Cidades

Curitiba quer ampliar integração e trabalho conjunto com a RMC

Publicado

em

A reintegração do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana foi pauta de reunião do prefeito Rafael Greca com a prefeita de Colombo, Beti Pavin, nesta terça-feira (24). Beti elogiou a rapidez com que a linha direta Colombo-CIC voltou a circular. Os ônibus voltaram a operar na segunda-feira (23)

A reintegração do transporte de Curitiba e RMC foi um dos compromissos do prefeito Rafael Greca na campanha eleitoral. A ideia é que outras linhas sejam reativadas gradativamente. A próxima deverá ser a Araucária-CIC. As reuniões com o município estão avançadas. “O povo quer que o ônibus de Araucária volte a parar dentro do Terminal da CIC, o comércio padeceu com a ausência da integração”, lembrou Greca.
Outras linhas

Na reunião, falou-se a respeito da importância de outros trajetos para a população da Região Metropolitana, como as ligações até Almirante Tamandaré e São José dos Pinhais, e a ligação com os municípios de Pinhais e Piraquara, aproveitando a recente duplicação da PR-415, feita pelo Governo do Paraná. “Quem mora mais longe precisa ter mais oportunidades para garantir emprego e renda”, reforçou Greca.

Estiveram na reunião o diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Omar Akel, e o prefeito de Contenda, Carlos Eugenio Stabach.

Colombo-CIC

Nesta segunda-feira (23), começou a reintegração do transporte coletivo entre Curitiba e Região Metropolitana com a volta da linha direta Colombo-CIC. O prefeito Rafael Greca foi até o Terminal do Cabral, onde embarcou em um ônibus até a estação Prefeitura, na Avenida Cândido de Abreu.

No trajeto, conversou com os passageiros e explicou como será o processo de reintegração. “É um momento histórico. A volta da linha Colombo-CIC é a primeira da prometida reintegração”, afirmou o prefeito.

A próxima linha que deverá voltar a funcionar é a Araucária-CIC. “Até o mês de julho, gradualmente, teremos totalmente reestabelecida a rede do transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba, o metrô de superfície que foi invejado por 250 cidades em todo o mundo”, disse ele. “Vamos trabalhar para que o cartão seja único e a tarifa seja justa, social e integrada.”

Greca também lembrou que a Prefeitura de Curitiba e as da Região Metropolitana trabalham em parceria, assim como Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e Governo do Paraná.

Parceria

A volta da linha Colombo-CIC foi anunciada na última segunda-feira (16), em uma solenidade na Prefeitura de Curitiba. Na ocasião, o prefeito Rafael Greca e o governador do Paraná, Beto Richa, assinaram um termo de compromisso firmando a parceria, assim como um protocolo de intenções para estudos técnicos de implantação do Novo Sistema Metropolitano Integrado de Passageiros. “Com a sensibilidade do prefeito Rafael Greca, a integração do transporte voltará a ser realidade”, reiterou Richa.

Trajeto

Desde fevereiro de 2015, quando foi rompida a integração tarifária com a RMC, a linha Colombo-CIC passou a ser atendida pelo trajeto Maracanã/Cabral, com ponto final no Terminal Cabral, onde os passageiros precisavam trocar de ônibus para continuar o trajeto.

Agora, o passageiro embarca no Terminal do Maracanã e pode seguir diretamente à CIC, cruzando o Centro de Curitiba.

No trajeto são nove paradas. O Ligeirinho Colombo-CIC funcionará nos dias úteis e aos sábados. Aos domingo, os passageiros de Curitiba continuarão sendo atendidos pela linha Cabral-CIC. (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Ação conjunta entre Piraquara e Pinhais avança no Rio Iraí

Publicado

em

A Prefeitura de Piraquara, em parceria com a Prefeitura de Pinhais, executa uma importante ação preventiva no Rio Iraí. Os serviços de limpeza e desassoreamento concentram-se, neste momento, no trecho localizado no bairro Jardim Tropical, uma região com histórico de alagamentos.

O Acordo de Cooperação Técnica entre os municípios tem como objetivo promover a melhoria das condições ambientais e do escoamento das águas dos rios contemplados, minimizar os riscos de alagamentos e assoreamento, além de fortalecer a cooperação entre as administrações municipais e o desenvolvimento de infraestrutura pública de interesse social.

OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO

Paralelamente às intervenções no Rio Iraí, a Prefeitura também iniciou as obras de pavimentação de todas as ruas do Jardim Tropical, com um amplo investimento em drenagem urbana. As melhorias contemplam as ruas Governador Valadares, Carlos Chagas, Aracati, Parati, São Leopoldo, São Borja, Petrópolis, Uruguaiana, Alto Paraíba, Iguatu, Maranhão, Teresina, Balsas, União da Vitória e Caxias.

As intervenções integram um conjunto de investimentos que reforçam o compromisso da Prefeitura de Piraquara com a prevenção de alagamentos, a melhoria da infraestrutura urbana e a qualidade de vida da população. Com planejamento e ações integradas, o município segue investindo em soluções que ampliam a segurança das famílias, preservam o meio ambiente e promovem o desenvolvimento sustentável da cidade.

Continuar Lendo

Cidades

Prefeitura de Piraquara anuncia área para futuro Hospital Municipal e inicia novas etapas do projeto

Publicado

em

Na sexta-feira (26), durante a abertura da XV Conferência Municipal de Saúde, o prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, anunciou a desapropriação de uma área localizada na Rodovia João Leopoldo Jacomel destinada à implantação do futuro Hospital Municipal.

Após a publicação do decreto 14802/2026 de utilidade pública da área com aproximadamente 50 mil metros quadrados, o município inicia uma nova fase do projeto. Entre as medidas previstas está a contratação da Formação em Modelos de Gestão de Alta Complexidade para os grupos de trabalho envolvidos na estruturação do empreendimento, cujo processo de licitação foi iniciado em 16 de junho.

Na sequência, a administração municipal prevê a contratação de estudos de viabilidade técnica, jurídica e financeira que irão subsidiar a definição do modelo de implantação e operação da futura unidade hospitalar.

Desde 2025, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o levantamento e a análise de indicadores estratégicos para o planejamento da rede municipal de saúde. O trabalho considera fatores como projeções de crescimento populacional, demanda por atendimentos, distribuição territorial dos serviços, número de gestantes e a distância entre maternidades e hospitais localizados em Curitiba e na Região Metropolitana.

Segundo a administração municipal, os estudos têm como objetivo embasar tecnicamente a implantação do Hospital Municipal, alinhando a expansão da estrutura de saúde às necessidades atuais e futuras da população.

De acordo com o Prefeito Marquinhos, é um novo capítulo da saúde de Piraquara. “É o sonho daquele cidadão piraquarense que olhava para a gente e dizia Piraquara que não tem hospital. É aquele sonho que a gente sonha junto e vira realidade, com muito planejamento e responsabilidade”, destacou. (SCPMP)

Continuar Lendo

Cidades

Paraná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar consumo consciente

Publicado

em

O Paraná agora conta oficialmente com a Semana dos Brechós e da Moda Sustentável, instituída por meio da aprovação do Projeto de Lei 38/2026. A iniciativa de autoria da deputada estadual Marli Paulino será realizada anualmente na última semana do mês de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado em 25 de agosto.

A nova legislação representa um importante avanço no fortalecimento da economia circular, do consumo consciente e da sustentabilidade no Estado. A proposta reconhece o papel dos brechós como agentes de transformação social, geração de renda e incentivo ao empreendedorismo.

Entre os objetivos da semana estão a promoção do consumo responsável, o incentivo ao reaproveitamento de peças de vestuário, a valorização da moda circular e a redução dos impactos ambientais provocados pela indústria têxtil, considerada uma das que mais geram resíduos no mundo.

Além do aspecto ambiental, a medida também reforça a importância econômica e social dos brechós, especialmente para milhares de famílias paranaenses que encontram nesse setor uma alternativa de sustento, inclusão produtiva e autonomia financeira.

A legislação prevê ainda que, durante a semana comemorativa, o Poder Executivo possa apoiar ações educativas, culturais e informativas. “Pretendemos incentivar feiras, exposições e eventos voltados à moda sustentável, em parceria com entidades públicas, privadas e empreendedores do setor”, destacou a deputada Marli Paulino, autora da proposta.

Com a aprovação, o Paraná reconhece oficialmente a relevância de uma atividade que une desenvolvimento econômico, responsabilidade ambiental e impacto social positivo, fortalecendo uma cultura de sustentabilidade para as próximas gerações. (Assessoria)

Continuar Lendo

Tendência