Entrevista

Entrevista com o pré-candidato a prefeito de Quatro Barras João Carlos Creplive

Publicado

em

Nesta edição o Jornal Face da Notícia traz entrevista exclusiva com o ex-prefeito, João Carlos Creplive, pré-candidato a prefeito de Quatro Barras. Veja a seguir, o que ele fala sobre importantes assuntos como: educação, saúde, segurança, turismo e muito mais.

– O senhor foi prefeito de Quatro Barras, e hoje é pré-candidato a prefeito do município, por quê?

Creplive – Em primeiro lugar, quero dizer que é uma satisfação falar com os munícipes através do Jornal Face da Notícia. O motivo que me levou a ser pré-candidato postulando uma candidatura futura é o apelo de parte da população para voltar a realizar um trabalho de encontro aos anseios do nosso povo. O município cresceu bastante, e teve grandes investimentos a partir da década de 90, mas acho que ainda está precisando de incremento. O nosso povo precisa voltar a ser melhor assistido e melhor atendido, esse é um dos motivos que me levam a pré-candidatura para realizar um novo trabalho em Quatro Barras.  Fui prefeito por três mandatos, onde conseguimos grandes avanços, como por exemplo: as agências bancárias, o SESI, pavimentação dos bairros, Itapira, Humaita, parte do Jardim Menino Deus, construímos creches, postos de saúde, fizemos saneamento básico em 78% da área urbana, atendida com rede de esgoto. O processo de industrialização que foi iniciado em 1997 com a instalação de mais de 17 empresas, tais como: Faurecia, Neoplástica, Balflex, Dtcom, Copo, Treves, Megatech, entre outras, fez com que Quatro Barras entrasse num novo ciclo de desenvolvimento. Isso numa época de recursos escassos e com certeza, hoje com mais experiência na vida pública faremos muito mais, já que a arrecadação do município com as indústrias implantadas na minha gestão aumentou significativamente. Oferecemos cursos qualificando a nossa população para as indústrias que aqui estavam se instalando, isso no último ano do meu mandato, dai por diante, o município passou a colher os frutos da nossa administração.  Até então, “vivíamos com o pires na mão”, dependendo dos recursos do governo estadual e federal, mesmo assim, conseguimos realizar várias obras. Hoje como pré-candidato a prefeito, se eleito for, pretendo administrar o município de uma forma diferente, já que a cidade tem seus recursos próprios que investidos de maneira correta trará mais benefícios atendendo nosso povo em todas as suas necessidades.

– O senhor falou no crescimento do município, como o senhor avalia Quatro Barras de antes e atualmente?

Creplive – Veja, Quatro Barras mudou bastante, pra quem já esteve à frente do município de 1977 a 1982 no primeiro mandato na época da ditadura; depois em 1989 a 1992 na transição e no terceiro mandato de 1997 a 2000 na democracia, mudou bastante. Nós saímos da condição de um município dormitório para industrializado que começou a caminhar sozinho, é lógico que ainda precisamos de ajuda do governo federal e estadual que afinal de contas é nos municípios que são geradas todas as riquezas do País e é quem fica com a menor parte da arrecadação, aonde mais se gasta é onde menos se arrecada, que é no governo federal e no município onde tudo é gerado é onde fica a menor parte dos impostos que são recolhidos. A nossa cidade cresceu ordenadamente, mas a população precisa de melhorias nos serviços prestados pela administração pública. Aumentou a população e as necessidades, então, pra que a gente possa dar um atendimento descente para o nosso povo, precisamos sempre ter aumento na arrecadação. Esse aumento se faz com investimentos, atração de indústrias, geração de empregos para a melhoria na qualidade de vida.

 

Qual a sua avaliação de Quatro Barras atualmente, há muito que fazer?

Creplive – No geral, três setores são fundamentais que precisam de investimentos maciços, que são: a educação, a saúde e a segurança. O município não pode mais ficar simplesmente vinculado à obrigatoriedade de 25% na educação, 15% na saúde, ele tem que investir o que for necessário, é lógico, nunca menos que o mínimo constitucional, mas tem que investir maciçamente. Nós não podemos querer que Quatro Barras se torne um município altamente qualificado, com uma população bem assistida, com um IDH elevado, se não investir na educação. Precisamos virar a educação no avesso, investir na melhoria dos prédios públicos, investir na qualificação dos professores, dar a eles a oportunidade de uma reciclagem, se aperfeiçoar com cursos e treinamentos. O município incentivando e investindo nesse professor, ele levará aos nossos alunos ensino de qualidade. Nós precisamos fazer com que o ensino público volte a ser respeitado e valorizado, um ensino de qualidade que todos elogiam, é isso que eu quero melhorar em Quatro Barras. Pretendo incluir aulas de inglês no currículo escolar, matéria não reprovatória, como implantamos no meu mandato passado, mas não ouve continuidade. Para que no futuro os alunos que passaram pela escola pública tenham as mesmas oportunidades dos que estudaram em escolas particulares, quero que nossa cidade seja referência em educação.

– O que o senhor faria pela saúde em Quatro Barras?

Creplive – É muito triste ver o que acontece com a saúde em nosso país. Não precisa nem entrar em detalhes, é chocante. Mas, em Quatro Barras, precisa melhorar e muito. Não pode faltar remédio porque não foi feita licitação; não pode faltar consultas porque não tem médico; não pode faltar exames porque a fila é muito grande. O poder público tem a obrigação de ofertar estes serviços na rede pública ou comprando na região. Ninguém procura médico ou remédio sem precisar. Os problemas de saúde não podem esperar para serem tratados quando se detecta, por exemplo, um nódulo no seio ou um aumento da próstata, o tratamento deve ser pra ontem, não pode esperar meses ou até anos na fila. Isso precisa mudar. Estive conversando com o ministro da Saúde, deputado federal, Ricardo Barros, que demonstrou muita vontade de melhorar a saúde no Brasil e Quatro Barras com certeza terá o apoio que merece. Vontade política e determinação para enfrentar o problema eu tenho.

 

– O que o senhor tem a dizer sobre a segurança pública em Quatro Barras?

Creplive – A segurança pública é um problema em Quatro Barras, no Paraná e no Brasil. Infelizmente não é investido o que é necessário. O município tem limitações de investimentos na segurança porque ela é uma obrigatoriedade do Estado e da União, mas acho que precisamos entrar nesse serviço e melhorar. O município precisa ver de que forma pode ajudar para que a segurança volte a reinar em Quatro Barras, porque hoje, está difícil andar nas ruas, hoje, por exemplo, fiquei sabendo que roubaram um carro da prefeitura carregado de remédios. É assalto, assassinato, estupro, tudo, alguma coisa precisa ser feita, e tem que melhorar, precisamos ver o que está falhando. Precisa ter uma ação conjunta do Governo do Estado através da Secretaria de Segurança, Policia Militar, Civil e o Município, pra que isso mude de figura e a nossa população volte a ter segurança. Não adianta nós termos a sensação de segurança, precisamos é ter segurança realmente. Equipar a guarda municipal, pleitear mais recursos, convocar as empresas de Quatro Barras e ver no que elas podem ajudar.  Ver os mecanismos jurídicos que podem ser usados para melhorar a segurança no município. A segurança é de interesse de todos e precisamos nos unir nesse sentido.

– Como o senhor avalia o emprego hoje no município?

Creplive – Quatro Barras já esteve com um nível de emprego mais elevado, como já disse no início, precisamos atrair mais indústrias para que o nível de emprego aumente, mas isso precisa ser feito com responsabilidade, porque o meio ambiente é uma questão crucial em Quatro Barras, nós não podemos simplesmente atrair indústrias por atrair, temos que ver aquelas que podem se adequar a nossa realidade ambiental. Precisamos oferecer mais oportunidade de emprego para nossa gente, porque hoje tem uma grande parcela da população que ainda se desloca para Curitiba e nós temos que fazer com que eles fiquem em Quatro Barras, trabalhando e investindo.

– O que é mais importante para o senhor na administração pública?

Creplive – É saber gerir os recursos com responsabilidade, com critérios, sempre visando o bem comum. O gerenciamento dos recursos tem que ser nesse sentido. Ver as prioridades e sempre, cada centavo ser aplicado em benefício da população.

– Quatro Barras tem um potencial turístico muito grande, como o senhor avalia esta área, o que poderia melhorar?

Creplive – Nós temos a Estrada da Graciosa, que foi pavimentada, uma obra importante que precisa ser aproveitada para o turismo. É uma das mais antigas estradas do Paraná, liga o planalto ao litoral com condições de acolher quem queira empreender no turismo em Quatro Barras, mas nós temos que buscar esses investimentos, conversar com proprietários de restaurantes, hotéis fazenda e trazer para a nossa região que é muito linda, que pode oferecer opções turísticas para a população que vem não só do Paraná, mas também de outras regiões. Nós tínhamos um projeto turístico já em fase de elaboração em 1999, para ser aplicado logo em seguida, mas infelizmente isso não foi possível porque não ficamos à frente do município. O Morro do Anhangava, a Serra do Mar, o Caminho do Itupava e a Estrada de Ferro são opções turísticas que podem e devem ser melhor explorados. Se tivermos atrativos oportunizando o desenvolvimento do ecoturismo, vamos atrair os turistas que ao invés de entrar na Graciosa pela BR 116, passem por dentro de Quatro Barras. Precisamos atrair empreendedores do ramo para investir no ecoturismo, gerando emprego e renda sem poluir.

Quero convidar os quatrobarrenses para juntos iniciarmos um trabalho cujo objetivo é servir Quatro Barras, não ser servido por ela. Um abraço a todos.

Família João Carlos Creplive

Família João Carlos Creplive

Ex-prefeito João Carlos Creplive com a vice-governadora do Paraná Cida Borguetti

Ex-prefeito João Carlos Creplive com a vice-governadora do Paraná Cida Borguetti

 

 

 

 

 

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrevista

Rosa Maria: Pinhais comemora 32 anos em pleno crescimento

Publicado

em

Nos 32 anos de Emancipação Política de Pinhais (comemorados no dia 20 de Março), o Jornal Face da Notícia traz uma entrevista exclusiva com a prefeita Rosa Maria de Jesus Colombo, mais conhecida como professora Rosa Maria. Natural da cidade de Santa Fé, norte do Paraná, Rosa Maria é professora há quase 40 anos, foi diretora por duas vezes do Colégio Arnaldo Busato em Pinhais. Durante o primeiro mandato do ex-prefeito Luizão, foi Secretária Municipal de Educação. Em 2012, Rosa Maria foi eleita a vereadora mais votada de Pinhais. Durante o segundo mandato do ex-prefeito Luizão, assumiu a Secretaria de Administração. Já em 2016, foi eleita vice-prefeita ao lado de Marli Paulino, com 82% dos votos. Em 2020 se elege novamente a vice-prefeita ao lado de Marli Paulino e em abril de 2022, Rosa Maria assumiu a prefeitura de Pinhais. Nesta entrevista ao Jornal Face da Notícia, Rosa Maria fala sobre o desenvolvimento econômico e social da cidade, projetos para a saúde, educação, meio ambiente e muito mais. 

– Como a senhora avalia Pinhais aos 32 anos?

Eu avalio a cidade de Pinhais nesses 32 anos, como um município que está em plena evolução, uma cidade que tem amadurecido, uma população que tem acreditado, que tem participado e que de fato as políticas públicas eficientes vem transformando a vida das pessoas que aqui vivem.

– Quais os projetos para a saúde?

Teremos a construção de três novas unidades de saúde básica modernas ampliadas e o novo Hospital com UTI, também o fortalecimento de equipes para melhor atender a nossa população que merece um atendimento especializado.

– O que a comunidade de Pinhais pode esperar na área da educação e meio ambiente?

Na área da educação, entregaremos para a população quatro novas unidades de Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), e uma escola em tempo integral, ampliando as vagas, tanto da Educação Infantil quanto de educação em tempo integral. Vamos fortalecer e valorizar ainda mais os profissionais da educação, para entregar uma educação de qualidade. Já no meio ambiente, nós continuaremos mantendo todas as ações de cuidado com os rios, ampliação de ecopontos e um trabalho forte no sentido de qualificar e melhorar a coleta seletiva de resíduos sólidos. Temos uma preocupação e um cuidado muito especial e continuado com a nossa causa animal, pois quando cuidamos dos animais e do meio ambiente, nós cuidamos da cidade e das famílias.

– Na economia, (Indústria e Comércio) e na Infraestrutura quais são os destaques para o futuro?

Com relação à infraestrutura, hoje temos um grande programa que é o “Avança Pinhais”, no sentido de qualificar e de ampliar a infraestrutura de calçadas, luz de LED, equipamentos, com um olhar especial no cuidado com a cidade. No momento que nós trazemos investimentos de infraestrutura, também trazemos e atraímos empresas para desenvolver nosso município. Em relação às empresas, também temos feito um trabalho de modernização e de inovação para desburocratizar e dar todo o atendimento, ter a devida parceria com o campo do empresariado que são aqueles que geram desenvolvimento para a nossa cidade.

– O que é mais importante para a senhora na administração pública?

A gestão pública é muito complexa, mas o que centraliza o nosso trabalho é o cuidado e atenção às pessoas. Todas as ações, todas as políticas públicas realizadas, precisam ter como centralidade as pessoas, independentemente de faixa etária. E, sobretudo, devemos cuidar das mais vulneráveis, então cuidar das pessoas é a nossa prioridade absoluta.

– Pré-candidata a reeleição nas eleições em outubro de 2024, na sua avaliação, como a cidade de Pinhais está sendo preparada para o futuro?

Sou pré-candidata à reeleição em 2024 e o lema da nossa gestão é: “Em Pinhais a gente faz, a gente cuida”. Pois, para eu preparar a cidade para as futuras gerações, preciso cuidar delas agora com a juventude, com as crianças, com as pessoas idosas, na infraestrutura, no meio ambiente, educação, assistência social, na área da segurança, ou seja, as políticas públicas precisam estar centralizadas nas pessoas. Então, nossa cidade tem se preparado, cuidando da nossa população, porque em Pinhais a gente faz, a gente cuida.

Da Redação Por Jane Rita Lentcsh DRTPr 9996

Parque das Águas em Pinhais (Foto: Roberto Dziura Jr)
Pinhais 32 anos (Foto: Roberto Dziura Jr)

Continuar Lendo

Entrevista

PINHAIS 30 ANOS – Prefeita Marli comemora avanços dos últimos anos

Publicado

em

 Em entrevista ao Jornal Face da Notícia, a prefeita Marli Paulino fala sobre o desenvolvimento do Município, faz um balanço da gestão que está no segundo mandato, os 30 anos de Pinhais e fala ainda sobre os desafios da pandemia.

Prefeita Marli, a senhora está em seu segundo mandato como prefeita de Pinhais e a atual gestão está marcada pela pandemia. Como tem sido administrar o município neste período?

Este é um momento delicado, repleto de desafios, especialmente na área da saúde, mas todos os setores sentiram os impactos da pandemia, isso é inevitável e pegou todo mundo de surpresa. Porém, em Pinhais, posso falar, com certeza, que nossa organização, comprometimento com todas as áreas da administração municipal, planejamento e trabalho eficiente das nossas equipes, fizeram com que o nosso município continuasse com os investimentos, projetos e ações.

 Tem sido um momento que demonstra quais cidades e gestores estão preparados para este grande desafio. Sempre priorizamos a vida, valorizamos as pessoas, sabemos que tiveram muitas perdas, mas trabalhamos com responsabilidade e enfrentamos de cabeça erguida esse desafio. Lamento profundamente todas as perdas que tivemos para a Covid-19, são perdas irreparáveis em um momento histórico único.

Qual o balanço da sua gestão até aqui?

 Avançamos muito, apesar de todas as dificuldades de um ano pandêmico e também da crise econômica, eu avalio de forma muito positiva. Nosso desafio ao assumir o segundo mandato era de dar continuidade ao bom trabalho que vínhamos desempenhando, e cumprir com os compromissos que assumimos com a população. Já cumprimos mais de 40% do plano de governo e continuamos a trabalhar, entregar projetos, obras e muito mais.

 A cidade continuou a crescer, em um período em que muitos gestores tiveram dificuldade até mesmo de arcar com despesas de funcionários, mas nós nos organizamos e mantivemos nossos compromissos. Sempre destaco que eu e a vice-prefeita Rosa Maria temos nos empenhado para fazer de Pinhais uma cidade cada vez melhor, e este bom resultado tem sido alcançado graças a dedicação dos servidores e uma equipe técnica qualificada que pensam a cidade não só para uma gestão, mas a longo prazo.

A senhora citou que 40% está cumprido, fale um pouco sobre o andamento do Plano de Governo?

Como mencionei anteriormente, nosso planejamento e organização nos mantiveram no caminho do progresso. Prova disso é que em menos de dois anos de gestão já temos mais de 40% do nosso Plano de Governo executado e boa parte das propostas em andamento.

Posso citar a implantação do Centro de Castração e da nova unidade de saúde do Atuba que serão entregues em breve; ampliação das equipes de saúde; criação da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito; inauguração do Centro de Referência Maria da Penha; início da 2ª fase do Parque das Águas; implantação do Plano Municipal de Recuperação das Atividades Econômicas – Superação; revitalização e melhorias em diversas bairros, como por exemplo a total revitalização da Rua Manoel Bandeira e criação de um novo binário, implantação de vale-alimentação permanente para nossos servidores.  E tantos outros serviços e ações que estamos colocando em prática.

“Com planejamento e com muito trabalho, o município deixou de ser visto como um bairro da capital e ganhou destaque no cenário Estadual. Isso é motivo de orgulho para mim e também para todos os pinhaenses”

 A área da saúde é mais demandada agora na pandemia, quais as ações que estão colocando em prática para atender as necessidades da população?

Esta é a área com mais demandas, certamente, e temos enfrentado todos estes desafios impostos com muita responsabilidade e sempre pensando que estamos lidando com o bem mais precioso das pessoas, que é a vida. Os profissionais de saúde estão na linha de frente e muito empenhados em prestar o atendimento necessário para a nossa população. Como principais ações destaco o aumento das equipes de saúde, melhorias nos espaços de atendimento – tendas nas unidades, otimizações e adequações – realização da Operação Saúde para dar uma atenção ainda maior para esta área, com mutirões de testagem e vacinação, por exemplo.

 Temos avançado cada vez mais com a vacinação e temos nos destacado no Estado do Paraná em relação ao número de pessoas imunizadas. 93,49% da população, a partir de 5 anos de idade, já está vacinada com a primeira dose e com segunda dose já alcançamos 81,04% da população, a partir de 12 anos. Agora os nossos esforços estão em avançar com a vacinação infantil e a aplicação da dose de reforço.

Neste próximo mês Pinhais completa 30 anos. Como evoluiu esta jovem cidade?

 Pinhais está entre os municípios mais jovens do Estado, mas também um dos mais promissores. Temos muito a comemorar nestes 30 anos, porque Pinhais cresceu, se desenvolveu e hoje é referência em diversas áreas. Com planejamento e com muito trabalho, o município deixou de ser visto como um bairro da capital e ganhou destaque no cenário Estadual. Isso é motivo de orgulho para mim e também para todos os pinhaenses.

Planejamos um calendário com diversas atividades para comemorar esta data especial. As comemorações iniciam agora no final de fevereiro e encerram no começo de abril. São inaugurações, entrega de obras, eventos esportivos e de atendimento à população. Então estão todos convidados a participarem com a gente dessa grande comemoração. (Foto: CSPMP)

 

 

Continuar Lendo

Entrevista

Prefeito Josimar Fróes: “As ações em andamento tiveram continuidade e o município abriu novas frentes em todas as áreas”

Publicado

em

Em entrevista ao Jornal Face da Notícia, o prefeito de Piraquara Josimar Fróes falou sobre os primeiros cem dias do governo, as prioridades no município e a vacinação para a imunização contra a Covid 19. Confira:

– Como o prefeito avalia os primeiros cem dias de governo?

Josimar – Nos organizamos, estabelecemos metas e fomos ao trabalho. Durante os três primeiros meses, a Administração Municipal passou por ajustes das equipes, alinhamento com novas diretrizes, estabelecimento de metas, execução de políticas públicas e a implantação do atual modelo de gestão. Nosso planejamento garantiu que todos os serviços continuassem sendo prestados à população sem prejuízo durante o período de reorganização, que é comum em troca de gestões. As ações em andamento tiveram continuidade e o município abriu novas frentes em todas as áreas. Entre os destaques, ressaltamos o efetivo combate à pandemia da Covid-19 com a organização e avanço da campanha de vacinação.

– Quais as prioridades para os próximos meses?

Josimar – O combate a pandemia segue firme, mas também já temos outras frentes em andamento. Entendemos que cuidar da saúde da população e avançar com a vacinação refletirá em todas as demais ações do município. A retomada da economia é outra agenda que implantamos com a inauguração do Escritório de Compras Públicas de Piraquara, por exemplo, onde queremos que as nossas pequenas, médias e grandes empresas sejam os principais fornecedores da administração pública. Também seguimos com a execução do Programa de Pavimentação com obras em andamento e projetos prontos para licitarmos. No meio ambiente, a crise hídrica atual precisa ser discutida e Piraquara compensada por todo o cuidado com a água que fornecemos para Curitiba e Região Metropolitana. A revisão do Plano Diretor e execução do Plano de Mobilidade, que estão em andamento, também são nossas prioridades para planejarmos a cidade e buscarmos alternativas para o desenvolvimento maior do município. Enfim, são várias as pautas e temos muito trabalho pela frente.

– Como o senhor vê a vacinação para a imunização contra a Covid 19 no município?

Josimar – Piraquara é referência na vacinação em toda a região metropolitana. Conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde, mas com a cooperação de todas as demais secretarias municipais, a Campanha Imuniza Piraquara fez com que a vacina ocorresse de forma satisfatória. Desde o ano passado, nos preparamos para esse momento garantindo todos os insumos necessários para quando as doses chegassem. Compramos refrigeradores novos e organizamos toda a nossa logística de atendimento no Complexo Administrativo Vila da Cidadania. Isso refletiu na vacinação da população, onde Piraquara foi um dos primeiros municípios da Região Metropolitana a concluir a vacinação dos idosos acima de 60 anos ainda no final de abril. Trabalhamos de domingo a domingo e lançamos o Corujão da Vacinação com atendimento noturno nas quintas-feiras. Agora, já na primeira semana de maio vamos iniciar o grupo de comorbidades. Também integramos o Consórcio Nacional para possível compra de vacinas diretas, quando for permitido. Evidente que dependemos da disponibilidade de doses que nem sempre chega a contento, mas quando recebemos não medidos esforços para que elas cheguem o quanto antes no braço das pessoas.

Da redação/Face da Notícia

Foto: Divulgação/PMP

Continuar Lendo

Tendência