Agenda de Eventos

Magia dos bonecos ocupa espaços culturais e hospital em Curitiba

Publicado

em

 

a_caixa

O Centro Cultural Teatro Guaíra promove de 11 a 17 de julho, em Curitiba, o 20º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos. Participarão 31 companhias do Paraná, de São Paulo, Santa Catarina, do Rio Grande do Norte, da Paraíba e do Ceará, além de um grupo da Argentina.

As apresentações serão no Espaço Bonecos Teatro Guaíra (Sala de Exposições Centro Cultural Teatro Guaíra), auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório do Guaíra), Teatro Zé Maria (Teatro José Maria Santos), na Biblioteca Pública do Paraná, no Teatro Dr. Botica e também no Hospital Pequeno Príncipe, para pacientes.

O 20º Festival de Teatro de Bonecos é uma realização do Centro Cultural Teatro Guaíra, Governo do Paraná, Ministério da Cultura e governo federal, com patrocínio da Copel e Sanepar. O festival tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Instituto Grupo O Boticário e Associação Paranaense de Teatro de Bonecos.

PROGRAMAÇÃO – A grade de programação está no (http://www.teatroguaira.pr.gov.br/arquivos/File/grade_bonecos_2__1.pdf). A maioria dos espetáculos tem entrada livre. Há dois com indicações para crianças de 2 a 7 anos de idade (Dia Claro, Noite Escura e João Come Feijão) e um espetáculo adulto (A Mariana e a Benzedeira da Ilha).

No primeiro dia do festival estão programadas três apresentações gratuitas no Espaço Boneco Teatro Guaíra. O Caixinha Lambe Lambe apresentará Na Varanda, Quarto de Bebê e Antonina Little Star, Todos ficarão em cartaz até o dia 15, das 11h às 14h.

HOMENAGENS – Também no Espaço Boneco Teatro Guaíra, às 14h, acontecerá aula-espetáculo do Teatro Ventoforte, com Ilo Krugli, um dos homenageados desta edição. Krugli deixou Buenos Aires e se mudou para o Rio de Janeiro, em 1961. Trouxe para o Brasil a experiência de artista plástico, educador, diretor, autor e ator de teatro. Foi professor de crianças, jovens e adultos, recebeu prêmios e é um dos criadores do Grupo Ventoforte.

Por este trabalho, o 20º Festival de Bonecos presta homenagem a Ilo Krugli que, aos 85 anos, continua aliando arte e educação para formar cidadãos. A aula-espetáculo com o Krugli é um diálogo do autor com o público que, sem dúvida, fez, assistiu, sonhou e brincou, criando uma conversa que conta, canta com bonecos e que com os imaginários que cabem neste Festival.

Outra homenagem será aos 400 anos de morte de William Shakespeare, feita pela Cia, Abração, com uma releitura da peça Sonhos de Uma Noite de Verão. Nesta adaptação, quatro velhinhos contadores de histórias usam objetos para narrar a saga dos encontros e desencontros de dois casais.

ESTRANGEIROS – O único espetáculo estrangeiro do festival vem da Argentina, Alicia. Ensueño de Maravillas, com direção de Alejandro Busto e participação de Tristana Muraro. Alicia. Ensueño de Maravillas propõe o encontro com a imaginação criadora frente à aventura dos tempos. A montagem usa diversas técnicas, como teatro de sombras, dança, acrobacia aérea, títeres, desenho e projeção audiovisual para dar vida a um mundo onírico. A trilha sonora foi especialmente criada para o espetáculo por Gato Urbanski e Germán Cantero.

A_Margarida_curiosa_visita_a_floresta_negra

PROGRAMAÇÃO 

ESPAÇO BONECOS/SALA DE EXPOSIÇÃO CENTRO CULTURAL TEATRO GUAÍRA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, s/n, Centro, Curitiba, anexo à bilheteria

De 11 a 15 de julho das 11h às 14h

Apresentações gratuitas

Caixinha Lambe Lambe – Na Varanda 

Livre – 5 minutos

Trágica Cia de Arte – Curitiba/PR

Timóteo é um velho simpático que perambula pelas ruas a oferecer seus “Consertos & Concertos”. Desta vez, ele chega numa pequena vila e oferece os serviços de uma maneira muito peculiar. Por que será?

Caixinha Lambe Lambe – Quarto de bebê 

Livre – 5 minutos

Trágica Cia de Arte – Curitiba/PR

Em uma noite fria, de lua cheia, a “Bonitinha” tenta dormir. Mas quando a cidade silencia, iniciam os ruídos da casa e dos sonhos. O espetáculo ilustra de forma lúdica os terrores noturnos vividos por uma criança.

Caixinha Lambe Lambe – Antonina Little Star 

Livre – 3 minutos e 20 segundos

Escola do Ator Cômico – Curitiba/PR

Antonina é uma doce senhora que passa os dias atrás de uma máquina de costura. Outrora fora cantora de rádio, mas a vida a levou para outros caminhos. Antonina pode ter se esquecido de seus sonhos, mas seus sonhos nunca se esqueceram dela.

Dia 11 de julho, às 14h 

Aula espetáculo com Ilo Krugli, homenageado do 20º Festival de Teatro de Bonecos 

Livre – 40 minutos

Ilo Krugli deixou Buenos Aires e se tornou cidadão brasileiro. Para o Rio de Janeiro, onde se instalou em 1961, ele levou a experiência de artista plástico, educador, diretor, autor e ator de teatro. É um dos criadores do Grupo Ventoforte.

Dia 12 de julho, às 14h 

Show de Bichos 

Livre – 45 minutos

Grupo: Associação Arte Boa – Oficina de Teatro de Bonecos – Maringá/PR

Técnica de utilização de bonecos de fio. Os bonecos sempre têm o formato de bichos que habitam a terra, despertando a consciência ambiental para viver em harmonia com a natureza. O show dos bichos agrega em sua estrutura seres humanos, animais e outros seres jamais vistos.

Dia 13 de julho, às 14h 

Teatro de João Redondo de Josivan de Chico Daniel

Cia Os Herdeiros de Chico Daniel

Livre – 40 minutos

O mais ilustre representante do ramo do mamulengo, denominado João Redondo, gênero que floresceu no Rio Grande do Norte. Os mestres Josivan e Daniel, filhos do finado Chico de Daniel, são os reis da sutileza, dela se valendo para impregnar suas funções de caudaloso improviso, insinuações e maledicências. João Redondo, Baltazar e outros personagens valorizam a cultura popular nordestina e perpetuam o teatro de bonecos dentro da cultura popular.

14 de julho, às 14h 

O Boi Encantado – Um Mergulho no Maravilhoso Folclore Brasileiro com a Cia Boca de Cena (João Pessoa/PB)

Livre – 40 minutos

O Boi Aruá ou o Boi Azul, como é mais conhecido, é uma criatura encantada que possui o dom de realizar desejos em troca de versos. Tal dom desperta o interesse da bruxa Maquiavelha que, enlouquecida pela cobiça, tenta roubar os poderes do animal. Mas o menino Tuca e a menina Anita farão de tudo para salvar a criatura encantada e destruir a maldade da bruxa. O espetáculo é narrado pelo poeta cantador Cavaleiro Brincante, que coloca em cena elementos tradicionais da cultura nordestina através de versos de cordel, toadas e loas.

15 de julho, às 14h 

El Gran Circo – Teatro de Luvas, com a Cia Mútua (Itajaí/SC)

Livre – 40 minutos

Espetáculo de teatro de animação concebido a partir de quatro textos do autor argentino Guaira Castilla, usando linguagem do teatro de bonecos de luvas para contextualizar um tradicional circo teatro.

AUDITÓRIO GLAUCO FLORES DE SÁ BRITO/ MINIAUDITÓRIO DO GUAÍRA 

Endereço: Rua Amintas de Barros, s/n, Centro, Curitiba

Ingressos: R$10,00 e R$5,00

11 de julho, às 16h 

Sonho de Uma Noite de Verão com a Cia do Abração

Livre – 50 minutos

Nesta adaptação de Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare, quatro velhinhos, contadores de histórias usam objetos para narrar a saga dos encontros e desencontros de dois casais. Desta forma, brincando de faz de conta com simples objetos do cotidiano, estes contadores reavivam adultos a maneira de ver o mundo com os olhos da criança e aproximá-la da obra de um dos maiores dramaturgos universais.

12 de julho, às 16h 

Era Um… Eram Dois… Eram Três…, com Di Trento Produções – Curitiba/PR

Livre – 40 minutos

O que podemos encontrar na tenda de um contador de histórias? Livros, caixas, baús, malas, ratos. O que, ratos? Sim, três simpáticos ratinhos, brincando de esconder. E eles dão a partida para uma grande aventura. Cada ratinho protagoniza uma história.

13 de julho, às 16h 

Irmãos Zulus, com a Companhia Karagozwk (Curitiba/PR)

Livre – 40 minutos

Mandela seguia a trilha de seus irmãos que tinham partido há muitas luas, em busca de fortuna. Depois de muito procurar, Mandela os encontrou e eles continuaram a jornada. No caminho acharam um reino estranho onde os habitantes foram transformados em pedra. Um velho ancião lhes contou que toda vida poderia voltar caso fizessem três tarefas. Mas quais tarefas? O autor Rogério Andrade Barbosa conheceu esta narrativa encantadora entre os Zulus, uma população que vive ao Sul do continente africano.

14 de julho, às 16h 

A Busca de Tu-Hu, com a Cia AnalgesicAdalgisA (Curitiba/PR)

Livre – 45 minutos

O espetáculo se aproxima de dados da biografia do maestro e compositor Villa-Lobos para construir uma fábula sobre as grandes viagens, que a música (e toda forma de arte) pode nos proporcionar. O menino Tu-Hu (este era o apelido de Villa quando criança) deseja criar a musica mais bonita que já existiu e para isto precisa conhecer um pouco das já existentes.

15 de julho, às 16h 

Viva Vivaldi, com Manoel Kobachuk (Curitiba/PR)

Livre – 45 minutos

Dois atores apresentam de uma forma lúdica As Quatro Estações de Vivaldi. Com figurinos de época, os atores manipulam o boneco Vivaldi que, após uma breve introdução, apresenta os quatro concertos (subdivididos em três movimentos) que compõem a obra.

16 de julho, às 17h 

Entre Janelas, com Tato Criação Cênica (Curitiba/PR)

Livre – 40 minutos

Inspirado no livro Uma Janela Entre Dois Amigos, do mineiro Gustavo Gaivota, o espetáculo conta a história de um menino e seu melhor amigo, o cachorro Pitu. Um dia o menino ganha de presente um computador. Na janela do notebook ele abre várias outras janelas e pode ir a qualquer lugar sem sair de seu quarto. Do lado de fora, Pitu espera por um momento de brincadeira, mas seu companheiro não tem mais tempo para ele, está muito impressionado com seu novo amigo tecnológico. O menino terá então que descobrir uma forma de reconectar-se ao velho amigo.

17 de julho às 17h 

As Primeiras Aventuras de Dom Quixote de la Mancha e seu Fiel Escudeiro Sancho Pança, com o Grupo Teatral Auto-Peças (Curitiba/PR)

Livre – 40 minutos

Inspirado nos clássicos personagens de Miguel de Cervantes. De tanto ler histórias de cavalaria, um ingênuo fidalgo espanhol, passa a acreditar piamente nos feitos heroicos dos cavaleiros medievais e decide se tornar, ele também, um cavaleiro andante. Para tanto, recorre a uma armadura enferrujada que herdara do bisavô, confecciona uma viseira de papelão e se auto intitula Dom Quixote de La Mancha.

 

TEATRO JOSÉ MARIA SANTOS

Endereço: Rua 13 de Maio, 655, Centro, Curitiba

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00

11 de julho, às 20h 

Alicia. Ensueño de Maravillas

Livre – 50 minutos

Proposta original do clássico de Lewis Carrol, Alice no País das Maravilhas, tem direção de Alejandro Busto e participação de Tristana Muraro. Alicia. Ensueño de Maravillas propõe o encontro com a imaginação criadora frente à aventura dos tempos. A cada quadro, outro som, outro corpo. Alicia lê, dança, brinca, beija, sonha, corre e voa. Esta montagem usa diversas técnicas como teatro de sombras, dança, acrobacia aérea, títeres, desenho e projeção audiovisual para dar vida a um mundo onírico.

12 de julho, às 20h 

Os Artistas, com Cia dos Ventos (Curitiba/PR)

Livre – 45 minutos

O espetáculo é o resultado da pesquisa do Boneco Gigante no seu aprofundamento cênico. Tanto os bonecos como o cenário e adereços são confeccionados na técnica do cardboard. O espetáculo também trabalha com o teatro de sombras e audiovisual.

13 de julho, às 20h 

O Cavalo Branco de Muriah, com Cia Filhos da Lua (Curitiba/PR)

Livre – 50 minutos

Muriah é um menino que não tem medo de sonhar. Em sua cadeira de rodas, provoca todos a andar ao encontro do seu Cavalo Branco (sonho de vida). Viver com intensidade é uma aventura que o teatro torna real. Poesia para ir além dos limites.

14 de julho, às 20h 

O Jardim de Francisco, com Almazém Produções Artísticas Ltda (Curitiba/PR)

Livre – 45 minutos

Relata a vida de Francisco de Assis, nascido na província de Úmbria, no centro da Itália. O espetáculo retrata de forma lúdica e usa fatos marcantes da vida de um dos mais significativos homens da história da humanidade e que até hoje influencia na forma de viver e pensar de muitos. Através de imagens e canções, estimula na criança e no adulto, a prática do bem e da verdade.

15 de julho, às 20h 

A Mariana e a Benzedeira da Ilha, com Cia Sandra Baron (Jaraguá do Sul/SC)

Espetáculo adulto – 45 minutos

História de duas mulheres de diferentes gerações que querem preservar suas crenças. Ana Francisca é avó de Mariana, ela é benzedeira. Mariana, Suzana e Zecão são jovens e vivem os tempos onde a medicina deixa as benzedeiras sem sentido. Mariana ama o mar, mas não sabe de onde vem, nem para onde vai. Através da relação com a avó Mariana achará as respostas.

16 de julho, às 16h 

A Caixa, com Cia Mútua (Itajaí/SC)

Livre – 40 minutos

Tudo começa quando brinquedos destruídos e desprezados são jogados no lixo dentro de uma caixa. Atores inconformados resolvem interferir na história e dar vida aos brinquedos.

17 de julho, às 16h 

O Intrépido Anãmari, com Bricoleiros (Fortaleza/CE)

Livre – 40 minutos

Em uma floresta encantada, o aprendiz de feiticeiro Anãmiri perde o poder de flutuação quando uma bruxa lança nele um feitiço. Sem flutuar fica indefeso. O mestre do aprendiz vai buscar o antídoto. A plateia é convidada a participar de uma perigosa jornada e sem perceber se torna novos personagens.

 

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

Endereço: Rua Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba

Apresentações gratuitas

11 de julho, às 15h 

Na Cabeça da Poeta, com Substrato Cênico Produções Artísticas Ltda (Curitiba/PR)

Livre – 40 minutos

Espetáculo de teatro de animação sobre a infância “imaginada” de Helena Kolody, usando como referência a origem e alguns de seus poemas. Em um espaço imaginário duas atrizes manipuladoras criam o mundo da poesia. E que mundo é este? O do sonho? Da palavra? Pincelando dentro de sua obra este mundo imaginário é construído, um lugar onde a menina passa o tempo vendo formigas, onde descreve a Araucária com um olhar carregado de significados, um mundo parte dela. A poesia materializada. Um lugar onde o sonho se faz presente.

12 de julho, às 10h 

Meninices, com Tibiribão de Teatro de Bonecos (São José do Pinhais/PR)

Livre – 40 minutos

As aventuras são desvendadas na encenação com bonecos e brinquedos folclóricos. Meninices conta a história de João, boneco curioso e atrapalhado que se decepciona com a Cidade dos Bonecos, lugar onde eles vivem. João parte em busca de seu criador, que o ajuda a enfrentar preconceitos.

13 de julho, às 15h 

Na Lona com Gengibre, Pimenta e Linguiça, com Cia Sonora (Curitiba/PR)

Livre – 40 minutos

A lona das palhaças Gengibre, Pimenta e do cachorro Linguiça é um carrinho de catadores de materiais recicláveis do qual sai a magia do espetáculo. Com bonecos, apresentam As Aventuras de Breno e Bia no Fundo do Mar, carro-chefe desta grande brincadeira, onde encontrarão uma Sereia, Poseidon, vários peixes e até o terrível Monstro do Lixo. O resultado é poesia, humor e encantamento nas imagens e na sonoridade.

14 de julho, às 10h 

As Infindáveis versões de Capuchinho e o Lobo Mau, com Cia Evaldo Barros (Curitiba/PR)

Livre – 45 minutos

Parte do conto do Chapeuzinho Vermelho para apresentar de várias maneiras, a mesma história. A história é apresentada com bonecos e objetos de uso cotidiano, como legumes, óculos e sapatos. Objetivo é despertar a imaginação de crianças, jovens e adultos.

15 de julho, às 15h 

Dia Claro, Noite Escura, com Aspart – Imã Produções (Curitiba/PR)

De 2 a 7 anos de idade – 45 minutos

Uma costureira dá vida à sua criação, uma curiosa boneca de pano que representa uma singela história. A montagem foi inspirada em contos dos Irmãos Grimm, tais como “As Moedas-estrelas, A Bela Adormecida e Mingau Doce. Voltado as crianças da primeira infância.

TEATRO DE BONECOS DR. BOTICA 

Endereço: Avenida Sete de Setembro, 2775, Rebouças, Curitiba

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00

13 de julho, às 15h e às 17h 

O Patinho Feio, com a Cia Miiller Teatro de Bonecos (Curitiba/PR)

Livre – 45 minutos

O Patinho Feio narra a história de uma pequena ave cuja feiura causa desprezo entre os animais do local onde nasceu. Com uma trama que seduz e encanta, faz questionar sobre a solidariedade e o respeito às diferenças.

14 de julho, às 15h e às 17h 

Florentine e Seus Encantamentos, com Grupo Merengue (Curitiba/PR)

Livre – 40 minutos

Adaptação do livro Strega Nona. Fala sobre as tomadas de decisões e escolhas que as crianças devem fazer, das tarefas dadas em casa e da construção da responsabilidade infantil na execução das mesmas. Vovó Florentine é uma senhora muito bondosa que ajuda a todos com chás e conselhos. Pedrinho é curado pela avó e decide pagar ajudando nos afazeres da casa. Quando Florentine sai para buscar ervas Pedrinho a desobedece e tenta fazer um encantamento, que dá errado.

15 de julho, às 15h e às 17h 

A Margarida Curiosa Visita a Floresta Negra, com Prá Tu Vê Produções Artísticas (Curitiba/PR)

Livre – 45 minutos

Formigas, abelhas, borboletas e minhocas habitam um pequeno jardim. Nele também vive a pequena Margarida, que é muito curiosa. Atrás dos muros do jardim existe a grande floresta negra. Todos têm medo de ir lá, mas Margarida desbrava este mundo enfrentando o desconhecido. O espetáculo nos fala da amizade e da coragem de enfrentar a vida.

16 de julho, às 13h, 15h e às 17h 

Gaiolas, com Cia La Polilla Teatro de Bonecos (Paranaguá/PR)

Livre – 40 minutos

Uma história de amor e liberdade. Uma poesia em forma de teatro de bonecos, que conta como um menino que nem sabia o que era ser passarinho, descobre o canto a liberdade de voar e a prisão de uma paixão entre um sonho e a realidade. Uma obra inspirada em Mario Quintana e sua poesia Canção do Amor Imprevisto.

17 de julho às 13h, 15h e às 17h 

João Come Feijão, com Mariza Basso Formas Animadas (Bauru/SP)

Crianças a partir de 3 anos de idade – 45 minutos

Em um divertido encontro, um ambulante conta como se tornou o maior vendedor de feijões e com a ajuda do vendedor de preciosidades utiliza as bugigangas da banca para narrar as aventuras do menino pobre que sonhava com dinheiro e poder.

 

HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE

Endereço: Rua Desembargador Motta, 1.070, Água Verde, Curitiba

Para pacientes do hospital

14 de julho, às 9h 

Malacircus

Livre – 30 minutos

Um marionetista desajeitado transforma uma pequena mala em um grande espetáculo de circo. Com marionetes de fios e muito animado, o espetáculo resgata a infância que permanece nas pessoas.

(Fotos: Divulgação/Fonte: ANPr)

malacircus

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Astro do heavy metal é recebido pelo prefeito de Curitiba em um dos principais projetos de esgrima do país

Publicado

em

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu nesta terça-feira (23/4) no Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho um dos maiores vocalistas do heavy metal de todos os tempos: Bruce Dickinson. Ele retorna a Curitiba em sua turnê “The Mandrake Project Tour” que percorrerá sete cidades brasileiras.

Dickinson, que também é esgrimista de ponta, foi conhecer um dos principais projetos de esgrima realizados no país, em uma parceria da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude com o Instituto Mais Esporte.

“É uma alegria para Curitiba poder receber um artista da envergadura de Bruce Dickinson aqui em nosso Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho. Assim como Bruce, que já foi até convocado para representar a Grã-Bretanha no esporte, esperamos que nossos curitibinhas que estão começando na esgrima cheguem lá”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

Durante a visita o vocalista do Iron Maiden também jogou um combate de esgrima com o atleta curitibano e da seleção brasileira, Alexandre Camargo.

“Para nós da esgrima é muito importante ter o Bruce aqui. Essa visibilidade atrai muitas pessoas, muita gente pra saber esgrima, tem a criançada que gosta, o pessoal mais velho também que acompanha o Bruce, isso acaba promovendo muito o esporte. A esgrima ainda não é um esporte muito conhecido no Brasil e são nesses momentos que a gente aproveita para ganhar mais fãs”, disse Camargo.

Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho

Na capital nacional do esporte, o Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho, no Água Verde, é casa de um dos principais projetos de esgrima realizados no país, em uma parceria da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude com o Instituto Mais Esporte.

Este foi o primeiro Centro de Esporte e Lazer curitibano a incorporar o esporte, em 2018. O espaço conta com uma sala criada para a prática da esgrima com arma branca, máscara e roupa adequadas disponibilizadas gratuitamente, e atletas que se destacam em habilidade e força de vontade.

Segundo Giocondo Cabral, técnico e vice-presidente da Federação Paranaense de Esgrima, Curitiba em breve vai se tornar um celeiro de atletas do esporte.

“Eu acredito que seja um caminho para nós termos futuros campeões, ou pelo menos desenvolver bastante a prática. Nós saímos na frente! Porque os outros têm vários tipos de projetos, né? Em escolas, clubes e Curitiba também tem. Nas praças, só a capital do esporte proporciona, e isso faz a diferença”, afirmou o treinador.

Podem se inscrever alunos a partir de 7 anos, sem limite de idade. Além do Afonso Botelho, Curitiba oferece aulas de esgrima em mais quatro regionais de forma totalmente gratuita: Cajuru, Cidade Industrial, Santa Felicidade e Portão, todas com técnica da espada. Mas no Portão, das nove turmas, sete utilizam o sabre e duas a espada. Para se inscrever basta entrar no Portal Curitiba em Movimento. 


Prefeito Rafael Greca, recebe o vocalista Bruce Dickinson, da banda Iron Maiden, Foto: Pedro Ribas/SMCS

Continuar Lendo

Notícias

Agências do Trabalhador têm 17,4 mil vagas em todas as regiões do Paraná

Publicado

em

As Agências do Trabalhador e postos avançados do Paraná começam a semana pós-Tiradentes com a oferta de 17.425 vagas de emprego com carteira assinada. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 4.207 oportunidades. Na sequência, aparecem as de abatedor de porco, com 655 vagas, vendedor de comércio varejista, com 609, e repositor de mercadorias, com 593.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (4.551). São 370 vagas para alimentador de linha de produção, 302 para operador de telemarketing ativo, 300 para operador de telemarketing receptivo e 293 para vendedor de comércio varejista.

Agência do Trabalhador Central, na Capital, oferta 100 vagas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas, com destaque para as funções de operador bilíngue, com 30 vagas, soldador (com curso técnico na área), com 20, agente administrativo (com curso técnico em administração), com 10. Há ainda ofertas para personal training, desenhista técnico, supervisor de almoxarifado, nutricionista, professor de jardim de infância e confeiteiro.

A Região de Cascavel concentra 4.461 nesta semana. São 1.147 oportunidades para alimentador de linha de produção, 446 para abatedor, 165 para magarefe e 153 para servente de obras.

Londrina (1.695), Campo Mourão (1.613), Foz do Iguaçu (1.365) e Pato Branco (1.181) têm mais de mil ofertas cada. Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são alimentador de linha de produção, com 445 vagas, trabalhador da cultura de cana de açúcar, com 100, motorista de caminhão, com 60, e operador de caixa, com 63 oportunidades.

Em Campo Mourão, os destaques são para alimentador de linha de produção (613), trabalhador da manutenção de edificações (123), abatedor (108) e magarefe (82). Na região de Foz do Iguaçu, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 497 oportunidades, repositor de mercadorias, com 91, operador de caixa, com 74, e servente de obras, com 58.

Em Pato Branco, são ofertadas 361 vagas para alimentador de linha de produção, 60 para trabalhador da avicultura de corte, 57 para operador de caixa e 47 para servente de obras.

Em Ponta Grossa, com 92 vagas, os destaques são as buscas por montador de equipamentos elétricos (30) e armador de estrutura de concreto (5). Em Maringá, há oferta para soldador e vendedor do comércio. Em Jacarezinho são 101 oportunidades para trabalhador volante da agricultura. (AEN/Foto: Geraldo Bubniak)

Continuar Lendo

Notícias

Setor de serviços cresceu 8,5% no 1º bimestre de 2024; turismo teve alta de 2,1%

Publicado

em

As empresas paranaenses ligadas ao setor de prestação de serviços tiveram um crescimento de 8,5% no volume de suas atividades nos dois primeiros meses de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. O desempenho do Paraná ficou bem acima da média nacional, que foi de 3,3%, e consta nos resultados da mais recente Pesquisa Mensal de Serviços ,divulgada na sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado dos últimos 12 meses analisados, o crescimento registrado para o segmento em nível estadual é de 10,9%, o maior do Sul do País. No mesmo recorte de tempo as empresas catarinenses tiveram uma variação positiva de 8,1% no volume das suas atividades, enquanto as gaúchas registraram uma alta de 3,8%. Na média nacional, houve crescimento de 2,2%.

Os dados do levantamento também apontam uma alta de 6,3% no volume de serviços no Paraná em fevereiro quando comparado ao mesmo mês de 2023. O índice é mais do que o dobro do Brasil neste comparativo, que foi de 2,5%.

Todos os segmentos analisados pelo IBGE tiveram resultado positivo no Paraná no acumulado do 1º bimestre. Os serviços prestados a família aumentaram 3,5% em relação a janeiro e fevereiro de 2023. Os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 5,9% no mesmo período, enquanto os transportes, serviços auxiliares e correio variaram 9,4%.

As maiores altas, no entanto, aconteceram nas empresas que prestam serviços de informação e comunicação (10,6%) e outros serviços (10,8%).

TURISMO – Analisado de forma separada pelo IBGE, o setor de Turismo também dá mostras de que continua aquecido no Paraná. Entre janeiro e fevereiro, o setor teve alta de 0,5% nas atividades, em um movimento contrário ao nacional, que caiu 0,8% neste intervalo de tempo. Apenas cinco estados registraram variação mensal positiva.

No ano, as atividades turísticas acumulam 2,1% de crescimento quando comparadas ao primeiro bimestre de 2023. O resultado foi o melhor do Sul do Brasil, à frente de Santa Catarina (1,3%) e do Rio Grande do Sul (-4,8%), e sete vezes maior do que a média nacional (0,3%). O aumento também se refletiu na melhora do caixa das empresas do ramo, que viram a sua receita ser ampliada em 10% no primeiro bimestre de 2024.

ECONOMIA DINÂMICA – Os resultado do segmento de serviços e do turismo acompanham uma tendência que já havia sido comprovada pelas mais recentes pesquisas do IBGE em relação a outros setores da economia estadual. No 1º bimestre, o crescimento das indústrias instaladas no Paraná foi de 4%, enquanto o comércio acumula uma alta de 6,9% nos dois primeiros meses de 2024, demonstrando o dinamismo da economia paranaense. (AEN/Foto: Gilson Abreu)

Continuar Lendo

Tendência