Cidades

Face da Notícia na Educação

Publicado

em

Um projeto do Jornal Face da Notícia em parceria com a Secretaria de Educação de Quatro Barras

Educação em Foco

Nesta edição, em que esse jornal disponibiliza a educação de Quatro barras o privilégio de podermos expor os trabalhos realizados em nossas escolas e CMEIs, primeiramente agradeço aos editores desse jornal pela oportunidade nos ofertada.

Neste início de nova gestão, lançamos nossos olhares as questões de ensino aprendizagem de nossos alunos, percebemos o quão importante se apresenta tais questões e como deve ser grande o nosso comprometimento e para refletirmos um pouco na questão de educação, deixo o seguinte pensamento:

Um processo de educação acontece quando se compartilha pensamento…nesse momento uma pessoa pode receber de outra um pensamento, uma ideia, uma representação mental, um comportamento, uma técnica, uma lição, e passa a ter posse disso, sem que a primeira pessoa deixe de ter o que tinha antes. Quando esse processo é feito intencionalmente temos uma forma de educação.

Essa é a coisa mais interessante em educação, o conhecimento se reproduz, e ao se reproduzir, ele não morre. Ele se dissemina e amplia as possibilidades… possibilidades de vida… Que tenhamos um ano repleto de muitas possibilidades. Deixo meu abraço fraternal a todos os profissionais da educação do Munícipio de Quatro Barras.

Secretária de Educação de Quatro Barras Adriana de Araújo Tulio

Secretária de Educação de Quatro Barras Adriana de Araújo Tulio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cantinho da Educação Infantil

No Cmei Tia Vana, durante esse bimestre, as turmas estão trabalhando com o tema identidade. O objetivo foi realizar atividades que possibilitassem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade, seguido de todas as características físicas, de modos de agir que fazem parte de uma casa, na escola, em uma comunidade e, que acima de tudo, são muito importantes. E que dessa forma ampliam seus conhecimentos a respeito de si mesmo.

 

berçario I

Berçario II Infantil 4 maternal II

MI

 

Experiência Pedagógica

O projeto “Cuidando do Nosso Bairro”, iniciou em outubro de 2016, dando continuidade neste ano de 2017, pela professora Gleice de Lara Esperanceta, com aulas de campo no bairro onde está localizada a Escola Municipal Rui Valdir Pereira Kern, com os alunos da Sala Multifuncional II  – Surdez. Na sala há alunos que moram em diferentes bairros do município, alunos surdos e com perda auditiva, que frequentam os atendimentos em contra turno, por isso a escolha do bairro como tema central.

Nas Aulas de Campo já realizadas, foram observados alguns aspectos: calçadas, ruas, vegetação, entre outros. Cada dia era com grupos diferentes de alunos conforme cronograma de atendimento. Após cada aula, houve os registros: escritos (Diário da aula de campo) e desenhos (do que foi observado) sendo este fixado em uma planta baixa do bairro. Também foi analisada a escola através de observação dos espaços, registro em planta baixa e ações para melhoraria.

Está programado para dar continuidade ao projeto outras aulas de campo, pesquisas com os pais e comunidades sobre o destino do lixo do bairro e do município, palestras, conscientização dos moradores do bairro, confecção de um jornal, carta de sugestões com melhorias aos órgãos públicos.

Gleice 1 Gleice 2 Gleice 3 Gleice 4

Gleice 5

Criança em Movimento

A educação física faz a diferença no cotidiano do aluno. Além dos benefícios para a saúde, a aula proporciona descontração, fortalece o trabalho em equipe, atua no desenvolvimento físico e mental, além de auxiliar no desempenho das disciplinas.

No primeiro momento a aula desenvolvida com as crianças do Pré I e II (fotos) foi elaborado um circuito com alguns elementos fundamentais no desenvolvimento psicomotor da criança como manipulação de objetos, equilibrar, saltar e rastejar; atividades aparentemente simples, porém, não sendo bem adquiridas nessa fase de desenvolvimento da criança podem gerar um déficit motor no futuro.

No segundo momento já com alunos do 4º e 5º anos foi elaborado uma competição de soprobol (fotos) onde foi visado o desenvolvimento da capacidade pulmonar, além de estimular a competição ensinando que nem sempre se vence e que devemos aprender com as derrotas buscando sempre melhorar e evoluir.

Neste momento entra a importância do profissional de educação física ministrando as aulas, cada aluno tem uma característica própria, cabe ao professor conhecer cada um e respeitar o seu tempo, os exercícios dados pelo professor é muito importante para que eles se desenvolvam e interajam entre eles, assim contribui para o crescimento, pois cooperam com os amigos, obedecem às regras, respeitam uns aos outros, assumem responsabilidades, aprendem a dividir e a viver em sociedade. Profº de Educação Física: Crician Andreatta de Lara e Profº Welington Padilha – Escola Municipal Izair Lago.

DSC_0249

DSC_0273

DSC_0299

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pais Interagindo no Espaço Escolar

Hoje os pais estão mais presentes no ambiente escolar, exercendo a sua cidadania, contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar das crianças. Nós, gestores e professores, queremos unir forças com a comunidade, a qual faz parte do espaço escolar, para uma participação efetiva no dia a dia de seu filho.

Em um contexto de uma sociedade que se democratiza e se transforma cotidianamente é fundamental este entrelaçamento de ações coletivas para o sucesso do processo ensino aprendizagem.

Pretendemos nessa relação família escola que pais e a família tenham a oportunidade de vir acrescentar novas ideias para melhorias como na hora do recreio, hora de brincar e atividades diferenciadas, assim evitaremos acidentes tão comuns no espaço escolar. Diretora: Cleidemar D. Sbrissia – Escola Municipal João Curupaná da Silva.Imagem1

Imagem4

 PÉ NA ESTRADA

A Escola Ernesto Milani, preocupada com o desenvolvimento de seus alunos e seu processo de aprendizagem, associando o conjunto de aulas a vivências, embarca para mais uma aventura.

As professoras da Educação Infantil e 1º ano, juntamente com a professora de Literatura programaram para as aulas, um momento de encantamento. Para tanto, o projeto inclui grandes clássicos da literatura. Iniciamos com o famoso João e Maria, nesse processo de contação de história, a professora confeccionou um avental no qual seus personagens ficavam dentro do bolso e conforme o desenrolar da história, iam sendo fixados no avental, foi muito divertido.

Complementando as aulas, apresentamos filmes referentes à nossa história, juntamente com roda de conversa, cantigas e muita brincadeira.      Para finalizar nosso projeto João e Maria, marcamos uma Aula Campo no Bosque Alemão, nosso objetivo é proporcionar aos nossos alunos uma experiência única, no qual predominasse a ludicidade e diversão.

Nossos pequeninos colocaram o Pé na Estrada, seguiram rumo a “Casa Encantada” vão percorrer todo o caminho que João e Maria fizeram e claro se encontrar com a famosa Bruxa.   Simplesmente fantástico!

Lá a Bruxa contou a sua verdade… Após a contação de história, nossos alunos fizeram um belo piquenique, rodeados de uma bela paisagem, deliciosas guoseimas e muito carinho.

Nada melhor do que estimular uma criança a ler e fazê-lo de uma forma diferente, criando um ambiente apropriado que de fato a criança pegue o gosto pela leitura. O hábito da leitura é de extrema importância desde a tenra idade, portanto, esta experiência Pé na Estrada da nossa escola foi muito enriquecedora.Era uma vez.._

Contação de históriaLá vem história

Acessibilidade a todos

A inclusão no contexto escolar é ir além dos muros da escola, é vivenciar a realidade da comunidade escolar.          Pensando em melhorias a Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves resolveu desenvolver um projeto o qual tem como objetivo a implantação de acessibilidade das calçadas em frente à escola e uma rampa de acesso ligando o prédio escolar à quadra esportiva tornando um ambiente cada vez mais estimulante ao aprendizado de seus alunos e a serviço da comunidade que a cerca, além de considerar as pessoas com deficiência, a abordagem será ampliada para aqueles que têm dificuldades para se locomover – como idosos, obesos, gestantes etc.

A escola inclusiva, não pensa apenas em seus alunos, e sim em todos os que fazem parte dela.

BASTA PENSAR, AGORA É A VEZ DE AGIR: A ESCOLA É DE TODOS, INCLUSÃO É SOLUÇÃO…

Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças.

Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves

Mônica Pikussa Mascarello, Graciele Alves Pires

2 4

 

 

 

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Deputada Marli Paulino é convidada para ser “madrinha” da Expocamp de Campina Grande do Sul

Publicado

em

A deputada estadual Marli Paulino (SD) protocolou o projeto de lei, na Assembleia Legislativa do Paraná, para inserir a ExpoCamp (Exposição Agropecuária e Industrial), de Campina Grande do Sul, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

Na ocasião do anúncio, feito pela deputada durante a abertura oficial do evento, realizada na sexta-feira, dia 19, Marli foi convidada pelo prefeito municipal, Bihl Zanetti, para ser “Madrinha da Festa”. O evento acontece tradicionalmente no mês de abril, nesta edição de 2024, aconteceu nos dias 19, 20 e 21.

“Tenho trabalhado bastante, com muita dedicação pelos municípios do Paraná, em especial pela região metropolitana de Curitiba, e Campina Grande do Sul já recebeu minhas indicações de recursos, e agora entramos com mais este projeto para evidenciar esta magnífica festa e esta importante cidade”, declarou a deputada.

A exposição que está na sua terceira edição, já é um sucesso com grande participação do público local e visitantes de toda região metropolitana. Durante os três dias consecutivos há exposições da indústria, dos produtores, criadores, rodada de negócios, exposição de animais de pequeno, médio e grande porte, artesanato, praça de alimentação e shows com bandas regionais e de renome nacional no palco externo.

Realizada na maior arena coberta da América Latina, o local conta com três pavimentos que engloba 11 mil metros quadrados de área construída. Tem um palco de 860 metros quadrados e capacidade para 15 mil pessoas sentadas ou até 30 mil em pé.

Vale destacar que a ExpoCamp tem como característica valorizar o produto regional. “O município de Campina Grande do Sul cresce e se desenvolve rapidamente e com este evento a cidade fica em evidência oportunizando a interação de diversos segmentos econômicos, como o agronegócio, indústria, comércio, serviços, lazer e gastronomia”, enumerou a deputada Marli.

Neste ano, o evento contou com os shows nacionais na sexta-feira (19) de Guilherme e Benuto, João Bosco e Vinícius, no sábado (20) de Clayton e Romário, Marcos e Belutti e no domingo (21) de Bruno e Marrone. (Assessoria/Foto: Diego Tiller/PMCGS)

Continuar Lendo

Cidades

Cursinho pré-vestibular Mais Pinhais está com vagas abertas para inscrições

Publicado

em

A Prefeitura de Pinhais está com vagas abertas para o cursinho pré-vestibular Mais Pinhais, que prepara para o vestibular da UFPR, Enem e as principais instituições de ensino superior no Brasil. As vagas são limitadas e a inscrição vai até o dia 16 de fevereiro. As aulas acontecerão presencialmente das 19h às 22h40, de segunda a sexta-feira, e nos finais de semana acontecerão revisões, simulados e assistências, conforme o calendário divulgado. O curso é exclusivo para moradores de Pinhais e gratuito.

Confira a programação 

Inscrições – até o dia 16 de fevereiro de 2024

Validação do login e senha pelo candidato – de 20 a 23 de fevereiro

Aplicação do teste seletivo; online – 25 de fevereiro

Entrega de resultado do teste seletivo – 26 de fevereiro

Divulgação da 1ª chamada – 27 de fevereiro a partir das 19h, no site da prefeitura

Serviço 

Cursinho Pré-vestibular Mais Pinhais – Gratuito

Inscrições até o dia 16 de fevereiro através

(Foto: Yuri Martinez/SCP)

Continuar Lendo

Cidades

17 mil vagas: Agências do Trabalhador têm oportunidades em todas as regiões do Paraná

Publicado

em

As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 17.038 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 3.498 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de operador de telemarketing receptivo, com 480 vagas, operador de telemarketing ativo e receptivo, com 383, e operador de processo de produção, com 308.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (5.466). São 773 vagas para auxiliar de linha de produção, 480 para operador de telemarketing receptivo, 383 para operador de telemarketing ativo e receptivo e 214 para auxiliar de cozinha.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 276 vagas para preenchimento urgente: atendente de lanchonete (160), ajudante de açougueiro no comércio (45), fiscal de loja (38), eletricista de manutenção industrial (20) e auxiliar de manutenção predial (13).

A Região de Cascavel aparece em seguida, com 3.876 oportunidades, entre elas 755 para auxiliar de linha de produção, 270 para abatedor de aves, 263 para operador de processo de produção e 250 para Abatedor de porco.

As regiões de Londrina (1.279), Campo Mourão (1.181), Umuarama (1.107) e Pato Branco (1.032) também disponibilizam oportunidades em todos os setores.

Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são auxiliar de linha de produção, com 231 vagas, alimentador de linha de produção, com 111, operador de caixa, com 47, e abatedor de aves, com 36 oportunidades.

Em Campo Mourão, no Centro-Oeste, os destaques são para auxiliar de linha de produção (324), alimentador de linha de produção (53), soldador (49) e magarefe (37).

Na Região de Umuarama, no Noroeste, há oferta de emprego para as funções de auxiliar de linha de produção, com 498 oportunidades, ajudante de reflorestamento, com 120, reflorestador, com 50, abatedor de porco, com 30.

Em Pato Branco, no Sudoeste, há vagas para auxiliar de linha de produção (175), trabalhador da avicultura de corte (50), operador de processo de produção (45) e vendedor interno (45). (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Continuar Lendo

Tendência