o município abriu novas frentes em todas as áreas. Entre os destaques, ressaltamos o efetivo combate à pandemia da Covid-19 com a organização e avanço da campanha de vacinação.

– Quais as prioridades para os próximos meses?

Josimar – O combate a pandemia segue firme, mas também já temos outras frentes em andamento. Entendemos que cuidar da saúde da população e avançar com a vacinação refletirá em todas as demais ações do município. A retomada da economia é outra agenda que implantamos com a inauguração do Escritório de Compras Públicas de Piraquara, por exemplo, onde queremos que as nossas pequenas, médias e grandes empresas sejam os principais fornecedores da administração pública. Também seguimos com a execução do Programa de Pavimentação com obras em andamento e projetos prontos para licitarmos. No meio ambiente, a crise hídrica atual precisa ser discutida e Piraquara compensada por todo o cuidado com a água que fornecemos para Curitiba e Região Metropolitana. A revisão do Plano Diretor e execução do Plano de Mobilidade, que estão em andamento, também são nossas prioridades para planejarmos a cidade e buscarmos alternativas para o desenvolvimento maior do município. Enfim, são várias as pautas e temos muito trabalho pela frente.

– Como o senhor vê a vacinação para a imunização contra a Covid 19 no município?

Josimar – Piraquara é referência na vacinação em toda a região metropolitana. Conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde, mas com a cooperação de todas as demais secretarias municipais, a Campanha Imuniza Piraquara fez com que a vacina ocorresse de forma satisfatória. Desde o ano passado, nos preparamos para esse momento garantindo todos os insumos necessários para quando as doses chegassem. Compramos refrigeradores novos e organizamos toda a nossa logística de atendimento no Complexo Administrativo Vila da Cidadania. Isso refletiu na vacinação da população, onde Piraquara foi um dos primeiros municípios da Região Metropolitana a concluir a vacinação dos idosos acima de 60 anos ainda no final de abril. Trabalhamos de domingo a domingo e lançamos o Corujão da Vacinação com atendimento noturno nas quintas-feiras. Agora, já na primeira semana de maio vamos iniciar o grupo de comorbidades. Também integramos o Consórcio Nacional para possível compra de vacinas diretas, quando for permitido. Evidente que dependemos da disponibilidade de doses que nem sempre chega a contento, mas quando recebemos não medidos esforços para que elas cheguem o quanto antes no braço das pessoas.

Da redação/Face da Notícia

Foto: Divulgação/PMP

Continuar Lendo

Tendência