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Face da Notícia na Educação

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Um projeto do Jornal Face da Notícia em parceria com a Secretaria de Educação de Quatro Barras

Educação em Foco

Nesta edição, em que esse jornal disponibiliza a educação de Quatro barras o privilégio de podermos expor os trabalhos realizados em nossas escolas e CMEIs, primeiramente agradeço aos editores desse jornal pela oportunidade nos ofertada.

Neste início de nova gestão, lançamos nossos olhares as questões de ensino aprendizagem de nossos alunos, percebemos o quão importante se apresenta tais questões e como deve ser grande o nosso comprometimento e para refletirmos um pouco na questão de educação, deixo o seguinte pensamento:

Um processo de educação acontece quando se compartilha pensamento…nesse momento uma pessoa pode receber de outra um pensamento, uma ideia, uma representação mental, um comportamento, uma técnica, uma lição, e passa a ter posse disso, sem que a primeira pessoa deixe de ter o que tinha antes. Quando esse processo é feito intencionalmente temos uma forma de educação.

Essa é a coisa mais interessante em educação, o conhecimento se reproduz, e ao se reproduzir, ele não morre. Ele se dissemina e amplia as possibilidades… possibilidades de vida… Que tenhamos um ano repleto de muitas possibilidades. Deixo meu abraço fraternal a todos os profissionais da educação do Munícipio de Quatro Barras.

Secretária de Educação de Quatro Barras Adriana de Araújo Tulio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cantinho da Educação Infantil

No Cmei Tia Vana, durante esse bimestre, as turmas estão trabalhando com o tema identidade. O objetivo foi realizar atividades que possibilitassem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade, seguido de todas as características físicas, de modos de agir que fazem parte de uma casa, na escola, em uma comunidade e, que acima de tudo, são muito importantes. E que dessa forma ampliam seus conhecimentos a respeito de si mesmo.

 

 

Experiência Pedagógica

O projeto “Cuidando do Nosso Bairro”, iniciou em outubro de 2016, dando continuidade neste ano de 2017, pela professora Gleice de Lara Esperanceta, com aulas de campo no bairro onde está localizada a Escola Municipal Rui Valdir Pereira Kern, com os alunos da Sala Multifuncional II  – Surdez. Na sala há alunos que moram em diferentes bairros do município, alunos surdos e com perda auditiva, que frequentam os atendimentos em contra turno, por isso a escolha do bairro como tema central.

Nas Aulas de Campo já realizadas, foram observados alguns aspectos: calçadas, ruas, vegetação, entre outros. Cada dia era com grupos diferentes de alunos conforme cronograma de atendimento. Após cada aula, houve os registros: escritos (Diário da aula de campo) e desenhos (do que foi observado) sendo este fixado em uma planta baixa do bairro. Também foi analisada a escola através de observação dos espaços, registro em planta baixa e ações para melhoraria.

Está programado para dar continuidade ao projeto outras aulas de campo, pesquisas com os pais e comunidades sobre o destino do lixo do bairro e do município, palestras, conscientização dos moradores do bairro, confecção de um jornal, carta de sugestões com melhorias aos órgãos públicos.

Criança em Movimento

A educação física faz a diferença no cotidiano do aluno. Além dos benefícios para a saúde, a aula proporciona descontração, fortalece o trabalho em equipe, atua no desenvolvimento físico e mental, além de auxiliar no desempenho das disciplinas.

No primeiro momento a aula desenvolvida com as crianças do Pré I e II (fotos) foi elaborado um circuito com alguns elementos fundamentais no desenvolvimento psicomotor da criança como manipulação de objetos, equilibrar, saltar e rastejar; atividades aparentemente simples, porém, não sendo bem adquiridas nessa fase de desenvolvimento da criança podem gerar um déficit motor no futuro.

No segundo momento já com alunos do 4º e 5º anos foi elaborado uma competição de soprobol (fotos) onde foi visado o desenvolvimento da capacidade pulmonar, além de estimular a competição ensinando que nem sempre se vence e que devemos aprender com as derrotas buscando sempre melhorar e evoluir.

Neste momento entra a importância do profissional de educação física ministrando as aulas, cada aluno tem uma característica própria, cabe ao professor conhecer cada um e respeitar o seu tempo, os exercícios dados pelo professor é muito importante para que eles se desenvolvam e interajam entre eles, assim contribui para o crescimento, pois cooperam com os amigos, obedecem às regras, respeitam uns aos outros, assumem responsabilidades, aprendem a dividir e a viver em sociedade. Profº de Educação Física: Crician Andreatta de Lara e Profº Welington Padilha – Escola Municipal Izair Lago.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pais Interagindo no Espaço Escolar

Hoje os pais estão mais presentes no ambiente escolar, exercendo a sua cidadania, contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar das crianças. Nós, gestores e professores, queremos unir forças com a comunidade, a qual faz parte do espaço escolar, para uma participação efetiva no dia a dia de seu filho.

Em um contexto de uma sociedade que se democratiza e se transforma cotidianamente é fundamental este entrelaçamento de ações coletivas para o sucesso do processo ensino aprendizagem.

Pretendemos nessa relação família escola que pais e a família tenham a oportunidade de vir acrescentar novas ideias para melhorias como na hora do recreio, hora de brincar e atividades diferenciadas, assim evitaremos acidentes tão comuns no espaço escolar. Diretora: Cleidemar D. Sbrissia – Escola Municipal João Curupaná da Silva.

 PÉ NA ESTRADA

A Escola Ernesto Milani, preocupada com o desenvolvimento de seus alunos e seu processo de aprendizagem, associando o conjunto de aulas a vivências, embarca para mais uma aventura.

As professoras da Educação Infantil e 1º ano, juntamente com a professora de Literatura programaram para as aulas, um momento de encantamento. Para tanto, o projeto inclui grandes clássicos da literatura. Iniciamos com o famoso João e Maria, nesse processo de contação de história, a professora confeccionou um avental no qual seus personagens ficavam dentro do bolso e conforme o desenrolar da história, iam sendo fixados no avental, foi muito divertido.

Complementando as aulas, apresentamos filmes referentes à nossa história, juntamente com roda de conversa, cantigas e muita brincadeira.      Para finalizar nosso projeto João e Maria, marcamos uma Aula Campo no Bosque Alemão, nosso objetivo é proporcionar aos nossos alunos uma experiência única, no qual predominasse a ludicidade e diversão.

Nossos pequeninos colocaram o Pé na Estrada, seguiram rumo a “Casa Encantada” vão percorrer todo o caminho que João e Maria fizeram e claro se encontrar com a famosa Bruxa.   Simplesmente fantástico!

Lá a Bruxa contou a sua verdade… Após a contação de história, nossos alunos fizeram um belo piquenique, rodeados de uma bela paisagem, deliciosas guoseimas e muito carinho.

Nada melhor do que estimular uma criança a ler e fazê-lo de uma forma diferente, criando um ambiente apropriado que de fato a criança pegue o gosto pela leitura. O hábito da leitura é de extrema importância desde a tenra idade, portanto, esta experiência Pé na Estrada da nossa escola foi muito enriquecedora.

Acessibilidade a todos

A inclusão no contexto escolar é ir além dos muros da escola, é vivenciar a realidade da comunidade escolar.          Pensando em melhorias a Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves resolveu desenvolver um projeto o qual tem como objetivo a implantação de acessibilidade das calçadas em frente à escola e uma rampa de acesso ligando o prédio escolar à quadra esportiva tornando um ambiente cada vez mais estimulante ao aprendizado de seus alunos e a serviço da comunidade que a cerca, além de considerar as pessoas com deficiência, a abordagem será ampliada para aqueles que têm dificuldades para se locomover – como idosos, obesos, gestantes etc.

A escola inclusiva, não pensa apenas em seus alunos, e sim em todos os que fazem parte dela.

BASTA PENSAR, AGORA É A VEZ DE AGIR: A ESCOLA É DE TODOS, INCLUSÃO É SOLUÇÃO…

Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças.

Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves

Mônica Pikussa Mascarello, Graciele Alves Pires

 

 

 

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