Cidades

Quatro Barras premia crianças por ações no Mês do Meio Ambiente

Publicado

em

Uma integração positiva à favor do meio ambiente envolveu crianças, escolas e comunidades ao longo do mês de junho em Quatro Barras. Após uma intensa programação com oficinas de sucata, teatros, palestras, plantio de mudas, feira de adoção de filhotes, coleta de resíduos especiais e blitz educativas, o Mês do Meio Ambiente encerrou as atividades com o reconhecimento dos envolvidos.

Em meio às mais de 3 mil crianças mobilizadas nesses 30 dias, algumas tiveram destaque especial. Na manhã desta quarta-feira (12), 18 delas foram premiadas por suas colocações nos concursos de frases e desenhos e pelos criativos trabalhos produzidos nas oficinas de sucata. Seus respectivos professores também foram premiados.

A pequena Alice Plucenio Massaneiro, que confeccionou uma boneca a partir de latinhas de alumínio, contou o que aprendeu na oficina. “Não podemos jogar lixo na rua. O papel tem que jogar na lixeira azul, o metal na amarela e restos de comida na marrom”, contou.

Alice e os demais alunos e professores receberam certificados, medalhas e kits da Secretaria de Meio Ambiente, contendo canecas, bonés, ecobags, squeezes e lixeirinhas para carros.

 

Atividades

Ao longo do mês foram mais de 150 horas de atividades realizadas, a maior parte delas práticas. “As crianças realmente colocaram a mão na massa. Fizeram plantio nas escolas, colheita de hortaliças no horto, aprenderam sobre separação e reciclagem, e deram um banho de conhecimento. Elas sabem muito sobre o tema e são as melhores multiplicadoras”, contou o engenheiro ambiental, Fernando Bunn, que coordenou a programação.

Também foram ministradas palestras para alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia com representantes do IBAMA sobre o tráfico de animais, e do Bombeiro Comunitário e Defesa Civil sobre desastres ambientais (na maioria resultantes de agressões praticadas contra o meio ambiente).

A coleta de resíduos especiais também trouxe bons resultados. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, foram coletados mais de 50 litros de óleo de cozinha, medicamentos vencidos, lixo eletrônico e um grande volume de lâmpadas. Todo o material foi destinado à Associação Fukuoka, que está dando o correto destino aos resíduos.

Esses e outros resultados do mês foram apresentados no encontro desta quarta-feira. Uma turma da Escola Municipal Devanira Ferreira Alves também esteve no encerramento apresentando seu trabalho sobre a preservação da araucária.

“Vivemos numa população crescente em que a pressão sobre o meio ambiente é constante, e nada como a conscientização das crianças para a sustentabilidade do planeta no futuro”, disse o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Ezequiel Mocelin.

O vice-prefeito Roberto Adamoski disse que o incentivo às novas gerações deve ser permanente e reforçou a importância de intensificar a educação ambiental nas escolas. Também estiveram presentes a secretária de Educação, Adriana Túlio; e o secretário de Governo, Fabrício Haddad Figueira. A Secretaria de Meio Ambiente também agradeceu o apoio de estagiários, voluntários e dos patrocinadores.

Em números, o Mês do Meio Ambiente surpreendeu: além das 3 mil crianças mobilizadas e 150 horas de atividades realizadas, foram distribuídos aos servidores 250 kits, que juntos podem gerar uma economia de 175 mil copinhos plásticos por ano. Outra ação que o meio ambiente agradece.

Geral 1Geral 2Aunos 1Aunos 2

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Deputada Marli Paulino é convidada para ser “madrinha” da Expocamp de Campina Grande do Sul

Publicado

em

A deputada estadual Marli Paulino (SD) protocolou o projeto de lei, na Assembleia Legislativa do Paraná, para inserir a ExpoCamp (Exposição Agropecuária e Industrial), de Campina Grande do Sul, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

Na ocasião do anúncio, feito pela deputada durante a abertura oficial do evento, realizada na sexta-feira, dia 19, Marli foi convidada pelo prefeito municipal, Bihl Zanetti, para ser “Madrinha da Festa”. O evento acontece tradicionalmente no mês de abril, nesta edição de 2024, aconteceu nos dias 19, 20 e 21.

“Tenho trabalhado bastante, com muita dedicação pelos municípios do Paraná, em especial pela região metropolitana de Curitiba, e Campina Grande do Sul já recebeu minhas indicações de recursos, e agora entramos com mais este projeto para evidenciar esta magnífica festa e esta importante cidade”, declarou a deputada.

A exposição que está na sua terceira edição, já é um sucesso com grande participação do público local e visitantes de toda região metropolitana. Durante os três dias consecutivos há exposições da indústria, dos produtores, criadores, rodada de negócios, exposição de animais de pequeno, médio e grande porte, artesanato, praça de alimentação e shows com bandas regionais e de renome nacional no palco externo.

Realizada na maior arena coberta da América Latina, o local conta com três pavimentos que engloba 11 mil metros quadrados de área construída. Tem um palco de 860 metros quadrados e capacidade para 15 mil pessoas sentadas ou até 30 mil em pé.

Vale destacar que a ExpoCamp tem como característica valorizar o produto regional. “O município de Campina Grande do Sul cresce e se desenvolve rapidamente e com este evento a cidade fica em evidência oportunizando a interação de diversos segmentos econômicos, como o agronegócio, indústria, comércio, serviços, lazer e gastronomia”, enumerou a deputada Marli.

Neste ano, o evento contou com os shows nacionais na sexta-feira (19) de Guilherme e Benuto, João Bosco e Vinícius, no sábado (20) de Clayton e Romário, Marcos e Belutti e no domingo (21) de Bruno e Marrone. (Assessoria/Foto: Diego Tiller/PMCGS)

Continuar Lendo

Cidades

Cursinho pré-vestibular Mais Pinhais está com vagas abertas para inscrições

Publicado

em

A Prefeitura de Pinhais está com vagas abertas para o cursinho pré-vestibular Mais Pinhais, que prepara para o vestibular da UFPR, Enem e as principais instituições de ensino superior no Brasil. As vagas são limitadas e a inscrição vai até o dia 16 de fevereiro. As aulas acontecerão presencialmente das 19h às 22h40, de segunda a sexta-feira, e nos finais de semana acontecerão revisões, simulados e assistências, conforme o calendário divulgado. O curso é exclusivo para moradores de Pinhais e gratuito.

Confira a programação 

Inscrições – até o dia 16 de fevereiro de 2024

Validação do login e senha pelo candidato – de 20 a 23 de fevereiro

Aplicação do teste seletivo; online – 25 de fevereiro

Entrega de resultado do teste seletivo – 26 de fevereiro

Divulgação da 1ª chamada – 27 de fevereiro a partir das 19h, no site da prefeitura

Serviço 

Cursinho Pré-vestibular Mais Pinhais – Gratuito

Inscrições até o dia 16 de fevereiro através

(Foto: Yuri Martinez/SCP)

Continuar Lendo

Cidades

17 mil vagas: Agências do Trabalhador têm oportunidades em todas as regiões do Paraná

Publicado

em

As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 17.038 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 3.498 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de operador de telemarketing receptivo, com 480 vagas, operador de telemarketing ativo e receptivo, com 383, e operador de processo de produção, com 308.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (5.466). São 773 vagas para auxiliar de linha de produção, 480 para operador de telemarketing receptivo, 383 para operador de telemarketing ativo e receptivo e 214 para auxiliar de cozinha.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 276 vagas para preenchimento urgente: atendente de lanchonete (160), ajudante de açougueiro no comércio (45), fiscal de loja (38), eletricista de manutenção industrial (20) e auxiliar de manutenção predial (13).

A Região de Cascavel aparece em seguida, com 3.876 oportunidades, entre elas 755 para auxiliar de linha de produção, 270 para abatedor de aves, 263 para operador de processo de produção e 250 para Abatedor de porco.

As regiões de Londrina (1.279), Campo Mourão (1.181), Umuarama (1.107) e Pato Branco (1.032) também disponibilizam oportunidades em todos os setores.

Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são auxiliar de linha de produção, com 231 vagas, alimentador de linha de produção, com 111, operador de caixa, com 47, e abatedor de aves, com 36 oportunidades.

Em Campo Mourão, no Centro-Oeste, os destaques são para auxiliar de linha de produção (324), alimentador de linha de produção (53), soldador (49) e magarefe (37).

Na Região de Umuarama, no Noroeste, há oferta de emprego para as funções de auxiliar de linha de produção, com 498 oportunidades, ajudante de reflorestamento, com 120, reflorestador, com 50, abatedor de porco, com 30.

Em Pato Branco, no Sudoeste, há vagas para auxiliar de linha de produção (175), trabalhador da avicultura de corte (50), operador de processo de produção (45) e vendedor interno (45). (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Continuar Lendo

Tendência