Educação

Inscrições para o Enem começam na segunda-feira

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Educação informa que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam às 10h de segunda-feira (08) e vão até 19 de maio, exclusivamente pela internet, na página enem.inep.gov.br/participante. O interessado deve informar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do documento de identidade, além de um endereço de e-mail para receber avisos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação responsável pelo exame.

A taxa de inscrição do Enem foi reajustada de R$ 68 para R$ 82, mas estão isentos do pagamento todos os alunos da rede estadual paranaense que concluem o ensino médio este ano, matriculados em qualquer modalidade. Cerca de 90 mil alunos serão contemplados por esta isenção.

CONTEÚDO – O exame será aplicado nos dois primeiros domingos de novembro, ao contrário de anos anteriores, quando era realizado em apenas um fim de semana.

No primeiro dia os participantes terão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e a redação, com duração de 5 horas e 30 minutos.

No segundo domingo serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. Cada prova possui 45 questões de múltipla escolha.

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado por programas federais de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A partir deste ano, o Enem não pode mais ser utilizado para certificação do ensino médio, para participantes que ainda não haviam concluído essa etapa de sua educação.

Serviço:

Inscrições: de 08 a 19 de maio

Provas: 05 e 12/11/17

Site oficial: enem.inep.gov.br/participante

Edital do Enem 2017

Confira a lista de municípios paranaenses que contarão com a prova do Enem este ano, de acordo com o Inep:

Almirante Tamandaré

Alvorada do Sul

Ampére

Apucarana

Arapongas

Arapoti

Araucária

Assaí

Assis Chateaubriand

Astorga

Bandeirantes

Cafelândia

Cambé

Campina Grande do Sul

Campo Largo

Campo Magro

Campo Mourão

Capanema

Cascavel

Castro

Chopinzinho

Cianorte

Clevelândia

Colombo

Colorado

Cornélio Procópio

Coronel Vivida

Curitiba

Dois Vizinhos

Fazenda Rio Grande

Foz do Iguaçu

Francisco Beltrão

Goioerê

Guaíra

Guarapuava

Guaratuba

Ibaiti

Ibiporã

Irati

Ivaí

Ivaiporã

Jacarezinho

Jaguariaíva

Jandaia do Sul

Lapa

Laranjeiras do Sul

Loanda

Londrina

Mandirituba

Marechal Candido Rondon

Marialva

Maringá

Matinhos

Mauá da Serra

Medianeira

Nova Esperança

Paiçandu

Palmas

Palmeira

Palotina

Paranaguá

Paranavaí

Pato Branco

Pinhais

Pinhão

Piraquara

Pitanga

Ponta Grossa

Prudentópolis

Quatro Barras

Quedas do Iguaçu

Realeza

Rio Branco do Sul

Rio Negro

Rolândia

Santa Helena

Santa Terezinha de Itaipu

Santo Antonio da Platina

São José dos Pinhais

São Mateus do Sul

São Miguel do Iguaçu

Sarandi

Telêmaco Borba

Toledo

Ubiratã

Umuarama

União da Vitoria

Wenceslau Braz

Foto: Hedeson Alves/SEED

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Secretaria Municipal de Educação de Piraquara divulga período de cadastros, matrículas e rematrículas na Educação Infantil

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação divulga o cronograma do período de cadastros, matrícula e rematrícula para a Educação Infantil. O cronograma inicia do dia 18/09 a 29/09 com o acolhimento das crianças em Idade Obrigatória – Infantil IV – nascidos de 01/04/2019 a 31/03/2020 e Infantil V – nascidos de 01/04/2018 a 31/03/2019. As famílias devem buscar a Instituição de Ensino mais próxima da sua residência para que o acolhimento seja realizado.

Os cadastros iniciam dia 02 de outubro para as crianças nascidas de 01/04/2020 a 01/04/2022 por meio de formulário eletrônico que será divulgado nas redes sociais da Prefeitura posteriormente.

É importante que os responsáveis se atentem às datas de cada demanda, e tenham consciência de que o cadastro não é garantia de vaga!

Em casos de dúvidas os pais/responsáveis devem procurar a instituição mais próxima para maiores orientações. (SCPMP)

Continuar Lendo

Educação

Ensino superior do Paraná está entre os mais bem avaliados do Brasil

Publicado

em

O Paraná está entre os estados mais bem posicionados no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e no Índice Geral de Cursos (IGC), referentes a 2021. Os dois indicadores fazem parte do ciclo de resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), calculados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

O Enade 2021 avaliou 30 tipos de cursos em diferentes áreas do conhecimento.

O CPC e o IGC são dois dos quatro indicadores que avaliam a qualidade da educação superior no Brasil. Em ambos, o ensino superior paranaense figura entre os mais bem avaliados. O resultado do IGC, por exemplo, classifica as instituições com notas de 1 a 5, a partir de uma média ponderada trienal de cursos de graduação e de pós-graduação, levando em conta outras avaliações e índices, além do Enade.

O Paraná está em quarto lugar entre os estados com o maior número de cursos no top 20% nacional do CPC, somando 149 graduações nesse estrato da avaliação, atrás apenas do Rio Grande do Sul (210 cursos), de Minas Gerais (217 cursos) e São Paulo (294 cursos), nessa ordem.

No top 20% do IGC, o Paraná ocupa a quinta posição, com 29 instituições entre as melhores classificadas. Nesse grupo estão Rio de Janeiro (34), Rio Grande do Sul (36), Minas Gerais (61) e São Paulo (80), respectivamente.

AVALIAÇÃO – O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destaca a importância desses indicadores como instrumentos de avaliação da qualidade da educação superior.

“Esses índices demonstram o desempenho dos estudantes no Enade e avaliam o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos e outros aspectos da educação superior”, afirma o gestor, destacando que as métricas subsidiam o reconhecimento e o recredenciamento de instituições de ensino.

Além de auxiliar na definição de políticas públicas e avaliações institucionais, os resultados do CPC e IGC são utilizados como critérios em processos de supervisão e regulação da educação superior brasileira e autorização para oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Os indicadores também servem como requisitos para a implementação de programas federais, alguns desenvolvidos pelas universidades estaduais do Paraná, como o Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid).

SISTEMA ESTADUAL – As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), Centro-Oeste (Unicentro) e do Norte do Paraná (UENP) estão na faixa 4 do IGC. Líderes no Estado, UEL, UEM e Unioeste figuram também entre as 30 instituições de ensino superior mais bem classificadas do Brasil, nessa faixa. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está na faixa 3, atendendo plenamente aos critérios de qualidade do MEC.

Ao todo, foram avaliadas 2.012 instituições brasileiras de ensino superior para o Índice Geral de Cursos. No CPC, foram avaliados 629 cursos paranaenses de graduação, sendo 281 de instituições públicas. Nesse contexto, as universidades estaduais do Paraná somam 167 cursos, o que representa 26,55% do total de graduações avaliadas em todo o Estado, entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos.

Juntas, as estaduais somam 50 cursos no top 20% nacional do CPC, com destaque para Unicentro, UEM e Unespar, com 14, 12 e 11 cursos entre os melhores avaliados, respectivamente. No top 20% nacional do IGC estão em destaque UEL, UEM, Unioeste, Unicentro e UEPG.

CURSOS – No CPC, 113 cursos das instituições ligadas ao Governo do Paraná alcançaram desempenho nas faixas 4 e 5, que colocam os cursos e as universidades estaduais paranaenses como referência de qualidade e excelência no ensino. Os cursos de licenciatura em Música e bacharelado em Química da UEL e os cursos de bacharelado em Ciências Biológicas e em Ciências Sociais da UEM obtiveram nota 5, no CPC.

O curso de licenciatura em História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), ofertado no campus avançado de Coronel Vivida, na região Sudoeste do Paraná, figura como o terceiro mais bem avaliado do Brasil, na faixa 4 do CPC. Já o curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), no campus de Apucarana, no Vale do Ivaí, ocupa o quarto lugar nacional na faixa 3 (CPC contínuo), nota considerada satisfatória.

ÍNDICES – O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade dos cursos de graduação. No cálculo, são considerados: o Conceito Enade (desempenho dos alunos na prova do exame); o valor agregado pelo curso, medido pelo Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); o corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho); e a percepção dos estudantes sobre o processo de formação.

O cálculo do Índice Geral de Cursos (IGC) leva em conta: a média do CPC, considerando o último ciclo do Enade; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na avaliação mais recente; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu). (Foto: Arnaldo Alves/arquivo AEN)

Continuar Lendo

Educação

Conferência de Educação de Pinhais está com inscrições abertas

Publicado

em

O Conselho Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Educação promovem a VI Conferência Municipal de Educação (Comep) para avaliar o Plano Municipal de Educação – 2017 a 2020. O evento será realizado no dia 6 de novembro em formato online.

As inscrições estão abertas até o dia 28 de outubro e aqueles que desejam participar como delegados precisam ficar atentos à quantidade de vagas, e à divisão dos setores de representatividade: Rede Municipal de Ensino; Rede Estadual de Ensino; Rede Privada de Ensino; Conselhos Municipais; Sociedade Civil Organizada.

A Comep será realizada para avaliação do Plano Municipal de Educação (PME), conforme a Lei nº 1658, de 24 de junho de 2015. A legislação prevê que a execução do PME e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pela Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação.

Serviço

As inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura (www.pinhais.pr.gov.br). Mais informações pelos telefones 3912-5490 ou 3912-5404. A Conferência será no dia 6 de novembro, das 8h às 12h, pela plataforma Google Meet. (Fonte: SCP)

Continuar Lendo

Tendência