QUATRO BARRAS – O prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta (Lara), assinou na manhã desta segunda-feira (26) o termo de convênio para retomada do Programa Armazém da Família. Com foco social, o programa vai atender já de início 400 famílias do município que poderão comprar mais barato e diversificar os produtos à mesa.
Lara disse que a meta é beneficiar as famílias que mais precisam, aumentando seu poder de compra. “Este é um programa que não pode parar”, enfatizou o prefeito. Ele assinou o documento juntamente com a secretária de Assistência Social, Adriane Andreatta, e com o gerente de projetos da Secretaria de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, Wilson Pires. Vereadores, secretários e lideranças também participaram do encontro.
Como vai funcionar
Com a retomada do programa em Quatro Barras, as famílias cadastradas na Secretaria de Assistência Social poderão comprar em qualquer unidade do Armazém da Família em Curitiba. Além da diversidade de produtos e marcas de qualidade, um dos benefícios do programa está no valor das mercadorias, que são em média 30% mais baratas do que nos mercados convencionais.
Lara disse que a proposta é que as famílias utilizem o Armazém do Boa Vista, localizado a 18 quilômetros do Centro de Quatro Barras. “Já estamos pensando em uma linha futura de transporte para estas famílias. Estive no Armazém do Boa Vista e é um dos melhores e mais amplos da Região Metropolitana de Curitiba”, disse. Outra meta do prefeito é ampliar gradativamente o número de famílias contempladas.
A secretária de Assistência Social e Cultura, Adriane Andreatta, disse que as famílias cadastradas em programas como o Bolsa Família e o BPC (Benefício de Prestação Continuada) terão prioridade de atendimento tendo em vista sua situação de vulnerabilidade. “É uma alegria e também uma conquista retomar um programa tão importante. Este é o primeiro passo que estamos dando, mas já com a meta de ampliá-lo”, contou.
Para participar do programa, os beneficiários devem seguir alguns critérios como, por exemplo, não ter renda familiar superior a três salários mínimos. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Assistência Social pelo telefone: (41) 3554-1416.
Projeto de autoria da deputada reconhece a importância da cultura coreana e fortalece a valorização da diversidade cultural no Estado
A diversidade cultural do Paraná ganhou mais um importante reconhecimento. Por iniciativa da deputada estadual Marli Paulino, foi aprovado nesta segunda-feira, 10, o projeto que institui o Dia da Cultura Coreana, a ser celebrado anualmente em 15 de agosto, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado.
Mais do que criar uma data comemorativa, a iniciativa representa o reconhecimento da contribuição da comunidade coreana para a construção de um Paraná cada vez mais plural, diverso e conectado com diferentes culturas.
O Projeto de Lei 102/2026 estabelece que a data terá como finalidade valorizar e promover as manifestações culturais, artísticas e tradicionais da cultura coreana. Entre as atividades que poderão marcar a celebração estão eventos culturais e gastronômicos, apresentações artísticas e musicais, exposições, palestras, seminários e ações de intercâmbio cultural e educativo.
Uma cultura que também faz parte do Paraná
Na justificativa do projeto, Marli Paulino destaca a presença da comunidade coreana no Brasil e no Paraná e sua contribuição para o desenvolvimento cultural, social e econômico, especialmente por meio da gastronomia, música, artes, cinema, literatura e tradições históricas.
Para a deputada, reconhecer essas contribuições é também fortalecer o respeito, a convivência e o intercâmbio entre os povos.
“O Paraná é feito de muitas histórias, muitas culturas e muitas tradições. Valorizar a cultura coreana é reconhecer a contribuição de uma comunidade que também ajuda a construir o nosso Estado. É celebrar a diversidade e mostrar que, quando diferentes culturas se encontram, todos nós ganhamos”, afirma Marli Paulino.
Valorização da diversidade
A nova legislação prevê que as atividades alusivas à data possam ser realizadas em parceria com entidades culturais, associações representativas, instituições de ensino e outros órgãos interessados, sem gerar despesas para o Estado.
A proposta também está alinhada ao princípio de valorização da diversidade cultural, conforme destacado na justificativa apresentada pela deputada, que ressalta a importância da proteção e do incentivo às manifestações culturais dos diferentes grupos que formam a sociedade brasileira.
Com a aprovação do projeto, o Dia da Cultura Coreana passa a fazer parte oficialmente do calendário paranaense. É mais uma iniciativa que demonstra o compromisso de Marli Paulino com uma política que olha para as pessoas, valoriza suas histórias e reconhece a riqueza que existe na diversidade do Paraná. (Foto: Assessoria)
A reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental Foz do Iguaçu foi a prioridade mais votada pela população da Regional Santa Felicidade durante a reunião final do programa Fala Curitiba 2026, realizada na noite desta terça-feira (4/8), no auditório da Rua da Cidadania Santa Felicidade. O encontro reuniu 86 participantes que escolheram as dez principais demandas da região para integrar o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027.
A proposta de revitalização da escola recebeu 228 votos. As melhorias previstas incluem a substituição das janelas, reforma do telhado e da fiação elétrica, além da pintura interna e externa da unidade, que completa 50 anos de funcionamento e atende mais de 500 estudantes em tempo integral.
Toda a equipe da escola participou da plenária para mobilizar a comunidade em apoio à proposta. Para a diretora da unidade, Mariza Alves da Costa Ramella, o resultado representa uma conquista importante para estudantes, professores e famílias.
“É uma excelente notícia a que recebemos hoje. Mobilizamos toda a comunidade para participar desta votação, visando a conquista da reforma necessária para oferecer melhores condições a todos os nossos alunos. A participação de cada pessoa que esteve presente foi fundamental. Nossa escola, com seus 50 anos de história, necessita urgentemente de reparos estruturais, como a troca do telhado e a modernização da fiação elétrica. Embora seja uma instituição muito querida, esta reforma permitirá que ela seja revitalizada e continue a atender a comunidade com a qualidade que nossos estudantes merecem”, afirmou a diretora.
Saúde entre as prioridades
A saúde também esteve entre os temas de maior interesse da população. O aumento da oferta de consultas e exames especializados ficou em segundo lugar, com 218 votos, enquanto a reforma e ampliação da Unidade de Saúde Santa Felicidade recebeu 194 votos e ficou na terceira posição.
Durante a reunião, a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, apresentou o andamento das ações relacionadas às demandas da comunidade.
Segundo ela, a ampliação da Unidade de Saúde Santa Felicidade está em fase de estudos técnicos.
“A Prefeitura já trabalha na elaboração do projeto, que prevê a ampliação dos espaços para melhor atender a população. Os recursos para a obra já foram captados e os próximos passos envolvem os estudos do terreno e a conclusão dos trâmites técnicos. Os avanços na redução das filas para exames especializados por meio do programa Especialidades em Ação também já está acontecendo. Algumas modalidades de exames, como tomografia e ecografia, já tiveram a demanda regularizada, e a próxima etapa será o lançamento de um mutirão voltado às cirurgias decorrentes desses atendimentos, especialmente na área ortopédica”, disse ela.
Participação popular
A abertura da plenária foi conduzida pelo administrador regional de Santa Felicidade, José Dirceu de Matos, e contou com a participação da presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Beatriz Battistella. Ambos destacaram a importância da participação da população na definição das prioridades de investimento do município.
Nesta edição, o Fala Curitiba recebeu aproximadamente 48 mil sugestões dos moradores de toda a cidade. Após análise técnica, foram consolidadas 1.546 prioridades, organizadas em 300 propostas distribuídas entre as dez administrações regionais. Em cada regional, as dez propostas mais votadas passam a integrar o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027, que será encaminhado à Câmara Municipal de Curitiba.
Prioridades eleitas na Regional Santa Felicidade
– Reforma do telhado, janelas e fiação elétrica da Escola Municipal Foz do Iguaçu – 228 votos
– Aumento na oferta de consultas e exames especializados – 218 votos
– Reforma e ampliação da Unidade de Saúde Santa Felicidade – 194 votos
– Implantação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos dos bairros – 192 votos
– Ampliação dos módulos móveis e aumento de viaturas para rondas da Guarda Municipal – 182 votos
– Aumento do efetivo da Guarda Municipal – 180 votos
– Implantação de parquinho e casa no tronco na Praça Joaquim Fernandes Lopes (Careca) – 156 votos
– Recapeamento da Rua José Valle – 150 votos
– Colocação de grama sintética no campo da Praça Infantil Pirata Zulmiro – 116 votos
– Recapeamento da Rua Antônio Portela – 116 votos
Próximas reuniões
As reuniões presenciais finais do Fala Curitiba seguem até sexta-feira (7/8), sempre às 19h. Nesta quarta-feira (5/8), os encontros acontecem nas regionais Pinheirinho e Fazendinha/Portão; na quinta-feira (6/8), nas regionais Matriz e Boa Vista; e, na sexta-feira (7/8), nas regionais Boqueirão e Cajuru.
Em uma convenção movimentada na sede do Paraná Clube, na Avenida Kennedy, o Partido Social Democrático (PSD) oficializou neste sábado (25) os candidatos para as eleições de outubro e além da confirmação de Sandro Alex para o governo, a sigla lançou os nomes para concorrer às cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Destaque para a confirmação de Luizão Goulart, ex-prefeito de Pinhais como candidato a deputado federal.
“Na Convenção do PSD Paraná, renovamos aquilo que nos move todos os dias: o compromisso de trabalhar por um Paraná cada vez mais forte, justo e cheio de oportunidades. Ao lado de grandes lideranças, reafirmamos nossa missão como candidato a deputado federal, de construir um futuro com diálogo, responsabilidade e muito trabalho.
Seguimos em frente. O trabalho não para”, afirmou Luizão.
Reconhecido por ter sido responsável pela transformação de Pinhais quando administrou a cidade entre 2008 e 2016, Luizão Goulart foi considerado o prefeito mais bem avaliado do Brasil, com aprovação recorde, de 94% ao final do mandato, segundo o Instituto Paraná Pesquisas.
Posteriormente, se elegeu como deputado federal, sendo um dos mais votados e ao levar para o Congresso Nacional sua experiência como gestor público consolidou um mandato fortemente municipalista.
Na avaliação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Luizão foi o 1º colocado no Paraná e esteve entre os dez primeiros do Brasil no ranking de parlamentares que mais defenderam os municípios, atingindo 94% da nota máxima da entidade. Coincidentemente, o mesmo índice de aprovação que recebeu como prefeito.
Recentemente, a convite do governador Ratinho Jr, estava à frente de uma das principais áreas do governo estadual: a Secretaria da Administração e da Previdência, responsável por fazer a engrenagem administrativa do Estado funcionar — uma função essencial para que políticas públicas em diversas áreas possam chegar à população.
Na pasta, contribuiu para consolidar o estado como referência nacional em boas práticas, transparência e eficiência administrativa. Integrou a equipe responsável pela execução de ações da atual gestão, período em que o Paraná alcançou a posição de quarta maior economia do Brasil e registrou o segundo melhor Índice de Gini do país, segundo os dados apresentados pelo governo estadual.
Entre os avanços, destacam-se o maior programa de regularização de imóveis públicos do país, que garantiu segurança jurídica e ampliou o uso social dessas áreas. Também merece destaque a arrecadação recorde de mais de R$ 14 milhões com leilões de veículos oficiais, reforçando a responsabilidade na gestão. Além disso, houve transferências de imóveis para a área da educação em diversos municípios, fortalecendo a infraestrutura escolar e ampliando o acesso a políticas públicas essenciais. (Da assessoria)